Nos últimos anos, todos os tipos de híbridos altamente produtivos de culturas de frutas vêm ganhando grande popularidade. Eles são menos extravagantes para as condições de vida e também podem agradar com uma colheita, independentemente do regime climático. Uma dessas plantas é considerada a pimenta Jeepsey, que possui excelentes qualidades de produção e comerciais. Neste artigo, você pode se familiarizar com as características detalhadas da variedade, bem como as principais sutilezas de seu cultivo bem-sucedido.
Seleção e caracterização de variedades
O Jeepsey Pepper foi criado no início dos anos 2000 por criadores holandeses da Monsanto Holland. Por vários anos, os cientistas têm trabalhado duro para desenvolver plantas de colheita altamente produtivas e despretensiosas, que em poucos anos tornaram possível obter uma variedade completamente nova. A distribuição em massa de Jeepsey começou relativamente recentemente, em 2007. Nesse momento, a planta apareceu no mercado em venda gratuita.
O cigano destina-se ao cultivo em:
- estufas;
- abrigos de filme e policarbonato;
- túneis
- terreno aberto.
Essa variedade refere-se a plantas de maturação ultra-precoce que podem dar os primeiros frutos após 80 a 90 dias após a emergência. Após o plantio de mudas no solo, as plantas começam a dar frutos dentro de 65 dias. O caule da pimenta é de tamanho médio, cerca de 40 a 55 cm de altura, elegante e delicado, com uma tonalidade verde brilhante. Forma arbustos semi-esparsos e esparsos.Você sabe Os pimentos "búlgaros" são chamados exclusivamente por residentes da antiga URSS. Isso se deve ao fato de que no território da Bulgária havia as maiores plantações de vegetais, de onde foram transportadas por toda a União Soviética.
A planta é um pouco frondosa, folhas na pimenta são formadas pequenas, sombra verde saturada. A lâmina da folha é arredondada, levemente apontada para a borda, ligeiramente enrugada. O sistema radicular da variedade é ramificado, consistindo em numerosas raízes finas de cor marrom escura. Durante a floração, pequenas flores axilares se desenvolvem no mato, localizam-se isoladamente ou são coletadas em pequenos inflorescências-cachos.
Após a floração, as frutas são formadas nos arbustos - bagas ocas polisspermáticas, com um comprimento de cerca de 11 a 14 cm e uma largura não superior a 5 cm Cada fruta é dividida em 2 a 3 segmentos, com forma uniforme, “tipo húngaro”. São mais largos na haste e finos na borda, levemente pontiagudos. Na fase de amadurecimento total, os frutos adquirem um rico tom escarlate, enquanto durante o amadurecimento apresentam tons de verde saturados. O peso médio dos pimentos é de cerca de 100-150 g.
O rendimento da variedade é alto, sob condições ideais, a planta é capaz de produzir de 3,5 a 4,5 kg / m² de plantações. A colheita amadurece amigavelmente e uniformemente. Os frutos da variedade possuem excelentes qualidades comerciais, podem ser armazenados por um longo tempo, são caracterizados por maior transportabilidade e versatilidade. A colheita é ideal para consumo fresco, bem como para cozinhar todos os tipos de pratos, inclusive para conservação.
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens da variedade, popularizando-a entre cultivadores de plantas:
- estação de crescimento curta;
- despretensão em partir;
- alta resistência a mudanças bruscas nas condições climáticas;
- excelente frutificação;
- propriedades aromáticas aumentadas da colheita;
- excelentes qualidades de fabricação;
- universalidade.
- A fábrica tem algumas falhas, mas ainda são. Estes incluem principalmente:
- resistência média a pragas e infecções específicas;
- talo excessivamente fino, o que requer uma liga pontual;
- degeneração da variedade durante o cultivo de sementes da segunda geração.
Mudas de crescimento próprio
Entre os plantadores, a pimenta é considerada uma colheita bastante caprichosa. Isso está associado a um delicado sistema radicular, bem como à sua precisão quanto ao calor. Portanto, as plantas necessariamente criam apenas o microclima mais confortável.
O momento
O período mais ideal para a semeadura de ciganos é considerado o final de fevereiro ou o início de março. Nesse caso, por volta do início ou meados de maio, as mudas poderão formar um sistema radicular completo, além de várias folhas. A semeadura em outro momento levará ao fato de que as mudas resultantes não serão capazes de se adaptar confortavelmente às condições do solo aberto.
