Chapeuzinho Vermelho é uma das variedades favoritas de feijão de agricultores e jardineiros, caracterizada por cuidados despretensiosos, alta produtividade e resistência a diversas doenças. As altas qualidades nutricionais e de sabor das frutas cozidas tornam a cultura também uma demanda entre a culinária e a indústria de conservas. Sobre como cultivar, colher e preservar a colheita da planta - leia a descrição abaixo.
Descrição da variedade e suas características
Feijão Chapeuzinho Vermelho cresce sob a forma de arbustos baixos, de até 35 cm, com galhos espalhados e folhas verde-amarelo, florescendo flores brancas na época da floração. Em termos de amadurecimento, a variedade é uma cultura de amadurecimento médio, atingindo amadurecimento técnico (quando são formadas vagens com feijão verde) de 55 a 65 dias após o plantio e amadurecimento total de frutas em 100 dias.
Você sabe No caso de formação defeituosa do feijão, o Chapeuzinho Vermelho não deve desistir da colheita e destruí-la. As propriedades naturais da planta permitem que você coma até vagens verdes.
Características distintivas
Externamente, uma variedade pode ser determinada por vários recursos característicos:
- vagem cultivada que contém de 8 a 12 grãos, tem uma cor amarelada e atinge um comprimento de 10 a 12 cm;
- os feijões amadurecidos de forma oval levemente curvada diferem em lados ligeiramente achatados e comprimento médio de 9 a 11 mm;
- a estrutura de grãos bivalves com partições internas incompletas possui uma camada de pergaminho pouco expressa;
- A cor original dos grãos inclui uma grande mancha vermelha, cobrindo cerca de um terço do feijão branco, motivo pelo qual a variedade recebeu esse nome.
Vantagens e desvantagens da variedade
Envolvido no cultivo de Chapeuzinho Vermelho, pode-se razoavelmente contar com um rendimento consistentemente alto com indicadores de até 3 t / 1 ha, sem medo de problemas como o alojamento de arbustos ou a maioria das doenças. No entanto, é necessário levar em consideração a cultura termofílica. O feijão não pode tolerar congelamento, e plantá-lo em um clima frio pode levar ao amadurecimento incompleto dos grãos, o que, no entanto, não significa necessariamente perda de safra.
Regras básicas para plantar feijão Chapeuzinho Vermelho
Apesar da despretensiosidade dessa variedade, ao plantar, recomenda-se aderir a várias recomendações para cada estágio de semeadura e cultivo.
Preparação de sementes
Para rejeitar o material de sementes de baixa qualidade, recomenda-se examinar cuidadosamente as sementes de feijão antes de plantar para vergamento, podridão, manchas escuras, mofo, rachaduras, etc., classificando e removendo simultaneamente todas as sementes inadequadas para a semeadura. O restante deve ser embebido em água por 6 a 12 horas antes de ser colocado no chão.Em caso de dúvida sobre a qualidade das sementes, elas devem ser pré-semeadas: para absorver, não use água, mas uma solução quente de permanganato de potássio ou ácido bórico (se necessário, uma solução de fungicidas e inseticidas), cujo excesso é despejado no solo.
Capacidade e solo
É recomendável plantar a variedade Chapeuzinho Vermelho em áreas com solo fértil e acidez neutra, sem estagnação das águas subterrâneas. A melhor opção para isso é o barro - um tipo de solo com alto teor de argila e areia. Se o cultivo é planejado para ser realizado em contêineres, então, com frequência, é escolhida uma caixa comum ou vasos individuais com profundidade de 20 cm ou mais com orifícios de drenagem.
Você sabe Como um guia para o horário ideal para plantar Chapeuzinho Vermelho em campo aberto, você pode usar o tempo de floração das castanhas, que é um sinal de aquecimento normal do solo.
O fundo de tais recipientes é coberto com uma camada de 2-3 cm de argila expandida, sobre a qual o solo é depositado na proporção de 3-5 litros por planta. Você pode usar solo universal para mudas de hortaliças de uma loja ou composto pessoalmente de solo de relva, húmus e cinzas de madeira nas proporções de um balde: 1 parte da terra, 1 parte de húmus e 1 copo de cinza.
Semeadura direta
Considerando a natureza calorosa do feijão, ele deve ser plantado em campo aberto em maio, após o estabelecimento de um clima quente estável com temperatura do ar acima de + 16 ° C e aquecimento do solo até + 12 ° C. Ao mesmo tempo, é aconselhável plantar o feijão nos canteiros aquecidos pelo sol e protegidos do vento, observando as seguintes recomendações:
- Antes de plantar em futuros canteiros, aplique uma pequena quantidade de fertilizante nitrogenado, de preferência usando terra de áreas onde o feijão foi cultivado anteriormente.
- Semear em solo úmido, seguido de rega com água depositada ao sol.
- Pré-prepare os furos com uma profundidade de 3-5 cm, mantendo uma distância de aproximadamente 30 cm entre as fileiras.
- Mantenha uma distância de pelo menos 10 cm entre os grãos imersos no chão.
O feijão pode ser plantado em fileiras, por um método de nidificação ou em um padrão quadriculado, uma vez que a colheita mais conveniente fornece a primeira opção.
