A violação dos cuidados com a eucharis, quando cultivada em casa, geralmente faz com que as folhas fiquem amarelas na planta. Como resolver a situação e evitar a morte de plantas, continue lendo.
A principal razão para explicar por que as folhas do lírio da Amazônia ficam amarelas é a violação das condições microclimáticas e das regras de engenharia agrícola. Ao detectar os primeiros sinais de interrupção da planta, você precisa descobrir a causa e eliminá-la.
Rega pesada ou insuficiente
Um excesso ou déficit de umidade leva a um fluxo de seiva prejudicado no sistema radicular, o que leva a uma deterioração na nutrição da parte terrestre da planta. Quando o solo superficial seca mais de 4-5 cm, as plantas são desidratadas.
Você pode corrigir a situação ajustando o modo de rega. O cuidado adequado consiste na irrigação, não realizada de acordo com o plano, mas com base nas condições do solo. Você pode verificar quando precisa fazer isso usando uma vara de madeira fina ou um palito de dente. É imerso no solo a uma profundidade de 3 cm. Se o palito estiver manchado com o solo - a rega não é necessária, caso contrário - sim.
Importante! Quando a eucharis entra no estágio de hipobiose (esse é o nome do fenômeno, caracterizado por uma suspensão temporária dos processos vitais do organismo vegetal), suas folhas ficam amarelas e caem. Este processo é natural se ocorrer após a floração.
Se o caroço de terra estiver alagado e a planta não apenas mudar a cor da parte do solo, mas também perder rapidamente a folhagem, é necessário um transplante urgente. Depois de remover a planta da panela, os bulbos são cuidadosamente examinados quanto à podridão.
Os seguintes sintomas são evidências da presença desta doença:
- lâmpadas muito molhadas;
- amolecimento de seus tecidos;
- a presença de manchas escuras, a cor irregular desta filmagem.
Na presença dos sintomas acima, é urgente iniciar o tratamento do sistema radicular:
- Com um bisturi afiado tratado com álcool, corte as áreas afetadas.
- Polvilhe as fatias com carvão ativado em pó ou cinza de madeira.
- Coloque as raízes em uma toalha de papel e deixe secar por 12 horas.
Pode-se observar o amarelecimento da folhagem e sua queda ao irrigar com água dura. Usando água da torneira, é pré-sedimentada (48 horas) ou fervida.A rega adequada do eucharius é realizada imergindo a panela em uma tigela de água por 15 minutos. Em seguida, a flor é reorganizada na panela. Após o excesso de umidade drenar, a panela é completamente drenada.Você sabe Um extrato das flores de plantas pertencentes à família Liliaceae (incluindo eucharis) é usado ativamente na perfumaria. Seu cheiro estimula os centros nervosos responsáveis pelo humor, o que ajuda a aumentar a resistência ao estresse.
Temperatura do conteúdo
Um regime de temperatura adequado para eucharius é + 18– + 22 ° C. Quando a temperatura cai para +12 ° C em combinação com o alagamento do solo, pode-se observar deterioração das raízes. Se o regime de irrigação for observado corretamente, uma diminuição na temperatura do ar introduzirá a planta em uma fase adormecida, para que as folhas fiquem amarelas e caiam. Mas isso já é um fenômeno natural.
Umidade incorreta do ar
A umidade ideal do ar para o eucharius é de 70%. Com uma diminuição do indicador para 40-50%, o amarelecimento da folhagem é observado com a morte subsequente. A correção da situação ajudará na remoção de folhas danificadas e na pulverização. Para manter um ótimo regime de umidade, umidificadores de ar são instalados perto da fábrica ou um palete cheio de argila expandida é colocado próximo à panela.
Luz solar direta
Sob a influência da luz solar direta, queimaduras aparecem nas folhas. Eucharius não exige muita luz: a planta se desenvolve igualmente bem sob luz difusa e leve sombreamento.Para resolver o problema, você precisa mover a planta para o peitoril da janela leste ou oeste. As folhas afetadas devem ser removidas e a planta deve receber um curativo de alta qualidade contendo potássio, magnésio e cálcio.
Deficiência de nutrientes
A falta de nutrição se manifesta em diferentes partes vegetativas da planta, dependendo de qual elemento ela carece:
- nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio - as folhas velhas ficam amarelas;
- cálcio, boro, enxofre, ferro, cobre e manganês - o ponto de crescimento e as folhas jovens ficam amarelas;
- nitrogênio e fósforo - folhas jovens mudam completamente de cor;
- ferro, enxofre, manganês - perda de cor do ponto apical, mantendo a viabilidade;
- boro de cálcio - morte do ponto de crescimento com perda preliminar de pigmentação.
Importante! Periodicamente, adicione o solo à panela com eucharius. Ao realizar essa manipulação, o solo de um campo de trigo sarraceno pode ser usado. O trigo sarraceno enriquece o solo com oxigênio e cálcio, o que beneficiará os representantes domésticos esgotados da flora.
Os danos às plantas são causados não apenas pela falta de fertilizantes, mas também pelo excesso. Portanto, ao aplicar o curativo pela primeira vez, divida a dosagem indicada na embalagem por 3. Cada vez que você produz fertilizantes, aumente a dosagem em 20% e gradualmente a leve ao máximo.
Pragas
Cuidados inadequados provocam não apenas problemas com o sistema radicular, mas também infecção do solo por pragas.
Pode ser:
As pragas podem ser eliminadas usando inseticidas (por exemplo, Actellic). Primeiro, são coletadas manualmente, limpando as plantas com um cotonete embebido em água e sabão. Após 3 dias, as folhas são lavadas com água morna. Após mais 3 dias, é realizado o primeiro tratamento com solução de Aktellika (2 ml / 2 l de água). O tratamento repetido com um inseticida, se necessário, é realizado após 10 a 14 dias.
Uma mudança patológica na pigmentação das placas foliares de Eucharius causa cuidados insuficientes de qualidade. Qualquer defeito pode ser corrigido com a detecção oportuna do problema.