Solo
Substratos bem fertilizados, porém leves, são considerados os mais adequados para a semeadura de pimentas. Esse solo deve estar solto, o que permite que as raízes não apenas se desenvolvam ativamente, mas também recebam totalmente o oxigênio atmosférico. Para isso, o substrato adquirido mais comumente usado para plantas cultivadas.
Você pode preparar o solo de várias maneiras, geralmente uma mistura de:
- húmus e terra de relva - 2: 1;
- turfa e húmus - 1: 1;
- turfa, terra de relva, húmus e serragem apodrecida - 4: 2: 1: 1.
Independentemente de qual substrato você usa, as misturas de solo devem ser esterilizadas antes da semeadura. Essa medida é obrigatória, pois, caso contrário, o solo poderá se tornar uma fonte de infecções e pragas perigosas.Importante! Para melhorar as propriedades do solo adquirido, é adicionada farinha de dolomita ou giz triturado (2 colheres de sopa. L / 10 l). Isso ajuda a evitar a acidificação do substrato, prejudicial para a pimenta.
O procedimento é realizado de várias maneiras:
- congelamento no freezer por 2-3 dias, a uma temperatura de –20 ...– 25 ° С;
- fritando no forno, a + 175 ° C, por 25 minutos;
- vapor de microondas por 5 a 10 minutos.
Capacidade
Para o cultivo da pimenta, são utilizados pequenos recipientes individuais, feitos de madeira plástica ou outros materiais não tóxicos. Esse vaso não deve necessariamente ter mais de 10 cm de diâmetro, vasos maiores não são racionais, pois antes do transplante para um local permanente as mudas não serão capazes de formar um grande sistema radicular. Um pré-requisito para essa capacidade é um orifício de drenagem em funcionamento, sem o qual os brotos ciganos serão instantaneamente cobertos por lesões putrefativas. Os comprimidos de turfa também são usados para o plantio; no entanto, nesse caso, os brotos geralmente exigem um transplante intermediário, o qual é repleto de inibição de crescimento.
Os mais adequados para mudas são os chamados vasos individuais de turfa. São pequenos recipientes feitos de agrofibra especial. Esse material contribui para a criação de um microclima ideal, umidade e troca de gases no solo, o que, no final, contribui para um crescimento mais eficiente das mudas. Além disso, esses vasos não requerem mergulho, com plantio adicional, eles são colocados no chão com a planta. Sob a influência da microflora do solo, as paredes do vaso se dissolvem e são processadas pelas bactérias do solo.
Seleção e preparação de sementes
Não é difícil escolher sementes para o cultivo de ciganos; hoje, muitas lojas oferecem a oportunidade de comprar sementes de alta qualidade que atendam a todos os requisitos modernos. No entanto, ao comprar sementes, considere cuidadosamente a embalagem. Hoje, existem muitos clones de várias culturas populares, que geralmente não diferem na excelente qualidade dos frutos e em outras características importantes. Portanto, existe uma alta probabilidade de aquisição de sementes de baixa qualidade.
As sementes ciganas devem atender aos seguintes requisitos:
- tenham declarado claramente datas de vencimento;
- batida importada exclusivamente pela Seminis, uma subsidiária da Monsanto Holland - o principal autor e base de produção da variedade;
- é imperativo ser um híbrido F1 - uma planta obtida por cruzamento direto de plantas-mãe. Esta é a única condição para uma colheita de qualidade, pois as sementes de segunda geração são inadequadas para a semeadura.
Antes da germinação, as sementes devem ser submetidas a uma preparação preliminar, que consiste em todo um complexo de várias operações. Antes de tudo, eles são esterilizados, o que evita a infecção dos brotos com fungos e outras infecções. Para isso, as sementes são embebidas por 15 a 20 minutos em uma solução de permanganato de potássio a 2%. O permanganato de potássio pode ser substituído por 70% de álcool, mas, nesse caso, a imersão deve ser realizada por não mais que 10 minutos.
