As pinhas são uma das variedades de material vegetal amplamente utilizadas na medicina popular. Eles contêm muitos óleos essenciais, bioflavonóides, antioxidantes e outras substâncias valiosas para o corpo. De cones preparar tinturas, infusão, caldo e até mel. Leia mais sobre como cozinhar em casa e usar tintura de cones em vodka ou álcool, leia mais no material.
Propriedades úteis de tintura de pinhas
Uma caminhada pela floresta de coníferas melhora o humor e o bem-estar, e é por isso que as pessoas observam que o pinheiro tem um efeito curativo em geral e depois identificam uma área na qual cada um dos componentes ajuda: cones, agulhas, pólen, resina e até galhos.
Propriedades úteis tornam possível tratar uma variedade de doenças. Entre eles estão:
Propriedades: | Doenças em que são úteis para tomar: |
antimicrobiano, anti-inflamatório e antiviral | resfriados, gripe, bronquite, amigdalite, doenças virais respiratórias |
purificador de sangue | restauração do funcionamento normal do sistema hematopoiético |
colerético | limpeza de fígado e rins, doença biliar |
anti-reumático | artrite, reumatismo, doenças do sistema músculo-esquelético |
diurético | excesso de líquido no corpo, inchaço, pressão alta |
expectorante | pneumonia, tuberculose |
imunomodulador | manutenção de imunidade |
desinfetantes | tratamento de feridas purulentas e sua cura |
calmante | manter o funcionamento normal do sistema nervoso e do cérebro |
As propriedades terapêuticas e contra-indicações para seu uso são descritas em muitos trabalhos médicos científicos. Alguns deles remontam aos tempos antigos, e outros são estudos modernos que confirmam as conclusões de cientistas antigos sobre os benefícios do pinheiro e de suas partes constituintes.
Os cones podem ser:
- jovens e idosos;
- masculino e feminino.
Você sabe O médico grego Dioscorides foi o primeiro a documentar as propriedades benéficas do extrato de pinha e justificá-las em seu tratado De Materia Medica.
Todos eles são usados em receitas, mas, ao mesmo tempo, são distinguidos os recursos que cada grupo possui. Assim, verde, masculino, localizado na base dos brotos, é benéfico para o sistema imunológico e pode ser usado no tratamento de resfriados. Eles estimulam os processos de formação de sangue e também melhoram a função intestinal..
Vermelho, feminino, pendurado no topo dos galhos, é um meio de aumentar os níveis de hemoglobina. Eles limpam os vasos sanguíneos, fortalecem as paredes e têm um efeito benéfico na prevenção do câncer.
Cones verdes imaturos aparecem nas árvores no início ou meados de maio. Se eles atingiram um tamanho de 1 cm, podem ser coletados. Neste ponto, eles têm bastante vitamina C necessária para fortalecendo a imunidade, aumentando a vitalidade e melhorando o estado geral do corpo.
Em agosto, eles estão totalmente maduros. Sua cor muda de verde para marrom. E então o principal benefício pode ser obtido das nozes já maduras, que são extraídas delas. Um remédio baseado neste tipo de matéria-prima ajudará curar doenças do fígado, dores de cabeça, aliviar a fadiga e normalizar o sistema nervoso.
Importante! As causas da flacidez da pele são o acúmulo de gordura subcutânea e a perda de elasticidade. Os componentes anti-envelhecimento nas protuberâncias eliminam esses problemas. Eles limitam o acúmulo de gordura.
Os cones maduros coletados de novembro a março contêm uma quantidade maior de taninos em comparação aos jovens. Esse recurso permite que você use tintura de tais matérias-primas para restauração de células cerebrais, melhorando a memória e o estado do sistema nervoso. Os taninos impedem o colapso dos neurônios cerebrais, então são usados para se recuperar de um derrame e contra a paralisia. Eles também contêm em grandes quantidades voláteis, bioflavonóides, antocianinas, vitaminas C e A, além de antioxidantes.
Para que doenças é usada a tintura?
Apesar do grande número de medicamentos para uma variedade de doenças, as receitas da medicina tradicional ainda são relevantes. Um medicamento à base de plantas não tem efeitos colaterais e quase nenhuma restrição ao consumo, tantas pessoas preferem preparações à base de plantas.
- A tintura de álcool de farmácia pode ter efeito nos seguintes casos:
- tratamento de doenças do trato gastrointestinal;
- eliminação das consequências de um acidente vascular cerebral;
- restauração do funcionamento normal do sistema nervoso após estresse ou doença;
- normalização do coração;
- tratamento de anemia, artrite, gota.
