O cultivo de várias culturas de jardim prevê vários procedimentos para cuidar delas, portanto, não é de surpreender que, no caso das cenouras, você também tenha que prestar a devida atenção à rega, cobertura e desbaste de estandes. No caso em consideração, esse é um dos principais requisitos para a obtenção de uma colheita abundante e de alta qualidade. Quando executar essas ações e como afinar a cultura corretamente - continue a ler.
Para que serve esse procedimento?
Na maioria das vezes, as cenouras são semeadas arbitrariamente, ou seja, a distribuição descontrolada de material de plantio em sulcos pré-arranjados. Como resultado dessas ações, brotos jovens aparecerão em uma floresta desordenada: enquanto em uma parte do jardim há apenas algumas, toda uma série de espécimes bem espaçados pode se formar na outra. A principal razão para isso é a fraca germinação das sementes de cenoura, e não importa qual variedade específica você dê vantagem.
Você sabe A maior cenoura do Guinness Book of Records atingiu um peso de 10,18 kg e foi cultivada pelo fazendeiro americano Christopher Qually.
Além disso, a densidade dos plantios emergidos é afetada pelo nível de aprofundamento das sementes e pela regularidade do afrouxamento da camada superior do solo com mais cuidado. Acontece que ao mesmo tempo brotam mudas mais fortes e, depois de um tempo, os espécimes as alcançam mais fracas. Obviamente, este último não será capaz de dar uma boa colheita e apenas engrossará o plantio.Para evitar isso, e brotos fortes tinham espaço suficiente para o crescimento total e a formação das raízes, plantas fracas devem ser removidas à medida que as cenouras crescem. Além disso, em plantações excessivamente espessadas, a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas ou o aparecimento de pragas é alta, o que é outra razão para a necessidade de um procedimento de desbaste. Se você não remover as mudas extras, é impossível excluir a probabilidade do aparecimento de frutos deformados e doentes.
Quando e em que termos é necessário afinar mudas de cenoura
Durante todo o período de crescimento e desenvolvimento da cenoura, é afinada não mais do que duas vezes, para não perturbar desnecessariamente o sistema radicular de outras mudas. A primeira vez que o procedimento é realizado após o aparecimento de duas folhas verdadeiras nas mudas, quando já é claramente visível onde a densidade de plantio é normal e onde é muito espessa.
Normalmente, esse tempo cai de 5 a 6 semanas após a semeadura das sementes no solo, e a principal tarefa nesse caso é deixar 2 a 3 cm de espaço livre entre as plantas adjacentes.Na segunda vez, as mudas são afinadas de 3 a 4 semanas após o procedimento anterior, assim que 4-6 folhas completas aparecerão nas plantas (geralmente esse tempo cai em junho ou julho).
Como afinar cenouras
Não há nada complicado para afinar a cultura, e tudo o que você precisa é de um regador com água e luvas para não sujar as mãos. Se estamos falando do primeiro procedimento, as pinças grandes, que facilitam a captura de plantas pequenas, ajudarão a simplificar a tarefa. Além disso, não se esqueça das características individuais de cada processo, com base no tamanho das mudas e na sua idade.
Primeiro desbaste
No primeiro desbaste entre plantas adjacentes, você precisa deixar metade da distância da fornecida pelo esquema de plantio selecionado. Antes de tudo, as amostras fracas, mortas ou secas são removidas e, se isso não for suficiente, você poderá retirar do solo as mudas de desenvolvimento médio.
Importante! Imediatamente após o desbaste das mudas, é necessário umedecer o solo novamente e compactá-lo na zona radicular de cada broto.
Você pode executar o procedimento e não danificar o sistema radicular dos brotos vizinhos pré-umedecendo o solo com um método de queda: derramando brotos de cenoura de um regador com um bico, você evitará que eles sejam lavados para fora do solo sob a influência de uma forte corrente de água.
