O chá à base de preparações à base de plantas sempre foi muito popular, tanto quando usado como preventivo quanto para fins medicinais. No entanto, para obter o máximo benefício da bebida, vale a pena escolher apenas os ingredientes mais vitamínicos, como gengibre e espinheiro. Quais propriedades medicinais essas plantas possuem e como preparar adequadamente o chá com base nelas - mais sobre isso mais tarde.
Composição vitamínica do chá com gengibre e espinheiro
A composição vitamínico-mineral do chá de gengibre-mar-espinheiro é devido aos componentes constituintes de cada planta, portanto, não é surpreendente que inclui os seguintes componentes:
- vitamina C em grandes quantidades (presente na raiz de gengibre e em doses significativas encontradas em bagas de espinheiro);
- vitamina a (também encontrado em ambas as plantas e é responsável por melhorar a visão, fortalecendo o sistema esquelético, unhas);
- vitamina e (presente no espinheiro marítimo e é um poderoso antioxidante);
- vitamina P (parte integrante do espinheiro marítimo, devido à qual é possível manter o estado normal e o funcionamento do sistema cardiovascular e de seus órgãos individuais);
- Vitaminas B (em particular, B1 - B3, B6, B9, que bem reduzem o colesterol no sangue, melhoram a visão e normalizam a capacidade de trabalho do sistema nervoso do corpo humano).
Além disso, a bebida preparada conterá ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9 (participe ativamente dos processos de recuperação de qualquer órgão), além de micro e macro elementos representados por cálcio, sódio, ferro, fósforo, zinco potássio, sódio.
Você sabe Frutos de espinheiro são merecidamente considerados "sagrados" porque contêm até 190 nutrientes diferentes. Há apenas 10 vezes mais vitamina C do que no limão.
Propriedades úteis e prejudiciais
A rica composição vitamínica e mineral do chá de espinheiro e gengibre levou a um conjunto significativo de suas qualidades benéficas, expressas principalmente nas seguintes características da bebida:
- A rica composição vitamínica e mineral do chá de espinheiro e gengibre levou a um conjunto significativo de suas qualidades benéficas, expressas principalmente nas seguintes características da bebida:
- atividade anti-inflamatória;
- aumentar as propriedades regenerativas do corpo (e mesmo com danos aos órgãos internos: por exemplo, intoxicação do fígado);
- a prevenção da aterosclerose, em particular reduzindo o nível de colesterol ruim no sangue;
- aumentar as defesas do corpo, o que é especialmente importante durante o período de exacerbação sazonal de resfriados e doenças virais;
- afinamento do sangue e prevenção de trombose (a probabilidade de derrames e ataques cardíacos diminui);
- restauração do funcionamento normal do sistema respiratório, inclusive pela remoção intensiva do escarro durante a tosse;
- melhorar os processos metabólicos no corpo.
A última propriedade da bebida gengibre-mar-espinheiro é muito útil para o problema do excesso de peso, por isso é frequentemente incluída na dieta para perda de peso.
Quanto aos possíveis danos da bebida descrita, ela só ocorre se uma pessoa tiver reações alérgicas e outras contra-indicações, as principais das quais serão doenças graves ou patologias do trato digestivo. Também vale a pena se preocupar com o uso irregular de chá, porque o uso descontrolado de gengibre e espinheiro pode causar distúrbios no metabolismo do sal e problemas no estômago ou no trato urinário (devido a uma certa "agressividade" da raiz amarga do gengibre).
Como preparar chá de gengibre-mar-espinheiro
Existem muitas receitas para fazer bebidas saudáveis, porque toda dona de casa tenta encontrar a opção mais deliciosa e mais adequada para cozinhar. Ao longo dos muitos anos de uso de espinheiro e gengibre, muitos deles se reuniram, mas o método tradicional e a combinação dessas plantas com folhas perfumadas de menta ou erva-cidreira continuam sendo os mais populares. Às vezes, o chá é preparado com a adição de uma fruta pera e, se você acredita nas críticas, esse método merece atenção especial.
Clássico
Para preparar uma bebida tradicional de gengibre com espinheiro, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 colher de sopa. colher de bagas de espinheiro;
- 1 colher de chá de folhas grandes de chá preto;
- parte da raiz de gengibre, 1-2 cm de comprimento;
- mel ou açúcar de cana (a gosto);
- 250-300 ml de água.
