Todo mundo conhece os benefícios de uma floresta de pinheiros e muitos gostam de estar lá para recarregar suas baterias e obter emoções positivas. A rica composição química do pinheiro e suas propriedades curativas são reconhecidas pela medicina oficial, que recomenda o uso de várias partes desta planta para tratar muitas doenças e manter o sistema imunológico. E jardineiros experientes encontraram uma maneira de proteger o culto dos vegetais e frutas, para aumentar sua produtividade com a ajuda de agulhas e serragem. Como a ação do pinheiro é baseada em um grande número de substâncias biológicas de alta atividade que fazem parte dele, pode causar problemas de saúde.
A composição química do pinheiro
Devido à sua rica composição química, o pinheiro é dotado de muitas propriedades úteis. Várias partes desta planta são usadas por pessoas e na medicina oficial.As agulhas de pinheiro são conhecidas como matérias-primas medicinais valiosas.
Você sabeO âmbar bem conhecido é a resina petrificada. Se um inseto artrópode com mais de um centímetro de comprimento penetrar na resina solidificante de pinheiro, esse âmbar será incluído na categoria de pedras preciosas.
Sua composição é rica:
- taninos;
- substâncias resinosas;
- compostos voláteis de óleos essenciais;
- vitaminas;
- carotenos;
- antocianinas;
- cumarinas;
- flavonóides;
- oligoelementos.
Suas propriedades curativas são devidas a:
- alto em ácidos de resina;
- valor vitamínico do produto;
- composição mineral (ferro, cobalto, manganês, cálcio, cobre, fósforo, zinco, iodo e caroteno).
A casca de pinus é apreciada devido à presença de tais compostos:
- taninos;
- Ácido D-hialurônico;
- picnogenol;
- resveratrol.
As pinhas jovens têm propriedades únicas que são amplamente utilizadas pelo povo para fins medicinais e na produção de preparações farmacológicas.
Cones verdes são ricos:
- vitaminas de quase todos os grupos (A, B1, C, E, H, U);
- resinas;
- lipídios;
- óleos essenciais;
- ácidos, especialmente oleico;
- minerais: potássio, fósforo, magnésio;
- terpenos, dando-lhes um aroma agradável;
- Borneol.
Vídeo: As propriedades curativas das pinhas verdes
O pólen de pinheiro é considerado um excelente imunoestimulante. É rico em muitas substâncias envolvidas no funcionamento do corpo humano:
- vitaminas (A, grupos B e C);
- micro e macro elementos (27 substâncias, das quais a principal parte é cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre, zinco, selênio, ferro);
- antioxidantes;
- aminoácidos;
- antibióticos naturais;
- enzimas;
- imunoestimulantes.
Pine refere-se a espécies lenhosas fitonidas, liberando substâncias alcatroadas no ar, dando-lhe propriedades curativas.
Propriedades úteis
O pinheiro contém o maior número de substâncias biologicamente ativas entre todas as coníferas. Compostos aromáticos, resinas, vitaminas, minerais e outros componentes. Esta planta é usada na terapia complexa de muitas doenças e para recuperação após doenças graves, como uma rica fonte de compostos aromáticos, resinas, vitaminas, minerais e outros componentes.
Você sabe Em um metro cúbico de ar de uma floresta de pinheiros contém 500 micróbios, enquanto uma cidade grande no mesmo volume contém até 36 mil.
Agulhas de pinheiro
Existem muitas substâncias úteis nas agulhas de pinheiro. Ácidos orgânicos, resinas, fitídios, taninos, óleos voláteis e substâncias que compõem a matéria-prima conferem às propriedades medicinais propriedades curativas:
- analgésico;
- anti-inflamatório e antimicrobiano;
- hemostático e de limpeza;
- colinético;
- diurético;
- calmante;
- vasodilatador;
- cura;
- imunomodulador;
- radioprotetor.
As agulhas de pinheiro e seus extratos são úteis para melhorar a condição da pele, portanto são comuns em cosmetologia e fazem parte de produtos para fortalecimento capilar.
