A variedade de hortelã-pimenta de folhas grandes difere do resto no tamanho de suas inflorescências. Além de serem muito grandes, a cor das pétalas também muda de rosa brilhante no centro para branco deslumbrante nas bordas. De extraordinária beleza, o mato é muito procurado pelos paisagistas, por isso eles frequentemente decoram não apenas as propriedades rurais, mas também os becos das cidades.
Descrição da nota
A hortênsia conhecida hortelã-pimenta é considerada um arbusto de crescimento rápido que vive até 50 anos. Você pode descrever as folhas como grandes, verde escuro com um brilho brilhante. A folhagem mantém sua aparência até o início do tempo frio, o que é muito agradável para todos os jardineiros. Flores de tamanho pequeno, brancas e rosa, são coletadas em grandes petecas que atraem a atenção.
Note-se que a cor das flores depende do nível de acidez do solo. Em alguns casos, em vez de branco, pode ser azulado.Sementes pequenas são encontradas em uma pequena caixa dentro da flor.O arbusto cresce de 60 a 80 cm de altura. Os rebentos são rígidos, de modo que as inflorescências dessa variedade não murcham.
Resistência do inverno
Apesar de a hortelã-pimenta ser uma planta ornamental, é bastante resistente ao gelo e pode suportar o frio até -29 ° C. Em um clima subtropical ou em uma zona intermediária, onde os invernos são relativamente quentes, um arbusto de hortênsias de folhas grandes pode calmamente passar o inverno sem abrigo. Mas é melhor jogar pelo seguro e cobrir a hortênsia do inverno para que não morra.
Você sabe Hortênsia — uma das poucas plantas que podem absorver e acumular alumínio do solo ácido.
Cuidados de plantio e hortênsia
O plantio de uma planta decorativa ocorre no início de março ou no outono. Os especialistas recomendam não tentar o destino e dar preferência à primeira opção para evitar a perda de arbustos. Antes do pouso, você precisa escolher o lugar certo. Você precisa cuidar da hortênsia regularmente e em tempo hábil. Com os devidos cuidados, cresce rapidamente e se delicia com a floração abundante.
Seleção e preparação do local
Ao escolher um local permanente para o plantio, é necessário levar em consideração a acidez do solo. Para hortelã-pimenta, o solo azedo e bem drenado é ideal. Se a terra não é adequada para o plantio, não se desespere, pois pode ser acidificada com aditivos (ácido oxálico, acético ou málico).
Além disso, vale a pena prestar atenção à iluminação do site. Deve estar ensolarado. Embora a melhor opção seja muita luz pela manhã e sombra parcial durante o dia. Assim, flores delicadas não secam e a folhagem não queima ao sol.
Regras de desembarque
As regras para o plantio de hortênsias são bastante simples. Em um território com clima quente, as mudas são plantadas na primavera e no outono, nas regiões norte - somente na primavera, quando o solo começa a esquentar e a ameaça de geada desaparece.
O poço de aterrissagem depende diretamente do tamanho do rizoma da muda. Na maioria das vezes, mede 50 × 50 × 50 cm e deve ser instalada uma drenagem na parte inferior. A planta plantada é coberta com um substrato ácido para aumentar as chances de sobrevivência e crescimento rápido. Você pode preparar o substrato, usando em quantidades iguais: turfa, agulhas, húmus e areia.
Importante! O colo da raiz da hortênsia não se aprofunda durante o plantio, deve permanecer no nível do solo. As raízes, como brotos, devem ser encurtadas antes do plantio.
Rega
O processo de cuidar de hortelã-pimenta é simples, mas requer atenção. A rega adequada ajudará a planta a crescer e crescer normalmente. No verão, a hortênsia deve ser regada 2 vezes por semana. Um arbusto adulto requer de 3 a 5 baldes de água morna e protegida. Se o solo foi coberto com turfa, o número de irrigações pode ser ligeiramente reduzido, dependendo das condições climáticas.
Fertilizantes
Você pode obter florescimento abundante com a ajuda de fertilizantes e cobertura, que devem ser aplicados pelo menos 2 vezes por ano. O melhor período para isso será o tempo antes e depois da floração. Na primavera, a solução de uréia é usada para cobertura na proporção de 2 g de substância por 1 litro de água.
