Quando o jardineiro decide enobrecer sua trama, ele tenta plantar plantas raras e incomuns. Muitas vezes, para esse fim, usam variedades ocidentais descoladas de Kolumna. Graças ao crescimento ativo e um rico tom de agulhas, ele se tornará uma verdadeira decoração e proteção do local. Este artigo discutirá as regras básicas para o cultivo desta cultura.
Descrição e diferenças
Descrição da variedade de thuja Kolumna ocidental:
- coroa - ereta, estreita, de forma colunar;
- ramos - curtos, estendem-se horizontalmente a partir do tronco;
- altura da árvore - 10 m, crescimento anual de cerca de 15 cm;
- diâmetro da coroa - 1,5 m;
- casca - áspera, marrom-avermelhada;
- agulhas - um tom verde denso e rico.
Se considerarmos a descrição da variedade, ela apresenta diferenças significativas em relação a outras variedades. Tuyu Kolumna, devido à estrutura da coroa, pode ser atribuída ao grupo de ciprestes. Entre essas árvores, essa variedade tem a taxa de crescimento mais rápida. Muitas vezes, a planta é usada para criar coberturas.
Apesar de esse thuja não precisar ser cortado, ele não parece menos atraente na aparência, em comparação com os “parentes” cultivados.
Importante! O sistema radicular fino do thuja ocidental Kolumna está entrelaçado com micorriza. Dado que a raiz se assemelha a um micélio de cogumelo, a cultura é bastante caprichosa em termos de medidas de plantio.
Uso em paisagismo
Se você decidir cultivar Columna thuja, então, com sua ajuda, poderá criar composições únicas de paisagens.
Muitas vezes, é usado na solução de tais problemas de design:
- na formação do espaço dos becos;
- para sebes.
Não é ruim que esta árvore pareça uma tênia. Você pode combinar essa variedade com outras variedades de coníferas, contra as quais os thuja parecerão esbeltos e brilhantes. Se você plantar essa variedade no jardim, poderá dar ao site uma nota de conforto e elegância.
Muitos jardineiros usam a coluna para formar sebes. Essas árvores altas podem proporcionar uma sensação de segurança e paz, protegendo o pátio de olhares indiscretos.
Vídeo: Thuya Kolumna
Aterragem
Plantar variedades de thuja Columna é bastante simples. Se você seguir todas as regras básicas, as mudas poderão se enraizar rapidamente no solo. É necessário iniciar o desembarque na primavera, no final de março.
Isso permitirá que a árvore jovem cresça mais forte no inverno e não morra durante fortes geadas. Primeiro de tudo, você deve escolher o local certo para o plantio e comprar um material de plantio completo. A qualidade dos plantios futuros depende disso.
Você sabe Na medicina popular, os galhos e casca de thuja são usados para fazer tinturas. Tais preparações à base de plantas têm propriedades diaforéticas e diuréticas.
Seleção de mudas
Ao escolher uma muda, muitos fatores devem ser considerados. Inspecione cuidadosamente as raízes do material de plantio. Se sairem dos orifícios no ralo, ficam no tanque por um longo tempo. É melhor ignorar essas amostras, pois elas se enraizarão por um longo tempo.Você também deve examinar cuidadosamente a aparência do material de plantio.
Não deve ter:
- manchas que indicam doença;
- brotos danificados;
- córtex deformado.
As mudas de adultos são vendidas com um pedaço de terra, envolto em uma malha de metal. Eles também podem estar em contêineres a granel. Tais plantas são caracterizadas por um sistema radicular desenvolvido e uma coroa exuberante. Antes de plantar mudas, literalmente 3-4 meses antes deste processo, poda as raízes. Isso fornecerá estímulo à formação de novos processos de raízes jovens.
Preparação do local
O plantio de variedades de thuja Columna deve ser realizado em áreas ensolaradas ou à sombra parcial. Se a planta não receber luz natural suficiente, a árvore murchará em breve. Além disso, um rascunho afeta o desenvolvimento da árvore, provocando um grande número de doenças.Variedades Thuja Kolumna despretensioso na escolha do solo.
No entanto, a árvore se desenvolve melhor em solo nutriente, com um alto nível de equilíbrio alcalino (cerca de 8-9). O crescimento da cultura é fortemente influenciado pela permeabilidade ao ar da camada do solo. Se a argila prevalecer em seu jardim, durante o plantio, você precisará adicionar drenagem (areia, cascalho, etc.) a cada buraco. Caso contrário, as raízes apodrecerão com irrigação ativa ou alta precipitação.
Você sabe Do idioma latino, “thuja” é traduzido como “incenso”. Isso pode ser explicado pelo fato de que essa árvore costumava ser usada nos séculos antigos em rituais de sacrifício.
Instruções passo a passo
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Cavar um buraco para plantar. Ao calcular seu tamanho, considere a estrutura do sistema raiz. A profundidade mínima do poço deve ser de 70 cm e a largura ideal do furo é de 90 cm.
