Plantas como as rosas são extremamente populares por causa de suas lindas flores e aroma delicioso. Landora rose é uma encantadora flores amarelas brilhantes com folhas verdes escuras peroladas. Os recursos da variedade e seus cuidados serão descritos abaixo.
Descrição e características da planta
Landora é uma rosa chá híbrida. Acredita-se que este seja o híbrido amarelo de maior sucesso nos últimos anos. Landora tem flores de formato soberbo que não desbotam por muito tempo e floresce em várias séries ao longo da temporada. Hastes de tamanho médio, estritamente verticais, com pontas. Precisa de rega regular. Adequado para o cultivo de áreas ensolaradas com solo bem drenado, rico em nutrientes.
Você sabe Alguns jardineiros acreditam que a música, como as obras de Beethoven, cresce cada vez mais. Mas, de fato, ainda não existem resultados convincentes de tais estudos.
Funcionalidade básica:
- nome da espécie registrada: Sunblest;
- nome comercial: Edelrose Rosen Tantau® Landora® Sunblest;
- nome sinônimo - Tanya (Tania);
- ano de reprodução: Alemanha, 1970;
- ano de registro: 1971;
- criador: Mathias Tantau, Jr. (Mathias Tantau, Jr.);
- grupo: chá rosa híbrido.
- cor: amarelo escuro;
- código de cores: LY;
- tipo de flor: cheia, dupla;
- flor: um copo muito grande de 30 a 40 pétalas de forma pontiaguda;
- forma: redonda;
- o diâmetro médio da flor aberta: 12 cm;
- aroma: frutado, leve, quase ausente;
- floração: de junho a outubro.
Característica de Bush:
- altura: de 90 a 130 cm;
- largura do arbusto: 60 cm;
- folhagem: verde claro com uma borda serrilhada;
- espinhos: espinhosos;
- aplicação: para decorar canteiros de flores;
- resistência ao gelo: –23 ° С;
- resistência a doenças: imune.
Características do plantio e cultivo
Os fãs de Rose têm muitas dicas e truques sobre como cultivar adequadamente essas flores. Para que o arbusto se sinta ótimo, é importante criar condições semelhantes às indicadas pelo produtor da variedade.
Você sabe Muito provavelmente, o cultivo de rosas começou na Ásia há cerca de 5.000 anos atrás. Agora, no mundo, existem cerca de 13.000 variedades registradas dessas flores.
O momento
Para plantar no jardim, as rosas são adquiridas. Eles podem ser plantados imediatamente no chão. Landora é plantada o ano todo, com exceção da estação fria, mas é melhor fazer isso no início da primavera, no início da estação de crescimento - pode ser abril ou início de maio. A temperatura ideal do ar neste caso não é inferior a + 20 ° C. Arbustos varietais de um tipo não híbrido são plantados no final do outono após a queda das folhas.
Condições ideais
Para um plantio e cultivo bem-sucedidos de rosas, Landora precisa de condições ideais.
Você estará interessado
Os arbustos precisam necessariamente desses fatores:
- dom pelo menos 4-6 horas por dia;
- solo rico em nutrientes;
- boa drenagem das raízes;
- uma quantidade suficiente de ar ao redor de cada haste;
- mulching as raízes para reter a umidade e obstruir o crescimento de ervas daninhas;
- rega profunda, mas pouco frequente;
- poda regular de galhos secos e botões desbotados.
Seleção de assento
As rosas crescem bem em diferentes tipos de solos. Porém, durante o uso, o solo está esgotado e, ao plantar, o fertilizante deve ser aplicado. A acidez do solo pode estar em torno de 5,6 a 7,3 pH.
Regras básicas para escolher um local para pousar:
- Se você já plantou rosas onde vai plantar Landora - substitua o solo no poço de plantio a uma profundidade de 60 cm.
- Escolha uma área ensolarada e bem ventilada. A duração do sol pleno não deve ser inferior a 4 horas por dia.
- Em climas particularmente quentes, as rosas devem ser protegidas do sol do meio-dia. Em climas frios, será correto plantar um arbusto próximo a uma cerca ou muro voltado para o sul ou oeste para minimizar o risco de congelamento no inverno.
- Evite áreas onde as árvores produzem uma sombra densa.
- O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado. Em solo argiloso pesado, misture composto, turfa e outras matérias orgânicas para melhorar a nutrição e a drenagem. Em solos arenosos e secos, adicione adubo para manter a umidade nas raízes da planta.
Você sabe Espinhos afiados na haste de uma roseira parecem ganchos usados por alpinistas. O propósito deles — proteger o caule de herbívoros.
Processo de pouso passo a passo
O tamanho do buraco em que você planta a rosa Landora é um dos principais fatores que contribuem para o bom crescimento das matas. Se você estiver plantando raízes, o poço deve ser profundo e largo o suficiente para acomodá-las e proporcionar boa drenagem. As rosas não gostam de molhar o sistema radicular.
Rose plantio passo a passo:
- No dia anterior ao plantio, você pode tratar as raízes da rosa com um estimulante de crescimento. Mesmo sem esse tratamento, eles ainda precisam ser embebidos em água algumas horas antes do plantio.
