A íris siberiana é uma combinação bem-sucedida de requintada decoratividade e despretensão. Além disso, flores perenes brilhantes irão decorar qualquer jardim ou canteiro de flores ao longo da temporada. Quais são as variedades melhor cultivadas e como obter uma floração mais magnífica nos cuidados com esta colheita, descubra mais a respeito do artigo.
Variedades de descrição e variedade
Elegância, brilho, versatilidade no design da paisagem, resistência a pragas e resfriados, confiabilidade por décadas - essas são as características mais precisas de uma descrição lacônica das íris da Sibéria.
No ambiente natural, crescem na Europa Central e Oriental, bem como no norte da Ásia. As amostras naturais desta planta herbácea perene diferem em altura superior a 1 m, bem como a cor azul-violeta e pálida do leite das pétalas.
As espécies híbridas têm de 60 a 100 cm de altura e impressionam em uma ampla paleta de cores: do roxo suave ao amarelo brilhante, vermelho e bordô. Além disso, os criadores enriqueceram a variedade da cultura popular com variedades felpudas, bicolores, de flores grandes e com franjas, que no total são acumuladas em mais de cem.
Cada uma delas pode ter uma altura, forma e número de flores diferentes, assim como a cor das pétalas e o momento da floração.Você sabe Traduzido do idioma grego antigo, "íris" significa um arco-íris. Acredita-se que Hipócrates, que deu esse nome às flores, no século IV aC. por exemplo, perpetuou o nome da deusa mítica Irida, que, levando a vontade dos deuses olímpicos para as pessoas, cada vez descia à terra ao longo de um arco-íris.
As principais características de uma planta perene são:
- folhagem linear rígida de cor verde, sempre mais curta que as hastes, seu comprimento varia entre 50 e 80 cm e a largura não é superior a 4 cm;
- falta de enquadramento nas pétalas inferiores (sem barba);
- falta de aroma;
- esplendor de botões, que em alguns casos podem atingir um diâmetro superior a 10 cm;
- a presença de até 8 flores em um pedúnculo.
Vídeo: Íris Siberiana
Duplo Padrão
A variedade é uma planta perene de até 70 cm de altura, com inflorescências roxas e lilás que aparecem no meio do Verão. As flores Double Standard atingem um diâmetro de 15 cm e consistem em 3 camadas de um número não pareado de pétalas de tamanhos diferentes.
Você sabe O protótipo do famoso emblema do poder real na Europa eram íris.
Sua peculiaridade reside no contorno irregular das bordas, bem como no meio amarelo brilhante dos brotos, coberto com linhas roxas claras. O híbrido de floração dura várias semanas.
Estilos de contraste
O híbrido é caracterizado por uma altura de arbusto de até 75 cm e floração precoce. Seus grandes botões multicoloridos, dependendo das características climáticas de uma região específica, são revelados de maio a junho.
A cor rica da Borgonha nas pétalas se compara favoravelmente com a auréola azul e o centro branco a seguir com manchas azuis claras. O meio das flores é tradicionalmente amarelo. Os botões desta variedade consistem em 3 pétalas grandes e 3 médias. Estes últimos distinguem-se por um delicado tom bordô.Você sabe Nos tempos antigos, nobres ricos se contentavam com um copo de sementes de íris fritas, que tem gosto de café. As matérias-primas eram muito caras, para que nem todos pudessem comprá-las.
Miss Apple
Entre toda a variedade de tons de roxo das íris da Sibéria, essa variedade é o mais próxima possível do vermelho brilhante. Suas inflorescências abrem em junho e são uma coleção de botões grandes e muito brilhantes.
As pétalas externas das flores são caracterizadas por uma cor mais saturada e possuem um halo amarelo com linhas violetas escuras claras. A parte interna do broto é lisa e mais delicada.O arbusto adulto se desenvolve a uma altura de 75 cm.
Estrelas IC
O híbrido é único devido à combinação harmoniosa de cores brancas e azuis frias. Sua floração começa no verão, aproximadamente a partir da segunda década de junho. A altura dos pedúnculos espessos atinge 80 cm. Os botões são de tamanho médio, mas consistem em 3 camadas de pétalas de tamanhos diferentes.
Os inferiores e médios distinguem-se pela presença de olhos brancos com listras escuras, e os superiores por um delicado matiz azul-lilás, uma veia distinta no centro e bordas bifurcadas.
Kita No Sise
O arbusto desta variedade se estende até uma altura de 70 cm e difere de outras variedades de íris com uma sombra azulada de folhagem. Portanto, os especialistas recomendam o plantio em composições "frias" e indicam a ausência de um forte contraste com outras plantas.
