Se você tem um mirante, terraço ou alpendre, em qualquer oportunidade que você deseja passar mais tempo ao ar livre, o que nem sempre é possível quando o tempo está frio ou úmido. Um aquecedor externo ajudará a resolver o problema. Esse dispositivo aumenta a temperatura do ar ao redor e pode ser instalado em qualquer área aberta.
Critérios para escolher um aquecedor externo
O equipamento em questão é amplamente utilizado na Europa, mas em nosso país é uma novidade, portanto, nem todo mundo sabe por que critério escolher. Aquecedores externos são equipamentos multifuncionais, projetados não apenas para aumentar a temperatura do ar, mas também para iluminação adicional, enfatizando os benefícios de um jardim pessoal e até de um café ou restaurante. Do equipamento destinado ao uso dentro de casa, ele difere em dados decorativos mais interessantes.
Você sabe Em todo o mundo, 1,2 milhão de barris de querosene são usados diariamente para diversos fins (em iluminação, dispositivos de aquecimento, produção de combustível de aviação, etc.).
Selecione um aquecedor externo, de acordo com os seguintes critérios:
- poder
- material de que o dispositivo é feito;
- nível de segurança;
- características externas;
- o tipo de combustível em que o equipamento está funcionando.
Poder
Este critério é bastante importante. Não apenas o alcance do dispositivo, mas também o preço depende da potência. Para escolher o equipamento certo, você deve primeiro fazer medições da área que deseja aquecer. Em seguida, selecione um modelo e visualize suas características. Em média, cada 5 kW de potência permite processar de 1 a 4 m².
Material do instrumento
Ao escolher o equipamento, deve-se considerar também de que seu corpo é feito. Geralmente use aço polido ou aço inoxidável, além de cerâmica. Embora os fabricantes afirmem que o material é à prova de intempéries, o equipamento está sujeito a corrosão ao longo do tempo. Diante disso, você terá que adquirir adicionalmente uma tampa ou providenciar a instalação sob uma cobertura.
Segurança
Tendo em conta que o aquecedor será colocado na rua ou sob uma cobertura, onde há um alto risco de incêndio (o vento pode soprar e o aparelho virar ou a água entrar, etc.), os modelos com um nível aumentado de uso seguro devem ser os preferidos. Algumas variações, por exemplo, possuem sensores de inclinação. Além disso, vale a pena prestar atenção nas dimensões da parte inferior do dispositivo. Quanto maior, mais estável o dispositivo.
Design e aparência
A escolha de uma versão de verão de aparelhos de aquecimento também deve ser planejada. Existem vários modelos no mercado projetados para serem instalados no chão, montados em uma parede ou em um banco, móveis, suspensos etc. Naturalmente, em termos de estilo, vale a pena focar no design do lote pessoal e da sala. Existem também modelos que emitem luz extra. Eles produzem muito mais calor do que aqueles que não têm essa função.
Tipos de aquecedores por tipo de combustível
O critério mais importante para escolher esses dispositivos é o tipo de combustível no qual eles operam. Todos eles têm diferentes consumos, potência e características externas. Para escolher uma boa opção que seja adequada não apenas ao design, mas também à carteira, vale a pena se familiarizar com os grupos de aquecedores, seus dados, bem como os prós e contras.
Existem 4 tipos de aquecedores por tipo de combustível:
- gás;
- elétrica;
- querosene;
- combustível sólido.
Importante! Os tipos de aquecedores de rua elétricos e a gás trabalham com o princípio da radiação infravermelha, porque aumentar a temperatura do ar livre não é eficaz. Isso significa que eles aquecem objetos ao seu redor, que, por sua vez, refletem o calor no espaço circundante.
Gás
A versão a gás funciona de forma autônoma em gás liquefeito ou principal. Alguns modelos combinam ambas as funções. Apresentado em uma ampla variedade de formas. Pode ser uma luminária pendente, um fungo montado no chão ou na mesa, um dispositivo compacto que pode ser reorganizado em qualquer lugar quando necessário. Independentemente dos dados externos, a operação desses dispositivos é realizada de acordo com um tipo. Dada a potência do dispositivo, você pode aquecer a área em um raio de 2 a 6 m ao redor do aquecedor.
Em cada um desses equipamentos, existem várias partes obrigatórias que garantem uma operação ininterrupta:
- emissor;
- refletor;
- elemento de aquecimento;
- placa treliça que protege elementos frágeis;
- compartimento de gás;
- queimador;
- unidade de controle.
Escolhendo um tipo de equipamento semelhante, vale a pena prestar atenção aos produtos dos fabricantes: "NeoClima", "Ballu", "Aesto", "Comfort". As opções mais confiáveis são consideradas com uma caixa de cerâmica.Como qualquer equipamento, os aquecedores a gás têm seus prós e contras.
- Entre as vantagens destacam-se:
- corpo decorativo alto e uma ampla seleção de modelos;
- a capacidade de funcionar sem problemas na faixa de temperatura de -40 ... + 40 ° C;
- a presença de vários modos de potência;
- todos os modelos grandes são móveis, o que facilita muito a operação.
