Os problemas mais comuns encontrados por simples residentes de verão e grandes fazendas que cultivam melão são todos os tipos de pragas e doenças infecciosas da cultura. Existem muitas razões para o aparecimento de parasitas, infestações por bactérias e fungos, mas nem todo agricultor sabe lidar com essa ameaça. O artigo examinará em detalhes as pragas e doenças mais perigosas do melão e também descreverá como superar e prevenir sua ocorrência.
As doenças mais comuns do melão
Todos os tipos de melão são um excelente terreno fértil para bactérias e fungos. Sua carne possui o nível de umidade necessário e todo um complexo de nutrientes que cria condições ideais para o crescimento e a reprodução de microorganismos. No entanto, nem cada um deles representa uma ameaça para as plantações, portanto, as doenças mais perigosas e características do melão e de outros melões e cabaças serão consideradas abaixo.
Você sabe O maior melão do mundo foi cultivado na Áustria em 2009. O agricultor local conseguiu obter uma fruta gigante pesando 447 kg.
Fusarium murcha
A murcha de Fusarium é comumente entendida como uma doença infecciosa complexa causada por fungos do gênero Fusarium. É mais frequentemente encontrado em variedades de melão no meio da estação e no final, mas em condições favoráveis também pode afetar os primeiros melões. Como resultado da invasão, a qualidade das frutas se deteriora, tornam-se menos suculentas, perfumadas, perdem a validade e o teor de açúcar. A fonte de infecção é o solo, a água ou as ferramentas de jardim contaminadas com esporos do patógeno. Uma infecção ocorre com mais freqüência nos estágios iniciais (os primeiros sinais de um fungo já podem ser detectados na fase de 3 folhas) ou durante o carregamento de frutas.Esta doença fúngica geralmente se manifesta em melões médios e tardios.Os principais sinais de murcha de Fusarium são considerados o branqueamento da massa verde das plantas, bem como o aparecimento de várias manchas cinzentas no caule e nas folhas. Com tratamento prematuro, esses focos de infecção levam à secagem do melão. Para superar a doença, os leitos devem ser pulverizados com uma solução de uréia a 1% e, em seguida, cuidadosamente tratados com uma mistura de Bordeaux a 1%, preparações Oksikhom ou Topázio. Execute o procedimento duas vezes com um intervalo de 7 a 10 dias.
Importante! O murchamento de Fusarium se desenvolve rapidamente, com uma parada prematura da doença, as plantações morrem de 1 a 1,5 semanas após a infecção.
Molde cinza
A placa putrefativa cinza em um melão é uma conseqüência do desenvolvimento de um fungo específico do gênero Botritis em um estágio imperfeito. O microorganismo no ambiente é onipresente, portanto, condições específicas devem ser criadas para a destruição dos leitos. Estes incluem uma combinação de baixa imunidade, alta umidade e exposição prolongada a plantas a baixas temperaturas (+10 ... + 15 ° C).Sinais de desenvolvimento de mofo cinza são bastante característicos. A massa verde é coberta com uma espessa camada branca acinzentada, enquanto a polpa da fruta fica macia e aquosa. É quase impossível eliminar a infecção nas plantas afetadas, portanto, arbustos e frutas danificados são cortados e descartados. Depois disso, os leitos devem ser tratados com uma mistura de 10 l de água, 10 g de uréia, 2 g de sulfato de cobre e 1 g de sulfato de zinco (por 2 m²).
Você sabe O melão mais caro do mundo é a chamada variedade Yubari King. A planta é cultivada no Japão em quantidades limitadas e o preço de uma fruta média pode atingir $10 mil EUA
Oídio
A principal razão para a manifestação do oídio é considerada fungos patogênicos microscópicos da ordem erisifiana. A ativação de esporos de fungos é causada por uma combinação de alta umidade no local, culturas espessadas e mudanças repentinas de temperatura ao longo do dia. Fontes de esporos de infecção são consideradas água, solo e sementes contaminados. Mas eles também podem se espalhar pela erosão do ar e da água.A aparência do oídio nos canteiros pode ser distinguida pelos pontos pálidos característicos das folhas de melão. Com o tempo, eles se transformam em um revestimento geral, que cobre toda a superfície de uma única folha e toda a massa verde como um todo. Em caso de tratamento prematuro, o oídio leva à murcha, torção e secagem das plantas, como resultado dos quais os melões morrem.
