Hoje, no artigo, descobriremos como propagar o ciclâmen de forma independente em condições de apartamento, quando é melhor fazê-lo e também qual o caminho a escolher. Considere as possíveis dificuldades encontradas durante esse processo e cuide mais da planta.
Descrição curta da flor
O cíclame é uma cultura herbácea perene, um cormo de formato redondo e ligeiramente achatado e pertence à família Mirsinov. Sob condições naturais, a planta pode ser encontrada nos países do Mediterrâneo, sul da Europa, Oriente Médio e também na costa do Mar Cáspio. Existem cerca de 60 tipos de cultura, mas um terço deles é cultivado em um apartamento.
A planta é caracterizada pela presença de um grande número de folhas basais de uma estrutura em forma de coração, de couro, densa. Eles têm uma cor verde escura e um padrão prateado na superfície. As folhas estão localizadas em pecíolos finos, cujo comprimento pode chegar a 30 cm, e são colhidas em uma saída limpa.Você sabe O cíclame é popularmente chamado de "pão de porco". O fato é que os javalis gostam de apreciar seus tubérculos. Seu nome oficial é "ciclâmen" — traduzido significa "círculo" — a flor recebeu devido à forma redonda do rizoma.
Durante a floração, as flores bissexuais de uma forma original são formadas no ciclâmen, lembrando externamente uma borboleta - as pétalas são levemente pontudas e dobradas, podem ter uma forma com franjas. De um arbusto por estação, podem amadurecer de 60 a 100 botões, com a mais ampla gama de cores: branco, rosa, escarlate, bordô, roxo, roxo. A floração de um botão dura 10-12 dias. Das pequenas flores bonitas vem um agradável aroma delicado que lembra o aroma do lírio do vale.
Quando e em que condições o ciclâmen é melhor propagado
Você pode criar o ciclâmen sozinho, em casa. Recomenda-se iniciar o processo quando a planta estiver em hibernação. Os especialistas aconselham os cultivadores inexperientes a usar o método das sementes para reprodução.
Você mesmo pode obter as sementes, mas para isso é necessário polinizar a flor. Quando as flores desbotam, é necessário aguardar sua secagem natural completa. Depois disso, pouco antes de abrir, pegue pequenas sementes na caixa de sementes.Independentemente do método de propagação (semente ou tubérculo), as mudas precisam fornecer condições confortáveis para o crescimento:
- após o plantio, cubra as mudas com filme plástico para garantir o efeito da estufa;
- coloque o recipiente em uma sala com uma temperatura estável de +18 ... + 20 ° C. Indicadores de temperatura baixa e muito alta afetarão adversamente o estado dos brotos, retardarão seu crescimento e desenvolvimento;
- Antes que os primeiros rebentos apareçam, o recipiente com sementes ou tubérculos pode estar em uma sala mal iluminada, pois durante esse período a luz não tem muita importância. No entanto, assim que as primeiras mudas eclodem, o recipiente deve ser movido para um local com iluminação difusa;
- regularmente antes do aparecimento de brotos, o recipiente deve ser aberto e ventilado. Periodicamente, é necessário umedecer o solo com uma pistola de pintura;
- após a formação de brotos, o recipiente deve ser totalmente aberto.
Trabalho preparatório
Antes de prosseguir com o procedimento de reprodução do ciclâmen, vários trabalhos preparatórios devem ser realizados:
- Seleção do pote. A planta não precisa de contêineres muito profundos, porque as raízes não são capazes de preencher completamente um grande espaço, pelo que retardam o crescimento. A melhor opção para a cultura é uma panela plana que se assemelha a uma tigela de sopa ou tigela. Idealmente, o novo tanque deve ter 2-3 cm de diâmetro maior que o antigo. O material da panela realmente não importa. Deve ter orifícios para drenagem.
- Solo. Para plantar uma flor, você pode usar um solo especial projetado para ciclâmen ou preparar o solo você mesmo. Antes de usar, o solo deve ser esterilizado por qualquer método disponível: aqueça no forno por 10 a 15 minutos a uma temperatura de +180 ... + 200 ° C, derrame com solução de permanganato de potássio e seque bem, congele-o na varanda ou no freezer.
- Esterilização por instrumentos. Sem falhas, todas as ferramentas que serão usadas durante o processo de melhoramento de plantas devem ser desinfetadas. Para isso, são tratados com desinfetantes especiais adquiridos, limpos com uma solução alcoólica ou embebidos por vários minutos em uma solução de permanganato de potássio.
Vídeo: Os meandros do cultivo de ciclâmen
Como propagar o ciclâmen em casa
Para cultivar a cultura em casa, são utilizados dois métodos principais: por divisão de sementes e tubérculos. Observe que o primeiro método é mais demorado e demorado.
