A carne de coelho é um tipo de carne na dieta. É perfeitamente absorvido pelo corpo, contém pouca gordura e seu valor para o corpo é muito maior do que, por exemplo, carne bovina ou suína. Portanto, a criação de coelhos com o objetivo de obter carne é considerada uma direção muito promissora da agricultura. Este artigo discutirá como é lucrativo criar coelhos para carne, como manter e alimentar adequadamente os animais, para que o lucro de sua criação seja óbvio.
As melhores raças de carne de coelhos
A criação direcionada de coelhos para carne começa com a seleção de uma raça especializada, perfeitamente adaptada à região local. O conteúdo da raça de carne é benéfico porque:
- os animais são capazes de crescer e ganhar peso rapidamente;
- no abate, é obtido um bom indicador de carne pura;
- raça especializada se distingue pelo alto sabor de carne.
Você sabe Registrou oficialmente mais de 200 raças de coelhos em todo o mundo, mas esse número está crescendo a cada ano.
Para a criação em casa e na fazenda, recomenda-se o uso dessas raças para a carne:
- Nova Zelândia Raça precoce. O crescimento jovem é capaz de ganhar 1 kg ou mais de peso nos primeiros meses de vida. A puberdade ocorre aos 4 meses, um coelho de 7 a 10 coelhos. Peso vivo 4-5 kg, comprimento do corpo de até 50 cm, rendimento de carne de cerca de 78% - o mais alto entre todas as raças de carne.
- Californiano. A raça precoce com excelente imunidade e adaptabilidade. A puberdade ocorre aos 4 meses, com até 12 coelhos. Peso vivo 4-5 kg, rendimento de carne de cerca de 75%. Uma vantagem adicional é uma pele de boa qualidade.
- Gigante branco. Peso vivo 4,5–7 kg, comprimento do corpo até 60 cm, rendimento de carne 58%. Aos 3 meses, ganhando 2,6 kg. Okrol até 10-15 coelhos, são alimentados pela fêmea até 9 semanas.
- Gigante cinzento. Peso vivo de 6 a 7 kg, comprimento do corpo de até 60 cm, rendimento de carne 57%. Aos 3 meses, ganhando 2,5-3 kg. A puberdade ocorre de 5 a 6 meses (tardia), tem um okrol de até 10 coelhos e é alimentada pela fêmea por 6 a 8 semanas.
- Chinchila soviética. Peso vivo 5,5-6 kg, comprimento do corpo até 60 cm, rendimento de carne 60%. Aos 3 meses, ganhando de 3 a 3,5 kg. A puberdade ocorre aos 4 meses, 8 a 10 coelhos são coelhos, os coelhos têm excelente produção de leite. Pêlo bom, despretensioso em manutenção.
- Flandres, ou o gigante belga. Peso vivo 9-11 kg, rendimento de carne 55%. Aos 3 meses, ganhando cerca de 3 kg. A puberdade ocorre aos 6 meses (tarde); A raça tem 150 anos, é usada ativamente para a reprodução.
Como engordar coelhos para carne?
Tecnologias e métodos para alimentar coelhos são baseados em sua fisiologia. Os animais apresentam crescimento intensivo nos primeiros 120 dias a partir do momento do nascimento. Os coelhos têm um bom apetite e, corretamente selecionados para a criação de um coelho, são capazes de alimentar seus próprios filhos apenas à custa de leite de até 2-3 kg em apenas 6 semanas. Na fase de criação de coelhos jovens, recomenda-se que o coelho seja mantido com ração concentrada, que deve ser cerca de 50% de sua dieta durante a lactação. No inverno, esta dose pode ser aumentada em até 60%.
O feno para alimentação durante esse período é melhor utilizado a partir de brotações de leguminosas, pois elas têm alto valor nutricional e valor vitamínico. Os coelhos começam a se preparar para engordar gradualmente, acostumando-os a alimentar "adultos" em várias etapas. Inicialmente, eles recebem pequenas doses de ração leve: eles escolhem aqueles que são ricos em vitaminas para o desenvolvimento saudável. A ração composta é pré-triturada e misturada com batatas cozidas trituradas. A farinha de osso é necessariamente misturada com a comida e o balanço de sal é monitorado para que o esqueleto seja formado corretamente e se desenvolva em animais jovens.Coelhos de engorda para carne não significam que os animais devam receber o máximo de comida possível. É importante não apenas a quantidade, mas também o que alimentar e quando alimentar. Para coelhos de engorda aprimorados, coloque 3-4 semanas antes do abate pretendido. Na criação de coelhos, o período de engorda é dividido em três etapas consecutivas, durante as quais é determinada uma dieta diferente para os animais.
Duração da engorda por etapas:
- 10x10x10 dias - para animais jovens;
- 5x8-10x18 dias - para adultos.
Vídeo: como alimentar rapidamente um coelho
A primeira etapa é preparatória
O estágio preparatório da engorda é baseado em alimentos com teor calórico máximo. O objetivo é alcançado adicionando gradualmente à dieta normal rações verdes e suculentas aumentadas em 1,5 vezes a dose da ração. Se a fase preparatória começar no inverno, o volume de ração e ração é reduzido. Os produtos mais adequados para este período são:
- concentrados - cevada, aveia, milho, farelo, bolo de oleo;
- suculentas - beterraba, repolho forrageiro, cenoura;
- verduras - ervas da leguminosa e de outras famílias de plantas, trevo;
- forragem - feno de alta qualidade.
Importante! É estritamente proibido alimentar coelhos com grama molhada e folhas de repolho branco fresco. Esses alimentos estão na dieta dos animais, mas a grama deve ser seca e a folha de repolho deve ser levemente amassada.
