A Freesia é um dos cultivadores de flores mais charmosos e amados do mundo. Sua floração brilhante e memorável pode decorar com sucesso um canteiro de flores ou parapeito da janela. No entanto, o cultivo desta planta nem sempre termina com sucesso, pois cuidar dela requer muita atenção. O artigo discute as características da flor, bem como as principais sutilezas de cuidar dela.
História da variedade
Rosa Freesia é uma flor elegante de tonalidade amarela, especialmente popular entre os amantes de rosas varietais, como a floribunda. A espécie é um dos exemplos mais impressionantes de seleção altamente profissional. Uma fábrica foi criada na Alemanha em 1973. Um híbrido é obtido por vacinação; o estoque geralmente é uma variedade de rosas de Rogoz, Konin ou rosa mosqueta.
Característica e Descrição
Parece que os cultivadores de flores são uma planta espessa e perene com um caule altamente ramificado e semelhante a uma árvore. A altura média do arbusto é de 60 a 80 cm e nele se desenvolvem folhas finas e arredondadas, apontadas para a borda, com uma veia central de tonalidade verde saturada. O sistema radicular da flor é poderoso, ramificado.
A planta floresce profusamente, neste momento de cada broto de 3 a 8 flores de um matiz amarelo saturado, 5-10 cm de diâmetro, desenvolvem-se. Flores em forma de xícara, felpudas, pintadas uniformemente. O período de floração do mato é observado durante toda a estação de crescimento. As primeiras flores aparecem em meados de junho, as últimas podem ser observadas no final de outubro.
Você sabe Pela primeira vez, as rosas começaram a ser cultivadas na Roma antiga, no entanto, durante esse período, a flor não foi cultivada para fins decorativos, mas como uma planta medicinal valiosa.
A principal característica da espécie é a combinação perfeita de decoratividade e despretensão às condições de vida. A frésia se enraíza tanto em áreas abertas e bem iluminadas quanto em sombra parcial. Além disso, esta rosa é caracterizada por alta resistência ao gelo - é capaz de tolerar geadas sazonais até –28 ° C, bem como resfriamento acentuado até –2 ° C. A espécie é resistente a infecções bacterianas, não é característica de manchas pretas e oídio, e muitas vezes a planta afeta a crosta e o fusário.
Características do cultivo ao ar livre
Freqüentemente, o cultivo de Freesia não causa muitos problemas; portanto, um cultivador iniciante também pode cultivá-lo em um local. Mas você pode obter uma planta saudável e abundante em flor apenas após uma preparação cuidadosa. Inclui métodos para cultivar o solo e observar as datas de plantio necessárias.
Tempo de pouso
Uma rosa é plantada no início da primavera, antes do aparecimento dos botões. O período ideal para o plantio de um arbusto começa após um degelo completo da primavera, com um regime de temperatura de +10 ... + 15 ° C. Na região climática temperada, esse período é observado no início de maio, no sul, na primeira quinzena de abril.
Seleção de assento
O melhor lugar para cultivar uma flor é considerado uma área bem iluminada e seca, longe da alta umidade e da vegetação arbórea. No entanto, um arbusto pode ser cultivado com sucesso na primeira camada de vegetação alta ou sombra parcial. É importante levar em conta o fato de que a floração de tais arbustos será menos ativa, e as flores de arbustos sombreados geralmente não têm mais que 5-6 cm de diâmetro.
Importante! A frésia não é recomendada para ser plantada em um rascunho, isso afeta negativamente a imunidade da planta e também cria condições favoráveis para o desenvolvimento de pulgões.
Ao escolher um local para o plantio de Freesia, é importante considerar a composição da mistura do solo no local. A espécie cresce e se desenvolve melhor em solos férteis altamente nutritivos. O chernozem lixiviado é adequado para isso, enquanto substratos pantanosos e turfosos para arbustos são indesejáveis, pois geralmente inibem seu crescimento e floração. Substratos mais pobres e densos são enriquecidos com húmus ou turfa, mas o pH desse solo deve estar na faixa de 6 a 7 unidades.
Trabalho preparatório
A flor requer um trabalho preparatório mínimo. No entanto, nesta fase, a planta frequentemente recebe uma carga valiosa, sem a qual as chances de seu enraizamento eficaz são rapidamente reduzidas. Para obter flores elegantes no verão, você precisa abordar o procedimento com muito cuidado.