Importante! Para distinguir o míldio em pó do presente, é preciso observar a natureza da derrota da massa verde. Quando um falso fungo se desenvolve na parte de trás das folhas, no caso atual, os sinais característicos da doença aparecem no lado superior.
Não é difícil superar as manifestações de infecção. Para lidar com o fungo, as plantações devem ser tratadas com enxofre coloidal. Prepare uma preparação com um cálculo de cerca de 75 g / 10 l de água e depois pulverizem cuidadosamente as camas duas vezes com um intervalo de 7 dias. Os esporos do fungo são bastante resistentes a fatores adversos; portanto, o tratamento deve ser repetido aproximadamente 20 a 30 dias antes da colheita, o que ajuda a proteger contra infecções e frutas.
Podridão da raiz
A podridão radicular é comumente entendida como putrefação focal ou extensa do sistema radicular causada por um amplo grupo de organismos fúngicos dos gêneros Fusarium, Rhizoctonium, Phytophthora, Diplodia, Penicillum e Pitium. A infecção se espalha rapidamente no local e pode ser observada em quase qualquer estágio do crescimento do melão. Seu principal motivo é considerado alta umidade na área, bem como redução da imunidade das plantas. Os esporos de fungos estão em toda parte no ambiente, para que possam ser encontrados na água, no solo e nas massas de ar. Identificar podridão raiz não é fácil, o primeiro sinal de patologia pode ser chamado de atraso no crescimento das plantas, bem como um lento definhamento das plantas. Se a podridão se desenvolve durante a frutificação, a cultura não amadurece completamente ou apodrece por dentro.No exame do sistema radicular, você pode ver focos pútridos e viscosos nas raízes na forma de manchas pretas e marrons, além de necrose extensa. Isso leva a uma morte lenta das plantações, se a patologia desenvolvida durante o amadurecimento do melão, os frutos podem apodrecer por dentro. Ao mesmo tempo, suas características de qualidade e sabor são perdidas. No combate à podridão, em primeiro lugar, o sistema de umidade e irrigação é regulado no local. Depois disso, os leitos são pulverizados duas vezes, com intervalo de 2 semanas, com sulfato de cobre a 2%, mistura Bordeaux ou preparações com Topázio, Fundazol ou Fitoflavina.
Mancha branca (septoria)
A mancha branca é causada por fungos Deuteromycete do gênero Septoria. Por muito tempo, os esporos do fungo estão no solo e na água; portanto, a doença é considerada uma das mais comuns. O pico de ativação do fungo é observado com uma combinação de tempo chuvoso longo e temperatura do ar em torno de +22 ... + 25 ° C. O aumento da umidade e do calor cria condições ideais para o crescimento e a reprodução do microrganismo; portanto, nessas condições, ocorre uma rápida derrota e morte do melão.A doença é determinada devido às manchas brancas variadas em forma e tamanho, cobrindo a superfície das folhas e caule. Gradualmente, as manchas escurecem, adquirindo uma tonalidade marrom ou vermelho-marrom. Isso leva à murcha do melão, bem como à derrota dos próprios frutos. Para superar a patologia, as plantas afetadas devem ser removidas do local e depois descartadas. Depois disso, as camas devem ser pulverizadas duas vezes com um intervalo de 10 a 14 dias com 1% de mistura Bordeaux.
Mancha angular (bacteriose)
A mancha angular ocorre devido à derrota do melão por uma variedade de bactérias patogênicas. Eles parasitam nos tecidos da planta, causando patologias complexas e destruição dos tecidos. A bacteriose ocorre devido a uma diminuição da imunidade das plantas, combinada com a alta umidade na área, bem como a alta temperatura do ar (+ 18 ° C e acima). Nas plantas afetadas pela bacteriose, grandes e pequenas manchas marrons, de forma diferente, são observadas.Com o tempo, eles ficam cobertos com uma espessa camada de óleo e também adquirem uma estrutura deprimida.A patologia leva ao murchamento gradual das plantas infectadas, o que contribui para sua morte e colheita. Eles lutam com manifestações de manchas angulares com a ajuda da droga "Fentyuram". É preparada uma solução de 65% para a pulverização de plantas doentes. Antes do procedimento, as partes afetadas dos arbustos devem ser cortadas e descartadas, pois são o foco da disseminação aguda da infecção na área.