Segundo desbaste
O refinamento dos estandes geralmente é realizado um mês após a remoção anterior das mudas extras. No entanto, se as cenouras no jardim cresceram rapidamente e brotos individuais já estão dificultando o desenvolvimento dos vizinhos, você pode reduzir o intervalo para 15 dias. Durante esse período, um número bastante grande de folhas aparece nas cenouras, sombreando uma a outra, portanto, removendo brotos extras, você não pode deixar mais de 10 cm de espaço livre entre as mudas.
No futuro, isso melhorará a formação de plantações de raízes. A vantagem de um segundo desbaste posterior das arquibancadas é a possibilidade de usar culturas de raízes extraídas do solo: se não for para suas próprias necessidades, então para ração animal.
Importante! Puxando as cenouras para fora do jardim, pegue uma vegetação acima da base, para não criar vibrações desnecessárias no solo por ação repetida. Com a proximidade das cenouras, é possível danificar o sistema radicular das plantas vizinhas, o que afeta negativamente sua nutrição.
É provável que, até o momento da colheita, você tenha que executar esse procedimento novamente (se as amostras individuais interferirem visivelmente entre si), mas você não deve deixar uma distância excessiva entre os vegetais vizinhos: uma grande quantidade de espaço livre geralmente leva ao aumento do crescimento das raízes, em detrimento do seu sabor. .
Cuidados de acompanhamento
Imediatamente após o desbaste, as plantas restantes devem ser bem regadas, o substrato ao seu redor densificado e batido. A parte superior da colheita de raízes não deve ficar de fora, o que evitará esverdear os ombros e o aparecimento de queimaduras nesses locais (as cenouras devem estar pelo menos 5 cm abaixo do solo). Se necessário, remova imediatamente algumas folhas verdes, especialmente se os topos crescerem demais.
No futuro, ações padrão serão tomadas para cuidar da colheita, fornecendo hidratação oportuna do substrato (a terra não deve secar ou rachar), alimentação periódica e amontoamento adicional de plantas após o próximo afrouxamento.
Você sabe Com o uso regular de grandes quantidades de cenoura, você pode mudar levemente a cor da pele para amarelada, devido ao efeito do caroteno contido nela. Esse recurso da colheita de raízes é usado pelos funcionários do zoológico, mantendo com ele a cor da plumagem do flamingo.
O papel do líquido de irrigação é perfeitamente adequado para água parada e aquecida pelo sol, e fertilizantes complexos (por exemplo, “Agricola”) podem ser usados como fertilizantes, combinando sua aplicação com a próxima rega. Quanto às misturas que contêm nitrogênio e fertilizantes orgânicos, você pode usá-los apenas nos estágios iniciais da vegetação da planta e, assim que as cenouras tiverem uma massa verde suficiente, é aconselhável substituí-las por superfosfato (1 colher de sopa por 1 m²), a mesma quantidade de cloreto de potássio e chá colher de uréia.
Dicas úteis
Além das informações sobre desbaste de cenouras, é importante considerar algumas recomendações adicionais sobre esse procedimento.
Os principais incluem o seguinte:
- o melhor momento para remover o excesso de plantas é de manhã cedoquando a mosca da cenoura ainda não teve tempo de voar para o jardim (se as plantas estiverem danificadas, um grande número de pragas voa para o suco emergido, o que é extremamente indesejável para o plantio);
- depois de remover o excesso de vegetação, o solo no local de crescimento deve ser densamente compactadopara que as pragas não entrem e a terra não seque no sistema radicular das plantas restantes;
- colheitas de raízes de cenouras apreendidas podem ser fornecidas ao gado, mas é aconselhável jogar imediatamente os topos em uma pilha de composto e preenchê-lo com serragem ou terra, o que ajudará a matar um forte sabor de cenoura;
- ao regar as camas, não se esqueça de colocar um bico de spray no regadorpara que o fluxo de água seja distribuído uniformemente pela área das plantações e não lixivie as sementes do solo.
Somente observando todos os requisitos para o processo de desbaste e removendo rapidamente o excesso de vegetação dos canteiros, será possível cultivar uma colheita forte e abundante de cenouras, sem o menor sinal de desenvolvimento de doenças ou atividade de pragas.