Muitos plantadores de flores, criando um jardim de flores no parapeito da janela, buscam plantas interessantes, porém despretensiosas. Isso inclui sansevieria, conhecida popularmente como "língua materna", "cauda de lúcio". Os meandros do cultivo de um dos tipos mais comuns dessa cultura interna - Hanni - serão discutidos neste material.
Descrição botânica
Sansevieria Hanni foi retirado de 1941 de Sansevieria Laurenti. O criador S. Khan definiu a tarefa de obter uma aparência curta da roseta. Como resultado, apareceu uma planta compacta, atingindo uma altura de 30 cm, com folhas de cor verde escura, nas quais as extremidades são dobradas para fora e na placa da folha há um desenho. Folhas densas formam uma roseta que se assemelha a um vaso na aparência. A principal característica distintiva da sansevieria é a ausência de uma haste.
Você sabe Como resultado de estudos da NASA, verificou-se que a sansevieria de três vias é capaz de absorver tóxicos para os seres humanos substânciapor exemplo, emitido a partir de janelas de plástico, dióxido de carbono, etc.
Subcort Hanni
10 anos após a seleção de Hanni, o mesmo criador criou variedades dessa cultura interna.
Dourado (Dourado)
Representantes da variedade Hanni Golden formam a mesma roseta que as principais espécies. Somente a cor das folhas difere - ao longo da chapa superior, passam faixas de cor dourada.
Kristata
Esta variedade é praticamente diferente da planta mãe. Suas folhas têm uma cor de pique (ondulações). Eles torcem fortemente em direção ao centro.
Prata (prata)
Nas plantas pertencentes a essa variedade, a cor das folhas é prateada, com faixas claras localizadas na placa foliar. Eles têm uma borda verde escura.
Quais são as condições para o cultivo de Hanni
Sansevieria é uma planta muito paciente e persistente que pode crescer em praticamente qualquer microclima. Não é caprichoso, portanto, tolerará todas as condições que lhe forem fornecidas. No entanto, se você quiser que a sansevieria pareça forte, saudável e tenha uma aparência bonita, ela deve criar condições ideais e, pelo menos, realizar um cuidado mínimo com esta planta.
Iluminação, temperatura e umidade
Como quase todas as suculentas, a sansevieria adora uma abundância de luz, mas também pode ser tolerada com sombra parcial. O melhor local para o seu cultivo é considerado peitoris da janela ocidental e oriental. Ao crescer do lado sul, é necessário proteger a luz solar direta. De particular importância é a intensidade da luz para variedades variegadas. O regime de temperatura ideal para o cultivo é de + 20 ... + 25 ° C. A planta é capaz de suportar uma queda de temperatura de até + 10 ° C.
Importante! O solo da loja não requer processamento. O substrato, preparado à mão, deve ser gravado com água fervente, uma solução de permanganato de potássio calcinada no forno ou no microondas, mantendo-a sobre vapor ou fervendo.
Durante a dormência, você pode cultivar uma flor a + 15 ° C, mas não é necessário diminuir especialmente a temperatura. Uma flor é indiferente a um certo nível de umidade. É desejável que esteja acima da média. Mas, talvez, essa seja quase a única planta de interior que possa sobreviver sem pulverizar, mesmo quando cultivada perto de uma bateria. No verão, a flor se sente muito bem ao ar livre - na varanda, terraço, etc.
Qual deve ser o solo e a capacidade de plantar
A cultura interna descrita cresce em qualquer solo e pode ser cultivada mesmo hidroponicamente. Mas é melhor plantá-lo em um solo pronto para o cultivo de suculentas. Os principais requisitos para o substrato são leveza, friabilidade, boa umidade e permeabilidade ao ar.
Além disso, o solo pode ser composto independentemente dos seguintes ingredientes:
- relva - 4 partes;
- terreno de folha - 2 partes;
- húmus - 1 parte;
- areia do rio - 1 parte.
Como o sansevieria tem um rizoma rastejante, ele precisa de uma panela larga e rasa - pode ser feita de plástico, cerâmica, barro.