Em seguida, a semente deve ser tratada com estimulantes do crescimento, o procedimento ajuda a melhorar a germinação, a facilidade de plântula, além de aumentar a imunidade de futuros brotos. Uma variedade de medicamentos é usada para isso, mas os mais populares entre os jardineiros são soluções de zircão (2 gotas / 100 ml), Kornevina (1 mg / 100 ml) e Epina (2 gotas / 100 ml). As sementes são embebidas em soluções de trabalho por 4-8 horas, imediatamente antes da germinação ou o mais tardar 2 dias antes.Importante! Após a esterilização, as sementes devem ser lavadas em água limpa, caso contrário, as soluções residuais no futuro podem ter um efeito prejudicial na germinação.
As sementes de pimenta precisam de germinação preliminar, sem a qual sua germinação não é apenas fortemente reduzida, mas muitas vezes excluída por completo. Para isso, o material de semente é mantido em água morna por 5 horas a uma temperatura de +30 ... + 50 ° C. Depois disso, é envolto em uma camada em uma gaze densa ou pano natural umedecido com água, e nesse estado é mantido a uma temperatura de +23 ... + 26 ° C (quando as sementes secam, elas são umedecidas com água morna). Após 1-2 dias, as sementes germinam, dando pequenas raízes e um germe do germe.
Semeando sementes
As sementes são semeadas em pequenos vasos individuais e, para um crescimento eficiente do cigano, será necessário um espaço livre de pelo menos 5 × 10 × 5 cm. Para a semeadura, é feita uma pequena depressão de 2 × 2 cm no tanque. Cerca de 2-3 sementes são semeadas em cada buraco, após o que cuidadosamente embrulhado no solo. Após o surgimento dos brotos, o excesso de plantas é removido, esta medida ajuda a evitar a baixa germinação das culturas, bem como a evitar o uso irracional de recipientes de jardins. Os recipientes semeados são cobertos com película aderente, isto é necessário para criar condições de estufa acima do solo que afetam com segurança o regime de temperatura e a germinação das sementes.
Cuidados com mudas
Os recipientes semeados são transferidos para um local bem iluminado a uma temperatura de +13 ... + 16 ° C. Dentro de uma semana, as sementes dão as primeiras mudas, após as quais o abrigo de polietileno instalado anteriormente é removido. No futuro, os pimentões são cultivados a uma temperatura não superior a + 18 ° C, devido ao fato de o caule ser caracterizado por um excesso de calor em combinação com a falta de iluminação. Isso leva à sua fragilidade, o que complica não apenas o transplante de mudas, mas também o cuidado.
Além disso, a baixas temperaturas, há um aumento maior no sistema radicular, o que é importante para o desenvolvimento em solo aberto. Algumas semanas após as mudas, a temperatura do ar aumenta, enquanto a taxa média diária deve estar necessariamente dentro de + 20 ° C.
Pepper adora boa iluminação e muita luz solar. Para fazer isso, é cultivada no peitoril da janela sul e sudoeste. Em caso de exposição prolongada à luz solar direta, as mudas são ligeiramente sombreadas. As mudas são regadas conforme necessário, mas não mais de uma vez por semana, embora seja imperativo garantir que a água não se acumule nos recipientes, pois isso pode levar à podridão das raízes ao longo do tempo. Use água limpa e bem defendida à temperatura ambiente para irrigação.O primeiro adubo de mudas é realizado em uma fase de 2 a 4 dessas folhas, usando uma mistura complexa de compostos de nitrogênio e fósforo para isso. Para isso, são tomados 5 g de ureia e 30 g de superfosfato por 10 litros de água. O líquido resultante é usado para molhar o solo. O segundo curativo é realizado 3-4 semanas antes do plantio das mudas em solo aberto, para isso é utilizada uma mistura constituída por 50 g de superfosfato e 25 g de nitrato de potássio (por 10 l de água).
Se você cultivar mudas em recipientes comuns, as plantas definitivamente precisarão mergulhar em um vaso separado. O procedimento geralmente é realizado na fase de 3-4 folhas, quando os brotos formam um sistema radicular completo. Se você cultivar pimentas em vasos individuais, elas as colhem uma vez, para mover as plantas para o solo aberto. O período mais adequado para isso é considerado o final de maio, quando um clima quente estável é formado com uma temperatura média diária mínima de cerca de + 18 ° C.
