O pimentão é considerado uma cultura bastante caprichosa, que geralmente é afetada por infecções. A luta contra a doença deve começar imediatamente após a descoberta dos primeiros sinais. O artigo identifica os problemas mais comuns que ocorrem durante o cultivo de pimentão.
Doenças da pimenta do sino e seu tratamento
Esta cultura está doente com doenças virais, bacteriológicas e fúngicas (na maioria das vezes devido a uma violação da técnica de cuidado da cultura). Primeiro, eles estabelecem a causa e depois tomam medidas.
Fungo
Este grupo de doenças é o mais comum. Os esporos de fungos são tenazes, podem ocorrer após 3-15 anos na presença de condições favoráveis. Transmitido por pragas, pelo ar, por microorganismos.
A principal medida preventiva contra doenças fúngicas é a estrita observância de técnicas agrícolas para o cultivo.
Importante! Em caso de derrota por várias espécies de cogumelos, o arbusto é imediatamente removido do jardim e queimado.
Perna preta
A doença aparece como resultado da atividade de fungos que vivem na camada superior do solo e se alimentam de resíduos orgânicos.
As plantas podem adoecer pelos seguintes motivos:
- mudança repentina, flutuações de temperatura;
- alagamento do solo;
- falta de luz;
- espessamento de desembarques;
- molhar com água gelada;
- solo pesado com alta acidez.
O fungo infecta apenas brotos jovens e não é perigoso após o aparecimento de 2-4 folhas verdadeiras. Se uma perna preta se formar, mudas cultivadas podem ser afetadas.
O próprio nome fala dos principais sinais desta doença: o caule do fundo escurece, decai e depois seca.
Para combater a doença, as mudas afetadas são removidas. As mudas são tratadas com "Fitosporin", "Barreira" ou "Bactofit". Solução de sulfato de cobre, oxicloreto de cobre, líquido de Bordeaux, permanganato de potássio efetivamente combate o fungo.
Podridão cinzenta
É formado na zona basal das mudas. É expressa como uma fina película branca na base do caule em todas as fases da maturação da planta, bem como manchas cinza putrefativas.Uma das razões para o desenvolvimento da doença é o excesso de umidade. Na estação chuvosa, a umidade do ar pode exceder 80%, e o aparecimento de podridão cinzenta afeta plantações muito espessas, violação do regime de temperatura (abaixo de + 15 ° C) ou predecessores que sofrem da mesma doença.
Você sabe A severidade da pimenta é medida de acordo com a tabela Scovilla. O pimentão tem uma gostosura na faixa de 0 a 100 pontos. Pimenta de Caiena - 30.000 a 50.000 unidades. A variedade Carolina Reaper é considerada a mais aguda, cujo nível de aderência atinge 2.200.000 pontos.
Para tratar a doença, todas as plantas afetadas são removidas e as demais são tratadas com uma solução baseada em alho ou flechas de alho. A mistura é preparada desta maneira: são cortados 100 g de dentes de alho, são adicionados 50 ml de óleo vegetal e 6 ml de sabão líquido. A suspensão insiste 24 horas. Essa massa é diluída com água (2 colheres de sopa. Por 1 litro de água) e as plantas são pulverizadas.
Se houver uma necessidade urgente de tratamento contra a podridão cinzenta, arbustos saudáveis são polinizados com comprimidos ou giz de carvão triturados. É permitido tratar pimenta com Fitosporina, Barreira ou fungicidas.
Cladosporiose
O segundo nome da doença é manchas marrons. Todos os fragmentos de pimenta são afetados: folhas, ovários, pedúnculos.
Os principais sinais de cladosporiose:
- manchas verdes claras com um toque de mofo no lado interno das folhas (principalmente na camada inferior);
- manchas verdes ou marrons escuras na parte externa da folha;
- danos nas folhas ocorrem rapidamente de cima para baixo;
- folhagem desbota e murcha.
A cladosporiose é transmitida através do solo, uma ferramenta de trabalho e os restos de plantas. Através da semente, a doença não é transmitida.Você sabe Pimentão, como chocolate, contém endorfina. Somente os benefícios do vegetal são uma ordem de magnitude maior: é menos nutritivo e mais fortificado.