Ar
Devido à sua capacidade única de limpar o ar, os pinhais são justamente chamados de "pulmões do planeta". O ar da floresta de pinheiros contém cerca de duzentos compostos voláteis biologicamente ativos que desinfetam e o tornam praticamente estéril.
Os pinheiros são ionizadores de ar naturais, portanto, caminhar pela floresta normaliza a pressão arterial, melhora o desempenho e melhora o humor. A planta é capaz de capturar poeira e purificar o ar de impurezas prejudiciais. Poeira e substâncias nocivas depositam-se nas agulhas, cascas de árvores, após o que são lavadas pela chuva.
Os pinheiros emitem um grande número de produtos voláteis, que dão ao ar das florestas de pinheiros propriedades poderosas de cura:
- normaliza o apetite;
- melhora a atividade do sistema cardiovascular;
- cura o sistema respiratório;
- cura rinite e tosse;
- normaliza o colesterol;
- afeta favoravelmente o sistema nervoso;
- contribui para a recuperação de lesões;
- lutas com reumatismo;
- ajuda no tratamento complexo de adenoma de próstata;
- efeito benéfico no estado dos vasos sanguíneos;
- aumenta a capacidade pulmonar;
- melhora a capacidade de trabalho e a atividade cerebral;
- fortalece o sistema imunológico;
- enriquece o corpo com oxigênio;
- contribui para a normalização do peso corporal.
Muitas doenças podem ser eliminadas graças a caminhadas na floresta, portanto, as propriedades benéficas do ar de pinheiro são usadas para fins terapêuticos e preventivos por sanatórios, dispensários, centros de saúde, que geralmente estão localizados em áreas de coníferas.
Serragem
A serragem de pinus é uma matéria-prima acessível, que devido às suas propriedades é amplamente utilizada no cultivo de parcelas pessoais.
Importante! Muitos jardineiros evitam fertilizar a terra com serragem. De fato, essa matéria-prima como fertilizante deve ser abordada com muito cuidado, pois tem a propriedade de aumentar a acidez do solo e extrair nitrogênio.
Muitos jardineiros recomendam adicioná-los ao solo.
As propriedades inerentes à serragem são as seguintes:
- Afrouxando o solo. Como parte do solo, a serragem melhora sua porosidade, fornece friabilidade e evita a formação de crostas na camada superior do solo.
- Retenção de umidade. A serragem absorve a água e a retém, impedindo a secagem e aumentando os intervalos entre a irrigação.
- Proteção de ervas daninhas. O uso de matérias-primas como material de cobertura do solo complica a germinação das ervas daninhas, eliminando assim a necessidade de capina frequente dos canteiros.
Aplicação de pinho
O pinho é usado por seres humanos em quase todas as áreas de atividade humana. Na medicina popular, é amplamente utilizado em muitas doenças. É reconhecido pela medicina oficial e é usado em farmacologia na produção de vários medicamentos. Use pinheiros e jardineiros para proteger as plantas e obter uma colheita rica. Além disso, as pinhas são um ingrediente em pratos incomuns, mas incrivelmente saborosos e saudáveis.
Medicina popular
Na medicina popular, as agulhas de pinheiro, que contêm uma enorme quantidade de nutrientes, são especialmente valorizadas.
A partir dele são feitos:
- infusões;
- banheiras;
- comprime;
- decocções;
- bebidas vitamínicas.
As ferramentas preparadas com agulhas de pinheiro ajudam a eliminar ou aliviar significativamente a condição com muitas doenças:
- um resfriado
- tosse
- laringite;
- bronquite;
- dor de garganta;
- doenças da derme;
- tuberculose;
- doença gengival;
- doenças cardíacas e vasculares;
- problemas na vesícula biliar;
- doenças do trato gastrointestinal.
O extrato de agulhas de pinheiro é muito útil para distúrbios do sono, excesso de trabalho e ansiedade, se uma pequena quantidade for adicionada durante o banho.
