Arbustos bonitos que não mudam a cor das folhas, dependendo da estação, adornam o campo, tanto no verão quanto no inverno. É por isso que as coníferas sempre-verdes são tão populares entre os jardineiros e os paisagistas. Este artigo é dedicado ao thuja ocidental Stolvik, descreverá e caracterizará os arbustos, além de fornecer recomendações para o plantio e cuidados adicionais.
Descrição da nota
Thuja ocidental Stolvik pertence a uma variedade de arbustos gimnospermas coníferos sempre verdes (Thuja occidentalis), a família Cypress (Cupressaceae). Pode ser encontrada na Ásia, Europa e América do Norte. Trata-se de um arbusto baixo, de crescimento lento, que atinge uma altura máxima de 100 cm por 10 anos. Uma planta adulta tem um diâmetro de arbusto de até 80 cm. Em tenra idade, possui uma forma esférica, depois muda e assume a forma de um cone alongado.
A casca de Stolvik é marrom, lisa, com a idade tende a quebrar em escamas, o que torna as superfícies dos galhos mais ásperas. As folhas são pequenas, densas, em forma de escamas planas, verdes. O crescimento decíduo jovem é pintado em uma cor verde clara. No inverno, as agulhas de thuja ficam muito mais escuras do que no verão.
A planta produz pequenos cones verdes claros e arredondados, divididos em segmentos planos, no centro de cada um dos quais existe uma saliência pontiaguda. As sementes de Thuja amadurecem por dentro, sua prontidão para germinação é sinalizada por uma cor marrom.
Você sabe Outro nome para o thuja é "a árvore da vida". A designação latina desta planta vem da palavra grega, cuja tradução literal significa "sacrifício" ou "incenso".
Em paisagismo
A forma esférica do Stolvik permite criar composições interessantes em combinação com outras plantas. Por exemplo, um arbusto verde arredondado parece muito bonito ao lado de um arco de tecer rosas vermelhas ou amarelas. Os jardineiros costumam usar o tamanho de anão e o crescimento lento de thuja dessa variedade para colinas alpinas, pois todos os componentes de tais composições devem ser baixos.
Se o proprietário da propriedade quiser criar uma cobertura, a melhor solução seria cavar não um único buraco de aterrissagem, mas uma vala e plantar mudas de Thuja Stolvik ao longo do perímetro do local. Basta observar uma distância de 80 a 100 cm entre as plantas, dependendo da densidade desejada da “cerca” sempre-verde. Mas neste caso, o jardineiro deve levar em consideração o fato de que os arbustos atingiram sua altura máxima após apenas 9 a 10 anos.
Regras de desembarque
Depois de escolher a posição correta e comprar uma planta, você pode começar a plantá-la em campo aberto. Esse tempo depende principalmente do tipo de plântula selecionada. Se você comprou um arbusto de thuja em uma panela, o trabalho pode ser realizado em qualquer período, desde o início da primavera até o final do outono. Se a muda for cultivada em um viveiro com sistema de raiz aberta, é aconselhável evitar o transplante nos meses quentes do verão (julho, agosto).
Ideal para planejar um evento para o final de agosto ou setembro. Na primavera, é melhor escolher a hora na virada de abril e maio. Quando uma planta é removida do solo da escola, inevitavelmente ocorrem grandes e pequenos danos ao sistema radicular, de modo que ela se recupera completamente antes do início do inverno. Caso contrário, o thuja será fraco demais para sobreviver à estação fria.
Você sabe Devido à plasticidade do thuja e à capacidade de crescer em uma determinada forma, os jardineiros criam composições inteiras a partir de esculturas de plantas. Para a aparência de uma criação incrível, apenas a imaginação do artista e tesouras afiadas são necessárias.
É muito importante preparar adequadamente as condições para o desembarque de thuja:
- Primeiro, o jardineiro precisa cavar um vasto poço, cuja profundidade será o dobro do comprimento das raízes das mudas, e é desejável tornar seu diâmetro 10 cm mais espaçoso do que o volume da raiz do mato.
- Um pouco de solo superior do jardim e uma pá de turfa são depositados no fundo do poço terminado, após o qual são misturados e um substrato é preparado para coníferas com uma reação levemente ácida. Além disso, uma pequena colina é formada no fundo, durante o plantio, as raízes das mudas serão espalhadas uniformemente em suas encostas.