Receitas básicas para tinturas de pinhas
A medicina tradicional recomenda o uso de solavancos maduros e verdes. A melhor opção para cozinhar é despejar matérias-primas com vodka, álcool ou aguardente. O efeito do medicamento resultante é baseado no fato de que os componentes benéficos dos cones se dissolvem no álcool, proporcionando propriedades adicionais.
Para preparar uma tintura clássica, você precisará executar poucas ações:
- coletar cones;
- faça uma panela de aço inoxidável;
- compre uma bebida que contenha álcool: álcool ou vodka;
- prepare um recipiente hermeticamente fechado de vidro escuro.
Importante! Se você decidir plantar um pinheiro perto da casa para usar os cones, lembre-se de que ele começa a florescer a partir dos 15 anos.
Instruções de cozimento passo a passo:
- Enxágüe e pique os cones.
- Descarte em uma peneira e seque.
- Despeje-os em um recipiente preparado.
- Despeje a vodka por cima para que fique 2 cm mais alta que os materiais vegetais.
- Cortiça firmemente.
- Coloque na cozinha em um local escuro por 40 dias. Todo esse tempo, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de + 20 ° C.
- Após 40 dias, coe a tintura marrom escura resultante e feche a tampa novamente. Use a ferramenta para 1 colher de sopa. eu 2 vezes ao dia
Para preparar a tintura de cones maduros, você precisará tomar os mesmos pratos: um pote com tampa selada, uma panela de aço inoxidável. Mas eles precisam ser tratados de maneira diferente.
Instruções de cozimento passo a passo:
- Enxágue as matérias-primas em um grande volume de água morna para lavar a poeira acumulada durante o verão. Então seque.
- Moa as matérias-primas de qualquer maneira.
- Coloque em uma jarra de vidro escuro.
- Despeje a vodka.
- Cortiça firmemente e reserve por 2 semanas.
- No final do período, o medicamento pode ser usado 1 hora após uma refeição. O curso do tratamento pode durar de 1 a 3 meses. Então eles sempre fazem uma pausa.
As crianças não devem receber tinturas de álcool, portanto, decocções de cones, geléia ou mel são preparadas para elas. É prescrito para resfriados e para fortalecer a imunidade. Chá com geleia de pinheiro ajudará a melhorar o bem-estar da criança e aliviar a fadiga.
Regras para o uso de tinturas
O uso eficaz da tintura ocorrerá nas seguintes situações:
Uso de um agente terapêutico: | Contra que doenças: |
Adicione 1 hora de tintura à inalação de vapor | Inflamação do trato respiratório superior, tosse, amigdalite, congestão nasal |
Tome 1 colher de sopa. dentro, lavado com um copo de água morna 3 vezes ao dia antes das refeições por 1-3 meses | Tratamento de gastrite, úlceras estomacais, redução de processos inflamatórios e regeneração da mucosa gastrointestinal |
Gotejar 20-30 gotas no chá com mel, beber 2-3 vezes por dia | Reforço da imunidade, tratamento de tromboflebite, coração, vasos sanguíneos |
A tintura também pode ser usada para compressas e fricção.. Para isso, o tecido é umedecido, aplicado na área afetada e embrulhado em filme plástico. Se a compressa for feita com os pés, você precisará vestir as meias para aquecer. Para o melhor efeito, a compressa é colocada a noite toda.. Você sentirá alívio da dor pela manhã.
Você sabe Os antigos celtas e romanos acreditavam que a colisão está diretamente relacionada ao parto. Assim, as mulheres celtas colocaram um pinheiro debaixo de um travesseiro para conceber uma criança saudável.
Contra-indicações
Naturalmente, as tinturas de álcool também têm contra-indicações ou situações em que seu uso fará mais mal do que bem. Para não prejudicar o corpo, as pessoas com doenças crônicas são aconselhadas a consultar um médico.
- Situações em que você não é aconselhado a usar tintura de álcool com pinheiro:
- restrições de idade - este medicamento não é adequado para crianças menores de 12 anos e pacientes após 60 anos;
- alcoolismo em qualquer fase do tratamento - a tintura pode provocar o paciente a continuar bebendo álcool;
- intolerância individual a compostos de pinheiro monoterpeno;
- doenças do fígado e rins.
Também é considerado tradicional que grávidas e mulheres durante a lactação devem consultar um médico. E isso não depende de qual medicamento ou produto eles desejam usar.
A tintura de pinhas é um remédio popular eficaz. Pode ser utilizado como agente terapêutico e profilático. Mas, aplicando-o, não exceda as dosagens. E lembre-se de que a tintura não é a única maneira de consumir pinhas. Faça decocções ou xaropes a partir deles. Eles não serão menos eficazes.