Os recém-chegados à jardinagem podem enfrentar o fato de que os pepinos que plantaram não crescem. O problema pode surgir em diferentes períodos de desenvolvimento: na fase de mudas ou mudas, durante a floração ou frutificação. Plantas plantadas em estufa e em campo aberto podem parar de crescer. Abaixo estão as razões pelas quais os arbustos de pepino pararam de crescer e são fornecidas dicas sobre o que fazer nessa situação.
Por que os pepinos crescem mal: as principais razões
Na maioria das vezes, os pepinos não crescem ou não começam a dar frutos quando as regras da tecnologia agrícola são violadas ao plantar ou cuidar da colheita.
Os erros incluem:
- plantar sementes de baixa qualidade ou despreparadas;
- solo pobre;
- local de pouso errado;
- iluminação insuficiente;
- violação do regime de irrigação;
- doenças e insetos.
Considere cada motivo.
Você sabe Pepinos equatorianos atingem o tamanho de um melão.
Solo ruim
Em todas as fases da estação de crescimento, os pepinos precisam de terras férteis das quais recebem nutrientes. Solo ácido e não nutritivo não é adequado e precisa de preparação preliminar. É necessário neutralizar a acidez e adubar no outono, durante a escavação do local. Se isso não for feito, as mudas não germinarão ou crescerão muito lentamente.É improvável que essas plantas produzam frutos ou serão pequenas e feias. O solo na estufa pode ser ruim para a cultura do pepino, se não for atualizado por um longo tempo. Além disso, você não pode plantar pepinos em um site de ano para ano. O solo está esgotado e fica pobre em nutrientes, acumulando doenças perigosas e larvas de insetos nocivos.
Você sabe Os europeus adoram pepinos macios e chamam de "pepinos russos".
Falta de iluminação
A cultura do pepino é fotofílica. Especialmente na necessidade de muita luz solar durante o crescimento de mudas. A falta de iluminação pode ser determinada pelos brotos fracos e alongados nos quais as folhas ficam amarelas.Esses sinais são observados nas mudas, cujas caixas estão em um local com pouca iluminação, por exemplo, não em um peitoril da janela ensolarada. As plantas também não têm luz quando plantadas densamente. Eles se obscurecem e, portanto, crescem lentamente.
Mau plantio de sementes
Se nem todas as sementes plantadas brotam e não crescem mais ou se desenvolvem, mas lentamente começam a frutificar, provavelmente a razão está no material de plantio de baixa qualidade.
As sementes podem ser chamadas de ruins:
- oco e estéril;
- armazenado em más condições;
- infectado com doenças e não gravado com fungicidas;
- coletado no ano passado.
Importante! A partir de sementes anuais, crescem arbustos, que dão muitas flores masculinas ou vazias. Os mais férteis são 3–4 anos de idade.
Aterragem errada
Os erros do jardineiro incluem o não cumprimento das regras para semear e plantar mudas.
O desembarque está incorreto se:
- as sementes são aprofundadas em mais de 2 a 2,5 cm, e é por isso que as mudas aparecerão mais tarde do que o esperado ou nem mesmo;
- as plantas em estufa ou em campo aberto crescem densamente e se obscurecem, impedindo o acesso da luz solar e do ar fresco; portanto, são fracas, alongadas, jogam muitas flores estéreis, ou seja, flores masculinas;
- o local de pouso está na sombra (sob as árvores) e os arbustos não têm luz;
- em uma estufa onde não há acesso a insetos, não crescem autopolinizados (partenocarpicos), mas polinizados por abelhas - os ovários não são formados.
Modo de rega errado
Pepino é uma cultura que ama a umidade. Pode ficar seriamente danificado se você ignorar as regras de rega.
Os seguintes distúrbios podem retardar o crescimento das plantas:
- o excesso de umidade leva a atrofia, deterioração do sistema radicular e morte do mato;
- umidade insuficiente (menos de 2 vezes por semana), na qual o solo seca fortemente, interrompe o desenvolvimento de plantas jovens e adultas, elas secam, as folhas ficam amarelas e os ovários resultantes caem muito pequenos;
- molhar com água fria pode levar a doenças fúngicas;
- método de rega inadequado: um forte fluxo de água de uma mangueira expõe o sistema radicular, privando-o de proteção e nutrientes do solo.
Doenças e pragas
Os pepinos podem parar repentinamente de crescer, assim como parcial ou completamente se livrar de estufas devido a doenças (oídio, antracnose) ou pragas atacadas (ácaro, pulgão). Jardineiros iniciantes podem não determinar imediatamente por que as plantas não crescem. Quando os sinais da doença se tornam aparentes, é tarde demais para iniciar o tratamento.
