Devido à sua bela aparência e exuberante, agradável aos olhos nas flores frias do inverno, a azálea é uma das plantas de interior mais atraentes, mas muito caprichosa. Para evitar que a flor seque, é necessário realizar correta e atempadamente várias atividades agrícolas, uma das quais é a reprodução.
À primeira vista, um procedimento simples pode levar à morte de uma planta, se negligenciarmos as regras e condições básicas da azálea durante esse período. Neste artigo, consideraremos uma breve descrição da flor e um microclima adequado para o seu cultivo, métodos de propagação de plantas, bem como cuidados com as estacas e possíveis dificuldades que possam ser encontradas durante esse processo.
Descrição curta da flor
A azálea é uma planta perene anã que veio da Ásia, mas hoje não é menos comum na América do Sul e na Europa Ocidental. O subtipo interno da botânica de flores pertence ao gênero dos rododendros. A azálea, traduzida do grego antigo “seco”, recebeu esse nome em homenagem à aparência, pois é um arbusto seco e agachado.
Em nossas latitudes, a planta se estabeleceu apenas no final do século XIX e, inicialmente, era cultivada exclusivamente em estufas ou arboretos. No total, existem cerca de 360 espécies de azáleas na natureza, mas para reprodução em casa elas são adequadas e as mais populares, como regra, apenas duas espécies são azálea indiana e japonesa.O índio é um pequeno arbusto perene, com menos de 60 cm de altura, com folhas verde-escuras cobertas de pelos vermelhos. A floração ocorre no inverno, as flores desta variedade têm apenas 2-3 cm de diâmetro. A azálea japonesa praticamente não é diferente de sua contraparte interna - também é um pequeno arbusto perene com pequenas folhas brilhantes. A única diferença é o tamanho menor das flores e a possibilidade de cultivar variedades no jardim. A azálea floresce muito luxuriante e violentamente, geralmente com 4 ou 5 anos de idade. As flores são de cor rosa brilhante saturada, mas branco, violeta, vermelho e até dois tons também são frequentemente encontrados.
Você sabe Além de sua aparência atraente, a azálea é famosa por suas propriedades curativas, em particular a eliminação de várias doenças inflamatórias oculares e até uma ressaca. Ótimo para aliviar a fadiga — apenas sente-se em frente à fábrica e, em questão de minutos, sentirá uma onda de força e energia que permanecerá com você por um longo tempo.
As folhas são verde-escuras, relativamente pequenas e podem ser felpudas e regulares mesmo. Ao escolher uma azálea para cultivar uma casa, preste atenção ao número de botões fechados: se houver mais da metade deles, é provável que essa flor seja adaptada para uma rápida adaptação e delicie os hospedeiros por uma flor incrivelmente espetacular e fabulosa por muito mais tempo. Não tenha preguiça de verificar a planta quanto à presença de doenças e pragas - basta inspecionar cuidadosamente o arbusto e, se encontrar folhas secas ou completamente murchas, a azálea está doente ou apenas sob cuidados inadequados.
Microclima adequado para cultivo
Apesar do fato de a azálea poder florescer por um longo período de tempo, é comum ouvir as queixas dos jardineiros de que, depois de algum tempo depois de comprar uma flor, ela desaparece sem motivo aparente. Isto é devido ao fato de que a azálea é uma planta muito caprichosa em si mesma e precisa de uma abordagem e condições especiais. Se você considerar adequadamente algumas das características de seu cultivo e os requisitos da flor, certamente o recompensará com uma abundância de flores surpreendentes e inimitáveis. Antes de tudo, é necessário criar um ambiente vegetal o mais próximo possível das condições de seu habitat natural, a saber:
- condição de temperatura. Como a azálea não está entre as plantas amantes do calor, uma temperatura de +14 ... + 17 graus é adequada para sua manutenção, que, durante a brotação, ainda precisará ser reduzida em 3-4 graus. Somente um regime de temperatura adequadamente selecionado dará à planta a oportunidade de florescer por um longo tempo e de forma impressionante. É extremamente importante monitorar a temperatura desejada no verão. Para fazer isso, é recomendável mover a azálea para a varanda, mas não para o lado sul, mas com ar condicionado para manter a temperatura não superior a +18 graus. Se a flor estava no jardim no verão, você deve definitivamente trazê-la para o quarto antes do frio;
- umidade. Flor não menos exigente e alta umidade. No início da estação de aquecimento, a planta começa a sofrer estresse devido à secura, de modo que a alta umidade é alcançada por pulverização regular. É necessário pulverizar a azálea com água fria e com muito cuidado, pois as flores são bastante sensíveis à água e escurecem rapidamente. A melhor maneira de sair da situação é organizar pequenos recipientes de água ao redor da flor. Na estação quente, basta mover a planta para o ar livre, mas no inverno você deve lidar com esse problema mais detalhadamente;
- iluminação. Depois de adquirir a azálea, a primeira coisa a fazer é escolher o lugar certo para ela. Apesar de a planta ser bastante fotofílica, não tolera luz solar direta; portanto, para sua manutenção, vale a pena se orientar nos lados leste ou oeste da casa. A azálea se sente ótima tanto na luz difusa quanto na sombra, e durante a formação de brotos (ou seja, no outono), deve-se tomar cuidado para iluminar artificialmente a planta com lâmpadas.
