Algumas pessoas compram uma casa de veraneio para relaxar na natureza ou fazer projetos paisagísticos, enquanto outras - para cultivar frutas e vegetais orgânicos para si ou para venda. Para receber uma colheita durante todo o ano, construa estufas. No entanto, acontece que o local é muito pequeno para acomodar até uma pequena estrutura de estufa. Você pode sair dessa situação içando-a no telhado da casa. Esta opção é adequada mesmo para proprietários de casas particulares ou garagens na cidade.
Estufa para telhado
Recomenda-se erigir uma estufa de telhado por vários motivos:
- Para economizar espaço no site.
- Na ausência de um local adequado no território ou com falta de espaço.
- Incorporar uma solução arquitetônica interessante.
Você sabe No condado de Cornwall (Grã-Bretanha), foi construído o maior edifício de estufa do mundo, com uma área de 22 mil m². Existem 2 quartos e várias cúpulas com diferentes zonas climáticas. A estufa possui cerca de 1 milhão de culturas que crescem em todo o mundo.
Os benefícios
- Os benefícios incluem:
- Economia de materiais e fundos para a construção e condução de comunicações para o fornecimento de água e luz, ventilação.
- Aumente o isolamento térmico da casa.
- Uso adequado de perda de calor.
- Salvando o quintal.
- Uma oportunidade para descarregar peitoris de mudas.
- Falta de contato com o solo, o que evita o congelamento das raízes das plantas, danos por roedores e pragas.
- Luz solar contínua.
- A capacidade de cultivar vários tipos de plantas: pimentão, tomate, pepino, flores, mudas, cogumelos.
- Boa ventilação.
- A casa com uma estufa no telhado parece original e bonita.
Desvantagens
- Não sem uma ideia e desvantagens:
- Em uma estufa assim, nem sempre é possível obter o microclima necessário (temperatura e umidade), pois é mais aquecido pelo sol.
- Mudanças repentinas de temperatura são observadas dia e noite, o que é prejudicial para algumas plantas e requer conexão adicional de um aquecedor de ventilador à noite.
- Dificuldades em acessar a estufa, ao colocar nela tudo o que você precisa para cuidar das plantações.
- Dificuldades em cuidar de plantas.
- Alta umidade.
- A necessidade de medidas adicionais para proteger o telhado da umidade.
- A necessidade de um bom equipamento de ventilação.
- A incapacidade de cultivar vegetais em camas comuns com solo fértil.
Como fazer uma estufa com as próprias mãos no telhado da casa
A maneira mais fácil de fazer uma estufa é se você usar a estrutura do teto como casco da estufa. Nesse caso, é necessário desmontar o material de cobertura e substituí-lo por policarbonato. Será mais difícil se for necessária a construção de uma estrutura de estufa, começando com a criação da estrutura.
Trabalho preliminar no telhado
Na fase de preparação, as seguintes etapas devem ser executadas:
- Decida a forma da estufa.
- Decida o tipo de material para o casco e a carcaça.
- É bom medir as dimensões da base do telhado.
- Considere anexar a estrutura ao telhado.
- Faça um desenho, marcando o local para o painel de popa.
- Calcule a quantidade de materiais e ferramentas necessários.
Importante! Os materiais para a estrutura e o revestimento devem ser levados de forma que eles suportem os suportes e se sobreponham. Tubos de perfil e policarbonato são muito mais leves que madeira, metal e vidro. Não há limite de peso se o edifício for de tijolo e coberto com laje de concreto armado.
Wireframing
A estrutura pode ser de madeira (se a sobreposição permitir), tubos de perfil ou perfil de alumínio. O mais econômico e o menor peso será a estrutura dos tubos de perfil de 20 × 20 mm a 40 × 40 mm. Primeiro você precisa puxar e prender os arcos com uma distância de 1 m, depois fixá-los com betonilhas, depois recolher as extremidades e prender os travessas. A estrutura é montada diretamente na sobreposição do telhado ou é feita de tijolo, alvenaria de bloco.
Revestimento de armação
A moldura pode ser feita na forma de um arco ou de uma casa, para que a neve saia bem dela. É necessário embainhar com folhas de policarbonato com 4 mm de espessura e mais.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Corte o policarbonato do tamanho desejado usando um quebra-cabeças ou uma lima de metal.