Home Care
Os cuidados com Sansevieria incluem medidas padrão que você precisa executar regularmente: rega, fertilização, poda, transplante.
Importante! Ao regar, é necessário garantir que a água não entre na saída - isso ameaça o desenvolvimento de uma infecção por fungos.
Com que frequência regar
Sansevieria ama a umidade, mas refere-se negativamente à sua estagnação. Portanto, você deve escolher um meio termo e organizar o regime de irrigação de modo que a terra esteja constantemente levemente úmida, mas não haverá baias. A frequência com que a água depende da temperatura, umidade e iluminação de uma flor cresce, em que solo e vaso.A rega deve ser realizada com água da torneira macia à temperatura ambiente, assentada por 1-2 dias ou passada por um filtro que limpa impurezas prejudiciais. A pulverização dessa cultura interna não é necessária. É aconselhável apenas limpar periodicamente as folhas com um pano úmido.
Top vestir
O tratamento da flor deve ser realizado apenas de março a setembro. A partir de outubro, a aplicação de qualquer fertilizante trará apenas danos à planta: ela não poderá entrar no período de inatividade e ganhar força para a estação de crescimento da próxima estação.
Sansevieria precisa ser fertilizado com produtos projetados especificamente para cactos e suculentas. No entanto, é necessário tomar uma solução em uma concentração mais baixa - as doses recomendadas nas instruções de fertilização devem ser divididas por 2. Para variedades variadas, a dose deve ser reduzida em 3 vezes - elas não devem receber muito nitrogênio, pois isso levará a desfocagem da imagem e desbotamento da cor.
Poda
A formação de poda não é necessária para a planta. O sanitário envolve a remoção de folhas inferiores velhas, espécimes danificados e doentes.
Transplante
O transplante é produzido na primavera. Este procedimento é realizado da seguinte maneira:
- Um dia antes do transplante planejado, regue o solo.
- No dia do transplante, retire cuidadosamente o pedaço de terra.
- Lave bem o novo recipiente e despeje sobre a água fervente.
- Coloque a camada de drenagem no fundo.
- Polvilhe com uma camada de substrato do solo.
- Coloque uma flor com um pedaço de terra no centro da panela.
- Preencha os vazios com o solo, deixando 1,5 a 2 cm do topo.
- Hidratar bem.
- Se necessário, adicione terra após a precipitação.
Você sabe Cordas e tapetes são feitos das folhas da sansevieria, na Índia eles tratam uma série de doenças com a ajuda deles, no Ceilão eles fazem coberturas que envolvem pátios residenciais.
Plantas jovens com até 2-3 anos de idade são preferencialmente transplantadas uma vez por ano. Mais maduro - 1 vez em 2-3 anos, à medida que a roseta cresce, e a planta fica lotada em uma panela. O novo tanque deve ser 1,5–2 cm maior que o antigo.
Vídeo: transplante de Sansevieria Hanni
Reprodução
Você pode rejuvenescer a planta propagando-se dividindo o arbusto, brotos laterais e estacas arborizadas enraizadas. A partir do rizoma, localizado próximo à superfície da terra, brotações laterais aparecem na forma de folhas duras com raízes. Eles precisam ser retirados de suas terras e imediatamente colocados em um vaso separado. O método de divisão do rizoma é usado para transplante. A planta é puxada para fora da panela, um pedaço de terra é sacudido dela. Em seguida, as raízes são divididas em duas metades e cortadas com uma faca afiada e desinfetada, para que cada uma delas tenha um ponto de crescimento.
As peças resultantes são assentadas em recipientes separados. Para propagação por estacas frondosas, a folha maior e mais saudável é selecionada. Ele precisa ser cortado em 5-6 partes e seco, depois aprofundado em areia umedecida em um ângulo de 45 ° e coberto com uma garrafa de plástico, criando uma mini-estufa. A areia precisa ser regada periodicamente, mas não de cima, mas na panela. Após 1-1,5 meses após o aparecimento das raízes, as plantas jovens podem ser plantadas em vasos.
