A artrite gotosa é uma doença caracterizada por fortes sintomas de dor nas extremidades e é difícil de tratar. Sobre se as frutas da berinjela podem facilitar o curso desta doença e qual a eficácia, leia o artigo.
É possível comer berinjela com gota?
Portanto, é claro que, para combater a gota, é necessário limitar a ingestão de alimentos ricos em purinas e, inversamente, aumentar a ingestão de alimentos que ativam a excreção de ácido úrico. A este respeito, a berinjela compara favoravelmente.Eles contêm muito poucas purinas, que para cada 100 g de produto são apenas 8 g. Além disso, a berinjela estimula a excreção de urato de sódio no organismo. O duplo efeito positivo das frutas de berinjela nos pacientes que sofrem de artrite gotosa torna esse vegetal, quando adequadamente preparado e consumido com sabedoria, um produto desejável na dieta gotosa.
Você sabe As berinjelas brancas como a neve estão se tornando cada vez menos exóticas, se introduzindo ativamente nos canteiros de um número crescente de cultivadores de vegetais. A crescente popularidade dessa espécie é explicada por suas altas qualidades de consumo, que são polpas macias, falta de amargura, uma pequena quantidade de sementes e uma casca fina.
Composição química e teor calórico
A berinjela é um produto de baixa caloria, contendo 100 g de apenas 24 kcal. Os mesmos 100 g contêm:
- proteínas - 1,25 g;
- gordura - 0,12 g;
- carboidratos - 4,57 g;
- água - 92 g;
- fibra alimentar - 2, 6 g.
- cálcio
- potássio;
- magnésio
- alumínio;
- fósforo;
- cloro;
- sódio;
- flúor;
- enxofre;
- molibdênio;
- zinco;
- ferro;
- iodo;
- cobre;
- manganês;
- cobalto.
A composição vitamínica do fruto da berinjela é expressa:
- tiamina (B1);
- riboflavina (B2);
- piridoxina (B6);
- ácido fólico (B9);
- beta-caroteno (um precursor da vitamina A);
- ácido ascórbico (C);
- ácido nicotínico (PP).
- aminoácidos essenciais e intercambiáveis;
- gorduras saturadas e insaturadas;
- bases de purina;
- flavonóides;
- polifenóis.
Propriedades da berinjela para o corpo humano
Como qualquer produto, as frutas da berinjela têm seus lados positivos para o corpo humano e alguns aspectos negativos relacionados principalmente ao estado de saúde humana.
Você sabe A berinjela, que chegou a quase todas as cozinhas do mundo todo, é um ingrediente indispensável em mais de cinquenta receitas culinárias.
Benefício
- Os efeitos benéficos da berinjela sobre:
- o sistema ósseo, no qual, além de aliviar a gota, eles também inibem manifestações de osteoporose, degradação óssea, fortalecimento do tecido ósseo;
- o sistema cardiovascular, cuja condição é melhorada através da limpeza das beringelas sanguíneas do colesterol ruim, que evita o aparecimento de aterosclerose, reduz a pressão sanguínea, evita o aparecimento de varizes e evita derrame;
- o sistema nervoso e o cérebro, estimulando a circulação cerebral, normalizando a atividade nervosa, melhorando a memória e inibindo distúrbios mentais relacionados à idade;
- a condição do fígado, que, através dos antioxidantes presentes na berinjela, é protegida das toxinas;
- o trato gastrointestinal, melhorando o peristaltismo, estimulando a secreção gástrica;
- o sistema imunológico, fortalecendo-o e inibindo a propagação de radicais livres no corpo;
- pele e cabelos, graças à presença de antioxidantes, impedindo o aparecimento de rugas prematuras na pele e fortalecendo os cabelos, além de estimular a eliminação de líquidos do corpo, eliminando o edema.
Possíveis danos e contra-indicações
Primeiro de tudo, você não pode comer pratos de berinjela para pessoas com intolerância individual a vegetais, bem como para crianças menores de 3 anos.
- Além disso, este produto não deve ser usado:
- na presença de problemas com o gastrointestinal, como gastrite e úlceras;
- durante inflamação aguda no pâncreas;
- com doenças da artrite e na presença de processos inflamatórios nas articulações;
- com baixa concentração de ferro no sangue;
- se pedras nos rins forem encontradas.
Normas de uso
Os frutos da berinjela não apenas contêm uma pequena quantidade de purinas, responsáveis pela produção de ácido úrico, o que, por sua vez, leva à formação de gota, mas também ativam a eliminação desse ácido do organismo. No entanto, existe um segundo lado da moeda.Na berinjela, o ácido oxálico está presente, o qual é convertido no mesmo urato de sódio, ou seja, o ácido úrico. Ao estimular a excreção de ácido úrico externo do corpo, o vegetal adiciona simultaneamente uma pequena quantidade própria ao mesmo organismo. Portanto, ainda sendo um produto bastante útil para a gota, a berinjela lhes é mostrada em quantidades limitadas.
Importante! Para um adulto e uma pessoa saudável, para obter a quantidade certa de substâncias úteis, basta consumir 200 g de berinjela por dia.
Como usar berinjela para a gota
Com a gota, é altamente recomendável beber suco de berinjela jovem e fresca. Para fazer isso, a berinjela é liberada da casca, esfregada em um ralador e espremida. Beber suco deve ser meio copo três vezes ao dia antes das refeições.
Útil para a gota e o famoso caviar de berinjela. Para prepará-lo, você precisará de:
- berinjela frutas - 1 pc .;
- tomate - 2 peças .;
- cebolas - 1 pc .;
- dentes de alho - 3 peças .;
- óleo vegetal - 100 ml;
- especiarias a gosto;
- sal de mesa - a gosto.
- Os produtos lavados são triturados em pequenas fatias.
- Em seguida, eles são colocados em um óleo vegetal bem aquecido em uma panela.
- Durante um terço de uma hora, eles são cozidos com agitação constante.
- Quando os legumes começam o suco, alho picado, sal e temperos são adicionados a eles.
- Em seguida, o caviar definha por mais 5 minutos, após os quais o produto está pronto para uso.
- Corte em círculos de até 1,5 cm de espessura.
- Secar por vários minutos em um forno a uma temperatura de 100 ° C.
- Em seguida, amarrei e pendurei em um local fresco e seco.
- Frutas secas de berinjela são cozidas no vapor em água fervente.
- A área problemática do corpo é limpa com uma solução de refrigerante preparada à taxa de 12 g de bicarbonato de sódio por 0,5 l de água quente.
- Aplique berinjela no vapor na área tratada, amarrando este local com um lenço de lã.
- Após 3 horas, a área do problema é lavada com água fria e tratada com óleo vegetal.
Importante! Recomenda-se aos pacientes que sofrem de artrite gotosa que usem apenas berinjela cozida ou cozida, evitando fritar de todas as formas possíveis, que, entre outras coisas, absorvem a quantidade máxima de óleo. Como resultado, o produto perde muitas de suas qualidades curativas e se torna prejudicial.
Frutos de berinjela adequadamente preparados e com consumo moderado podem não apenas mitigar a progressão da doença gotosa, mas também podem retardar seu desenvolvimento.