- A muda é colocada em uma cova, assentada no centro, no substrato preparado na forma de uma colina. Recomenda-se enterrar a planta no solo um pouco mais baixa do que a cultivada em uma panela ou espaço aberto do viveiro.
- Em seguida, a bola de raiz é preenchida com o solo, após o que a água é despejada no buraco de aterrissagem e, após a absorção, o solo é adicionado novamente para nivelar a superfície. Você pode fazê-lo de outra maneira - coloque o degelo em um balde de água por vários minutos para saturar as raízes com a umidade. Nesse caso, não será necessário derramar água no buraco, a muda pode ser imediatamente coberta com o solo.
- Após o plantio, é importante regar as mudas novamente usando aproximadamente 5 litros de água.
- É aconselhável fazer uma cobertura morta do círculo do tronco, isso permitirá que a umidade permaneça no solo por mais tempo e limite o crescimento das ervas daninhas. Como cobertura, vale a pena usar uma casca de pinheiro ou um filme de jardim preto.
Recursos de Cuidados
Para thuja Stolvik, não é necessário escolher um local em local aberto. Essa cultura pode tolerar facilmente a sombra e se desenvolve melhor se receber apenas 3-4 horas de luz solar direta por dia.
Thuja ocidental não tem medo do frio e é considerada uma planta muito resistente ao gelo. Pode suportar geadas significativas (até -20 ° C) sem danificar as partes acima e abaixo do solo. Se o Stolvik for cultivado de acordo com os requisitos da cultura, a variedade é bastante resistente a influências ambientais negativas.
Importante! Thuja não é muito adequada para o cultivo em cidades e vilas costeiras, pois não tolera ar salgado.
Como qualquer outra planta, às vezes o thuja Stolvik é atacado por parasitas (carrapatos e pulgões), que são bastante difíceis de erradicar devido ao formato especial das folhas. Para combater os parasitas, em meio à "ocupação", eles são tratados com inseticidas sistêmicos especialmente projetados ("Rogor", "Karbofos", "Aktellik", "Antio").
A variedade também é suscetível a queimaduras bacterianas e shute, difíceis de curar. Após a ocorrência dessas doenças, manchas de folhagem amareladas aparecem na coroa verde, que gradualmente ficam marrons e depois se desfazem completamente dos galhos. Como tratamento, o arbusto doente é regado com o fungicida "Fundazole", para umedecer não apenas os ramos e o tronco, mas também o solo sob ele. Isso destruirá os esporos de bactérias no solo e impedirá a reinfecção.
Para combater o possível surgimento de várias patologias do desenvolvimento, é aconselhável regar periodicamente a solução descongelada de alumínio fosfatado ou simplesmente espalhar grânulos dessa substância sob o mato, que, decompondo-se gradualmente, caem no solo com água da chuva.
Thuja Stolvik se reproduz facilmente. Isso pode ser feito semeando sementes no chão e enraizando estacas. O último método é preferível, pois resta muito material após o corte da bucha. Para obter uma nova planta, o jardineiro seleciona o ramo cortado “com o calcanhar”, ou seja, com a conexão nodal, após o qual processa o corte de madeira com a preparação “Kornevin” e o planta no chão.
Um pote transparente virado de cabeça para baixo é instalado em cima da muda, resultando em uma mini-estufa com um microclima individual. Periodicamente, a lata é removida e o solo é regado. O jardineiro precisa garantir que o solo do viveiro esteja sempre úmido. Para o inverno, a lata é deixada no mesmo local, neste momento a rega não é necessária. Na primavera, um jovem arbusto de thuja é libertado de um abrigo de vidro e transplantado para um local permanente.
Você sabe Variedades de thuja semelhantes a árvores podem subir ao céu a uma altura de 20 m, enquanto as plantas adultas possuem uma extensa coroa de cinco metros.
Rega e alimentação
As mudas jovens precisam ser regadas regularmente, enquanto as plantas adultas geralmente não precisam de rega adicional, pois recebem umidade suficiente da chuva. Stolwijk é capaz de suportar facilmente períodos de seca bastante longos. O tipo de substrato no qual o thuja se desenvolve é muito importante.
A planta se sentirá melhor em solo fértil e macio, com boa drenagem na área radicular. Stolvik tem medo de água estagnada; portanto, antes de plantar uma muda em alumina, é aconselhável adicionar areia ou argila expandida pequena sob as raízes. O substrato no qual esta cultura é cultivada pode ter um pH diferente: ácido, alcalino ou neutro.