- Faça uma cova de 50 x 50 cm e, ao plantar várias rosas, são feitas covas a uma distância de 60 cm uma da outra.
- Adicione estrume apodrecido no fundo do buraco (100 g / m²).
- Coloque uma camada de solo novo com 10 cm de espessura.Alguns jardineiros colocam uma banana no poço para fornecer potássio ao arbusto. As raízes da rosa não devem entrar em contato com o estrume. Um pouco de farinha de osso também é adicionada ao poço como fonte de fósforo.
- Coloque o arbusto em um poço e cubra-o com o solo.
- Despeje usando 8-10 litros de água por arbusto e compacte o solo ao redor do tronco.
- Quando o solo se estabilizar, adicione mais terra ao redor do tronco ao ponto de enxertar o arbusto. Isso protegerá a raiz dos ventos ou geadas secantes.
Importante! Dentro de 3 meses após o plantio, o arbusto não pode ser triturado.
Para obter melhores resultados, plante rosas em um dia nublado e calmo: plantar em um dia quente e ensolarado pode causar estresse nos arbustos.
Dicas de cuidados
O cuidado com a rosa Landora consiste na implementação oportuna dos principais procedimentos - isto é: regar, fertilizar, cultivar, capinar, podar, abrigar durante o inverno. Falaremos mais sobre seus recursos.
Rega
Durante o primeiro ano de crescimento, o mato Landora é regado uma vez por semana, dependendo do clima. A norma para 1 planta é de 12 litros de água. A rega deve ser profunda, pois as raízes da rosa penetram profundamente no solo. Não é aconselhável que a água entre nas folhas durante a rega.
Top vestir
Após o plantio durante a estação de crescimento, as rosas são fertilizadas várias vezes:
- a primeira vez - no início da primavera, assim que as folhas aparecerem;
- o segundo - após a primeira onda de floração;
- o terceiro - após a próxima onda de floração.
Pare de fertilizar rosas até o final do verão. Isso é necessário para que as hastes tenham tempo para se preparar para o inverno. Em seguida, a cada primavera, o fertilizante para rosas é aplicado sob o arbusto a uma taxa de 100 g / m². A cobertura regular continuará a mesma. O curativo não planejado é realizado se o crescimento do mato desacelera.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O afrouxamento é realizado após cada rega. Seu objetivo é enfraquecer o solo, a fim de proporcionar melhores condições para o desenvolvimento das raízes. É necessário afrouxar a uma profundidade de 8 cm, mas para não tocar as raízes. O processo de afrouxamento também é combinado com remoção de ervas daninhas e ervas daninhas. Se a zona da raiz estiver coberta com cobertura morta, o que impede o crescimento de ervas daninhas, o procedimento de afrouxamento não será necessário.
Poda
O objetivo da poda é fornecer a cada caule ar suficiente para evitar podridão e doenças. A poda é realizada logo acima dos locais onde os galhos se formam. A incisão é feita obliquamente em um ângulo de 45 °. No final do outono e da primavera, caules mortos são podados. Deixe cerca de 8 hastes, diminuindo-as em 1/3 - isso é útil para maior crescimento na nova estação de crescimento. No verão, corte as cabeças desbotadas para estimular a próxima onda de floração.
Importante! Ao plantar galhos, apare não permitido, mas após um ano eles são necessariamente cortados (em março) para aumentar o crescimento.
Abrigo para o inverno
Em novembro, o arbusto é coberto com terra a uma altura de 15 cm para proteger os galhos da geada. Landora é bastante resistente ao gelo (até –23 ° C), portanto, em regiões com invernos quentes, nem sempre é batata. A colina criada é removida em março e em regiões com um longo inverno - em abril.
Dificuldades crescentes
Landora é resistente a doenças, portanto, não precisa de tratamentos anuais especiais.
No entanto, sob condições adversas de crescimento, pode ser atacada pelas doenças mais comuns das rosas, incluindo:
Oídio é especialmente ativo no verão. Seu desenvolvimento requer dias quentes e secos, além de noites úmidas e frescas. Os sintomas da doença são folhas retorcidas e um revestimento branco sobre elas. Para evitar a doença, regue as plantas de manhã ao nível do solo, sem cair nas folhas. A poda de um arbusto para permitir que o ar circule através da folhagem também ajuda a evitar esse problema.
A mancha preta é caracterizada por manchas secas pretas em uma placa de folha. Esta doença pode ser evitada da mesma maneira que no caso do oídio, melhorando a circulação do ar ao redor da planta e conduzindo a rega ao nível do solo. As folhas afetadas pela doença são removidas e o arbusto é pulverizado com líquido de Bordeaux. Insetos que gostam de comer roseiras incluem pulgões, vespões e ácaros.
Quase todas essas pragas podem ser controladas por pulverização com uma solução de sabão inseticida. Assim, a rosa Landora é uma flor caprichosa, no entanto, os procedimentos corretos e oportunos para plantar e cultivar essa planta darão a você a oportunidade de apreciar sua floração bonita e perfumada. Além disso, as pétalas de rosa Landora têm benefícios para a saúde humana.