Cordilina é uma planta decorativa e decídua popular que decora apartamentos, escritórios, estufas. Os floristas apreciam isso por sua aparência exótica, despretensiosidade, crescimento rápido e uma grande variedade de espécies que diferem em tamanho, forma e cor da folhagem e cor das flores.
Os principais tipos de cordilina
Cordilin é classificado como uma família de espargos. Pode crescer na forma de árvores, arbustos e arbustos. Pátria da cultura - áreas tropicais e subtropicais da Ásia, Austrália e América.
Os dados externos da cordilina são muito semelhantes a outra flor de interior - dracaena, tanto que muitas vezes são confusos e até vendidos com o mesmo nome. No entanto, a morfologia dessas duas plantas é diferente.
Cordilina cresce para tamanhos grandes. É muito semelhante a uma palmeira, razão pela qual é frequentemente chamada de palmeira falsa. A cultura forma um tronco alto com belas folhas estreitas. Em condições internas, pode atingir uma altura de 1,5 m, na natureza - 15 m. À medida que cresce, as folhas da camada inferior caem e a parte inferior do tronco é exposta.
A planta possui um sistema radicular poderoso na forma de tubérculos brancos. Sua floração é discreta - com pequenas flores coletadas em panículas. A cor das flores depende das espécies - pode ser vermelha, branca, roxa.
Hoje, o gênero cordilina possui 26 espécies. Convidamos você a se familiarizar com aqueles que são cultivados em ambientes fechados.
Australiano ou do Sul
Esta espécie é originária da Nova Zelândia. No ambiente natural, atinge 15 m de altura, o tronco engrossa até a base e as folhas são colhidas em um cacho no topo. Folhetos em forma de espadas, com 40 a 90 cm de comprimento e 3 a 7 cm de largura, são verdes. Existem variedades que apresentam listras longitudinais vermelhas ou amarelas na folhagem.
A cordilina australiana floresce com inflorescências na forma de panículas com 0,5 a 1 m de comprimento. As flores são brancas, atingindo 1 cm de diâmetro Após a floração, os frutos são formados - bagas brancas de 0,5 a 0,7 cm de diâmetro.
Na cultura da sala, a cordilina do sul é usada há muito tempo - desde os anos 60 do século XIX. Quando cultivada em uma casa, sua altura não excede 3 M. A floração está ausente ou é observada muito raramente.
Você sabe Folhas da cordilina meridional em sua terra natal por 8 séculos seguidos foram usadas pelos habitantes indígenas da Nova Zelândia. Durante escavações arqueológicas, foram encontrados fornos especiais nos quais a planta foi preparada.
Benksa
Outra espécie que vive ao longo das margens e terras altas da Nova Zelândia. A planta tem um tronco alto e fino. Folhas longas lanceoladas - 0,6-1,5 m de comprimento, afiadas nas extremidades, verdes. Eles crescem em pecíolos de 15 a 20 cm de comprimento, que são direcionados para cima. Forme cachos. Floração branca. Inflorescências na forma de vassouras longas de 1 a 1,5 m de comprimento. Durante a floração, a planta exala um aroma agradável.
A flor se adapta bem ao crescimento interno, no inverno exige uma diminuição da temperatura, por isso é ideal para o cultivo em jardins de inverno.
Apical ou arbusto
Espécie tropical cujo tronco na natureza cresce até 4 m de altura e 1,5 cm de diâmetro. Cresce no sudeste da Ásia, na Nova Guiné, na Austrália, em ilhas do Oceano Pacífico.
A planta possui grandes folhas ovóides longas, 30 a 60 cm de comprimento e 5 a 10 cm de largura.A maioria das variedades é de folhas verdes. Mas os cordilinhos arbustos com folhagem vermelha e amarela parecem espetaculares.
Durante a floração, panículas longas com até meio metro de comprimento aparecem na planta. Flores amarelas florescem neles. Após a floração, as bagas vermelhas amadurecem.Você sabe Os havaianos chamam a cordilina de uma árvore da fortuna e, na esperança de encontrá-la até hoje, planta uma planta perto de casa. Nos tempos antigos, eles os faziam leis para sumos sacerdotes e líderes, colocados no canto da habitação para espantar espíritos imundos.
Rizomas e folhas de arbusto cordilina são adequados para comer. Hoje no Havaí, eles fazem uma sobremesa chamada culolo.