Nos sintomas iniciais da doença, as plantas são pulverizadas com cupricol (este é um fungicida) ou outro agente à base de cobre.
Se a doença surgir durante o amadurecimento da fruta, não são recomendadas preparações químicas. É melhor usar remédios populares: 1 xícara de alho picado, diluir em 3 litros de água e repousar por 10 dias. Antes do uso, 1 xícara da suspensão resultante é diluída em um balde de água e pulverizada sobre pimenta.
Praga tardia
Na maioria das vezes afeta variedades tardias. A doença geralmente se desenvolve no final do verão, quando está quente o suficiente durante o dia e frio à noite. A praga tardia afeta os caules e folhas da planta. Não é difícil determinar o problema: grandes manchas marrons aparecem nas bordas da folha e um revestimento branco aparece na parte traseira da placa, que contém os esporos do patógeno.
As plantas infectadas secam rapidamente, os frutos apodrecem e escurecem (os sinais aparecem mesmo na colheita). Na maioria das vezes, o patógeno entra na lavoura a partir de plantações de batata próximas.
Para a questão de como tratar a praga tardia e se existem métodos eficazes, a resposta é sim. Você pode lidar com o problema pulverizando medicamentos à base de cobre. As plantas são tratadas a partir do momento em que os primeiros sinais aparecem (com uma frequência de 2-4 vezes em 1-2 semanas).
Entre os produtos químicos eficazes contra a praga tardia são considerados: "Oksikhom", "Alirin-B", "Barreira", "Barreira".
Importante! A resistência à praga tardia aumenta a cobertura de fósforo-potássio.
Oídio
Ela raramente afeta as mudas e aparece principalmente em condições de superaquecimento do solo e espessamento. Você pode determinar a doença pelos pontos esbranquiçados nas folhas. Mais tarde, a placa se deforma. Se a luta não começar a tempo, toda a planta é infectada, o mato seca e morre. É destruído, o solo é tratado com uma solução de manganês e os arbustos restantes são pulverizados com fungicidas (por exemplo, Ridomil Gold).
Podridão branca
A infecção ocorre através do solo, e a infecção em si a uma temperatura de + 12 ° C a + 15 ° C se espalha rapidamente.
Os estimulantes fúngicos podem ser:
- flutuações bruscas de temperatura;
- alta umidade;
- super saturação do solo com nitrogênio;
- falta de ar.
Os principais sintomas da lesão são:
- murchamento da parte superior;
- as folhas ficam descoloridas, aquosas e cobertas por uma camada esbranquiçada;
- o caule apodrece na zona basal;
- escleródios pretos do fungo aparecem dentro do caule.
Importante! O tratamento de plantas com fungicidas de podridão branca é realizado apenas antes da frutificação e após a colheita.
A infecção deve ser combatida de forma abrangente, incluindo práticas agrícolas, métodos populares e produtos químicos. As áreas infectadas são cortadas e tratadas com uma mistura de giz triturado e solução de permanganato de potássio.
Do uso de drogas acabadas:
- sulfato de cobre;
- Pico de Abiga;
- Líquido de Bordeaux;
- "Oksikhom".
Bacteriano
Tais distúrbios são causados por bactérias que infectam plantas de várias maneiras.
Manchas pretas
Um distúrbio que ocorre raramente, que afeta mudas jovens e apenas folhas abertas. No início da doença, manchas pretas individuais são visíveis nas mudas, mas com o tempo seu número aumenta. Se você não combater a mancha, a planta morrerá.
As causas das áreas problemáticas são plantações espessadas, solo contaminado e uso de sementes de baixa qualidade.
Como medida preventiva, recomenda-se regar a terra com uma solução de manganês rosa escuro e tratar periodicamente as plantações com Fitosporina, e os arbustos infectados devem ser queimados.
