Entre as inúmeras plantas de interior, existem muitas espécies decorativas com folhas ou flores incomuns. Hypoesthes, um convidado dos trópicos quentes da África e Madagascar, a quem nosso material é dedicado, pertence a esse número.
Descrição botânica da planta
Hypoesthes é um arbusto herbáceo verde com até 60 cm de altura, compacto e frondoso. A folhagem é decorativa na planta: em forma de coração ou oval com uma ponta pontiaguda, com bordas esculpidas ou serrilhadas.
Folhagem atraente dá uma cor incomum:
- sardas brancas ou lilás sobre fundo verde;
- fundo lilás vermelho ou rosa com uma borda verde e parcialmente com veios;
- folha branca com veias verdes;
- um centro rosa brilhante, uma moldura mais escura, ao longo da borda um tom verde claro.
Sistema raiz | Superfície |
Forma de folha | Ovóide, cordado |
Cor da folha | Bicolor, salpicado |
Forma da flor | Tubular |
Cor da flor | Lilás, vermelho-branco |
Você sabe A Bioenergia argumenta que é útil manter hipoestesias em casa para pessoas com profissões criativas. A flor é capaz de ativar a criatividade, dar inspiração e energia positiva.
Tipos principais
No total, existem cerca de 150 espécies de plantas, mas não mais de uma dúzia de variedades e seus híbridos são cultivados em cultura.
Visualizações internas mais populares:
- Hypoesthes folha-spike - possui placas de folhas verde-escuras, alongadas de forma oval com bordas irregulares, manchas violetas localizadas aleatoriamente na parte superior. Floresce no inverno, pétalas de um tom de lavanda.
- Vermelho sangue - um arbusto ramificado e baixo (até meio metro), com folhas grandes, de até 8 cm de comprimento, em formato oval e com uma ponta afiada. A cor principal da folha é vermelho vivo, as veias e a borda da placa são verde escuro. As flores são vermelho pálido, a faringe é branca.
- Espinhoso - espécies altas, com até um metro de altura, criadas principalmente em estufas ou jardins. Lâminas em forma de coração, grandes e pubescentes, de cor verde, sem inclusões. Difere no magnífico florescimento das cores branca e violeta.
- Hypoestes Confetti - uma visão que combina várias variedades que diferem apenas na paleta de cores. Placas de folhas podem ter manchas de tons de branco, framboesa, bordô e lilás.
- Splash - combina duas variedades com um fundo branco e rosa, apenas as bordas de uma folha e veias são pintadas de verde.
- Hypoesthes leaf stamen - difere na estrutura muito fina das chapas, ao toque parece papel. A cor não é menos interessante: a veia central é rosa brilhante, gradualmente se transformando em uma cor lilás saturada, a borda da folha é pintada de verde.
Condições de cultivo da casa
É melhor escolher um confete hypoesthes ou mix, como também é chamado: é menos temperamental ao sair. Além disso, a coleção será reabastecida com diferentes cores de plantas com um tipo de conteúdo.
Localização
Na estação fria, peitoris das janelas sudeste ou sudoeste são escolhidos para manutenção. No verão, é possível manter o ar fresco (varanda, varanda), desde que não haja corrente de ar. Dos raios diretos do sol, a flor precisa ser sombreada, pois as folhas suculentas são propensas a queimaduras.
Para o desenvolvimento uniforme do mato, o pote deve ser girado regularmente para a fonte de luz em diferentes direções.
Temperatura
A faixa de temperatura para esta planta é de +18 a +25 ° C. Não é recomendável desviar-se desses valores: a planta pode adoecer, descartar folhas ou inflorescências. O período de descanso na hipoestesia geralmente está ausente, mas deve ser iluminado durante as curtas horas do dia, estendendo-o para 10 a 12 horas.
Humidade do ar
A umidade ideal é de 60 a 70%. Para manter essa condição, a hipoestesia é pulverizada no calor duas vezes por dia, no inverno é suficiente uma hora. Você pode colocar a panela em uma bandeja com argila expandida umedecida. No verão, a planta pode tomar um banho quente.