Endurecimento de mudas
O endurecimento não é uma medida obrigatória, mas esse procedimento ajuda a preparar plantas jovens para um ambiente em mudança. As pimentas geralmente são endurecidas 10 a 15 dias antes da data prevista para o plantio em solo aberto. Para fazer isso, eles estão gradualmente acostumados a baixas temperaturas dentro de +13 ... + 15 ° C, para isso os vasos são transferidos para uma varanda sem aquecimento, uma varanda ou um corredor. Na primeira vez em que o procedimento é realizado não mais que 1 hora, gradualmente os períodos de permanência no frio são ajustados para 10 a 12 horas por dia. Cerca de 3 dias antes do plantio, as plantas são completamente transferidas para a rua, após o que se tornam quase invulneráveis.
Você sabe No Império Russo, os pimentões foram cultivados por um longo tempo como planta ornamental. Isso se deve ao fato de que os híbridos da época não eram capazes de crescer e dar frutos nas zonas climáticas temperadas e do norte.
Transplante de mudas para um local permanente
As pimentas são plantas muito tenras, por isso são transplantadas para o solo aberto depois de formarem um sistema radicular forte. Ao mesmo tempo, o procedimento para plantar as plantas deve ser abordado com menos cuidado, uma vez que não deve apenas escolher o local certo e preparar o solo, mas também levar em consideração todas as características da rotação de culturas, sem as quais a cultura não excederá os valores médios.
O momento
O período mais adequado para o plantio de pimenta é o final de maio e a primeira quinzena de junho. Durante esse período, um degelo estável é formado com uma média diária ótima de + 18 ° C. Ao mesmo tempo, o solo também deve aquecer bem, pelo menos até + 15 ° C. Esse é um dos requisitos mais importantes, pois a negligência pode provocar o congelamento do sistema radicular das mudas e, com isso, a sua morte. A essa altura, as mudas devem atingir a idade de 90 a 100 dias após a semeadura. A altura do caule de 20 a 30 cm e a aparência de 6 a 8 folhas verdadeiras são frequentemente evidências disso.
Seleção de assento e rotação de culturas
A variedade cigana é capaz de dar frutos em quase todas as condições, inclusive em substratos ruins; no entanto, altos rendimentos de colheitas podem ser alcançados apenas em um local corretamente e cuidadosamente selecionado.
Um local ideal para pousar deve atender aos seguintes requisitos:
- não deve estar na zona de ventos constantes;
- estar bem iluminado, longe de qualquer vegetação alta;
- estar no lado sul, em uma planície ou em uma pequena colina;
- caracterizado por um nível de água subterrânea não inferior a 1 metro.
Para fazer isso, use as seguintes regras:
- solos argilosos diluídos com turfa;
- solos argilosos iluminam com areia;
- para o plantio na área de turfeiras, são introduzidos substratos argilosos ou solo encharcado;
- o solo arenoso é diluído com uma mistura de turfa e argila (2: 1) ou solo de grama.
Para alcançar o sistema ideal de rotação de culturas, é utilizada a chamada rotação de culturas pequena e de três anos:
- depois de pimenta, pepinos, abobrinha, cebola, cenoura, repolho são plantados. Depois disso, no inverno, o terreno é semeado com adubo verde, que é então ceifado e lavrado no solo;
- no segundo ano, leguminosas ou plantas crucíferas são cultivadas no local;
- no terceiro ano, o plantio de pimenta é repetido.
Importante! É proibido plantar pimentas após outros solanáceos (batatas, tomates, berinjela, physalis), que são os piores predecessores da cultura.
Gipsy está se dando bem, assim como outros representantes da cultura, não com todas as plantas do local. Antes de tudo, vale a pena garantir que as plantações estejam longe de arbustos, árvores frutíferas e outra vegetação alta que possa sombrear os canteiros. Além disso, o pimentão não deve ser cultivado próximo a batatas e beterrabas, pois suas secreções podem causar intoxicação por pimenta. Você não deve cultivar nas proximidades e variedades diferentes de pimenta, isso pode causar polinização cruzada.
Os melhores vizinhos de pimenta no jardim são considerados:
- berinjela;
- feijão;
- Tomate
- cebolas;
- alho
- milho
- uma variedade de ervas picantes.