Ascocitose
A ascocitose é causada por um gênero estreito de microorganismos do gênero Ascohita. Esta é uma infecção fúngica complexa que leva à murcha instantânea e à morte do melão. Ele se espalha devido a detritos contaminados do solo e das plantas, bem como pela erosão do ar e da água. Os principais fatores que contribuem para a ativação do microrganismo são a combinação de aumento de umidade e temperatura, além de excesso de nitrogênio no solo. No estágio inicial, a ascocitose se manifesta por manchas pálidas no colo da raiz do melão.Muitas vezes, você pode notar vários pontos escuros neles, que são o corpo frutífero do fungo. Com o tempo, as manchas aumentam de tamanho, cobrindo toda a superfície do pescoço e depois aparecem nos brotos e nas frutas. Depois de algumas semanas, isso leva à murcha e morte da planta, bem como à fruta. Para combater a patologia, as plantas afetadas são aparadas e, em seguida, os tecidos infectados são descartados. Além disso, as plantações são alimentadas com qualquer fertilizante mineral à base de potássio, após o que são pulverizadas com uma mistura de Bordeaux. O processamento é realizado uma vez, mas, se necessário, a pulverização é repetida após 10 a 14 dias.
Antracnose (cobre)
A antracnose é uma infecção fúngica específica causada por ascomicetes patogênicos. A doença é bastante comum entre plantas cultivadas, por isso ocorre entre outros grupos de frutas e espécies ornamentais. A baixa imunidade ao melão, bem como uma combinação de aumento de umidade e temperatura do ar na faixa de +20 ... + 25 ° C, provoca a doença. A fonte da doença pode estar no solo, nos restos de vegetação e ferramentas de jardim, no entanto, esporos de fungos podem se espalhar pelas massas de ar.A antracnose aparece como manchas marrons ou rosa na massa verde das plantas. À medida que a lesão se desenvolve, elas aumentam de alguns milímetros para vários centímetros. Ao mesmo tempo, buracos característicos aparecem na zona de desenvolvimento de fungos, o que leva a torcer e murchar a massa verde. A infecção dos frutos leva à sua deformação, inibição do crescimento e manchas putrefativas de um tom marrom ou rosa.
Para evitar a propagação da antracnose, é necessário cortar cuidadosamente as partes afetadas, removê-las do local e descartá-las. Depois disso, duas vezes, com um intervalo de 2 semanas de plantio, é preciso pulverizar 1% da mistura Bordeaux ou 0,4% da solução "Policarbacino". Após este plantio deve ser alimentado com uma mistura de 2 colheres de sopa. eu superfosfato, 2 colheres de sopa. nitrato de potássio e 10 l de água (vazão de fluido - 5 l / m²).
Míldio (peronosporose)
A patologia é causada por oomicetos tipo fungo da família Peronospore. A doença mais comum ocorre nos estágios iniciais do desenvolvimento dos Bakhchevs, no caso de uma combinação de alta umidade e temperatura do ar de cerca de + 25 ° C. O patógeno entra no jardim devido à água contaminada, sementes, solo e restos de frutas. Oídio parece manchas verde-amarelas de várias formas e tamanhos que aparecem nas folhas de melão. Em caso de remoção prematura, as folhas são cobertas com um revestimento pálido. Sinais de mofo verdadeiro e felpudo são quase os mesmos. A única diferença é que a falsa aparece com mais frequência no verso da folha.A doença leva à inibição do crescimento e da morte das plantas, bem como a uma diminuição no tamanho dos frutos e na sua qualidade, incluindo características de sabor. O tratamento da patologia é realizado em várias etapas. Antes de tudo, as plantas são pulverizadas com uma solução de uréia a 1%, com um cálculo de 5 l / m². Depois disso, o local é tratado com agentes fungicidas complexos, sendo os mais eficazes o Oxychom e o Topázio. A pulverização é realizada duas vezes, com um intervalo de 10 dias.
As pragas mais comuns dos melões
Uma variedade de pragas de insetos é considerada não menos perigosa para os melões. Sua aparência no local leva a uma derrota instantânea de todos os plantios e também cria todas as condições para a propagação e disseminação de patologias infecciosas; portanto, eles lutam com eles na menor manifestação; caso contrário, a colheita pode ser completamente perdida em apenas algumas semanas.
