O tipo de flor ou erva-doce como planta ornamental é popular em todo o mundo. É cultivada para decorar parques, becos, casas de veraneio, terrenos residenciais, terrenos para jardins e também para corte. Com o plantio e os cuidados adequados, você pode conseguir uma floração magnífica e bonita. Como reproduzir esta colheita é descrito no artigo.
Métodos de propagação de gladíolos
Os tipos de flor podem ser propagados por dois métodos:
- semente;
- vegetativo.
O método das sementes é utilizado com pouca frequência e exclusivamente pelos criadores para obter novas variedades. Em casa, esse método não é praticado devido aos problemas e à duração. Jardineiros e cultivadores de flores geralmente recorrem à divisão de espigas de gladíolo ou ao plantio de tubérculos. Para obter plantas jovens, é usada a quebra do botão apical. A base de todos esses métodos é a propriedade dos brotos das plantas adormecidas para começar a crescer, se o crescimento apical for perturbado.
Botões de tubérculo
Usando esse método, você pode multiplicar e rejuvenescer rapidamente os gladíolos. Os gomos dos tubérculos aparecem após a floração. Dependendo da variedade, as plantas podem formar um número diferente de filhos.
Você sabe As pessoas começaram a cultivar gladíolos há cerca de 300 anos aC. e., no entanto, no início, eles fizeram isso para preparar remédios e bolos, bolos de bulbos. Como plantas decorativas, começaram a ser usadas apenas no século XIX.
Note-se que algumas amostras varietais relutam em formar crianças. Para estimular esse processo, é necessário dividir os rebentos em partes e plantá-los de cabeça para baixo. Outra maneira de ativar o processo de formação de rim é cortar o pedúnculo antes do final da floração.
As plantas cultivadas a partir de tubérculos são caracterizadas por forte imunidade, plasticidade e rápida adaptação ao crescimento sob novas condições.
O processo de reprodução por crianças e as medidas para cuidar de plantas cultivadas dessa maneira são descritos em mais detalhes em uma seção separada abaixo.
Divisão de cormos
Este é o método de criação mais comum. Lâmpadas de dois e três anos são adequadas para ele. Os rebentos devem ser removidos do chão, limpos de sujeira e divididos com uma faca afiada pré-desinfetada. O número de tais peças dependerá do tamanho do material para propagação. Normalmente, temos 2 a 4 divisões. Cada um deles deve ter um rim vivo e parte da base com tubérculos radiculares.
Importante! A desinfecção da faca deve ser realizada todas as vezes antes da divisão do bulbo; caso contrário, os patógenos podem ser transferidos do paciente para um material saudável.
Para evitar o desenvolvimento de uma infecção fúngica, os locais dos cortes devem ser tratados com pó de carvão ou com graxa verde brilhante.. Antes do plantio, os divisores devem ser secos por 24 horas e plantados no solo. Se tudo for feito corretamente, um corpo inteiro se formará no outono. Ao dividir os tubérculos em 2 partes, é possível obter plantas que florescem simultaneamente com flores não divididas.
Rompendo o rim apical
Os métodos vegetativos de reprodução incluem a ruptura do rim apical. Após esse procedimento, ocorre a ativação dos rins adormecidos. Como resultado, brotos laterais são formados com diferentes poderes. Cormos da segunda ou terceira análise também ocorrem.
Como propagar o gladíolo em crianças
Para obter plantas saudáveis que florescem profusamente, a reprodução deve ser realizada, seguindo as recomendações. Antes do plantio, os gomos dos tubérculos requerem preparação. No futuro, eles precisam ser plantados corretamente. O sucesso crescente é impossível sem atendimento de qualidade.
Preparação para sementeira
Como o plantio de tubérculos é realizado na primavera e a coleta é realizada após a floração - no verão ou no outono, no inverno, eles devem ser enviados para armazenamento. Você só pode armazenar material de plantio bem seco. O tempo de secagem recomendado em condições naturais é de 2-3 semanas.
Vídeo: Armazenamento de gladíolos no inverno
Pronto para armazenamento, o material de plantio é descartado, eliminando-se as cópias podres. Se pequenos focos de podridão são encontrados, eles são cortados, tratados com verde brilhante e secos. Bebês saudáveis são colocados em caixas de madeira por 30 a 40 dias para secar. De cima, eles precisam ser cobertos com um jornal que absorva a umidade. Periodicamente, ele precisa ser alterado para seco.
Após esse procedimento, cada lâmpada é embrulhada em papel de jornal e colocada até o final do inverno em local fresco ou na prateleira inferior da geladeira. Sob essas condições, as crianças podem ser armazenadas por dois a três anos. Mesmo após um período tão longo, eles serão capazes de germinar e dar novas plantas.
Na primavera, antes do plantio, os bulbos são removidos do local de armazenamento e limpos de escamas.. Se estiverem altamente secos, devem ser mantidos por 24 horas em água aquecida a uma temperatura de + 30 ° C.
Importante! Você não pode suportar tubérculos por mais de dois dias na água. Isso reduzirá significativamente sua germinação.
Plantio e cuidado
As lâmpadas preparadas são plantadas para germinação em um recipiente cheio de nutrientes do solo. É colocado em local bem iluminado e aquecido, a uma temperatura de + 18 ... + 25 ° C. À medida que a camada superior do solo seca, é umedecida com água parada em temperatura quente. Os brotos devem ser esperados após 2-3 semanas.
Depois que as plantas jovens ficam mais fortes, elas são plantadas em campo aberto. O local deve primeiro ser fertilizado com húmus. As plantações devem estar bem umedecidas e cobertas com uma camada de turfa.
No futuro, as plantas jovens precisarão de rega, cultivo, cobertura morta, fertilização nitrogenada e potássica regular. Para formar tubérculos completos, vale a pena cortar pedúnculos. No outono, os bulbos devem ser removidos do solo, secos e armazenados. Eles são devolvidos ao local na primavera, quando o ar e a terra se aquecem.
Você sabe O famoso historiador romano, estadista e figura militar Plínio descreveu os gladíolos como plantas com propriedades mágicas. Os guerreiros usavam cormos no pescoço como amuletos.
Portanto, criar gladíolos em casa não é difícil. Essas flores podem se propagar de duas maneiras. Para que as plantas jovens e saudáveis cresçam a partir de dividendos e crianças, deve-se seguir as recomendações para sua preparação e plantio.