- dente de leão - secreta substâncias que aceleram o amadurecimento de frutas;
- urtiga - satura o solo com nitrogênio, o que melhora a atividade fotossintética do cigano;
- malmequeres, chagas, petúnia, calêndula - secretam compostos específicos que repelem pragas de insetos.
Esquema e profundidade do desembarque
O esquema geralmente aceito para o plantio de pimentas envolve o plantio de forma semelhante a uma linha; para isso, linhas de cerca de 1 m de largura são feitas com um espaçamento de 50 a 40 cm. Ao usar o esquema de plantio de linhas, a colheita é plantada em 2 linhas, com um espaçamento de 60 cm.
Além disso, muitos jardineiros usam um patamar de xadrez, enquanto é habitual criar buracos separados de 30 × 30 cm ou 30 × 50 cm.Neste caso, as plantas podem criar não apenas condições individuais, mas também economizar espaço no local. Nesse caso, é imperativo usar a regra básica do plantio racional da pimenta Jeepsi - não mais que 5 plantas devem estar em 1 m². A profundidade do sistema radicular, independentemente do esquema, deve ser de cerca de 10 cm.
Cultivo agrícola
A pimenta Jeepsey requer práticas e técnicas agrícolas padrão para manutenção e frutificação de qualidade. As plantações requerem necessariamente atenção diária, bem como rega oportuna, fertilização e cuidados com o solo. Nesse caso, é imperativo usar não apenas normas geralmente aceitas dos procedimentos, mas também as necessidades individuais da variedade.
Rega
O pimentão não gosta de seca, a falta de umidade pode levar ao prolongamento do enraizamento das mudas e, durante a floração, causar a morte da maior parte do ovário. Para isso, é criada uma hidratação sistemática no local, em clima quente, as plantas são regadas 2 vezes, em um procedimento frio, reduzido a 1 rega. Um sinal claro da necessidade de plantações por umidade adicional é uma pequena crosta seca no solo, com cerca de 2-4 cm de espessura.
Para umedecer o plantio, é usada a irrigação por gotejamento, de manhã cedo ou tarde da noite é considerado o melhor momento para regar. No caso de intensa radiação solar, não é recomendável executar o procedimento, pois isso pode levar à evaporação instantânea da umidade, além de queimaduras na folhagem. Use apenas para irrigação água limpa e sedimentada, aquecida à temperatura ambiente.Você sabe Por seu efeito no corpo, o pimentão é semelhante ao chocolate. O vegetal provoca uma poderosa liberação de endorfinas na corrente sanguínea, o que melhora o humor e ajuda a superar o estresse diário.
Cuidado do solo
Capina e afrouxamento do solo no local é realizada regularmente. As ervas daninhas são removidas conforme necessário, mas pelo menos uma vez por semana, o afrouxamento é frequentemente combinado com a remoção de ervas daninhas, além de afrouxar o solo no dia seguinte após irrigação intensa ou chuvas fortes. Cuide do solo com cuidado, uma vez que a maioria das raízes da pimenta está nas camadas superiores do solo, de modo que as ferramentas de jardim não devem ir além de 4 cm.
Se possível, as plantas são plantadas, essa medida não é necessária, mas ajuda a preservar a umidade valiosa do solo, a evitar o congelamento e a secagem do sistema radicular e também a criar uma microflora ideal no solo. A cobertura é realizada pelo menos duas vezes, alguns dias após o plantio e durante a floração. Como cobertura morta, casca de madeira, serragem, agulhas de pinheiro e outros materiais naturais são usados. É importante que a cobertura morta não toque na parte mais sensível do mato - a zona da raiz do caule.
Aplicação de fertilizantes
Os fertilizantes são aplicados regularmente sob pimenta, essa cultura é considerada um dos nutrientes mais exigentes, principalmente durante o período de formação ativa de frutos.
Portanto, para evitar uma deficiência de nutrientes, os leitos são fertilizados de acordo com o seguinte esquema:
- 3 semanas após o transplante das mudas, o solo é regado com uma solução complexa de fosfato-nitrogênio, dissolvendo-se 25 g de superfosfato e 10 g de uréia em 10 l de água;
- durante a floração, uma solução aquosa de 500 g de açúcar e 20 g de ácido borônico (por 10 l de água) é adicionada à parcela;
- antes da brotação, o solo é derramado com uma solução de 10 l de água, 10 g de nitrato de sódio e 5 g de sulfato de amônio;
- durante a fase de enchimento, os leitos são fertilizados 2 vezes com nitroamofos (10 g / 10 l de água) e uma mistura de 40 g de superfosfato e 20 g de nitrato de potássio (por 10 l de água).