Home Care
Imediatamente após a compra, a planta precisa ser adaptada; portanto, é transplantada para um novo recipiente após duas semanas de quarentena.
Rega
Para irrigação, use água morna (+ 22–25 ° C), de preferência em água parada. Se a água da torneira estiver muito dura, ela poderá ser amolecida em casa. Para fazer isso, adicione cinza de madeira na proporção de 3 g / 1 litro de água.
Considera-se que o melhor método de rega é a pulverização de um coma no solo ou irrigação de um regador. Nesse caso, o excesso de líquido da panela deve ser drenado. No verão, a hidratação é realizada uma vez a cada 2 dias, no outono e inverno - 1-2 vezes por semana. A secagem do solo não é permitida.
Top vestir
Da primavera ao outono, a flor é alimentada uma vez a cada 3-4 semanas. Ao escolher o fertilizante, é dada preferência a complexos prontos para floração de plantas ornamentais com uma grande quantidade de potássio e uma dose significativamente menor de nitrogênio.
Importante! O potássio é necessário para a hipoestesia florescer e clarear a cor da folhagem. Mas o nitrogênio, mais precisamente, seu excesso, pode levar à perda de manchas e uma aparência geral tediosa.
Poda
A poda cardinal é realizada na primavera, deixando brotos curtos na superfície (cerca de 3 cm). As hastes cortadas não são jogadas fora: elas podem ser usadas como material de plantio.Durante todo o período de crescimento, aperte a bucha, removendo partes dos brotos torcidos, eliminando o comprimento e a forma total da coroa.
Apesar do fato de a planta estar florescendo, as flores não desempenham nenhum papel na decoratividade: são muito pálidas e pequenas, então os cultivadores experientes recomendam remover as inflorescências para que a planta não desperdice energia na floração em detrimento do desenvolvimento de uma folhagem brilhante.
Transplante
O transplante é realizado na primavera, a planta acabou de comprar - 2 semanas após a compra. O arbusto cresce rapidamente e perfeitamente ramifica, então o procedimento é realizado a cada 2 anos.
É preferível que o solo tome neutro ou levemente ácido, leve, nutritivo, com boa produtividade.
O substrato preparado automaticamente consiste em tais componentes (na proporção de 2: 1: 1: 10):
- terra de jardim;
- turfa;
- areia grossa;
- húmus.
Um recipiente de flores pode ser comprado em plástico, panelas leves e pesadas feitas de materiais naturais são opcionais. Para uma planta adulta, o novo vaso deve ser 1,5–2 cm maior que o anterior. A forma pode ser qualquer, mas o tamanho precisa de uma capacidade ampla, e não profunda.
Cascalho fino ou poliestireno podem ser usados como drenagem.
Técnica de transplante:
- Uma camada de 1,5 cm de drenagem é colocada no fundo do vaso.
- A bucha é removida de um tanque antigo por transbordo.
- As raízes da hipoestesia são frágeis, então a terra antiga é sacudida com muito cuidado.
- Polvilhe a drenagem com uma camada de solo, coloque um arbusto, segurando com a mão.
- Encha o tanque com o solo nas bordas, pressione levemente.
- Após a rega abundante, o líquido restante é drenado.
- O vaso é colocado em um local quente com iluminação difusa.
Reprodução
Para a propagação de sementes, o material de plantio é comprado em uma loja, uma vez que raramente é permitido florescer em casa. Após a floração, a planta é muito extensa, o que diminui seu efeito decorativo. Com mais frequência, propaga o arbusto por estacas.
Estacas
As estacas podem ser realizadas na primavera e no verão. Os brotos apicais que permanecem após a poda antienvelhecimento serão suficientes.
Importante! Um talo saudável deve ter pelo menos dois nós.
A mistura do solo é preparada da mesma forma que para uma planta adulta. Para o enraizamento, as mudas são plantadas em copos de plástico, cobertas com uma jarra de vidro e colocadas no calor (+ 22–25 ° C).