Deve-se ter em mente que serão necessários pelo menos 30 litros desse líquido por bucha. Após a floração, a hortênsia é fertilizada com minerais complexos. No verão, os jardineiros recomendam fertilizar a planta com pasta. Mas é importante não alimentar demais a planta, pois as inflorescências podem crescer muito e quebrar galhos.
Poda
A poda de arbustos é realizada apenas no terceiro ano de vida, no início da primavera. Isso deve ser feito antes que os rins se abram e o suco comece a se mover. Caso contrário, o suco simplesmente fluirá e a planta morrerá. Hortênsia de folhas grandes não precisa de poda global. Apenas os galhos secos e danificados são removidos, bem como a cada quarta sessão.
Preparações de inverno
O inverno de hortênsia deve ser abordado com mais responsabilidade. Se crescer em um território com invernos gelados, o abrigo deve ser obrigatório. É realizado no final do outono, mas estritamente antes do início da primeira geada. Com a ajuda de ganchos e arcos, a planta é dobrada e pressionada mais perto do chão. Os arbustos adultos grandes são bastante difíceis de dobrar; portanto, eles geralmente são divididos em dois e pressionados dos dois lados até que os galhos tomem uma posição horizontal.
Os galhos empilhados são cobertos com turfa ou musgo e é necessário fechar todas as lacunas disponíveis entre eles. Os brotos superiores e o local de separação devem ser cobertos com folhas secas. Em seguida, a bucha é coberta com material não tecido, de preferência em duas camadas.
Importante! Antes de passar o inverno no mato, é necessário cortar todas as inflorescências e remover a folhagem, para que os brotos não sejam danificados.
Doenças e Pragas
Este tipo de hortênsia não fica doente com muita frequência. As doenças podem ser causadas não apenas por fungos, vírus, pragas e parasitas, mas também por plântulas precárias, locais inadequados de plantio e erros no tratamento.O tratamento de doenças fúngicas é o mais difícil e nem sempre eficaz. O fungo aparece como resultado de alta umidade ou infecção do solo.
As doenças fúngicas incluem:
- Podridão branca.
- Podridão cinzenta.
- Míldio.
- Oídio.
- Septoria
- A ferrugem.
Todas essas doenças são tratadas com fungicidas sistêmicos, que incluem: “Fitosporin”, “Fundazol”, “Alirin”, oxicloreto de cobre, etc. Pragas, como doenças, podem facilmente destruir uma planta e com grande velocidade. Se você não notá-los a tempo, poderá perder não apenas um arbusto, mas todas as plantas do jardim.
Pragas e parasitas que ameaçam hortênsias incluem:
- Pulgões da folha.
- Ácaro.
- O nematóide é fel.
- A lesma é um jardim.
As pragas são destruídas por inseticidas, por exemplo, Aktara, Fitoverm, Akarin, Iskra e outros se provaram bem.O cuidado e a detecção oportuna de certas doenças podem proteger sua flor da morte e também prevenir doenças de outras plantas no seu jardim, porque para a maioria das plantas, doenças e pragas são iguais.
Você sabe Hortênsia tem seu próprio dia. Todo ano, 5 de janeiro de todo o mundo celebra o feriado desta flor.
Uso em paisagismo
Hortênsia de folhas grandes de hortelã-pimenta é impressionante em sua beleza, para que possa facilmente se tornar uma decoração de qualquer beco ou jardim. Grandes inflorescências permitem que ela cresça em um esplêndido isolamento, e nesse caso ninguém se sentirá vazio. Se você planta vários arbustos de hortênsia de diferentes variedades, obtém uma composição original de várias formas e cores.
Os paisagistas, muitas vezes, juntamente com as coníferas das plantas de hortênsias, enfatizam o brilho e o esplendor das inflorescências. Uma excelente combinação será plantada com hortênsias e outros arbustos grandes que florescerão em momentos diferentes e, portanto, decorarão o local durante todo o verão. Os designers também combinam hortênsia com flores e samambaias perenes. Nesse caso, é importante manter a harmonia das cores e escolher os tons certos.
Hydrangea Peppermint se tornou uma das melhores criações de criadores. Não é apenas resistente ao inverno, mas também possui excelentes qualidades decorativas. Pode parecer para alguns que esta planta é muito exigente e precisa de cuidados constantes, mas isso não é totalmente verdade. Não lhe prestando muita atenção, você receberá um belo arbusto com inflorescências brilhantes, que se tornarão o orgulho do seu site.