- Prenda as folhas de favo de mel na estrutura usando tiras de gravata galvanizadas ou parafusos autorroscantes com arruelas térmicas. As folhas devem ser dobradas. Prenda o policarbonato nas portas e travessas.
- Selar as juntas com selante ou fita de alumínio.
- Trate os fixadores de metal com agente anticorrosivo.
Importante! A altura da estrutura não deve exceder 3 m.
Características da tecnologia de construção
Mesmo na fase do projeto, é necessário pensar em como as plantas serão regadas, como evitar vazamentos de água na casa e como circular ar e calor.
Abastecimento de água
A melhor opção de suprimento de água para o edifício em questão é a irrigação por gotejamento automática. Caso contrário, você precisará instalar um tanque com água e enchê-lo manualmente ou com uma mangueira, o que é bastante difícil.
Impermeabilização e ventilação
Uma estufa no telhado é sempre o risco de inundação em caso de baías e vazamentos de água; portanto, você deve cuidar da impermeabilização do telhado, cobrindo-o com mástique de betume ou outro revestimento à prova d'água. Às vezes, o piso do projeto da estufa é feito com uma ligeira inclinação, de modo que, nesse caso, a água é drenada para um só lugar.
Como a estufa instalada no telhado aquecerá mais, é imperativo realizar uma boa ventilação. Para construção de alta qualidade e em larga escala, travessas e portas não podem ser evitadas, você precisa de um sistema de ventilação que funcione com automação.
Importante! Recomenda-se instalar uma estufa de policarbonato a uma temperatura do ar de + 10 ... + 12 ° C. Quando instalado em clima frio, o plástico pode dobrar, na expansão térmica, o que afetará posteriormente as juntas e os pontos de fixação, exigindo vedação adicional.
Como posicionar a estufa no telhado
Uma sala para o cultivo de plantas pode ser equipada no sótão com um telhado de duas águas. Nesse caso, você não precisa gastar dinheiro não apenas na fundação, mas também na construção da estrutura. Deixando a estrutura, o teto precisa ser coberto com vidro, ardósia transparente ou policarbonato. A melhor opção é um telhado direto. Estes são geralmente encontrados em garagens ou balneários.
A construção de estufas pode ser feita de qualquer forma - na forma de um arco ou de uma casa. Você pode içar e consertar a estrutura arqueada acabada, oferecida no mercado. Sua embalagem já inclui peças para o estojo, materiais de montagem, portas e travessas.Só será necessário adquirir adicionalmente policarbonato e considerar o momento de fixar esse edifício no teto. A propósito, como os edifícios de vários andares também têm um telhado plano, você também pode construir uma estufa sobre eles, de qualquer forma e tamanho.
Tecnologias para o cultivo de plantas em estufas no terraço
Na versão descrita do projeto da estufa, as plantas podem ser cultivadas de várias maneiras: hidropônicas e em recipientes. Camas convencionais com solo fértil para esses fins não funcionarão devido ao grande peso.
Você sabe A primeira grande estufa cuja construção de aço forjado foi utilizada pela primeira vez é a Palm Greenhouse, ou Palm House (Reino Unido). Foi construído em 1844-1848. Contém 70% de todas as palmeiras conhecidas hoje pelos cientistas.
Crescer em vasos e recipientes
De acordo com este método, é necessário equipar estruturas especiais de vários níveis ou paletes elevadas, nas quais são colocados recipientes ou vasos. Com este cultivo, o espaço é bastante economizado e rendimentos abundantes são obtidos. No entanto, ao mesmo tempo, aumenta o risco de ataques de insetos nocivos, que são muito difíceis de combater. Além disso, os vasos de plantas geralmente precisam ser regados, alimentados e mudados de solo.
Hidroponia
O método hidropônico envolve o cultivo de plantas em um substituto do solo (argila expandida, agroperlita, pedra britada, vermiculita, lã mineral, substituto de coco) com irrigação por gotejamento. Esse substrato é derramado em calhas de polietileno montadas acima do piso ou em vasos, caixas, tubos de PVC. Ao cultivar plantas dessa maneira, deve-se tomar cuidado para reduzir as diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas.
Por exemplo, instalando tanques de água, que serão aquecidos do sol durante o dia e resfriados à noite e liberam calor para plantar. Construir uma estufa em vez de um telhado não é uma tarefa fácil, mas viável. Você só precisa calcular corretamente as dimensões e dimensões da estrutura e possuir as habilidades de construção necessárias.