O que eu preciso fazer?
Existem muitas razões pelas quais os pepinos não se desenvolvem bem, florescem e dão frutos. Após determinar o diagnóstico exato, você precisa agir imediatamente para salvar a situação.
Ações recomendadas:
- O solo para pepinos deve ser preparado com antecedência. Como alimentar: no outono, durante a escavação, adicione matéria orgânica (turfa, húmus ou fezes de frango) e, na primavera, 2 semanas antes do plantio - fertilizante mineral nitrogenado (uréia). Alguns jardineiros já fertilizam quando plantam diretamente nos buracos. Na estufa, o solo antigo deve ser substituído por novo: remova uma camada de 20 centímetros de terra, despeje o solo fértil, um pouco de areia, húmus e escavação.
- As sementes devem ser colhidas secas e não no ano passado, mas permaneceram de 3 a 4 anos. Ao selecionar o material de plantio, é preciso prestar atenção à aparência: do mesmo tamanho e cor, sem danos e vestígios de mofo. É aconselhável preparar até belas sementes para o plantio: desinfetar com uma solução de permanganato de potássio ou um agente fungicida, tratá-lo com um estimulante de crescimento e brotar em uma toalha molhada. Se as sementes ainda estiverem frescas, seu aquecimento estimulará o florescimento das flores femininas, e não masculinas.
- Siga as regras de desembarque: não plante no mesmo local, escolha uma área ensolarada, mantenha a distância mínima entre as mudas pelo menos 20 cm.
- Defina o modo de rega correto: a cada 2-3 dias, mas pelo menos 2 vezes por semana. Se as plantas congelarem devido ao alagamento, é necessário adiar a rega por vários dias até que o solo seque completamente. É importante que a rega: somente com água morna e sedimentada. Também é impossível derramar com uma corrente forte de uma mangueira diretamente sob a raiz. A opção ideal é a irrigação por gotejamento.
- Para qualquer perturbação do crescimento (existem muitos arbustos, mas eles não crescem, ou os frutos estão amarrados, mas crescem mal), é necessário examinar cuidadosamente cada planta em busca de sinais de doença ou presença de pragas. Se pelo menos um dos sintomas suspeitos for encontrado, você deve tratar imediatamente todos os arbustos com remédios químicos ou populares.
Importante! Se for constatado que uma variedade polinizada por abelhas foi plantada em estufa, a polinização artificial deve ser realizada: toque uma flor vazia (flor masculina) com uma escova macia e depois transfira o pólen para uma flor feminina (com uma pitada de ovário).).
Medidas preventivas
A prevenção é uma tecnologia agrícola adequada:
- planta em bom solo fertilizado;
- use apenas sementes de alta qualidade que tenham sido submetidas a tratamento preparatório com fungicidas;
- pegue uma área ensolarada para aterrissar;
- Não plante variedades próximas próximas que exijam cuidados diferentes;
- aderir ao padrão de aterrissagem correto;
- observe o regime de rega correto.
Uma medida preventiva obrigatória é a nutrição semanal das plantas:
- no estágio de plântulas - com fertilizante contendo nitrogênio;
- durante a floração e frutificação - fertilizante com potássio, fósforo e magnésio.
Como determinar qual fertilizante está faltando:
- as folhas são grossas, os frutos são deformados, os espinhos crescem neles - falta de nitrogênio, alimenta-se com uréia;
- Zelentsy são em forma de pêra e mal derramados, a borda das folhas amarelas - não é suficiente potássio, fertilizado com sulfato de potássio ou cinza de madeira;
- a folhagem é exuberante e bonita, há muitas flores vazias; se as frutas aparecerem, secam - os pepinos “comem” com excesso de nitrogênio, devem ser removidos da dieta e alimentados com superfosfato.
Dicas úteis jardineiros
Jardineiros experientes sabem muitos truques sobre como estimular o crescimento e a frutificação dos pepinos.
Eles recomendam:
- Aparar arbustos: aperte a haste principal no nível de 1 m e chicotes adicionais - de 40 a 60 cm. Isso é necessário, pois os embriões de frutas estão amarrados nas pestanas laterais. Sem beliscar, muitas frutas pequenas podem ser amarradas, mas elas não terão força para crescer.
- Colheita a tempo. Se isso não for feito, os pepinos maduros colherão todos os sucos das plantas. Aparecerão embriões de novos verdinhos, mas ficarão pequenos e não poderão ser preenchidos.