Após 10 a 14 dias, o espécime jovem é mergulhado na panela, removendo as mudas com uma colher, capturando parte do solo. Durante o crescimento, aperte a parte superior para estimular o desenvolvimento de brotos laterais.
Cultivo de sementes
A semeadura é realizada no início de março. Como recipiente, você pode usar um recipiente de plástico de qualidade alimentar com uma tampa. O solo é composto de areia e turfa em proporções iguais.
As sementes antes da semeadura são mantidas em qualquer estimulador de crescimento (Epin, Zircon) por cerca de 12 horas.A tecnologia de semeadura é a seguinte:
- O substrato é umedecido em um frasco de spray.
- As sementes são espalhadas na superfície com uma fina camada, sem aprofundar, levemente polvilhadas com o solo.
- A tampa é fechada e deixada amadurecer por até 14 dias.
- Durante esse período, é necessária ventilação regular, a temperatura do conteúdo é de + 13–18 ° C.
- Após 2 semanas, a estufa é aberta e mergulhe as mudas em copos separados.
Você sabe Algumas tribos africanas usam folhas de hipoestesia em vez de espinafre, preparando várias saladas a partir delas.
Dificuldades crescentes
Algumas imprecisões nos cuidados podem levar a complicações no crescimento da flor.
Problemas e soluções comuns:
- A folhagem seca nas pontas, rugas e cachos com um barco - ar seco (possivelmente próximo de aparelhos de aquecimento). Para manter a umidade necessária, você precisa pulverizar o espaço ao redor da flor.
- Manchas marrons secas nas folhas queimadura solar. A flor deve ser sombreada pelos raios diretos do sol.
- Folhagem de folhas - mudanças repentinas de temperatura, falta de água. É necessário observar o regime de temperatura, a rega é realizada até que o solo esteja completamente umedecido (sem inundação). A água para irrigação não deve estar fria. Eliminar possíveis rascunhos.
- As lâminas das folhas perdem impregnações de cores, adquirindo uma cor verde lisa - excesso de nitrogênio. Os arbustos estão se desenvolvendo ativamente, mesmo sem fertilizar com nitrogênio, a substância é adicionada em quantidades mínimas. Adubos decorativos de suporte com teor de potássio.
- O arbusto é puxado para um lado. - iluminação irregular. O pote deve ser girado regularmente em diferentes direções para a fonte de luz.
- O arbusto é puxado para cima - negligência de beliscar.
- Torna a folhagem amarela e murcha - excesso de umidade. Umedeça o solo à medida que sua camada superior seca, drene o líquido restante dos paletes.
Doença
Hypoesthes é uma das poucas plantas de interior com forte imunidade. Devido ao não cumprimento do regime de manutenção, é possível o desenvolvimento da podridão radicular. Nesse caso, o mato deve ser transplantado, com uma substituição completa do solo. No futuro, a frequência da rega deve ser observada.
Pragas
No período quente do ano, quando a rua é mantida ou arejada, a planta pode ser atacada por pragas, sendo as mais comuns:
- pulgões;
- mosca branca;
- cochonilha;
- ácaro.
Prevenção de borboletas de mosca branca serão fitas adesivas suspensas perto da planta. Você pode combatê-los com a ajuda de inseticidas ("Actara", "Decis") ou infusão de alho (se houver poucos insetos). Para infusão, tome uma grande quantidade de alho por litro de água, insista por vários dias. Para uso, 200 ml de infusão são diluídos com água em uma quantidade de 400 ml.Quando infectada com pulgões, cochonilhas ou ácaros, a flor é lavada sob um banho quente. Em seguida, uma solução de sabão é removida das folhas dos parasitas restantes. Depois é tratado com qualquer inseticida (Actellik, Bazudin).
Tudo o que é necessário para o cultivo bem-sucedido de uma flor tropical é a conformidade com o microclima e as regras de tratamento. Folhagem incomumente brilhante de hipoestesia se tornará uma decoração adicional do interior, pintando sua casa com cores brilhantes.