Vídeo: reprodução de sansevieria
Os principais problemas ao cultivar Hanni em casa
Sansevieria raramente fica doente, sendo infectado com mais frequência pelas plantas vizinhas ou na completa ausência de cuidados.
Importante! Se, depois de remover a saída do solo, a maior parte do sistema radicular estiver danificada pela podridão, não será necessário salvá-lo - você pode cortar folhas fortes e cultivar plantas jovens a partir delas. A flor mãe deve ser descartada junto com a terra e a panela.
Das doenças, a flor pode afetar o seguinte:
- Antracnose. Manifesta-se pelo aparecimento de manchas amareladas, marrom-avermelhadas, marrons, deformação das folhas, deterioração da decoratividade. Uma doença se desenvolve se o ar é pouco circulado na sala onde a planta é cultivada, quando a planta é plantada em solo não pintado, quando a planta é cultivada, quando ocorre a contaminação por insetos nocivos. Na primeira detecção de uma infecção fúngica, a silívia deve ser mantida afastada de outras plantas para evitar a infecção. Os folhetos afetados devem ser removidos. A planta deve ser tratada com esses meios - "Oksikhom", "Skor", "Fundazol", "Ridomil gold", "Fitosporin".
- Podridão da raiz. Esta doença se desenvolve com rega excessiva. Você pode detectá-lo durante o transplante e suspeitar em caso de amolecimento e letargia das folhas. Se a doença for detectada nos estágios iniciais, a planta poderá ser salva - ela precisa urgentemente ser transplantada para um novo recipiente e solo. Depois de extrair a flor do solo, é importante inspecionar bem o sistema radicular e remover as raízes danificadas pela doença. As fatias devem ser polvilhadas com carvão ativado ou. As raízes saudáveis devem ser tratadas com qualquer fungicida sistêmico para fins de prevenção. Após o transplante, é importante estabelecer o regime correto e a intensidade da irrigação - eles devem ser abundantes, mas sem baías.
Das pragas da sansevieria, as mais perigosas são:
- Pulgões. Sinais de aparência são amarelados e caem de folhagem. Você pode ajudar a planta limpando-a com uma solução com sabão. Se tais manipulações não ajudarem, vale a pena realizar tratamentos químicos. Eles combatem os pulgões com a ajuda de Fitoverm, Actellika, Intavira ou outros inseticidas.
- Ácaro. Sinais - branqueamento de folhas, a presença de teias de aranha. Para combater o ácaro, Actellik, Fitoverm, Sunmayt, Aktovit, Fufanon são usados.
- Mealybug. Sinais - deformados, torcidos, folhas caíram, há descarga branca na forma de algodão. A luta contra esse inseto é realizada limpando os órgãos do mato com água e sabão, infusões de alho ou tabaco. No caso de uma lesão maciça, eles recorrem a meios químicos - são Aktara, Biotlin, Calypso, Confidor, Fitoverm.
- Tripes. Sinais - as folhas adquiriram uma tonalidade cinza-marrom. O descarte de insetos requer tratamento com inseticidas sistêmicos. Os medicamentos acima servirão.
Além de doenças e pragas, ao cultivar sansevieria, outros problemas podem surgir:
- Pontos de luz nos lençóis. Aparecem em condições muito quentes e com exposição prolongada à luz solar. É necessário reorganizar a panela em um local sombreado e mais frio.
- Folhagem amolecida. Fala de rega excessiva. É necessário transplantar a planta em solo novo e estabelecer um regime de hidratação.
- Stunting. Ocorre quando cultivada em condições muito frias. É necessário reorganizar a panela em uma sala quente.
Importante! O tratamento químico deve ser realizado em uma área bem ventilada, protegendo o trato respiratório com uma máscara, olhos com óculos e mãos com luvas.
Portanto, a Sansevieria Hanni é uma planta interna ideal para pessoas ocupadas, pois cuidar dela não levará muito tempo e esforço. Além disso, é muito persistente e é capaz de manter a decoratividade em qualquer microclima.