Existem muitas receitas folclóricas para a beleza da pele, cabelos e unhas. O efeito benéfico das agulhas na pele é:
- manutenção do equilíbrio de água e gordura;
- enriquecimento com vitaminas (a vitamina E é especialmente útil para a derme, encontrada em grandes quantidades nas agulhas de pinheiro);
- cicatrização de pequenos cortes, feridas, secagem de áreas inflamadas.
As propriedades medicinais mais úteis são possuídas pelas agulhas de brotos jovens de pinheiros de dois ou três anos coletados nos primeiros meses do outono. Eles contêm uma quantidade enorme de vitamina C. Mas as agulhas coletadas em qualquer época do ano são curativas, o principal é coletá-las longe de estradas e empresas industriais. As matérias-primas médicas não perdem suas qualidades quando armazenadas na geladeira por dois meses.
No jardim
Muitos jardineiros usam a maca de pinheiro como uma excelente alternativa para fertilizantes caros, venenos para a destruição de pragas e outros meios necessários para o lar.
Maneiras de usar:
- Base para cobertura morta como cobertura morta. A cama, colocada nos leitos em uma pequena camada, retém perfeitamente a umidade na camada superior do solo após a irrigação. Esse método de cobertura também salvará o local das ervas daninhas e realizará seu afrouxamento regular. É possível cobrir as agulhas na primavera após o aparecimento dos primeiros rebentos.
- Aumentar a fertilidade do solo. Como cobertura de plantas. Sob condições normais, o lixo decompõe-se de três a cinco anos. Para que a podridão seja mais intensa, recomenda-se misturá-la com verbasco líquido na proporção de 1 cc. m ninhada por 100 kg de estrume. Nesta mistura, você precisa adicionar partes superiores de vegetais, ervas daninhas, resíduos de alimentos. Coloque uma pilha de composto em camadas, alternando com a terra de uma cama e regada com fertilizante orgânico. O adubo deve ser coberto com um filme. Para que o processo de decadência não pare, é periodicamente umedecido. Após o amadurecimento, o húmus resultante deve ser aberto e arejado de tempos em tempos. Por via de regra, um curativo de qualidade pode ser usado após 1,5 anos.
- Para camas isoladas. A preparação do local no outono de uma maneira especial ajudará a acelerar o crescimento e a maturação das culturas, além de aumentar sua produtividade. Para equipar essas camas, você precisa cavar uma vala em cerca de 2 pás de baioneta. Dispor no fundo em camadas: agulhas de pinheiro, algumas cinzas de madeira, estrume. A camada superior tem cerca de 20 cm de altura e é coberta por ervas daninhas polvilhadas com terra. A altura dessas camas é de 25 a 30 cm e precisa ser regada e coberta com um filme preto. Na primavera, sob a influência de produtos orgânicos em decomposição, aquecerá um mês mais rápido, o que permitirá que as mudas sejam plantadas mais cedo do que o habitual.
- Para aquecer plantas para o inverno. Como material de proteção, ajuda a sobreviver a geadas bastante severas para plantas termofílicas (uvas, clematis, rosas, azáleas etc.), que, previamente fixadas bem acima do solo, são cobertas com agulhas de pinheiro secas. Cubra com um filme em cima e pressione com um agente de ponderação. As raízes das árvores frutíferas jovens no jardim também podem ser protegidas contra congelamento e danos causados por roedores, espalhando sacos cheios de agulhas de pinheiro ao redor do tronco.
- Para proteger contra insetos. A infusão de galhos de pinheiro é usada no início da primavera para impedir a propagação de pragas, como: mariposa, gorgulho, folheto, etc. mexendo ocasionalmente. A infusão final é filtrada e diluída em cerca de metade. Adicione duas colheres grandes de sabão líquido e misture. Use esta ferramenta em três etapas: quando as gemas incharem, durante a brotação e no final da floração.
