O cultivo de melancias amantes do calor requer certos conhecimentos agrotécnicos. Não apenas iniciantes, mas muitas vezes jardineiros já experientes cometem erros ao cuidar da colheita, o que afeta a qualidade e a quantidade da colheita. Para que a baga seja bastante grande e doce, é necessário cuidar adequadamente do arbusto nos estágios iniciais de seu crescimento. Qual a melhor e correta maneira de fazer isso - consideraremos mais adiante.
Por que preciso beliscar melancias
É difícil cultivar uma fruta suculenta e doce sem beliscar, e em algumas regiões é impossível. A compressão é necessária para interromper o desenvolvimento de pontos de crescimento de brotos em excesso e reduzir o crescimento da massa total da planta. O número de bagas no mato também é limitado, o que permite que os frutos armazenados amadurecem mais rapidamente.
Quais notas exigem beliscar
Como beliscar melancias depende exatamente da variedade escolhida e das condições climáticas. Tais manipulações nas latitudes meridionais são menos frequentes, mas em áreas frias, onde há poucos dias ensolarados, quase todas as variedades são cortadas.
Você sabe Além de grandes e familiares a todas as melancias, há frutas anãs, cujo sabor pode ser comparado aos pepinos. O comprimento de tais bagas é de apenas 3–4 cm
Nas regiões do norte, geralmente são cultivadas melancias das seguintes variedades:
Para cultivar uma colheita doce e suculenta, 1-2 frutas são deixadas em um arbusto. Nos representantes do sul, o beliscão é realizado, deixando até 4 bagas em um arbusto. As mais populares entre as melancias com frutas grandes são as variedades Kholodok e Nice.Datas do procedimento
Variedades que exigem muita luz solar e calor amadurecem rapidamente e são caracterizadas por um sabor doce. Nas regiões do norte e da faixa média de frio, elas chegam cedo, portanto a planta precisa ser ajudada a amadurecer, enquanto os dias ainda estão quentes. Para o procedimento de beliscar, é necessário determinar o tempo mais adequado. Como mostra a prática, beliscar no período errado pode prejudicar todo o rendimento.
Importante! Beliscar deve ser realizada em dias ensolarados e quentes, para que as áreas cultivadas sequem rapidamente. A poda em tempo chuvoso contribui para a formação de podridão.
É melhor começar a beliscar o excesso de vegetação quando as mudas começarem a se obscurecer. A poda é realizada quando brotos menores são visíveis: isso ajuda a evitar o enfraquecimento da planta e promove o crescimento de melancias. Também é recomendado remover brotos acima da própria baga para que o feto receba mais luz solar.
Regras para o procedimento de beliscar
Existem várias tecnologias para o corte de plantas de melancia. Os métodos diferem dependendo da variedade, condições de cultivo e componente climático.
O caule
Ao cortar a haste, vale a pena lembrar várias regras claramente:
- Apenas enteados podem ser removidos. A haste principal não pode ser danificada.
- Em uma haste, não devem permanecer mais do que dois brotos.
- Um arbusto após a poda deve ter pelo menos dois e não mais de seis ovários (a quantidade exata depende da variedade de plantas). Os ovários precisam ser removidos nos primeiros estágios de sua formação.
- Os brotos, que têm cinco ou mais folhas, são cortados após a segunda folha. Aqui você precisa monitorar o surgimento de novos brotos e removê-los imediatamente.
- Se a sessão for infértil, aperte-a completamente.
- Após a formação dos primeiros ovários na parte aérea, as seções superiores são cortadas, deixando apenas algumas folhas.
- Durante o crescimento da baga, não é necessário beliscar.
Se, depois de beliscar algumas folhas da planta, o broto acima da baga for cortado. Isso garante o crescimento de novas folhas. Ramos laterais sem ovário são removidos no colo da raiz para permitir maior formação do feto e seu bom amadurecimento.
Você sabe A maior baga com sabor de melancia - uma melancia - foi trazida por cientistas ucranianos, cruzando uma melancia (em ucraniano, "kavun") e abóbora (em ucraniano, "melancia"). O peso de uma fruta com bom cuidado pode chegar a 65 kg, mas mesmo que a planta não tenha sido cuidada o suficiente, seu peso médio pode ser de 15 kg.
Tops no caule
Processos extras no topo da haste são removidos com uma tesoura. A ramificação criada da planta tem um bom efeito na colheita. O número ideal de folhas fornecerá boa nutrição ao arbusto e evitará que ele seque.Instruções para aparar a parte superior da haste:
- À medida que a melancia cresce, os cílios se formam.
- Durante a pinça, os brotos laterais são removidos, sem afetar a haste principal. Nesta fase, essa manipulação melhorará o crescimento e o desenvolvimento do caule para o aparecimento dos primeiros ovários.
- Após a polinização e o crescimento dos ovários, brotos estéreis e fracos são cortados.
- Em brotos frutíferos, apenas os topos são removidos.