Preparação do solo
O preparo do solo é iniciado muito antes do plantio de mudas. Desde o outono, na primeira quinzena de novembro, o local sob futuras plantações é cuidadosamente escavado, a uma profundidade de pelo menos 30 cm. Graças a esse procedimento, todos os tipos de larvas de pragas escondidas no solo estão do lado de fora, o que reduz drasticamente a atividade de sua população na primavera.Ao mesmo tempo, é necessário limpar o solo dos restos de qualquer vegetação, que é um reservatório de infecções perigosas. No final de março, o solo é escavado novamente e o local é cuidadosamente nivelado. Para melhorar o valor nutricional do substrato, o solo é enriquecido com uma mistura de 9 l de húmus e 1 l de argila. Além disso, 15 a 20 g de superfosfato são adicionados à mistura.
Preparação de mudas
Cerca de um dia antes do plantio, as mudas também estão sujeitas a preparação. Eles são embebidos em água limpa e assentada, em temperatura ambiente. Isso é necessário para que as plantas sejam saturadas com umidade valiosa, o que ativa seu metabolismo. Como resultado, o procedimento ajuda a Freesia a criar raízes com segurança em apenas algumas semanas. Somente o sistema radicular é embebido em água, encharcando o caule pode provocar lesões putrefativas das mudas, que quase sempre ameaçam a morte por elas.
Você sabe As rosas são uma das plantas mais antigas do planeta. Segundo achados arqueológicos, essa espécie existia no planeta há 50 milhões de anos.
Tecnologia e profundidade
Os arbustos são plantados sozinhos ou por plantações em massa. No segundo caso, as plantas são plantadas em fileira ou de forma escalonada, a uma distância de 50 a 100 cm. Para cada planta da parcela, crie um buraco individual com profundidade de 50 cm e diâmetro de cerca de 45 cm. consistindo de turfa, terra de folha e argila (2: 2: 1). Após este plantio é bem hidratada. Assim que a umidade é absorvida, a cobertura dos arbustos (espessura da camada de 5 a 10 cm) com serragem, agulhas de abeto, casca de árvore, casca ou outros materiais naturais.
Recursos de Cuidados
Todo o procedimento de cuidado com as plantas fornece rega oportuna, cobertura, cultivo e poda. Graças a esse conjunto, é possível fornecer qualitativamente à planta a floração por mais de um ano, que é o principal indicador de sucesso da floricultura.
Rega
Freesia refere-se a plantas higrófilas, para que regem os arbustos sistematicamente. Como o sistema radicular da planta é capaz de penetrar nos horizontes inferiores, é melhor fazer a rega raramente, mas abundantemente, para molhar completamente o solo nos horizontes inferiores. Na primavera e no outono, o procedimento é realizado uma vez por semana, no verão pelo menos 2 vezes por semana. A última vez que a umidade é aplicada aos canteiros duas semanas após o florescimento do arbusto. Independentemente da estação, são necessários 15 a 20 L de água para cada planta secundária.Para regar o arbusto, crie o chamado círculo próximo ao tronco - uma pequena depressão ao redor da base do arbusto. Eles trazem umidade para esta zona, a irrigação de massa verde não é recomendada. Nesse caso, a rega pode criar umidade excessiva, o que é um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos. Um período ideal para o procedimento é considerado de manhã cedo. Durante o dia, partículas de umidade derramada na folhagem podem provocar queimaduras nos tecidos, e a rega noturna leva a umidade excessiva na área.
Aplicação de fertilizantes
À medida que os arbustos crescem e se desenvolvem, eles precisam ser alimentados. Os canteiros são alimentados sistematicamente, pela primeira vez o procedimento é realizado 14 a 20 dias após o plantio e depois a cada primavera, antes do aparecimento dos brotos. Para fazer isso, use qualquer mistura altamente nitrogenada (uréia, nitroammophoska, nitrato de amônio).
O segundo curativo da flor é realizado no início de julho, para isso são utilizados superfosfato e nitrato de potássio. Se possível, a Freesia é adicionalmente alimentada no outono, após a floração, para esse fim, são adicionados adubos, turfa, composto e outras misturas orgânicas aos canteiros.
