As moscas-brancas e suas larvas podem reduzir significativamente o rendimento das culturas cultivadas em estufas, sugando sucos e enfraquecendo-as. Freqüentemente, no contexto de sua atividade, as doenças se desenvolvem em áreas danificadas. Considere como identificar a aparência das moscas-brancas a tempo e que medidas devem ser tomadas.
Mosca branca em estufa: como reconhecer sinais de danos
É muito importante detectar esta praga a tempo e impedir que ela se multiplique.
Descrição de pragas
As moscas brancas são semelhantes às mariposas brancas muito pequenas, embora na verdade pertençam à ordem dos semi-alados, como os pulgões. Atingem um tamanho médio de 1,5 mm e suas 4 asas parecem farinha branca em pó. As fêmeas são um pouco maiores que os machos e podem colocar de 50 a 300 ovos por ciclo, cada um com uma haste pequena. Primeiro, esses ovos são de cor amarela e depois escurecem, atingindo um tamanho de 0,3 mm. As larvas que eclodem passam por 4 estágios de desenvolvimento e se desenvolvem na imagem dentro de 18 a 30 dias.
Você sabe Em diferentes culturas, o tempo para a transformação de larvas em adultos varia - em pepinos, é de cerca de 18 a 19 dias, e em tomates, chega a quase 30 dias.
Na 1ª etapa, a larva se move e procura um local adequado para a alimentação. Quando ela adere ao local selecionado, ela começa a secretar um segredo ceroso que a ajuda a ganhar uma posição. Em seguida, muda e diminui ligeiramente de tamanho, perdendo a capacidade de se mover. Na 2ª etapa, já é semelhante a pequenas escalas. Quando a larva, na 3ª etapa, se transforma em ninfa, torna-se esverdeada e coberta com um revestimento semelhante a cera. No quarto estágio, ela forma asas, outras partes de seu corpo e órgãos crescem e sua nutrição cessa.
Natureza das lesões
É difícil considerar um inseto tão pequeno e suas larvas. Normalmente, as moscas-brancas são notadas quando já se multiplicaram e quando sacudidas por bandos voam das plantas.
Portanto, é muito importante prestar atenção aos seguintes sinais do aparecimento de moscas-brancas na estufa:
- as folhas começam a enrolar;
- ovos ou casulos desses insetos, larvas pequenas, revestimento de cera são visíveis na parte de trás da folhagem;
- fungo de fuligem, que aparece como resultado da vida das larvas;
- pequenos furos aparecem na superfície da folha;
- os ovários caem ou escurecem.
Métodos de Controle de Pragas
Existem muitas ferramentas e métodos para destruir moscas brancas.
Remédios populares
Esses remédios são bons quando o inseto ainda não se multiplicou e como um aviso da aparência.
Importante! Ao pulverizar de pragas, você deve sempre prestar atenção na parte inferior das folhas.
Para remover moscas-brancas, use esses remédios populares:
- Amoníaco. Retire da farmácia 35 ml de solução de amônia alcoólica (10%) e dissolva-a em um balde de 10 litros. Pulverize as plantas na estufa a cada 3 dias até que o inseto desapareça. Esses tratamentos só podem ser realizados antes da floração ou no seu início.
- Infusão de alho. 5-6 dentes de alho picados são vertidos com um litro de água e incubados por 5 dias. O produto resultante é diluído à taxa de 10 g / 1 litro de água e todas as plantas de estufa e o solo são pulverizados com ele. São realizadas 3 pulverizações uma vez por semana. Essa solução também é boa para uso profilático.
- Tabaco. Compre e esmague cigarros baratos em um pacote. Em seguida, despeje-os com um litro de água fervente e insista 5 dias. Pulverize as culturas em estufa a cada 3 dias até que a praga desapareça. Também é útil polvilhar o solo em abrigos de estufa com uma mistura de cinzas e poeira de tabaco.
- Sabão em pó. Faça uma solução a partir do cálculo - 1 tabela. colher de aparas de sabão em 1 litro de água e esfregue ou pulverize-as com plantas. Toalhetes de sabão são bons para pequenas estufas ou para plantas ornamentais de interior.
- Frasco do dente-de-leão. Moer 5-6 arbustos de dente de leão, juntamente com rizomas e vapor com um litro de água fervente. Insista até esfriar e coe para processar culturas em estufa.
Você sabe Existem produtos biológicos eficazes que ajudam a se livrar de pequenas pragas de insetos. Por exemplo, o produto biológico "Verticilina" contém esporos de um fungo parasita que destrói ovos e larvas de mosca branca, mas é completamente inofensivo a seres humanos e animais.
Mecânico
Alguns jardineiros não gostam de usar produtos químicos para controlar pragas e estão dispostos a gastar muito tempo para combater insetos nocivos. Para esse fim, as borboletas são derrubadas com um jato de água e depois limpam a planta com uma esponja umedecida em uma solução de sabão. Atenção especial deve ser dada à parte de trás das folhas - é onde você encontra ovos postos por insetos, larvas e revestimento pegajoso. Depois disso, cavando o solo. Alguns fãs com um grande número de insetos voadores primeiro os colecionam com um aspirador de pó e depois tomam outras medidas.Outro método mecânico para controlar as moscas-brancas é o uso de armadilhas de cola. Esses dispositivos são melhores para escolher uma cor amarela brilhante. Essa cor atrai muito os insetos. Armadilhas de cola podem ser compradas em qualquer loja de jardinagem, ou você pode fazer isso sozinho. Para esse fim, os espaços em branco retangulares são cortados de madeira compensada ou outro papel grosso. Em seguida, eles são pintados de amarelo e, depois que a tinta seca, uma camada adesiva é aplicada.