Os pensos prontos são comprados em lojas de jardinagem, onde são vendidos sob o rótulo "para coníferas".
Para que a planta se desenvolva totalmente, é aconselhável dar regularmente nutrição às raízes. Esse procedimento é melhor realizado no outono ou na primavera. O fertilizante é colocado no círculo do tronco das árvores da arborvitae, após o qual é realizado um leve afrouxamento do solo, misturando nutrientes com o solo. Como cobertura, recomenda-se o uso de um fertilizante orgânico maduro (composto, húmus) ou um complexo mineral granular de liberação lenta.
Afrouxamento e cobertura do solo
Jardineiros experientes sabem que a cobertura morta sob um arbusto de sempre-vivas não apenas impede o solo de secar, mas também não permite o surgimento de sementes de ervas daninhas anuais ou perenes. Para fazer isso, o círculo do tronco é coberto com materiais orgânicos. Pode ser casca de pinheiro finamente picada, serragem grande ou pequena, composto, grama seca. O revestimento mais bonito do solo é considerado casca de pinheiro, porque possui uma suculenta cor bordô, que contrasta notavelmente com galhos verdes.
Importante! O jardineiro deve realizar o trabalho de afrouxar a camada do solo sob a arborvita com muito cuidado para não danificar as raízes que ficam próximas à camada superior do solo com a ponta afiada de uma ferramenta de metal.
Além de produtos orgânicos, um jardineiro pode usar agrofibra preta ou um filme plástico opaco como cobertura de tronco. Essa técnica agrícola facilitará o trabalho do proprietário do jardim, pois minimizará a necessidade de irrigação ou afrouxamento do solo.
Se sob os arbustos thuja não houver camada de material de cobertura, o jardineiro deve soltar o solo. Este procedimento permite que o solo endurecido fique mais solto, o que permitirá que o oxigênio penetre nas raízes da planta e limpe a superfície das ervas daninhas. O trabalho é realizado com a ajuda de um helicóptero ou um cortador de avião Fokin com uma frequência de uma vez a cada 2-3 semanas.
Abrigo do sol
Quanto às outras coníferas, o fim do inverno é muito difícil para os thuja, porque nesse momento o sol se torna especialmente ativo e sua radiação pode danificar a coroa. Este período ocorre na segunda quinzena de fevereiro ou no início de março. O arbusto afetado pode ser identificado visualmente, suas folhas estarão secas e marrons ou cairão completamente no chão.
Importante! Em nenhum caso você deve cobrir o degelo do sol com um filme plástico transparente. Esse material não permite a passagem do ar, mas é permeável à radiação ultravioleta; portanto, o ar aquece rapidamente e sua temperatura sobe para um estado crítico, causando a morte de galhos.
Você pode evitar queimaduras solares cobrindo os galhos com algum material respirável:
- papel de embrulho grosso;
- aglomerado ou agrofibra;
- ramos de abeto vermelho.
O abrigo pode ser realizado tanto no primeiro mês do inverno, com o início de um clima frio severo, quanto imediatamente antes do início do período perigoso, aproximadamente na segunda década de fevereiro. Como o Stolvik é um arbusto baixo, pode ser embrulhado com materiais leves (papel ou fiado) sem usar uma estrutura de madeira ou metal como suporte. Um bom abrigo protetor dos raios do sol pode ser um chapéu de neve em uma planta, mas apenas se a coroa não quebrar sob o seu peso.
Poda
A poda de tuja stolwijk deve ser feita em março. A intervenção dos tesouras de podar jardim é necessária para cortar madeira morta ou danificada sob o peso da neve. Os galhos secos são reduzidos ao máximo até que um alburno branco-verde apareça no corte.
Durante os primeiros anos após o plantio de uma muda, é aconselhável aparar regularmente para formar um thuja. Para criar uma forma claramente definida, o jardineiro pode aplicar não apenas a poda, mas também esticar os galhos (fixando em pontos especificados ou suspendendo os agentes de ponderação).
Devido ao fato de que o thuja ocidental Stolvik não deixa cair as folhas no outono, mas continua a decorar o local com uma vegetação brilhante o ano todo, os jardineiros devem cultivar esta planta maravilhosa em suas áreas. Essa variedade é caracterizada por um cuidado despretensioso e pela possibilidade de crescer em sombra parcial.