Câncer bacteriano
A doença afeta mudas que crescem em ambiente de estufa. Sua reprodução é promovida por um nível de umidade constantemente elevado, altas temperaturas (+ 25 ° C- + 35 ° C), plantio excessivamente apertado e rega excessiva. A bactéria é transmitida através de ferramentas de trabalho, mãos e insetos.
O câncer bacteriano afeta folhas, brotos e frutas. Áreas marrons escuras de forma anômala aparecem nas áreas infectadas, no meio com uma cor mais clara. Posteriormente, as manchas são combinadas em um ponto contínuo de 1 a 3 cm de tamanho, de forma alongada. Tudo é coberto com uma crosta.Importante! Nos complexos de estufa onde a doença foi observada «câncer bacteriano», na entressafra, o solo é descontaminado ou completamente substituído.
Antes de iniciar a luta, tratam-se arbustos saudáveis: todas as manhãs são pulverizados com compostos contendo cobre (vitriol, cupricol). Em seguida, as plantas afetadas são removidas.
Podridão bacteriana
Esse microorganismo afeta todos os segmentos de pimenta: frutas, folhagem, raízes, caules. Vazando para o sistema vascular, as bactérias os obstruem, levando comida de partes únicas da pimenta. Como resultado, os galhos primeiro murcham e depois todo o arbusto.
Os principais sintomas da podridão bacteriana:
- descoloração do caule;
- brotos ocos;
- clorose (clorofila reduzida) e necrose foliar;
- a aparência perto dos caules das áreas aquosas deprimidas de um tom marrom.
Para prevenção, é necessário desinfetar o solo, limpar completamente a área com resíduos de plantas e conservar em conserva. Se essas medidas forem negligenciadas, a colheita futura será perdida.Você sabe América é considerada o berço do pimentão. Lá, essa planta cresce na forma de arbustos perenes e não requer cuidados especiais.
Não existem tratamentos específicos para a podridão bacteriana. As plantas doentes limpam e desinfetam completamente o solo usando boro, manganês e sulfato de cobre.
Viral
Este tipo de doença é geralmente transportado por insetos. Para doenças virais, são características a formação de manchas nas folhas, a patologia no desenvolvimento da planta e a aquisição de uma aparência dolorosa. Murchar não é observado, mas é necessário lidar com a doença. Caso contrário, você pode perder a colheita.
Stolbur
A pimenta afetada fica amarela, os frutos crescem pequenos e têm uma forma anormal. A causa da doença são insetos que, bebendo suco de uma planta, transmitem o vírus colunar.
A doença é detectada pelos seguintes sintomas:
- secar folhagem;
- forma não natural de frutas;
- inibição do crescimento das plantas;
- folhas amareladas.
Fertilizantes complexos também serão úteis, o que aumentará as forças imunológicas da planta. Se a pimenta é cultivada em casa de vegetação, o solo é tratado com uma "barreira" ou "barreira".
Mosaico de tabaco
O agente causador desta doença é o vírus do mosaico do tabaco. Um patógeno é perigoso, com alta infecciosidade e resistência (sob condições adequadas, permanece viável por 50 anos).
No início, a doença é detectada na forma de necrose venosa e no aparecimento de um mosaico nas folhas, que se espalham rapidamente por toda a superfície e inibem o crescimento da pimenta. O vírus é transmitido por insetos sugadores e carrapatos e, em condições de estufa, a infecção pode ocorrer através do inventário.Importante! As perdas de safra podem chegar a 90%.
Para prevenir a doença, recomenda-se aderir às regras de cultivo e, antes do plantio, aquecer as sementes a uma temperatura de + 70 ° C. O solo antes do plantio pode ser tratado com extratos de suco de aloe e a partir das preparações - "Chrysomalom".
Pragas e controle de pimentão
Juntamente com as doenças, as pragas às vezes causam enormes danos à pimenta, portanto devem ser identificadas em tempo hábil e a luta deve começar o mais cedo possível.
Pulgões
Este é um pequeno inseto perigoso. Sempre existe muito, o pulgão causa um dano tremendo, afetando todas as partes da planta: caule, flores, folhas.