Capina e afrouxamento do solo
Um dos procedimentos mais importantes para o cuidado das flores é a capina oportuna, combinada com o cultivo. Realize essa medida de cuidado regularmente. Pela primeira vez, o solo é eliminado já três semanas após o plantio das mudas e, a cada semana, a uma profundidade de pelo menos 10 cm. Somente dessa maneira todas as ervas daninhas podem ser destruídas e o solo deve receber oxigênio.
Importante! A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são realizados de manhã cedo ou tarde da noite, pelo menos 24 horas após a rega. Caso contrário, o procedimento pode levar à secagem do solo.
Poda
A poda é o único procedimento que ajuda Freesia a cumprir seu objetivo principal: decorar o jardim. Além disso, sem a conclusão oportuna do procedimento, é quase impossível obter flores especialmente grandes, já que a planta gastará ativamente energia na formação de brotos extras. E esta é frequentemente a principal razão para a diminuição da atividade e duração da floração do mato. Pela primeira vez, uma muda jovem é cortada no próximo ano após o plantio e, em seguida, a formação da planta é realizada uma vez por temporada. O período ideal para isso é considerado início da primavera, antes do aparecimento de botões nos arbustos.
Existem três tipos de poda:
- Forte - não restam mais de 2 a 4 brotos em cada broto, são realizados para rejuvenescer um arbusto maduro.
- Moderado - são permitidos até 7 gomos em cada ramo, esse procedimento fornece melhor decoratividade e floração precoce.
- Fraco - É usado no verão para remover inflorescências desbotadas e brotos secos.
Além disso, eles também fazem a chamada poda sanitária, a segunda metade do outono é considerada a melhor época para isso. Neste momento, brotos velhos, danificados e em excesso são removidos. Isso permite que os arbustos entrem com sucesso no período de animação suspensa no inverno, além de formar uma coroa elegante e decorativa.
Abrigo para o inverno
Eles cobrem a Freesia conforme necessário, no caso de culturas em climas frios com geadas de inverno acima de -10 ° C. Execute o procedimento antes de um estalo frio, na segunda quinzena de novembro. Arbustos jovens de tamanho pequeno são colocados no piso de tábuas ou galhos e fixados ao chão usando barras de metal.O anel da raiz da flor é batido e a planta em si é coberta com uma camada de serragem, agulhas de pinheiro, cascas ou outros materiais naturais. De cima, esse revestimento é coberto com um palmo em 2-3 camadas. Arbustos altos não são depositados no solo; em vez disso, a planta é enrolada firmemente com um palmo.
Controle de Pragas e Doenças
Infelizmente, muitos cultivadores de flores não conseguem criar condições ideais para a Freesia, o que afeta diretamente o aparecimento de doenças e pragas características nos canteiros. Nesse caso, você deve agir imediatamente. Patologias desse tipo não apenas inibem a floração, mas também levam à morte lenta dos arbustos.
As principais doenças da frésia
Título | Métodos de luta |
Sarna | As áreas afetadas do mato são tratadas com infusão alcoólica de iodo, as plantas são tratadas com qualquer preparação fungicida (líquido de Bordeaux, Fitosporin, Homom). O procedimento é realizado duas vezes, a partir de intervalos de 14 dias. |
Fusarium | Para o tratamento da infecção, as plantações são tratadas duas vezes com intervalos de duas semanas com soluções "Fundazol", "Maxima" e outros análogos intercambiáveis. |
Clorose (amarelecimento da folhagem) | As plantações são alimentadas duas vezes com qualquer fertilizante nitrogenado (uréia, nitrato de amônio). |
As principais pragas da cultura
Título | Remédios |
Pulgões | Os arbustos são pulverizados com soluções dos preparativos "Actellic", "Antio", "Karbofos", "Rogor", "Metation" |
Cigarras | As plantas são tratadas com qualquer inseticida de contato ("Ditox", "Tagore", "Tzipi"), o procedimento é realizado 2 vezes, com intervalo de 10 dias |
Ácaro aranha | As plantações afetadas são pulverizadas com soluções de "Akreks", "Isofen", "Omaytoma" ou outros fundos intercambiáveis arkatsidnymi |
Hoje, Rosa Freesia todos os anos é cada vez mais encontrada em cabanas de verão, esta planta impressiona com sua elegância e floração longa. Mesmo um florista iniciante pode cultivar uma flor com sucesso, pois é caracterizada pela despretensão e resistência a todos os tipos de fatores adversos. No entanto, isso requer cuidados adequados para a planta.