Vídeo: plantando feijão em campo aberto
Recursos de cuidados culturais
Para obter uma colheita significativa de feijão, um fator importante é o cuidado adequado durante a germinação, floração e amadurecimento dos frutos. Cuidar de Chapeuzinho Vermelho é semelhante a cuidar de outras variedades de feijão e inclui procedimentos como rega, afrouxamento do solo, remoção de ervas daninhas e adubação, cuja descrição é apresentada na tabela abaixo:
Rega | Desde o momento do plantio até o aparecimento das primeiras flores, é produzido não mais do que 1 vez em 7 a 10 dias, usando a água que se depositou ao sol. Nesse caso, sua quantidade depende das condições climáticas e do solo e é determinada pelo grau de umidade do solo, que deve ser moderado sem se molhar. Após o aparecimento de 4-5 folhas, ele para completamente, pois o excesso de umidade contribui para o crescimento das folhas e prejudica a frutificação. A rega é retomada no momento da floração, aumentando a quantidade de água e reduzindo os intervalos entre os procedimentos. Com o advento das vagens, aumenta e dobra com a interrupção completa várias semanas antes da colheita. |
Afrouxamento | É realizada entre regas, a fim de afrouxar o solo endurecido, com uma lâmina pequena e em profundidade rasa, para não danificar o sistema radicular das plantas. |
Capina | É realizada regularmente à medida que as ervas daninhas crescem, capazes de inibir o crescimento e o desenvolvimento da cultura. |
Top vestir | É realizado com a subsequente rega do solo, uma vez que as plantas absorvem nutrientes na forma dissolvida. Pela primeira vez, é produzido na primeira fase foliar usando superfosfato na quantidade de 35 a 40 g por 1 m², durante o período de brotamento - com uma solução de sal de potássio na proporção de 15 g por 1 m² e durante a formação de grãos - borrifando nos corredores 1 copo de cinzas de madeira por corrida medidor Recomenda-se ter cuidado com os fertilizantes nitrogenados, devido à capacidade dos grãos de acumularem nitrogênio independentemente nas raízes. |
Características do cultivo e possíveis dificuldades
Ao contrário de outras variedades de feijão, Chapeuzinho Vermelho não requer amarração, além de proporcionar uma certa economia de terra devido ao crescimento de pequenos arbustos compactos com um rendimento estável e alto. No entanto, ao cultivá-lo, em nenhum caso você deve esquecer a dependência da planta no calor.
Importante! Ao planejar e conduzir a irrigação, a quantidade de precipitação natural possível deve ser levada em consideração, ajustando, dependendo do estado do solo, seu cronograma e quantidade.
Nesse sentido, durante o plantio precoce, seguido de uma diminuição da temperatura e, acima de tudo, durante as geadas de retorno, os brotos de feijão devem ser cobertos com um filme. Se o plantio for realizado em regiões frias, é recomendável realizá-lo em estufas, instaladas aproximadamente 10 dias antes da semeadura planejada e removidas após a conclusão final das geadas.
Doenças e Pragas
Como muitas outras plantas de jardim, a saúde dos feijões da Chapeuzinho Vermelho pode ser causada por cuidados inadequados e vários tipos de insetos, além de danos ao solo ou sementes por vírus, infecções e fungos. E se, para algumas doenças (por exemplo, antracnose ou bacteriose), o feijão é resistente ou tratável, é difícil resistir a uma doença viral como um mosaico.Quando esse vírus é danificado, o metabolismo é perturbado, o feijão fica para trás em crescimento, perde sua produtividade e pode não produzir uma colheita, enquanto não há cura para o mosaico, como outras doenças virais.Para as pragas, o principal perigo para a cultura é o caroço de feijão depositar as larvas nas sementes ou grãos secos, bem como um ácaro que infecta uma planta em uma estufa.
Dada a variedade de possíveis doenças, o objetivo principal na luta pela saúde do feijão e pela preservação das culturas é a prevenção, que inclui:
- o uso de sementes de qualidade;
- pureza da zona de sementeira;
- rotação de culturas;
- molho superior equilibrado.
No caso de infecção de plantas, devem ser utilizadas preparações bio ou químicas, removendo brotos dolorosos quando for impossível tratá-los com a destruição obrigatória de resíduos de plantas, incluindo raízes, no final de cada estação do jardim.
Colheita e armazenamento
Os frutos do feijão começam a amadurecer aproximadamente 2 semanas após o início da floração, para que a primeira colheita possa ser colhida durante esse período. Recomenda-se o corte de vagens jovens pela manhã, pois quando umedecidas com orvalho, tornam-se o mais suculentas possível e adquirem um sabor perfumado. Além disso, sua coleta continua a cada 2-3 dias.A colheita amadurecida começa a ser colhida depois que as vagens ficam amarelas e secas, recolhendo-as e removendo os grãos descascando.No futuro, os grãos são secos ao sol (no forno) por 1-3 dias e despejados para armazenamento em um recipiente bem fechado ou em sacos de linho. Como alternativa, os grãos podem ser armazenados congelados.
Se o feijão for cultivado para grãos, é recomendável colhê-los uma vez cortando e secando os arbustos na forma de cachos suspensos em uma sala seca e bem ventilada, seguido de descascamento e armazenamento em recipientes de vidro.
Sujeitos à seleção e cuidados adequados das sementes no local da semeadura, os feijões Chapeuzinho Vermelho proporcionam alto rendimento com baixos custos de material, técnicos e de tempo para cuidar deles. E a coloração incomum das frutas, juntamente com seu sabor, garante a grande popularidade da planta entre os consumidores.Importante! Para preparar as sementes para o próximo ano, você deve escolher as duas primeiras vagens maduras mais baixas, que devem ser armazenadas na geladeira após a secagem e a remoção do feijão.