Mosca de melão
A mosca de melão é um pequeno inseto de duas asas pertencente à família Piedrokrylok. Suas dimensões não excedem 6,5 mm, enquanto a cor é bastante brilhante, amarelo-castanho saturado. A praga é um parasita tradicional de cabaças, por isso é encontrada em todos os lugares, em quase todas as zonas climáticas. O tempo de derrota ativa do melão coincide com o florescimento da maioria das variedades. Durante esse período, o inseto se deposita na superfície da planta e se alimenta do suco das folhas e do caule. Isso provoca o aparecimento de buracos marrons característicos nos quais o parasita deposita ovos.Quando o fruto é afetado pela mosca do melão, aumenta o risco de doenças das plantas com antracnose, alternariose e outras doenças virais e fúngicasDurante a estação de crescimento, a praga pode ceder até três gerações, causando murcha e morte do melão, além de diminuir a qualidade de seus frutos. Salvar as camas do parasita ajudará a pulverizar com inseticidas complexos. Um dos mais eficazes deles pode ser chamado de medicamento "Kemifos". Com base nisso, são preparadas soluções com as quais as plantas afetadas são pulverizadas. Execute os procedimentos conforme necessário, mas pelo menos 2 vezes com um intervalo de 14 dias.
Pulgões de melão em melões
Pulgões de melões e cabaças são um parasita comum do gênero Afis. Este é um pequeno inseto amarelo ou verde com no máximo 2 mm de comprimento. O parasita ataca periodicamente os canteiros durante todo o período vegetativo, pois é capaz de se reproduzir mesmo a uma temperatura de + 5 ° C. O pulgão afeta o melão em massa, na maioria das vezes se acumula na parte de trás da folha ou na parte inferior do caule.Parasitante, o inseto come suco de massa verde, o que leva à ondulação das folhas e ao seu lento murchamento.Se as plantações são danificadas antes ou durante a floração, o pulgão leva à queda do ovário, o que reduz significativamente o rendimento de melão. Em danos crônicos, o parasita causa uma deterioração na qualidade da colheita. A pulverização com inseticidas complexos é considerada o melhor remédio anti-pulgão. As drogas mais populares são Actellik e Karbofos. O processamento é realizado pelo menos 2 vezes, com um intervalo de 14 dias, após o que é repetido conforme necessário.
Ácaro aranha
Entende-se por ácaro da aranha insetos sugadores da família de mesmo nome. O parasita é pequeno o suficiente, o indivíduo adulto geralmente não excede um comprimento de 0,5-0,6 mm. Esta é a praga agrícola mais comum que vive em quase todo o território do planeta (com exceção da Antártica e do Ártico).Os melões afetados gradualmente ficam amarelos e morrem. Uma teia fina também atesta a infecção da planta com um carrapato.Um ácaro se instala na parte de trás das folhas e se alimenta de seu suco.No caso de uma lesão maciça, o inseto forma um revestimento branco claro, coberto de teia de aranha, atribuído aos sinais característicos da infecção. Na ausência de cuidados especiais, as plantas infectadas começam a ficar amarelas e depois murcham e morrem. Isso afeta negativamente a colheita, que, não tendo tempo para amadurecer, começa a apodrecer.
Broomrape
Zarazikha é uma das culturas mais comuns de plantas daninhas de melão e outros Bakhchevs do mesmo gênero de plantas. Sementes desta espécie germinam exclusivamente em contato com o sistema radicular da planta desejada. Eles formam um germe, que está firmemente incorporado ao sistema radicular do melão e de seus tecidos. Comendo suco e outros nutrientes, a vassoura se desenvolve ativamente para a forma aérea, com inúmeros brotos. Após a floração, uma planta pode produzir até 100 mil sementes que podem suportar a seca, geadas severas e outros fatores negativos.
Importante! As sementes de vassoura podem ser armazenadas no solo por até 20 anos. Mesmo com uma luta bem-sucedida, o parasita pode aparecer em alguns anos, então você precisa começar a combater a planta imediatamente.