- Para armazenar vegetais. As propriedades bactericidas e antiespéticas do pinheiro são usadas para armazenar beterraba, cenoura e batata. Para isso, camadas de vegetais são transferidas para agulhas bem secas. Além disso, as camadas inferior e superior devem ser de areia de pinheiro.
Na cozinha
Preparações deliciosas e saudáveis são preparadas a partir de pinhas verdes. Para esta matéria-prima, são coletados frutos macios fechados (até 4 cm de comprimento) do final de junho a agosto.
Importante!É necessário coletar matérias-primas de pinus com luvas para não ferir as mãos com agulhas afiadas e manchá-las em resina.
Antes de cozinhar, eles são separados, limpos de agulhas, lavados e secos. Compota e mel são preparados a partir de frutos do pinheiro, que se distinguem não apenas por um sabor agradável incomum, mas também pela capacidade de fortalecer a imunidade e manter o corpo na estação fria.
Geléia de pinha
Para cozinhar, você precisará de: 1 kg de pinhas verdes, 1 kg de açúcar e 1 litro de água. Despeje os cones lavados com água e deixe por 24 horas para se livrar da amargura, depois despeje as matérias-primas na panela, despeje água e deixe ferver. No processo de cozimento, é necessário remover a espuma e limpar a colher da resina. Despeje o açúcar e cozinhe em uma fervura lenta de uma hora e meia a duas horas, até que a geléia fique vermelha. Despeje a geléia finalizada em frascos pré-esterilizados e cubra com tampas.
Mel de pinha
É muito útil usá-lo do outono à primavera para prevenir resfriados. Para preparar o mel, você precisa tomar: 70 pinhas verdes, 800 g de açúcar, 1 limão e 800 ml de água. Lave bem os cones e adicione água. Deixe ferver, retire a espuma, reduza o fogo e cozinhe por mais meia hora. Retire do fogo, leve à geladeira e deixe por 24 horas para infundir. Depois disso, coe o caldo com a gaze, adicione o açúcar e cozinhe em fogo baixo por duas a três horas, até que o líquido adquira uma consistência de mel. No final do cozimento, adicione o suco de limão, misture. Despeje o mel acabado em frascos pré-esterilizados, feche as tampas.
Vídeo: pinha mel
Contra-indicações
A concentração de substâncias biologicamente ativas no pinheiro e no ar do pinheiro é tão alta que esta planta pode curar e causar sérios problemas de saúde.
- Antes de ir para a floresta de pinheiros, lembre-se das contra-indicações e dos possíveis danos dessa caminhada:
- Os pinheiros em grandes quantidades emitem substâncias aromáticas voláteis, que podem causar asma nos doentes.
- Um aumento da concentração de oxigênio no sangue como resultado de estar na floresta de coníferas pode levar a vasoespasmo e desmaio.
- Os óleos essenciais costumam causar zumbido e dor de cabeça.
- Sessões longas de terapia florestal de coníferas podem provocar aumento da pressão arterial, falta de ar e arritmia.
- As precauções para caminhar devem incluir pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca grave. Altos níveis de fitonídeos no ar do pinheiro podem levar a convulsões.
Você não deve receber fundos, incluindo agulhas de pinheiro, extratos de pinheiro, pólen e cones para pessoas com esses problemas de saúde:
- hepatite;
- insuficiência cardíaca aguda;
- doenças infecciosas da pele;
- fases agudas de qualquer processo inflamatório;
- doença renal
- gravidez
- intolerância individual.
Sendo despretensioso às condições de cultivo, o pinheiro é encontrado em toda parte em nossas latitudes e é usado em muitas indústrias. Graças à sua rica composição química, é um medicamento reconhecido na medicina oficial para o tratamento de muitas doenças e, por muitos séculos, maravilhosas receitas para a cura de muitas doenças foram transmitidas de geração em geração. Mas, para não prejudicar o corpo, é importante lembrar as contra-indicações e observar as precauções ao usar produtos que contenham os componentes desta planta, bem como dar um passeio em um pinhal.