Ovários de melancia
Você pode comprimir os ovários de melancia usando um dos três métodos:
- O primeiro é realizado na presença de brotos laterais. Todos os brotos infrutíferos são removidos, deixando de 3 a 6 ovários no principal. Apenas 3-4 folhas são deixadas para brotos desnecessários, que participam da nutrição do caule principal. À medida que as bagas crescem, os brotos inferiores são removidos gradualmente. Este método é adequado para todas as variedades de melancia.
- O segundo método envolve o corte de brotos laterais. A cada 4-5 folhas, o ovário é salvo. Nesse caso, você deve inspecionar os arbustos uma vez por semana e remover novos rebentos.
- O terceiro método é o mais popular entre os jardineiros. Na filmagem principal, os cílios laterais não se tocam. Nos brotos laterais, conjuntos de frutas e no broto principal todos os brotos são cortados. Depois que o primeiro ovário aparece, não mais que 6 frutas podem ser deixadas em um arbusto. É permitido que cada chicote tenha no máximo 2 bagas. Tops pitada para a terceira folha. Todos os processos em excesso são cortados.
Graças ao terceiro método de beliscar, os galhos da planta se tornam mais desenvolvidos e o rendimento é rico. O número ideal de folhas permite que o arbusto coma bem e evita que seque.
Formação de melancia ao ar livre
Em campo aberto, não há necessidade de amarrar os arbustos, de modo que eles geralmente são cultivados. Não é fácil controlar como e onde novas flores apareceram, uma vez que os galhos do arbusto estão entrelaçados. Para iniciantes, muitas vezes surge a pergunta: beliscar o caule principal de uma melancia cultivada em campo aberto.
Jardineiros experientes recomendam fazer isso nos estágios iniciais do crescimento do caule para evitar um forte crescimento do mato. A formação de melancia em campo aberto é realizada após o crescimento dos ovários, bem como quando os frutos aparecem nos brotos de terceira ordem.
Depois que os ovários crescem
Este método é usado para o crescimento livre da planta. Aperte atira apenas na parte superior, para que fiquem dentro do fruto formado. A formação é realizada somente após a formação de 2-3 bagas, cujo diâmetro não é inferior a 5 cm e os brotos estéreis são removidos. Os restos dos galhos não são limpos para não prejudicar os cílios saudáveis.
Com frutificação em brotos de terceira ordem
Este método é mais adequado para melancias, que são cultivadas em latitudes com clima frio. A compressão é realizada após a formação da quinta folha nas mudas. Quando hastes de segunda ordem aparecem, elas são cortadas sobre a quinta folha. Em seguida, brotos frutíferos da terceira ordem começarão a crescer. 3-4 bagas são deixadas em cada arbusto de melancia, o restante é cortado.
Cuidados de acompanhamento
Depois de beliscar, as plantas precisam de cuidados especiais, o que afetará o bom rendimento. Os frutos devem ser inspecionados e monitorados periodicamente para que não entrem em contato com o solo. Para fazer isso, o solo é coberto com uma fina camada de palha, o que evita o contato indesejado e protege as frutas da decomposição.
Importante! A rega durante o amadurecimento das bagas deve ser interrompida. Caso contrário, o desenvolvimento fetal é inibido.
O solo onde as melancias crescem precisa ser alimentado regularmente. Normalmente, verbasco líquido, lixo e outros tipos de fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo. Para uma boa colheita e amadurecimento acelerado das frutas, o superfosfato com potássio é adicionado ao solo. Em períodos secos, a rega é recomendada 2 vezes por semana. Isso impedirá a secagem rápida do solo.
Recomendações adicionais de cultivo
Os procedimentos de compressão são muito importantes para o bom desenvolvimento dos frutos. Mas, para obter uma boa colheita, as melancias, como outras plantas, devem criar as condições mais favoráveis e os cuidados oportunos:
- As melancias são culturas que adoram o calor e exigem muita luz e calor. As sementes germinam a uma temperatura não inferior a + 15 ° C (em um ambiente mais frio apodrecem no solo) e, se após a germinação a temperatura for inferior a + 20 ° C, o crescimento das plantas será mais lento. É por isso que é importante escolher a variedade certa de melão, para que a frutificação não seja muito cedo ou muito tarde.
- Embora as melancias sejam plantas tolerantes à seca devido a um sistema radicular bem desenvolvido, eles não toleram sombreamento. A cultura se sente bem em solos arenosos que são quentes o suficiente e protegidos dos ventos fortes. Inadequados são solos com um alto nível de umidade e uma composição química pesada. O ideal será uma composição neutra ou alcalina do solo. Em um ambiente ácido, as frutas são pequenas e as rachaduras ainda não amadurecem.
- Todos os anos, é aconselhável mudar o local do plantio para preservar os nutrientes no solo.. Geralmente, depois de uma melancia, os agricultores recomendam plantar trigo ou milho.
- A colheita começa quando as bagas estão totalmente maduras. Os principais sinais de maturidade da melancia incluem uma cauda seca e um som característico ao tocar uma melancia.
O padrão de beliscar cabaças é simples e, sujeito às condições da poda, você pode aumentar significativamente o rendimento. O principal: cumprir as regras geralmente aceitas e impedir o crescimento arbitrário de plantas.