Vídeo: chá de gengibre-mar-espinheiro
Para preparar um agente tônico e revigorante, você precisa vaporizar a quantidade indicada de chá da maneira usual e, assim que estiver bem administrado, adicione raiz ralada de gengibre, bagas de espinheiro raladas e mel (açúcar de cana) ralado. Essa bebida de chá será muito saborosa, sem mencionar suas propriedades de aquecimento, tônico e firmeza.
Importante! A quantidade indicada de chá é suficiente para uma única utilização, mas não adquira uma grande quantidade da bebida, pois é melhor usá-la fresca.
Com hortelã
O chá de gengibre-espinheiro-mar com a adição de hortelã é uma das opções mais comuns para a criação de uma bebida, portanto, não surpreende que a receita a seguir seja muito popular entre os conhecedores de infusões de ervas.
Nesse caso, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 colher de sopa. colher de frutos do mar espinheiro;
- 1 limão;
- 2 raminhos de hortelã;
- uma fatia de raiz de gengibre fresco;
- 1 colher de chá de qualquer tipo de chá;
- 2 cubos de gelo.
Como na versão tradicional de criar uma bebida, primeiro você precisa fazer chá e, em seguida, adicionar uma massa de vitamina de bagas de espinheiro, amêndoa, raiz de gengibre ralada e limão picado no liquidificador, para o qual um pouco mais de hortelã é jogado. Depois de misturar e filtrar completamente todos os componentes, é adicionado gelo e uma bebida é servida.
Com melissa
A Melissa aprimora perfeitamente o sabor do chá de espinheiro-gengibre-marinho e pode ser usada para criar o produto.
Para uma chaleira padrão, você precisará de:Você sabe O gengibre é um excelente antidepressivo de ação leve, capaz de normalizar o estado emocional e combater com sucesso condições depressivas. É possível equilibrar os processos de excitação e inibição usando a asparagina presente na planta.
- 5-15 g de folhas de erva-cidreira esmagadas;
- 100 g de purê de bagas de espinheiro;
- 1 pequena raiz de gengibre.
Com pêra
O uso de frutas para a preparação de chá aromático é uma prática de longa data; portanto, é lógico que o gengibre e o espinheiro marítimo combinem bem com frutos de pêra macios e aromáticos.
A criação dessa bebida será possível com os seguintes componentes:
- 100 g de frutos descascados de espinheiro;
- 1 colher de sopa. colheres de chá de chá preto;
- 50 g de açúcar;
- 1 pêra;
- um pedaço de raiz de gengibre, 1-2 cm de comprimento.
Primeiro de tudo, você precisa preparar chá preto e deixá-lo para infusão por 5 a 10 minutos. Durante esse período, triture as frutas do espinheiro, a raiz de gengibre e gengibre em um ralador fino e corte a pêra em cubos pequenos, sem descascar. Adicione os componentes restantes ao chá preparado e levemente resfriado, mexa tudo bem, após o qual você só terá que apreciar a bebida aromática.
Importante! Não jogue raiz de gengibre em água fervente. Em altas temperaturas, perde uma parte significativa de seus benefícios.
Contra-indicações
Apesar de todas as propriedades positivas da bebida gengibre-mar-espinheiro, não se deve excluir as possíveis conseqüências negativas de seu consumo.
- Isso envolve principalmente pessoas com:
- alta temperatura corporal (acima de + 38 ° C) no momento do consumo de chá, pois o efeito do aquecimento do gengibre pode aumentar ainda mais a febre;
- úlcera péptica na forma aguda ou crônica, com qualquer variedade de suas manifestações (o enorme conteúdo de ácidos orgânicos na composição das bagas de espinheiro marítimo apenas aumenta a produção de suco gástrico, e o gengibre é caracterizado por alta rigidez);
- urolitíase ou doenças crônicas da vesícula biliar (o menor aumento de acidez nesses distúrbios é contra-indicado);
- uma tendência a vários sangramentos (incluindo hemorróidas);
- violação do metabolismo do sal no organismo.
Além disso, você não deve se deixar levar com essa bebida e com tendência a reações alérgicas, desenvolvimento de escoliose ou osteocondrose e, com formas avançadas de doenças, é melhor não usar as plantas e produtos descritos com base nelas. Também é necessário ter cuidado com as mulheres durante a gravidez e lactação.
Caso contrário, com o uso adequado de chá de gengibre-mar-espinheiro, ele não poderá prejudicar o corpo, trazendo apenas benefícios à sua saúde. Portanto, eliminando todas as contra-indicações possíveis e seguindo claramente as recomendações da receita selecionada, você pode desfrutar com segurança de uma bebida saborosa e aromática.