A segunda etapa é a principal
O segundo estágio da engorda pode ser chamado de principal, pois desta vez a dieta visa à deposição intensiva de gordura. O período é complicado pelo fato de que o cardápio diário saturado do coelho pode ser excessivo para o trato gastrointestinal dos animais. Os alimentos devem ser suficientes para maior ganho de peso, mas uma dose diária de gordura deve ser respeitada. A alimentação de feno e galho é reduzida ao mínimo.Os vegetais de raiz são removidos da dieta, deixando apenas batatas cozidas, que são usadas em feixes em misturas com farelo, bolo de óleo e ração mista. Dos cereais, ervilhas, cevada, aveia e milho continuam na variedade. Sementes de linhaça e cânhamo, cereais preparados com a adição de leite integral, podem se tornar novos componentes da ração. Linhaça, galhos de árvores frutíferas podem ajudar a restaurar a motilidade gástrica, se seu trabalho for interrompido.
A terceira etapa é a final
A fase final da alimentação é baseada no apetite excelente dos coelhos e na garantia de que os animais comam toda a dieta diária. A composição da alimentação muda: o feno e a verdura são minimizados ou eliminados por completo. O melhor menu deve incluir batatas cozidas, que são misturadas com ração ou farelo misturados, uma mistura de cereais e colheita de galhos de verão em pequenas doses. Os criadores de coelhos também aconselham, nesta fase da engorda, a usar produtos que afetam o aumento da gordura corporal: repolho, sueco, nabo, soja, amendoim.
Importante! Se você continuar a dar comida verde durante o estágio final de alimentação dos coelhos antes do abate, a carne ficará dura.
Temperos (salsa, cominho, endro, chicória) podem aumentar o apetite dos animais; são adicionados em pequenas quantidades à mistura de ração, sementes e bolotas tostadas ou água salgada para beber (uma pequena pitada de sal de mesa é diluída em 1 litro de água). Se os coelhos se recusarem a comer com toda a estimulação do apetite, isso significa que você concluiu com êxito todas as etapas da engorda da carne.
Que condições devem ser criadas para os coelhos?
Para que os coelhos se desenvolvam completamente, eles precisam não apenas de nutrição adequada, mas também de cuidados e condições confortáveis. O equipamento para coelhos envolve a construção ou compra independente de gaiolas. Nesse caso, os requisitos para o conteúdo de uma raça específica são necessariamente levados em consideração. Coelhos adultos grandes precisam de gaiolas espaçosas. Suas dimensões são maiores que os animais comuns; portanto, um aviário para um coelho deve ter uma área de pelo menos 1x1 metro. Um coelho com uma ninhada é alocado em uma área 1,5 vezes maior.
Por outro lado, os compartimentos não devem ser muito espaçosos, porque os coelhos são animais bastante móveis e, quando engordam com carne, atividades excessivas podem interferir. Para economizar espaço, as células são montadas em duas camadas e sua altura deve ser de pelo menos 60 cm. Gigantes de coelho aumentaram os requisitos sexuais para gaiolas. O piso de malha, que é fácil de manter, não é adequado para eles devido ao fato de as patas das raças de carne serem pobres em pêlo. O grande peso e o suporte de malha pequena podem levar ao desenvolvimento de pododermatite (processo inflamatório nas pernas). Para evitar a ocorrência da doença, a malha é substituída por um piso de treliça.
No entanto, uma camada do piso não é suficiente; você deve considerar a panela inferior na estrutura onde o estrume cairá, para que as células sejam mantidas limpas e higiênicas o tempo todo. É possível prever a organização de um bunker para coletar esterco de várias gaiolas ao mesmo tempo. Agora você pode comprar um piso de plástico pronto, personalizado para várias células, muito mais prático ao limpar e aquecer no inverno. Para criar animais durante todo o ano, o coelho é iluminado, as paredes são isoladas qualitativamente ou um sistema de aquecimento é instalado para que no inverno a temperatura seja pelo menos +18 ° C.A sala onde os coelhos serão mantidos está necessariamente equipada com um sistema de ventilação. Os coelhos são animais do crepúsculo, portanto, a ingestão de alimentos é mais intensa apenas fora do dia. Para organizar os animais com curtas horas de luz do dia, as janelas dos coelhos tendem a escurecer. Durante a criação e engorda da fazenda, o horário de verão para adultos não passa de 8 a 10 horas e, para animais jovens, de 10 a 14. Se os coelhos são criados em casa e a população não é muito grande, as gaiolas são limpas, a água e a ração são dispensadas manualmente.
Você sabe Coelhos são fornecidos com bebida abundante em primeiro lugar, caso contrário, eles podem comer okrol por causa da sede.
Ao cultivar carne, eles tentam automatizar os processos de alimentação o máximo possível instalando alimentadores e bebedouros do tipo tremonha com um sistema de distribuição de mamilos. Ao mesmo tempo, vale a pena se preocupar que os animais não tenham escassez de ração, e a água potável deve entrar um pouco salgada para estimular o apetite. Ao criar coelhos, é importante observar as normas de nutrição e manutenção, mas não é menos urgente que todos os animais sejam saudáveis. Para esse fim, os agricultores realizam exames veterinários periódicos e vacinação obrigatória.O tempo de vacinação não pode ser arbitrário. Se o abate for realizado, a última vacinação é realizada pelo menos 30 dias antes. Se você seguir as regras de alimentação e monitorar o gado, as condições de detenção afetarão positivamente o sabor da carne. Isso significa que alimentar coelhos para carne é igualmente benéfico e econômico para pequenas fazendas particulares e extensas: com o cuidado adequado de um coelho, você pode obter até 100 kg de carne por ano.