O mel com resina, vaselina, óleo sólido ou cola de pequenos roedores é adequado como adesivo. As armadilhas são presas aos suportes instalados ou ao teto, suspensos por cordas na parte superior do patamar. À medida que as plantas crescem, as armadilhas aumentam mais. Depois que o retângulo pegajoso é preenchido com pragas, eles são limpos e a camada pegajosa é atualizada. Para melhorar o efeito de tais dispositivos, plantas ou arbustos precisam ser sacudidos. Pragas preocupadas voam e caem na armadilha, voando em uma cor brilhante.
Químico
Se a mosca branca se expandiu demais, é melhor exterminá-la com a ajuda de meios químicos, uma vez que já há pouco tempo para salvar a colheita. Mas vale a pena considerar que esta praga desenvolve rapidamente imunidade contra os efeitos de um determinado agente químico. Portanto, os medicamentos utilizados não devem ser reutilizados, devem ser alternados com outros meios. Considere os medicamentos mais eficazes:
- Karbofos. A solução para processamento é preparada com base na proporção de 10 ml por balde de 10 litros. Esse volume de líquido é suficiente para processar 10 m² de área de plantio.
- Diclorvos. Pode ser usado contra esta praga para plantar pepinos e tomates. Mas para verduras (endro, salsa, cebola, coentro, salada), essa ferramenta não pode ser usada. Você pode pulverizar "Diclorvos" antes de plantar mudas para reduzir os riscos desses insetos. O processamento é realizado 2 vezes com um intervalo de 14 dias.
- Aktara. Este inseticida contém um veneno chamado tiametoxam. Entra na seiva das plantas e os insetos que se alimentam morrem. "Aktoy" pode ser pulverizado e regado. Uma solução para pulverização é preparada desta maneira - 8 g por 10 litros de líquido. Esse volume é suficiente para processar 10 m². Para irrigar, tome 1 g da droga por 10 l de balde de água.
- "Comandante". Agente químico muito eficaz. Eles também realizam o processamento de terras com desembarques. Uma solução para pulverização é preparada com base nas proporções recomendadas - 5 ml de meios químicos por 10 litros de um balde de água. É o suficiente para realizar o processamento de 50 a 100 m². Para regar, basta 2 g por 10 l de líquido. Esta ferramenta permite que você esqueça a mosca-branca por 2-4 semanas. De acordo com as instruções, os frutos podem ser consumidos o mais tardar 5 dias após o processamento.
Importante! Ao usar produtos químicos, é necessário usar roupas de proteção, proteger o sistema respiratório e os olhos. Certifique-se de seguir rigorosamente as instruções e seguir os padrões recomendados, pois excedê-los pode afetar negativamente a colheita.
Métodos preventivos
Qualquer problema é melhor prevenir do que resolver mais tarde. Para evitar o aparecimento de moscas-brancas na estufa, os jardineiros recomendam seguir as seguintes regras:
- Depois de coletar toda a colheita no outono, é necessário remover cuidadosamente os restos da vegetação, descartá-los (queimar) e cavar o solo. Toda a estrutura da estufa é desinfetada com cal e outros desinfetantes. Todo o inventário também é tratado com desinfetantes.
- É necessário realizar a desinfecção do solo. Normalmente, esse procedimento é realizado com sulfato de cobre (100 g / 5 l), no máximo 1 vez em 3 anos.
- No período frio, quando ocorre geada, é aconselhável deixar a estufa congelar. Para esse fim, abra todas as janelas e portas. A neve deve ser removida. Graças à geada, todos os rostos de pragas de insetos que poderiam sobreviver com calma no inverno, escondidos no solo, morrerão.
- É necessário evitar plantações densas, ou seja, não plante plantas muito próximas umas das outras.
- Nos corredores, você pode plantar chagas, que emite substâncias inaceitáveis para o inseto no ar.
- Se possível, recomenda-se congelar bem a estufa. Caso contrário, fume com fumaça de tabaco no outono e na primavera.
- Atraia inimigos biológicos de moscas-brancas, comendo pequenos insetos - joaninhas e amarras. Para atraí-los, os malmequeres são plantados ao lado das culturas.
Você sabe A mosca branca do tabaco (algodão) é um objeto de quarentena. A importação de plantas com a presença desses insetos é proibida no território da Federação Russa por ordem do Ministério da Agricultura de 2007. Esta praga é portadora de cerca de 100 doenças virais das plantas e pode causar 100% de morte da colheita.
Durante o período de crescimento das plantas, ventile a estufa para que o ar fresco chegue regularmente, não exista excesso de umidade e alta temperatura. É necessário inspecionar periodicamente as plantas das estufas quanto a danos causados por uma mosca branca e não se esqueça de olhar sob a superfície inferior da folhagem. Se for detectado, medidas apropriadas devem ser tomadas.