Folhas
Muitos cultivadores iniciantes gastam tempo e esforço para propagar a planta por folha, enraizando-a em água limpa comum, por exemplo, como a gloxinia. No entanto, estacas frondosas de ciclâmen não permitem rebentos de raiz: quando ficam na água por um longo tempo, começam a apodrecer ou secar.
Em casos raros, o ciclâmen da variedade europeia pode ser propagado por folha. No entanto, as folhas não devem ser cortadas, mas cortadas juntamente com uma pequena parte do tubérculo. Em algumas folhas, às vezes você pode notar pequenas raízes, chamadas “dedos”. Se essas folhas, juntamente com os “dedos”, forem plantados no chão e as condições de cultivo em estufa forem organizadas para elas, elas poderão criar raízes.
Alguns tipos de ciclâmen são privados de folhas com raízes, respectivamente, o método de propagação por folhas não é adequado para elas.
Sementes
Ciclâmen propagado perfeitamente por sementes. O material para criação pode ser comprado em lojas especializadas ou coletado de forma independente. Neste último caso, a planta deve ser polinizada, uma vez que em um apartamento não há insetos que na natureza cumpram essa função.
Usando um cotonete ou uma escova limpa ou batendo em uma flor, você precisa pegar o pólen de uma flor e transferi-lo para o pistilo de outra. A polinização é aconselhada a realizar de 5 a 7 dias seguidos, em dias quentes e ensolarados. Se tudo correu bem, depois de florescer na planta, as caixas de sementes amadurecem na planta.
As sementes maduras devem ser colhidas e imediatamente antes da semeadura, deixe de molho por várias horas em água morna.
Para plantar sementes de ciclâmen, os especialistas aconselham a aderir à seguinte tecnologia:- a mistura do solo é despejada no tanque, consistindo nas mesmas partes de turfa e solo foliar com a adição de vermiculita;
- as sementes são semeadas na superfície sem se aprofundar no solo e polvilhadas com uma pequena camada de terra, de até 1 cm;
- o recipiente com sementes é coberto com um filme ou vidro;
- antes da emergência, os recipientes são colocados em uma sala com uma temperatura estável de cerca de + 20 ° C. Se a temperatura estiver abaixo de + 18 ° C, as mudas começarão a decair, se acima de + 20 ° C, elas entrarão em estado de repouso. Porém, mesmo com estrita adesão ao regime de temperatura, o aparecimento de brotos pode ser esperado após 30 a 40 dias e, algumas vezes, após vários meses;
- no processo de cultivo de mudas, o recipiente é ventilado regularmente e o solo é umedecido;
- após o aparecimento de brotos, o recipiente é aberto e colocado em um local bem iluminado a uma temperatura de +15 ... + 17 ° C;
- quando pequenos tubérculos aparecem e a formação de folhas cheias, as mudas são plantadas em vasos separados;
- uma semana após o transplante, a planta é fertilizada com produtos minerais em uma dose metade da indicada nas instruções.
Divisão de tubérculos
Propagar tubérculos de ciclâmen para algumas espécies é indesejável, pois esse evento requer certos conhecimentos e habilidades do produtor. O procedimento é realizado durante o resto da planta - na primavera ou no verão.
Antes de dividir o tubérculo, é necessário removê-lo da panela, limpá-lo completamente de um coma de terra e secá-lo.
Além disso, o evento é realizado de acordo com este algoritmo:Importante! Ao escolher tubérculos para propagação, eles devem ser inspecionados visualmente: amassados, podres, lentos ou com manchas e raízes danificadas não são adequados.
- o tubérculo seco é dividido em várias partes para que cada uma delas receba pelo menos um rim e vários processos radiculares;
- locais de cortes são secos, tratados com carvão ativado ou pó de carvão vegetal para evitar a infecção de tubérculos com infecções;
- as raízes resultantes são plantadas em recipientes separados e cobertas com filme plástico para criar um efeito estufa;
- na presença de novos processos nos tubérculos, o filme é removido, os brotos são plantados em vasos novos e proporcionam os cuidados adequados.
Características do transplante de plantas e cuidados adicionais
O ciclâmen precisa de replantação a cada 2-3 anos. O evento é realizado no final do verão ou início do outono, quando a fase de vegetação intensiva começa na cultura.
O transplante de ciclâmen não é particularmente difícil e baseia-se nas seguintes etapas:Importante! Independentemente da época do ano, a flor trazida da loja deve ser transplantada, se possível, após 10–12 dias em que a planta se adapta totalmente a novas condições.
- uma camada de drenagem é revestida no fundo da panela usando argila expandida ou seixos;
- a camada de drenagem é polvilhada com uma pequena camada de solo. Um solo nutritivo leve com uma estrutura frouxa, especialmente projetado para ciclâmen, é usado como substrato. Você pode fazer uma mistura de solo por conta própria, tomando 5 partes de solo foliar e 1 parte de húmus, turfa e areia. Também são adicionadas cinzas de giz ou madeira à mistura;
- remova cuidadosamente os tubérculos do tanque antigo para não danificá-los, examine os processos radiculares - raízes mortas, podres, doentes e secas são cortadas, os locais dos cortes são tratados com carvão vegetal;
- a planta jovem é imersa no chão completamente, cobrindo os tubérculos. Nos adultos, o terço superior dos tubérculos é deixado acima da superfície;
- a cultura é polvilhada com o resto da terra e colocada em um local quente e bem iluminado, protegendo dos raios do sol e das correntes de ar.
