O zimbro é uma planta do norte e, portanto, não requer cuidados especiais no inverno. Mas ainda existem algumas nuances que valem a pena considerar. Para que a planta satisfaça bem a coroa exuberante e dê frutos, é preciso abordar com mais cuidado a preparação para o frio.
Descrição Juniper
A planta pertence ao gênero Juniper, família Cypress. Este é um exemplo de conífera sempre-verde que pode ser representado por formas lenhosas e arbustivas. Tudo depende das condições climáticas em que o zimbro é cultivado. Nas latitudes do norte, é representado por formas arbustivas, nas formas de treliça do sul. O primeiro atinge uma altura de 1-3 m, o segundo - 8-15 m.
A casca é cinza escura ou marrom-acinzentada, descascando. As fotos têm um tom avermelhado. As agulhas são pequenas, triédricas, com 1,5 cm de comprimento. Coberto com uma camada de cera. É ele quem dá vários tons de agulhas. A paleta de cores pode variar de azul esverdeado a verde claro e dourado.
A floração ocorre em maio ou junho, dependendo do clima. Os zimbros podem ser dióicos ou monóicos. A diferença é que o primeiro forma flores masculinas e femininas, e o último apenas feminino ou masculino.Importante! Ao cultivar zimbros monóicos, para obter uma colheita, 2 ou mais plantas heterossexuais devem ser plantadas na parcela. Caso contrário, a polinização não ocorrerá.
As flores masculinas são espigas amarelas e as femininas, botões verdes. Os cones são redondos, atingem um diâmetro de 10 mm. Quando maduros, eles são pintados de azul brilhante. A maturação dura 3 anos. Cada baga tem 2 ou 3 sementes. A polpa da fruta tem um aroma de coníferas picante, sabor adocicado, contém uma grande quantidade de suco.
Como preparar zimbro para o inverno
A principal condição para a preservação total do zimbro no inverno é o cuidado adequado no outono. A principal tarefa do jardineiro é preparar a planta para o frio.
Consiste nas seguintes atividades:
- cobertura superior;
- irrigação por carregamento de água;
- poda
- tratamento de doenças e pragas;
- proteção para o inverno.
Cerca de 40 g da primeira substância é consumida por planta e até 20 g da segunda, mas será mais fácil comprar fertilizantes complexos de outono. É chamado de "fertilizante de outono para coníferas". É produzido de acordo com as instruções da embalagem.
Independentemente de o fertilizante ter sido administrado na primavera com medicamentos de ação prolongada ou não, é altamente recomendável realizar a suplementação foliar de magnésio. Para fazer isso, adicione 10 g de sulfato de magnésio a 10 l de água e pulverize toda a copa da planta. Essa abordagem fornece proteção contra queimaduras solares.O momento da irrigação por carregamento de água é determinado por árvores de folha caduca. Quando a queda das folhas terminar, você poderá começar a manipular. Cerca de 5 baldes de água são usados para cada planta.
Se possível, em fevereiro ou março, a irrigação por carregamento de água também é realizada com água quente, mas não com água fervente (aproximadamente a temperatura deve ser de + 40 ° C). Isso é necessário para saturar a coroa com água no momento em que o fluxo ativo de seiva começa e para evitar o amarelecimento das agulhas como resultado de queimaduras solares.
Mas vale a pena considerar que, com uma localização próxima das águas subterrâneas (1–1,5 m), além de uma quantidade suficiente de chuvas (outono e primavera chuvosos na região em crescimento), a irrigação por carregamento de água não é realizada. Nesse caso, a aspersão é realizada no início da primavera, para que a umidade seja imediatamente entregue diretamente às agulhas.
No outono, uma semana após a rega, é realizada a poda sanitária. Nesta fase, galhos secos, galhos são removidos. Se as plantas tiverem um corte de cabelo encaracolado, os brotos salientes deverão ser levemente aparados.
Como profilaxia contra doenças e pragas, deve ser realizada a pulverização com sulfato de ferro. A solução é 1% de concentração. Para isso, 100 g de substância são adicionados a 10 litros de água.Importante! Corte o zimbro com luvas. Isso ajudará a proteger as mãos do alcatrão, que é bastante cáustico e difícil de lavar da pele.
Preciso de abrigo
A cultura em questão é bastante resistente ao gelo. Ela não precisa ser coberta. Porém, as plantas plantadas este ano precisam se espalhar para que o sistema radicular não congele.
Você sabe Frutos de zimbro são usados para fumar carne e caça.
Como cobertura, você pode usar:
- folhas;
- serragem;
- compostagem
- turfa;
- agulhas;
- casca de árvores coníferas.
A espessura da camada de cobertura deve variar entre 5 e 10 cm, o que é suficiente.Uma das nuances dos cuidados de inverno com zimbro é a proteção contra a aderência da neve. Os galhos desta planta são bastante frágeis e podem quebrar sob o peso da precipitação.
Você sabe Em uma tigela de madeira de zimbro, o leite não azeda por muito tempo. Tudo isso se deve ao alto teor de voláteis, que inibem o processo de reprodução de bactérias.
Para eliminar esses riscos, é melhor puxar os galhos com barbante no outono. Os brotos devem ser dobrados para o tronco e enrolar a corda em espiral ao longo de toda a coroa, de baixo para cima. Se o inverno não estiver nevado, essa manipulação poderá ser omitida. Apenas quando chove, você precisará remover periodicamente a neve dos brotos.
No início da primavera ou mesmo no final do inverno, a vegetação em questão pode sofrer queimaduras solares. Para evitar o zimbro de amarelar e derramar agulhas, é recomendável fazer telas refletivas. Para fazer isso, as estacas são colocadas ao lado da planta 10 a 20 cm mais altas que o arbusto.
O material refletivo é jogado sobre eles - gaze, pano branco, etc. Capas especiais são vendidas para árvores em forma de cone. Eles são muito fáceis de colocar em árvores, se necessário.
Condições de zimbro em baldes
Se o zimbro é plantado em um balde e mantido em casa, ele também precisa criar um certo microclima para o inverno. Isso ajudará a garantir um período de descanso como em um ambiente natural.
O conteúdo em casa é melhor tolerado por variedades de zimbro chinês. Nos meses mais quentes, a cultura pode ser exibida fora. A principal tarefa no inverno é fornecer proteção contra a luz solar direta e manter a temperatura do ar dentro de +7 ... + 12 ° C.
Como regar no inverno
Diferente das hortas, as variedades domésticas precisam ser regadas mesmo no inverno, evitando a secagem de um coma de terra. Faça isso 3 vezes por mês.
O zimbro em um balde não administra uma área de nutrição como a que cresce em campo aberto; portanto, no inverno, além da rega, é necessário fertilizante uma vez por mês. Para fazer isso, use alimentação complexa para coníferas.
É possível cortar no inverno
No inverno, as plantas não devem ser podadas. Durante esse período, eles estão em repouso. Consequentemente, eles não poderão se recuperar após o procedimento. Isso levará a uma diminuição da imunidade do zimbro e estragará a forma da coroa.
Zimbros não precisam de abrigo para o inverno - é bastante resistente ao inverno. No entanto, há várias atividades agrícolas que devem ser realizadas no outono para preservar a decoratividade da planta por muitos anos.