Importante! Pimentas não devem ser alimentadas com esterco. Isso leva a um aumento acentuado no solo de nitrogênio disponível gratuitamente, o que causa um aumento na massa de arbustos acima do solo, e isso inibe o enchimento dos frutos e a floração.
Liga de arbustos
Arbustos de liga - este é um dos procedimentos obrigatórios que acompanham cada produtor ao cultivar uma variedade de ciganos. Sem isso, o caule pode se romper durante a fase de enchimento das frutas sob o peso da colheita perto do mato, o que quase sempre ameaça a morte da pimenta. Além disso, esse tipo de pimentão difere da natureza por um caule sofisticado, que pode levar à sua quebra antes mesmo do aparecimento do ovário.
Para evitar isso, a liga é realizada o mais rápido possível, imediatamente após o plantio ou após 1-2 semanas. Como suporte, use qualquer material resistente à carga (estacas de madeira, barras de metal etc.), instale um suporte a 5 cm do porta-malas. Para a liga, use um barbante denso, com o qual o talo é enrolado ao redor do centro do arbusto. Nesse caso, a planta deve permanecer em sua posição natural e não ser submetida a estresse mecânico excessivo. À medida que a bucha cresce, a liga é atualizada, de modo que a zona de fixação da bucha ao suporte fica no meio da haste ou ligeiramente mais alta.
O cigano é uma variedade bastante jovem e de alto rendimento de pimenta de mesa, caracterizada por alta produtividade, despretensiosidade e também pelo aumento da qualidade comercial de seus frutos. É por isso que esta planta pode ser cultivada com sucesso, tanto para uso doméstico quanto para venda. Essa variedade é pouco exigente para cuidar, no entanto, para obter o máximo rendimento possível, as plantações devem ser cercadas com atenção diária e fornecer a elas um regime ideal de água, bem como alimentação regular.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS:
Cedo, delicioso, lindo
DESVANTAGENS:
Plantas fracas e ligeiramente frondosas
Sou conservador em minha vida e, portanto, introduzo novas variedades e híbridos em meus campos e recomendo aos meus clientes o trabalho, embora obrigatório, mas o mais desagradável. A empresa originadora e um enorme exército de "já experimentado" ou "ouvido" recomendaram-me fortemente um novo produto - um híbrido inicial de pimenta doce Gipsy.Por sorte, o híbrido inicial da época era do meu interesse.Que resultados de nosso conhecimento com ele posso compartilhar? Esta é, sem dúvida, uma pimenta muito antiga. Tiramos a primeira colheita 63 dias após o transplante. A qualidade dos produtos recebidos também, sem esforço, recebe atenção merecida. Cultivei belos frutos alongados desse tipo húngaro. As qualidades gustativas, de um amante deste vegetal como eu, receberam muitos elogios: nós o cultivamos em campo aberto, embora tenhamos colocado algumas dúzias em uma estufa (copo). O resultado nas condições do terreno fechado também foi bom: o que me entristeceu foi algum tipo de planta subdesenvolvida e magra. Entendo que, se estivesse longe de otimizar o histórico da nutrição, pareço entender a química agrícola. Os oligoelementos são fornecidos com plantas, nunca me empolgo com nitrogênio. A capacidade básica das plantas é de 45 a 55 cm de altura, e eu obtive até 65 cm sem sobrecarregar o solo com fertilizantes contendo nitrogênio. Ao mesmo tempo, as folhas são pálidas, também um pouco alongadas.O momento emocionante do início do período da floração, para o qual é tão complicado, cheio de muitas surpresas, mas ao mesmo tempo ocorreu um processo interessante de cultivo de plantas, sem nenhum problema significativo. A maioria dos consumidores escolhe pimenta com bastante espessura. murado e de preferência resistente a doenças. Especialmente doenças virais não foram observadas massivamente, portanto, eu posso recomendar este híbrido.