Outro híbrido é apreciado na jardinagem, graças às suas grandes flores duplas de cor lilás clara e suave. Seu diâmetro corresponde a 14–15 cm. O botão consiste em 3 camadas de tamanhos diferentes, 15 pétalas. Na base, todos eles têm um meio de veios amarelos cremosos. Além disso, a transição entre o núcleo e o fundo geral da cor é tão nítida que parece que uma flor apareceu do nada. O híbrido começa a florescer no final de junho.Importante! Ao comprar material de plantio para íris da Sibéria, escolha amostras com um sistema radicular forte e holístico, botões bem desenvolvidos e folhagem verde saturada.
Propriedades curativas
Além da alta decoratividade, as íris têm propriedades curativas. Essa característica é devida à composição química única das fibras vegetais.
Entre os nutrientes valiosos da flor, foram encontradas vitaminas (A, beta-caroteno, E, C, K, B1, B2, B4, B5), micro e macro elementos (cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, selênio), bem como óleos essenciais. Devido à alta concentração de nutrientes, as lâmpadas são usadas na medicina e na cosmetologia.
- Seu efeito terapêutico se manifesta em:
- proteger o corpo do envelhecimento prematuro;
- estimulação do sistema imunológico;
- regeneração celular;
- efeitos antioxidantes e antibacterianos;
- alívio da dor
- aliviar a tensão nervosa;
- propriedades adstringentes e homeopáticas;
- a capacidade de remover o escarro do corpo durante processos inflamatórios no sistema respiratório;
- limpar o sangue e melhorar sua fórmula.
Os curandeiros tradicionais aconselham o uso de matérias-primas da íris para a fabricação de colírios, decocções expectorantes e antimicrobianas, bem como para aliviar a dor de dente, tratar o pâncreas, sistema urogenital; cicatrização de feridas purulentas e úlceras internas. Observa-se que uma decocção da íris siberiana pode suportar até o bacilo tubérculo. No entanto, com intolerância individual e ingestão analfabeta, isso só pode prejudicar o corpo.
Importante! A folhagem amarelada das mudas de íris indica sua secagem preliminar por vários dias. Esse material de plantio não é adequado para o transporte de longa distância.
Recursos crescentes
As íris da Sibéria, incluindo as reprodutoras, podem crescer sem cuidados especiais nas regiões sul e norte. Eles são caracterizados por alta resistência ao inverno e despretensiosidade às condições ambientais. Mas se você levar em conta as regras agro-técnicas básicas para o cultivo de plantas com flores, poderá fortalecer o processo de brotamento e prolongá-lo por vários dias.
Vídeo: Condições para o cultivo de íris da Sibéria
Regras de desembarque
As íris se desenvolvem melhor em áreas abertas com solo solto e ligeiramente argiloso. Portanto, é desejável plantá-las em locais elevados e bem iluminados, onde o ar frio não é coletado e o vento não existe. Cuidado com os solos ácidos e pobres em nutrientes.
Em tais condições, a planta não será capaz de formar um arbusto de pleno direito, ela definhará e morrerá. Para alcançar o máximo esplendor da floração é possível apenas em zonas alcalinas bem drenadas.
Importante! O melhor período para o plantio de íris é o final de agosto - o início de setembro.
Portanto, não negligencie as seguintes regras para ajustar solos:
- As áreas pantanosas exigem drenagem especial de argila expandida ou lascas de tijolo.
- A rega frequente será necessária para aumentar o nível de umidade em locais com substrato excessivamente seco.
- Em solos arenosos pobres, antes de plantar íris, é imperativo introduzir fertilizantes contendo argila e nitrogênio.
- O meio oxidado pode ser alcalinizado com canhão conhecido, farinha de dolomita, pó de cimento ou gesso velho, contribuindo com 150 a 300 g / m².
- O álcali excessivo é corrigido usando turfa.
Para plantar um híbrido, você deve:
- Pré-prepare o local, limpando-o de detritos e ervas daninhas, além de cavar a terra até a profundidade de uma pá de baioneta.
- Encurte as raízes e a folhagem das mudas em um terço.
- Se necessário, limpe e desinfecte os processos raiz afetados. Este procedimento é relevante ao transplantar amostras doentes. É melhor realizar uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Faça furos com profundidade apropriada (3-5 cm), observando a distância entre os arbustos adjacentes a 1 m. As plantas crescem rapidamente e não toleram o replantio frequente, portanto, em condições apertadas, elas podem parar completamente a floração.
- Regue as ranhuras feitas, coloque as raízes da planta e polvilhe-as com terra. Depois disso, sele o buraco.