Não é difícil identificar a vassoura - é uma espécie herbácea anual com altura de 10 a 40 cm.A cor do caule da planta é característica, difere em vários tons de marrom, amarelo, vermelho e azul. Durante a floração, o parasita forma uma inflorescência apical em forma de espiga, com flores de forma irregular, de uma cor púrpura azulada-roxa.O parasitismo da vassoura leva à inibição do crescimento do melão, bem como a uma diminuição na qualidade da colheita. Além disso, a planta ajuda a reduzir a imunidade dos melões, o que provoca o aparecimento de podridão vermelha e outras patologias putrefativas. É difícil superar o parasita; quando é detectado, é necessário desenterrar a vassoura com o sistema radicular e a planta hospedeira antes da floração e, em seguida, removê-lo do local e descartá-lo.
Roendo colheres
Insetos noturnos de duas asas da família Lepidoptera pertencem a conchas. São pequenas “borboletas” com envergadura de até 45 mm e comprimento não superior a 10 mm, com um tom cinza escuro. Durante o período de reprodução em massa, os adultos depositam ovos na zona basal do solo, a partir da qual as larvas parasitárias se desenvolvem até 10 mm de comprimento. As larvas se alimentam do suco e dos tecidos do caule do melão, o que leva ao aparecimento de orifícios característicos no caule.As lagartas desta borboleta (que são cinza sujo) vivem na camada superior do solo e danificam o caule do melão, o que leva a murcha e morte da planta.Com danos maciços, as conchas provocam uma murcha lenta das plantas e também causam deterioração na produtividade do melão e na qualidade de sua colheita. Para controlar as larvas, é usada a pulverização com Volaton e Decis. Execute os procedimentos conforme necessário, mas não mais de uma vez em 14 dias. Além disso, antes do processamento, deve ser realizado o afrouxamento dos leitos, o que aumenta a eficácia dos inseticidas às vezes.
Medidas preventivas
Muitas vezes, todos os tipos de medidas preventivas são a principal condição para combater efetivamente qualquer infecção e praga. Eles permitem que você crie o microclima ideal, durante o qual o melão crescerá mais rapidamente e dará frutos de maneira eficaz. Isso afeta diretamente a qualidade da fruta e o tempo de amadurecimento; portanto, todo tipo de medidas preventivas ao cultivar melão é um procedimento obrigatório para o cuidado.
Para evitar essas patologias, você deve:
- desinfetar as sementes antes de semear o melão; para isso, são embebidas em álcool a 70% (5 a 10 minutos) ou permanganato de potássio a 2% (15 a 20 minutos);
- desde o outono, realize uma lavoura profunda do solo até uma profundidade de pelo menos 30 cm;
- limpe completamente o solo e o local antes do inverno dos restos de qualquer vegetação;
- cumprir as regras de rotação de culturas, os melões são cultivados no mesmo local apenas a cada 3-4 anos;
- alimente as camas a tempo;
- criar um sistema regulado de umedecimento do local;
- escolha o local certo para o plantio (áreas abertas e bem iluminadas localizadas em uma planície ou colina, protegidas de correntes de ar e alta umidade);
- pelo menos 1 vez por semana para remover ervas daninhas e soltar as camas;
- cultivar apenas híbridos de alta qualidade que tenham uma resistência natural a infecções.
Vídeo: crescente melão
Além disso, você pode proteger as camas com todos os tipos de inseticidas e fungicidas. Contra doenças infecciosas, as drogas “Alirin”, “Fitosporin”, “Gamair”, “Planriz” e “Bactofit” ajudarão. Como alternativa, podem ser usadas soluções de 1-2% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux.
As camas podem ser protegidas contra parasitas roedores pelas soluções Fitoverma, Aktofit e Avertin, e Verticillin e Mikoafidin ajudarão a sugá-las. O tratamento preventivo é realizado periodicamente (já 2 semanas após a germinação do melão) durante toda a estação de crescimento, com um intervalo de 3-5 semanas.
Mesmo ao cultivar variedades resistentes, todos os tipos de doenças e pragas do melão podem ser encontrados com bastante frequência. Muitas vezes, tornam-se resultado do não cumprimento das regras de cuidado e cultura, o que reduz a imunidade das plantas e cria um microclima favorável ao desenvolvimento de patologias. Portanto, ao cultivar melões e cabaças, é imperativo observar os conceitos básicos da tecnologia agrícola para o cultivo de plantas, bem como sempre recorrer a todos os tipos de tratamentos preventivos.