A importação de gado, bem como de sua carne da Ucrânia para a Ucrânia, é temporariamente proibida devido ao risco de disseminação da doença da vaca louca. Mas alguns produtos ainda podem estar nas prateleiras dos pontos de venda ucranianos.
Em fevereiro deste ano, um caso de encefalopatia espongiforme atípica em bovinos foi registrado na Espanha.
Em conexão com a descoberta desta doença perigosa, a Espanha não pode fornecer gado e alguns produtos à carne bovina à Ucrânia, disse o Ministério da Agricultura da Espanha.Após a divulgação de informações sobre o surto de raiva na Espanha, as autoridades sanitárias ucranianas enviaram uma mensagem através da Embaixada da Espanha em Kiev sobre uma proibição temporária da importação de gado, carne fresca nos ossos e carne separada mecanicamente, disseram representantes do Ministério da Agricultura da Espanha.
A proibição não afetou a importação de: leite e derivados; material genético; colágeno e gelatina; gorduras e seus derivados; sangue e seus derivados de animais que não estavam entupidos pela injeção de ar comprimido ou gás no crânio e não eram perfurados.