Métodos de reprodução em casa
A azálea é propagada de várias maneiras: por estacas, dividindo o mato e as sementes. Este último é um processo bastante meticuloso, muito exigido, provavelmente por jardineiros experientes para criar novas variedades. No entanto, tendo dominado todas as sutilezas deste procedimento, é possível obter uma adaptação completa da flor às condições domésticas e melhorar a qualidade e a duração da floração. Vamos considerar cada método com mais detalhes.
Vídeo: criação de azaléia
Estacas
A propagação da azálea por estacas de caule geralmente é realizada no verão, aproximadamente em agosto.
Importante! Para evitar a secagem do solo, recomenda-se colocar periodicamente a azálea em um recipiente espaçoso com água morna e deixar por várias horas. Assim, o solo absorve a quantidade máxima de umidade, o que da maneira mais positiva afetará o desenvolvimento do mato.
A tecnologia de enxertia é simples:
- Primeiro você precisa cortar as estacas, deixando pelo menos 6 folhas em cada sessão.
- Em seguida, as estacas selecionadas são lavadas em um estimulador de crescimento de plantas, por exemplo, Agrosole ou Zircon, e são desinfetadas em uma solução de manganês rosa antes do procedimento de plantio.
- As estacas tratadas são plantadas em solo fracamente ácido, 2-3 peças cada, com 2 cm de profundidade.A capacidade não é de fundamental importância - pode ser tanto potes quanto copos descartáveis. Recomenda-se, então, cobri-lo com um pano de cor escura, mas uma bolsa ou jarro também é adequado.
- Para que a planta tenha raízes bem, é necessário manter a temperatura apropriada - pelo menos + 20 graus. A rega, bem como a pulverização, precisa de regularidade.
Vídeo: Estacas de azaléia
Divisão Bush
Outra maneira de reproduzir as azáleas, que não leva muito tempo e esforço, mas requer uma abordagem cuidadosa. É adequado exclusivamente para arbustos antigos com um grande número de brotos.
O procedimento padrão é o seguinte:
- Depois que a azálea desbota, o arbusto deve ser puxado para fora da panela e colocado em uma superfície plana.
- Usando uma faca desinfetada, corte cuidadosamente os pedaços de terra, incluindo as raízes, ao meio. Como resultado, pelo menos um ramo deve permanecer em cada parte. Como o sistema radicular da flor é bastante sensível e facilmente ferido, é preciso agir com extrema cautela e prestar cuidados adequados às raízes imediatamente após o procedimento.
- Os segmentos resultantes devem ser colocados em solo previamente preparado e despejar água morna. Durante a próxima semana, a azálea deve ser mantida em um local escuro e fresco.
Sementes
A azálea também pode ser propagada por sementes, mas esse procedimento é muito mais complicado e demorado do que os outros, e está repleto de várias dificuldades:
- coletar sementes sozinho é quase impossível, pois uma planta que cresce em uma casa quase não tem capacidade de dar frutos;
- o amadurecimento de sementes só pode ser alcançado através da polinização;
- A azálea cultivada dessa maneira na maioria das vezes não mantém suas vantagens varietais e é altamente provável que ela adquira as características de um híbrido.
Para semear uma flor dessa maneira, você deve fazer o seguinte:
- Realize a semeadura planejada de sementes no início de março, em nenhum caso polvilhando o solo por cima, caso contrário, sementes macias não germinarão. Pulverize o substrato da pistola.
- Cubra as sementes imediatamente com vidro.
- Coloque o recipiente de sementes em um local claro e quente.
- Todos os dias, a sala que contém o recipiente com sementes deve ser ventilada. As regas não precisam ser freqüentes, mas abundantes e excepcionalmente quentes e protegidas.
- Dado o fato de as filmagens aparecerem sem um cronograma claro, é difícil dizer o momento desse processo, mas na maioria das vezes leva pelo menos um mês para crescer.
- Depois que várias folhas se formam nos brotos, é necessário fazer uma escolha.