Kiwi
O kiwi Cordilina é uma das variedades mais bonitas. Sua terra natal é a Austrália. A planta cresce em um pequeno arbusto, em casa - até 1-1,5 m de altura. Ele tem folhas muito bonitas. No contexto da cor verde escura principal, localizam-se listras amarelas longitudinais largas e franjas de framboesa. Quanto mais antiga a planta, mais brilhante é a cor de sua folhagem.
Ao florescer cordilina, o kiwi produz inflorescências longas de panículas com pequenas flores roxas.
Vermelho
Como a variedade anterior, o cordilina vermelho também é da Austrália. No ambiente natural atinge uma altura de 3 m, assim chamada pela cor das folhas - elas têm seu vermelho brilhante. A forma das folhas é lanceolada. Em comprimento, crescem até meio metro, em largura - de 3,5 a 4,5 cm.A cor da folhagem é verde escuro, com veias bem distinguíveis.
A planta floresce com panículas axilares de 30 cm de comprimento, nas quais são colhidas pequenas flores de cor lilás.
Este cordilin no outono e inverno deve ser cultivado em condições frescas. No verão, ela se sentirá ótima ao ar livre - uma varanda, uma varanda coberta, um terraço.
Não dividido
A cordilina indivisa é encontrada naturalmente na Nova Zelândia. Cresce na forma de uma árvore de até 12 m de altura. Ela tem um cano fino mas forte. As folhas parecem cinturas de 13 a 15 cm de largura e até um metro e meio de comprimento. A placa superior é pintada de verde escuro. No centro dela, uma veia vermelha. A placa inferior tem um tom azulado.
Ao florescer, a planta libera inflorescências ramificadas caídas com flores brancas. Ao cultivar essa variedade em um ambiente ambiente, é necessário diminuir a temperatura no inverno.
Direto
A cordilina direta veio da Austrália. Esta é uma árvore alta com um tronco fino. Na natureza, seu crescimento é de até 5 m. Folhas finas e longas se formam no tronco. Seu comprimento é de até meio metro, largura - até 2 cm. Essa variedade floresce em roxo púrpura com tonalidade rosa. Os pedúnculos atingem 15 cm de comprimento e, após a floração, formam-se bagas roxas ou pretas escuras.
A propósito, várias variedades podem ser plantadas em um vaso, formando uma mistura. Composições de cordilina com várias cores de folhagem parecem muito bonitas.
Outras variedades merecem a atenção dos jardineiros. Por exemplo, subdimensionado: cordilina compacta, que quando cultivada em uma panela não excede 90 cm e tango com até 70 cm de altura.O cordilina mambo é muito eficaz - suas folhas de beterraba escura com aro de framboesa dificilmente deixarão alguém indiferente.
Crescer e cuidar de casa
Uma das principais vantagens da cordilina é sua simplicidade no plantio e no cuidado. Como qualquer planta tropical, esta flor adora calor, umidade e luz, não tolera correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura; portanto, ao escolher um local para o cultivo, você deve escolher um local perto da janela onde a luz difusa do sol penetre bem. De março a agosto, a planta cresce melhor e se desenvolve perto de janelas voltadas para o leste e oeste. No inverno, perto das aberturas do sul.
O regime de temperatura na estação quente será o mesmo para as espécies tropicais e subtropicais. A temperatura ideal para a flor durante esse período é de + 20 ° C a + 25 ° C. No inverno, as espécies tropicais crescem bem a +18 ... + 20 ° C. Mas para as plantas que vieram dos subtrópicos, é necessário organizar um período de descanso com uma diminuição gradual da temperatura para +5 ... + 10 ° C.
As medidas de cuidado incluem procedimentos padrão para plantas de interior: rega, pulverização, cobertura, poda, transplante.
A rega pode ser feita da maneira tradicional - superior ou inferior - na panela. O segundo método é preferido.
Hidrate o solo assim que sua camada superficial secar, cerca de 1-2 vezes em 7 dias no período quente e uma vez em 7-10 dias no frio. Com uma diminuição da temperatura no inverno, a quantidade e o volume de irrigação são reduzidos ao mínimo.
Também recomendamos a leitura sobre outras plantas de folhagem decorativa:
Para hidratar, leve água, aquecida à temperatura ambiente, em pé por pelo menos 1 dia.
A frequência da pulverização dependerá do tipo de cordilina. Se a planta que você cultiva vem dos trópicos, então, de maio a agosto, você deve borrifá-la diariamente ou colocá-la em um palete com pedras umedecidas e argila expandida. No restante do período, o procedimento é realizado periodicamente ou conforme necessário. Também é útil limpar os lençóis com um pano úmido.