Vídeo: Como transplantar ciclâmen em casa
Após o transplante de ciclâmen, é necessário organizar condições confortáveis:
- Rega. A primeira rega após o transplante é recomendada após 10 a 14 dias. Em seguida, a planta é umedecida à medida que o solo seca. O esquema de irrigação ideal é considerado 1 vez em 3-4 dias. Para uma flor, tanto o solo encharcado quanto o seco são prejudiciais. No primeiro caso, o sistema radicular apodrece, no segundo - as folhas caem e ficam amarelas. O melhor método de umedecimento é considerado a bandeja coletora, quando a umidade é derramada diretamente na bandeja e o excesso de água é drenado. Para a irrigação, é necessário usar água macia e defendida com indicadores de temperatura de +18 ... + 22 ° C. Durante o período de dormência de uma flor, o número de regas deve ser reduzido.
- Top vestir. Na fase de crescimento intensivo e floração, o ciclâmen precisa de nutrição de alta qualidade. Reage positivamente a minerais e complexos orgânicos naturais. Durante a estação de crescimento, o fertilizante deve ser aplicado a cada 10-14 dias. Antes de aplicar os curativos, por 30 minutos, os especialistas recomendam regar a flor com água pura. Em um período inativo, o fertilizante deve ser descartado.
- Temperatura e iluminação. O ciclâmen prefere temperaturas frias - de +6 a + 12 ° C no inverno. No verão, é recomendável cultivar uma flor em temperatura ambiente, evitando o calor e o calor. O melhor local para uma planta é considerado as janelas nos lados leste e oeste do apartamento, onde prevalece a iluminação difusa. Ao colocar a cultura no parapeito da janela, no lado sul, ela deve ser protegida da luz solar direta.
- Humidade. O cíclame é uma planta que adora umidade. No período de crescimento intensivo, além da irrigação tradicional, ele está satisfeito com a pulverização. Para aumentar a umidade do apartamento, recomenda-se colocar uma flor em um palete com pedras na água. No inverno, a planta deve ficar longe de aparelhos de aquecimento e baterias.
Você sabe A duração do cultivo de ciclâmen em casa é de 7 anos. Depois disso, mesmo com os devidos cuidados, não é mais adequado para a reprodução e uma nova planta jovem deve ser adquirida.
Que dificuldades podem surgir
Ao cultivar ciclâmen, algumas dificuldades podem surgir, as quais são mais frequentemente associadas ao não cumprimento das regras básicas para cuidar de uma planta.
Os sinais de uma doença cultural são:
- amarelecimento das folhas, queda de flores - indica umidade prematura;
- amarelecimento das folhas, enquanto os pedúnculos permanecem saudáveis - indica um aumento da temperatura na sala. Para restaurar a cultura, é necessário reduzir os indicadores de temperatura;
- podridão cinza nas folhas e caule - aparece devido ao aumento da umidade e a indicadores de baixa temperatura;
- podridão de flores e folhas - indica umidade excessiva no solo.
Dicas úteis
O ciclâmen é bastante sensível às condições de vida; portanto, os iniciantes no processo de crescimento podem encontrar uma série de dificuldades que podem ser evitadas por conselhos de especialistas:
- Para propagação de plantas, você deve escolher material de alta qualidade. As sementes devem estar sem danos, estrutura densa; tubérculos - elásticos, duros, sem podridão.
- Em casa, o cultivo de uma colheita é recomendado por sementes ou tubérculos.
- Durante a germinação das mudas, atenção especial deve ser dada às condições do solo - sempre deve ser um pouco umedecido, bem como à temperatura - deve estar na faixa de +18 ... + 20 ° С.
- A mistura ideal de solo para brotos é a simbiose de solo frondoso, húmus e turfa. O ciclâmen reage negativamente aos solos alcalinos, por isso é recomendável adicionar giz ou cinza de madeira ao substrato.
Você sabe O ciclâmen é chamado a flor da inspiração e da alegria. Acredita-se que em apartamentos onde esta planta é, sempre reinam calma, paz e harmonia. A cultura é capaz de absorver energia negativa e dar positivo.
O cíclame é uma planta ornamental frágil e pitoresca, que se distingue pela floração exuberante. Suas flores delicadas têm uma ampla gama de cores e um agradável aroma a lavanda. No entanto, para que a cultura não perca seu apelo estético, é necessário organizar o cuidado correto, que consiste em monitorar as condições do solo, iluminação, temperatura e umidade.