- No início, as sementes devem crescer em recipientes, mas no início de setembro elas precisarão ser transferidas para um recipiente separado.
Cuidados após estacas para plantas de interior
Depois de executar um procedimento tão importante, você deve cuidar da condição da planta, tentar não expô-la ao estresse excessivo e fornecer as condições mais confortáveis para um maior desenvolvimento. Os cuidados com a azálea devem necessariamente incluir medidas agro-técnicas padrão, como rega e alimentação, formação de matas, transplantes, bem como proteção contra doenças e pragas. Consideramos cada item com mais detalhes.
Rega e alimentação
A rega da azálea deve ser feita com extrema cautela, pois esse procedimento é a base para o crescimento e a vegetação bem-sucedidos da planta.
Você sabe No Japão, eles respeitam especialmente a azálea, chamando-a de "flor dos sábios". No mesmo local, a planta é usada para criar bonsai, porque tolera os efeitos negativos do ambiente e geralmente serve como uma maravilhosa decoração decorativa.
Dadas as exigências do arbusto, a rega adequada deve ser assim:
- deve ocorrer regularmente, atenção especial deve ser dada à sua abundância durante o período de brotamento da planta;
- o solo não deve secar ou acumular quantidades excessivas de água, pois ambas as condições do substrato serão fatais para a planta. Idealmente, o solo deve estar levemente úmido;
- absolutamente qualquer água é adequada para regar azáleas, que é altamente recomendado para acidificar adicionando algumas gotas de suco de limão para manter e manter a acidez desejada do solo;
- temperatura da água também é importante - deve estar quente, mas não gelado;
- no outono os procedimentos de rega são reduzidos.
Aparar e moldar um arbusto
Para que a planta tenha uma forma atraente e uma floração exuberante, é necessário garantir o cuidado adequado da azálea, removendo periodicamente o excesso de brotos e prendendo-os previamente. A essência deste procedimento é fornecer uma aparência atraente ao arbusto devido à coroa volumosa e obter uma distribuição uniforme dos gomos. É muito importante realizá-lo em tempo hábil - a partir do final de abril, caso contrário, o processo de brotamento será lento.
A poda é altamente recomendada pelas tesouras de poda. Não é necessário eliminar todos os ramos, mas apenas muito alongado. Literalmente, em duas a três semanas, o procedimento deverá ser repetido, pois as folhas começarão a se formar novamente.
Transplante
O transplante de azálea também é parte integrante dos cuidados com a planta, pois uma estadia muito longa no mesmo tanque esgota o solo e afeta mais negativamente a saúde da flor.
Importante! Afrouxar o solo é estritamente proibido, pois existe um alto risco de danos às delicadas raízes da planta.
- A bucha tem seus próprios requisitos para este procedimento:
- o transplante é realizado imediatamente após a planta desaparecer pela primeira vez, geralmente pelo método de transbordo;
- é extremamente importante agir com cuidado, sem danificar o caroço de terra, pois o sistema radicular da azálea é muito sensível e pode ser facilmente ferido no processo;
- o transplante é realizado em um tanque de profundidade não muito grande, de modo que as raízes estejam localizadas não muito longe da superfície do solo;
- a frequência deste procedimento para as jovens azáleas não é mais do que uma vez por ano, e recomenda-se replantar arbustos velhos apenas uma vez em quatro anos;
- antes do transplante, é necessário remover as hastes secas, brotos e ramos.
Vídeo: como transplantar azaléia
Possíveis dificuldades
Muitas vezes, mesmo os cultivadores de flores mais experientes, que ganharam uma mão no cultivo de azáleas, enfrentam problemas como doenças e pragas de plantas. A azálea pode ficar doente devido a efeitos ambientais adversos, por isso é duplamente importante observar as condições adequadas para cuidar da planta.
É possível determinar que a flor está doente pelos seguintes sinais:
- De repente, as folhas da azálea ficam amarelas e caem, o que é mais frequentemente a causa da falta de luz e umidade. Nesse caso, você deve monitorar cuidadosamente a rega e a localização da planta e, em seguida, o problema será eliminado;
- Fusarium e oídio - Os principais inimigos das azáleas, como resultado da sua rápida morte. Uma medida para combater doenças é a criação de um regime de temperatura ideal para a existência de uma flor, bem como uma poda urgente de folhas doentes;
- por sinais como murchamento rápido e queda de flores, você pode determinar que regar a planta é realizada com água inadequada. A fervura preliminar da água com a adição de fertilizantes contribuirá para o desaparecimento do problema;
- deterioração do rizoma - Um dos problemas mais comuns decorrentes do acúmulo de excesso de umidade.Para prevenir a doença, é necessário drenar periodicamente a água acumulada do poço.