As espécies subtropicais raramente são pulverizadas. Como no caso da irrigação, a água é tomada apenas quente e sedimentada.
De março a setembro, a cordilina precisa ser alimentada a cada 2 semanas. As espécies tropicais também fertilizam no outono e inverno, mas apenas 1 vez por mês. Eles adquirem fertilizantes minerais complexos que são adequados para culturas decorativas e decíduas internas.
Restos formativos desta planta não são produzidos. Ele deve ser cortado apenas para fins sanitários na primavera ou com um forte alongamento do caule.
Espécimes jovens com menos de 4 anos de idade são transplantados para um novo solo e um vaso todos os anos, maduros - uma vez a cada 2-3 anos. O procedimento é realizado em março. O substrato do solo é adquirido ou misturado a partir de 3 partes do solo do jardim, 1 parte de areia e 1 parte de turfa. Ao transplantar, o vaso deve ser preenchido com 1/3 de drenagem.
Recursos de propagação
A cordilina pode ser propagada dividindo o rizoma, enraizando estacas e semeando sementes. Em casa, apenas os 2 primeiros métodos são usados. O método de semente é muito problemático e demorado.
Para produzir a reprodução por divisão, é necessário remover a flor da panela e limpar as raízes da terra. Depois disso, corte uma parte do tubérculo, corte todas as raízes e corte em várias partes. Raízes divididas em solo solto e leve sob o filme. Durante o enraizamento, são necessárias ventilação e rega regulares. Após um mês, quando as raízes aparecem nas divisões, elas são transferidas para vasos de flores.
Estacas para propagação são colhidas na primavera. As estacas apicais ou medianas, com 1 a 4 nós ou segmentos de caule de 10 cm, são plantadas em substrato úmido ou água e colocadas em condições de temperatura de +25 ... + 30 ° C ou uma mini-estufa é disposta sob um recipiente de vidro, filme e plástico. . As raízes devem aparecer após um mês. Estacas enraizadas são colocadas em vasos.
Vídeo: Reprodução da cordilina
Doenças e Pragas
Se você criar condições favoráveis para a planta e fornecer cuidados de qualidade, é possível evitar procedimentos como o tratamento de doenças e a eliminação de insetos nocivos. Mas ignorar as medidas de cuidado, conduzi-las irregular e incorretamente leva ao fato de que a flor começa a doer. Os principais sintomas da saúde debilitada de Cordilina são sua aparência deprimida, amarelecimento e queda de folhas, manchas marrons nas folhas, atrofia.
Na maioria das vezes, a planta afeta a podridão das raízes. O desenvolvimento da doença ocorre porque a flor cresce com alagamentos constantes e em baixas temperaturas. Em tais condições, começa a definhar, para de crescer e as folhas secam. Nesse caso, secar o solo e replantar em uma nova panela e solo pode ajudar. As raízes doentes precisam ser aparadas e as saudáveis devem ser tratadas com um fungicida sistêmico.
Entre as pragas, a cochonilha, o ácaro, o escutelo e a mosca-branca podem atacar o cordilin. Se o dano do inseto não for forte, você poderá combatê-lo com remédios populares. Em caso de danos maciços, é necessário tratamento com produtos químicos. Na tabela, coletamos fundos que ajudam com danos causados por parasitas.Importante! Se a maioria das raízes for afetada, a planta não poderá ser salva. É necessário cortar o topo, enraizar e cultivar uma nova flor.
Inseto | Tratamento com remédios populares | Tratamento químico |
Mealybug (inseto em miniatura, coberto com um revestimento branco) | Pulverização:
| Pulverização:
|
Ácaro (pequeno inseto sugador de cor vermelha ou preta) |
| Pulverização:
|
Escutelo (pequeno inseto sugador com casca dura nas costas) | 1. Pulverização e fricção:
| Processamento:
|
Mosca-branca (borboleta com asas brancas) | Pulverização:
| Pulverização:
|
Portanto, se você está escolhendo uma planta exótica no seu quarto ou escritório, sem dúvida deve considerar a opção de adquirir a cordilina. É adequado para praticamente qualquer interior, possui uma alta taxa de crescimento e não requer muita atenção.Importante! As plantas químicas são pulverizadas em plantas de interior somente em caso de infecção grave. Passe 2-3 tratamentos a intervalos de uma semana. Ao mesmo tempo, não se esqueça de usar equipamentos de proteção individual.