- As desvantagens de tais dispositivos são:
- a necessidade de monitorar e trocar ou reabastecer constantemente o cilindro de gás;
- os dispositivos não funcionam em temperaturas abaixo de -40 ° C.
Elétrico
Pelo método de instalação, piso, teto e parede elétricos são isolados. Também existem modelos embutidos na superfície de bancadas ou outros itens de móveis.A versão elétrica do aquecedor é mais compacta que o gás. A maioria dos modelos possui funções para desligar o dispositivo quando inclinado acima de 15 °. O aquecimento é realizado devido à presença nos dispositivos de um detalhe como uma espiral.
É colocado em um frasco de cerâmica, vidro de quartzo ou alumínio. A segunda opção é a mais barata, mas também menos durável. A vida útil média de um dispositivo desse tipo será de 2 anos.Se foi decidido comprar uma cópia do aquecedor do grupo em questão, você deve prestar atenção aos produtos desses fabricantes: Enders, ChillChaser, Kvimol, Alexander Rose.- As vantagens dos aquecedores elétricos são:
- a capacidade de escolher um modelo para instalação em qualquer lugar;
- tamanhos pequenos;
- decoratividade;
- a capacidade de colocar dispositivos não apenas ao ar livre, mas também em espaços fechados.
A principal desvantagem de tais equipamentos é sua mobilidade limitada, devido ao fato de ser alimentado por eletricidade. Será inconveniente colocá-los no meio de uma área aberta, ou seja, você precisa conectar uma fonte de combustível (eletricista). Se for uma varanda ou terraço, é necessário organizar a fiação, o que implica custos adicionais.
Querosene
O aquecimento em espaços abertos, onde não há fortes rajadas de vento e salas com ventilação padrão, pode ser realizado usando mais opções de orçamento, por exemplo, querosene. Esses dispositivos convertem combustível com eficiência máxima em 99%.
Os principais nós de trabalho desse sistema:
- tanque de combustível;
- sensor
- tigela de pavio;
- regulador de comprimento de mecha;
- queimador e proteção para ele na forma de um hemisfério.
Esse aquecedor proporcionará conforto e uma atmosfera romântica. Além disso, pode ser usado para aquecer alimentos, dispositivos que são de alta qualidade e protegem vários níveis. Eles são fornecidos com sensores de extinção de chama em caso de choque ou ignição acidental do aquecedor.
Importante! O aquecedor a querosene não emite um odor desagradável. O único momento em que é possível captar um aroma específico é quando o equipamento é reabastecido com combustível e quando o pavio é extinto, mas ele pode ser facilmente consertado abrindo uma janela e, no ar, a deficiência será invisível.
Além disso, cada modelo é equipado com uma tela projetada para proteger o usuário contra queimaduras. Se você decidir comprar uma versão em querosene do aquecedor, preste atenção aos produtos dos fabricantes "Comfort" e "Kerona".
- As vantagens de tais sistemas incluem:
- pequenas dimensões;
- mobilidade
- a possibilidade de aquecer os alimentos e usá-los não apenas ao ar livre, mas também em ambientes fechados;
- custo mais baixo que os modelos anteriores.
- Entre os pontos negativos incluem:
- a necessidade de usar um odor desagradável;
- fogo aberto;
- aparência não muito atraente.
Combustível sólido
Os sistemas de combustível sólido têm um custo mais alto e são mais adequados para instalação interna do que externa. Eles trabalham a partir da combustão de carvão, turfa ou madeira. É melhor dar preferência a modelos feitos de aço refratário ou ferro fundido. O raio de ação desses dispositivos é muito maior do que todos os considerados acima. Uma caldeira com capacidade de 12 kW é suficiente para aquecer uma área de 120 m². Eles também podem ser equipados com um sistema de controle eletrônico.
A instalação de equipamentos é bastante complicada e requer boa ventilação, o que, em princípio, não é um problema em varandas e terraços.Entre os fabricantes de equipamentos para combustíveis sólidos, são produzidos os modelos da mais alta qualidade: Lemax, Teplodar, Bourgeois, TRIAN.
- As vantagens dos aquecedores considerados são:
- longo prazo de operação;
- decoratividade;
- segurança
- alta potência e capacidade de usar mesmo em baixas temperaturas.
Das desvantagens, você pode destacar o alto custo e a complexidade da instalação. Mas, ao recalcular a economia de combustível, verifica-se que grandes custos deverão ser feitos apenas no estágio inicial.
Com a ajuda de um aquecedor selecionado corretamente, você pode almoçar e jantar na rua, mesmo em clima frio. Hoje, é apresentado um número bastante grande de modelos de vários tipos de combustível, dados externos e outras características. Os usuários só podem escolher o mais conveniente, adequado em estilo e disposição específica do território.Você sabe Os primeiros aquecedores (aquecedores) apareceram na Roma antiga. Eles representavam um sistema inteiro de canais através dos quais o ar era distribuído do forno e, a propósito, um sistema semelhante foi usado para aquecer o Kremlin no século XV.