Se esta praga apareceu na estufa ou no jardim, as plantas devem ser tratadas com urgência com inseticidas instantâneos (“Karbofos”, “Decis”, “Celtan”). Dosagem - 1 colher de sopa. eu fundos para um balde de água. Pulverizado antes de os botões serem abertos e depois. Durante o período de maturação, os pimentões não são pulverizados.
Um remédio popular baseado em pó de tabaco ou cinzas vegetais provou-se bem. As cinzas são criadas em um balde de água quente e insistiram dia. Antes de usar, a solução é filtrada, adicione sabão líquido para colar e mexa. Pimenta processada pela manhã, antes do calor.Você sabe As formigas negras são responsáveis pela reprodução dos pulgões. Esses insetos são considerados pastores de pequenas pragas. Portanto, você precisa lutar não apenas com pulgões, mas também com formigas.
Carrapatos
Praga não menos perigosa que bebe o suco das plantas, provocando a queda de folhas, frutas e flores.
Para o tratamento, é utilizada uma composição à base de cebola ou alho. Um copo de matéria-prima é misturado com sabão líquido (10-15 g), folhas de dente de leão e diluído em um balde de água. A composição é insistida, filtrada e pulverizada com a pimenta afetada.
Na luta contra os carrapatos, lixívia (200 g por balde de água padrão), solução de sabão e preparações prontas (Fufanon, Fitoverm, Actellik, Iskra Bio, Karbofos, Fosbetsid) são adequadas.Slug
Esses moluscos se deleitam com os frutos cultivados. Se as lesmas não forem eliminadas, elas podem destruir toda a colheita. Essas pragas infectam os arbustos para que apodreçam e morram.
Os produtos químicos raramente são usados contra lesmas - esses moluscos podem ser criados de maneira mais suave. O mais simples é a construção de uma cerca ao redor da planta. Um poço é erguido a partir de uma mistura de areia e cal. As lesmas não podem superar esse obstáculo porque as queima. As lojas vendem o medicamento acabado contra lesmas - “Arrow”.
Os jardineiros que seguem uma fórmula natural de controle de pragas recomendam que o solo seja tratado com substâncias em chamas (pimenta do reino, mostarda). Entre os arbustos, você pode plantar salsa (esse tempero realmente não gosta de marisco). Também é aconselhável derramar borra de café e polvilhar com serragem por cima.Medidas preventivas
O problema é mais fácil de prevenir do que lidar com isso mais tarde. Isso também se aplica ao cultivo de pimentas. É por isso que é necessário prevenir várias causas que contribuem para a infecção da planta.
A medida mais eficaz é a estrita observância dos regulamentos agrícolas, incluindo:
- Rotação correta da colheita. Os vegetais são plantados em áreas onde as culturas desta família não cresceram antes. Pimentas não são cultivadas em canteiros onde batatas ou tomates foram cultivados na última temporada.
- Preparação de sementes. As sementes são colhidas somente de fornecedores confiáveis e devem ser descontaminadas antes do plantio. As sementes são mantidas em uma solução de manganês por 15 a 20 minutos e 10 horas (pelo menos) - em uma ferramenta especial (o zircão é adequado).
- Colocação correta de mudas. Após o plantio em campo aberto, as mudas sofrem estresse nas primeiras 2 semanas. Para evitar imunidade, as mudas são pré-temperadas. É possível transferir mudas para uma área desprotegida após o estabelecimento de clima quente, o solo aquece. Ao plantar, as mudas são colocadas rasas para não danificar o pescoço da raiz.
- Conformidade com a rega. A temperatura e a umidade ideais são mais fáceis de manter em condições de estufa. A atenção à rega em um espaço desprotegido pode impedir a formação de podridão.
- Fornecendo calor e luz. Como o pimentão é uma cultura que adora o calor, ele sofre noites frias.Para criar condições favoráveis, as camas são colocadas em áreas ensolaradas e, quando a temperatura cai, os arbustos são cobertos com um filme à noite.
O pimentão tem inimigos suficientes, mas todos os problemas são mais fáceis de prevenir do que curar. Seguindo todas as recomendações, é bem possível obter uma colheita decente no jardim.