- Cobrir a área com turfa, composto ou grama cortada. A cobertura morta impedirá o crescimento de ervas daninhas e reterá a umidade no solo.
As sutilezas do cuidado
Variedades selecionadas de íris da Sibéria, bem como espécies selvagens, podem crescer sem intervenção humana. Mas para o cultivo produtivo, o produtor precisa periodicamente tomar as seguintes medidas:
- Dependendo das condições climáticas, regue a colheita, pois ela pertence a um grupo floral que ama a umidade. Em uma seca, esse procedimento é apropriado pelo menos uma vez por semana. E na estação chuvosa você precisa esperar até que o solo seque a uma profundidade de 2-3 cm.
- A cada seis meses, atualize a cobertura no site.
- Durante a temporada, fertilize as íris três vezes. Pela primeira vez, isso deve ser feito com substâncias minerais complexas quando o arbusto é coberto por uma folhagem densa. O segundo curativo de substâncias orgânicas (feno apodrecido ou composto) é apropriado no início da floração e o terceiro, fósforo de potássio, é quando as flores começam a cair. É importante considerar que os arbustos só podem ser pulverizados de manhã ou à noite, protegendo as inflorescências da entrada da solução.
- Remova regularmente os pedúnculos desbotados. Isso é feito para acumular a força do arbusto para novos brotos.
- Todos os anos no outono, quando o clima é estável e frio, corta a folhagem nos arbustos, deixando até 15 cm da superfície da terra. A poda realizada muito cedo é repleta de acúmulo intensivo de biomassa verde, repleta de congelamento no inverno.
- Íris de transplante a cada 5-10 anos. Esse recurso da cultura está associado a um longo período de sobrevivência em um novo local. Portanto, o transplante anual não é relevante.
Íris siberianas podem suportar geadas de até 35 ° C. Portanto, eles não precisam de abrigo e preparação adicionais para o inverno. Uma camada excessivamente grossa de cobertura morta no canteiro pode causar superaquecimento das raízes.
Pragas e doenças
Sob condições favoráveis de crescimento, esse tipo de íris demonstra alta resistência a parasitas, infecções por fungos e bactérias. E em caso de violação das regras agro-técnicas elementares, os jardineiros podem encontrar essas doenças nos arbustos:
- podridão bacteriana (ocorre devido a uma quantidade excessiva de nitrogênio no solo, seus patógenos são ativados na primavera, manifestados por manchas marrons na folhagem);
- Fusarium (as razões para o seu desenvolvimento são cuidados inadequados e umidade excessiva no solo, manifestada pela podridão do bulbo radicular);
- manchas (causadas por violações do regime de umidade e solo ácido, manifestadas pela formação de manchas escuras de várias formas nas folhas);
- podridão radicular cinzenta (os patógenos são ativados no verão durante chuvas prolongadas, manifestadas por mofo específico na parte aérea dos arbustos, além de folhagem pálida).
Para evitar doenças no jardim, você deve inspecionar regularmente todas as plantas. As suspeitas devem causar neoplasias nas hastes, folhas ou brotos. Além disso, a doença é indicada pelo atraso dos arbustos em desenvolvimento e qualquer deformação neles.
Em caso de infecção, você precisará de:
- Remova as partes afetadas.
- Desinfetar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Pulverize a cultura com qualquer fungicida (Fitosporin, Skor, Fitoverm).
- No futuro, ajuste o nível de umidade do solo na área e na frequência da alimentação.
Umidade excessiva e ambiente ácido atraem não apenas patógenos de infecções por fungos, mas também insetos nocivos. Lagartas, lesmas e pulgões podem ameaçar íris. Soluções inseticidas ("Aktara", "Confidor", "Actellik") são a salvação de pragas.
Você sabe No cristianismo, a íris está associada à Virgem Maria, denotando sua tristeza e pureza.
Íris em paisagismo
Na floricultura, o valor das íris siberianas reside não apenas na floração luxuosa, mas também na decoratividade de todo o arbusto. Se os botões desbotados caírem após algumas semanas, a folhagem verde-clara decora o canteiro de flores da primavera ao frio.
Essa cultura é perfeita para composições de grupos, mixborders, jardins de rochas, decorações das zonas costeiras dos reservatórios. Focalizando as cores de uma variedade específica e o tempo de floração, você pode combinar com sucesso as plantas vizinhas e obter uma flor eterna no jardim.
As íris siberianas merecem atenção devido à sua resistência a resfriados, doenças e pragas. Eles não exigem cuidados e podem surpreender agradavelmente a beleza de suas flores.