- Coloque uma camada de drenagem (cerca de 10 cm) no fundo. É melhor usar argila expandida ou pedra britada.
- Polvilhe 2 kg de terra, 1 kg de areia e 1 kg de turfa sobre a drenagem.
- Durante o plantio da primavera, 500 g de nitroammophoski são colocados em cada poço.
- Coloque uma muda no centro do recesso. Seu pescoço basal deve permanecer acima da superfície da terra.
- Polvilhe a planta com o solo, ligeiramente batendo e despeje 20 litros de água.
Cuidado
No processo de cultivo de variedades de thuja Columna, você deve cuidar adequadamente dele. Antes de tudo, é necessário garantir o nível ideal de umidade, bem como ajustar a alimentação. Não se esqueça de realizar a poda sanitária oportuna, soltar o solo e remover as ervas daninhas. Todas essas ações ajudarão a árvore a se desenvolver completamente e a não parar de crescer.
É importante proteger as plantas de doenças e pragas. O parasita mais comum que afeta a cultura é considerado pulgão. Contra ele, é realizada a pulverização com uma solução de "Karbofos" (50 g por 6 litros de água). Pseudoscutum também pode aparecer nas plantas. Na luta contra isso, é aconselhável pulverizar o Actellik (100 g por 5 litros de água).
Uma doença comum é a podridão. Manifesta-se sob a forma de ramos amarelados. O tratamento consiste no uso de Rogor (20 g por 10 litros de água), que são pulverizados em intervalos de duas semanas. Contra a praga tardia, que se manifesta na secagem de galhos e sua morte, aplique "Antio" (60 g por 10 litros de água). As plantas são pulverizadas com um intervalo de 7 dias até que a doença seja completamente erradicada.
Rega e alimentação
Depois que o material de plantio é plantado, o thuja precisa ser regado uma vez por semana. Sob cada árvore, são derramados 15 litros de água. Se o clima seco prevalecer na sua região, a quantidade de água poderá ser aumentada para 20 litros.
Importante! Alguns dias após a rega, é necessário afrouxar a parte próxima do caule do solo a uma profundidade de 7 cm.
A maioria dos jardineiros prefere polvilhar uma árvore. Isso compensará a falta de umidade em toda a área da copa da planta. Usando este procedimento, a poeira que se acumula na superfície é facilmente removida. Graças a isso, a sombra das agulhas fica mais saturada e a probabilidade de desenvolver doenças é reduzida.
Se você usou nitroammophoska durante o plantio, até o próximo ano não precisará aplicar fertilizante. Caso contrário, você precisará alimentar a árvore thuja com essa substância em meados de setembro. O segundo curativo é introduzido na próxima primavera. Durante esse período, é utilizada uma mistura de nitrato de potássio (200 g) e superfosfato (300 g). Esse volume total da mistura de nutrientes é projetado para uma árvore.
Aparar e modelar
A poda de formação é realizada no outono, no final de setembro. É necessário remover 30% de toda a coroa (apenas em comprimento). O desbaste da árvore não é necessário, caso contrário, pode não sobreviver ao inverno devido a sérios danos causados pelo gelo.É aconselhável realizar a poda sanitária na primavera. No processo, os galhos secos, doentes e danificados são removidos.
Invernada adequada
Variedades Thuja Kolumna é caracterizada por forte resistência ao gelo. A planta é capaz de suportar geadas a -28 ° C. Para preparar plantas jovens (com no máximo 12 meses) para o inverno, é necessário cobri-las com uma grande garrafa de plástico, na qual o pescoço é cortado. A capacidade ideal é de 5-6 litros.
As árvores, com idade entre 1 e 3 anos, são embrulhadas em uma espessa camada de papel ou em palitos. Plantas adultas não precisam de abrigo para o inverno. Se você sabe que grandes geadas são esperadas, o thuja precisa ser coberto. Para fazer isso, use palha e turfa.
Qual variedade escolher - Kolumna ou Smaragd
É bastante difícil responder à pergunta de qual variedade escolher: Kolumna ou Smaragd. Tudo depende da altura desejada das barreiras. Se o thuja ocidental Columna cresce até 10 m de altura, então Smaragd atinge apenas 6 m.
Em termos de saturação de cores e diâmetro das copas, as árvores de ambas as variedades são semelhantes entre si. Além disso, eles não diferem entre si em termos de durabilidade, resistência ao gelo e cuidados rigorosos.
Então, agora você sabe com a ajuda de quais recomendações você pode cultivar belas variedades descongeladas de Kolumna na área local. Devido ao crescimento ativo (15 cm por ano), você pode logo admirar árvores altas e verdes. Eles cultivam a cultura não apenas para decorar o jardim, mas também como uma cerca viva. No segundo caso, as plantas podem ocultar seu espaço privado de olhares indiscretos e adicionar variedade ao design dos elementos de proteção.