Uma das atividades mais importantes no cultivo de ficus é o transplante oportuno correto de plantas. A seguir, falaremos sobre a necessidade de um transplante e também consideraremos um briefing detalhado sobre esse procedimento.
Por que preciso de um transplante?
Sob condições naturais, a área de nutrição do sistema radicular do ficus é muito maior do que a das plantas cultivadas em solo fechado; portanto, a principal tarefa do transplante é aumentar a área de nutrição do rizoma. Isso permite acelerar o crescimento da parte terrestre da planta e fornecer os oligoelementos necessários.Além disso, um transplante planejado permite identificar possíveis doenças do sistema radicular a tempo e ajustar rapidamente as condições de atendimento. A mudança de capacidade pode servir como um ajuste do crescimento das plantas. Por exemplo, se o ficus ganhou altura suficiente, seu crescimento é interrompido pelo procedimento em consideração, combinado com o encurtamento do sistema radicular e o corte da parte do solo.
Como transplantar ficus em outro vaso
Antes do procedimento, você deve decidir em qual vaso transplantar o ficus. Além disso, você deve selecionar o momento ideal para o transplante, levando em consideração os ciclos de vida das plantas.
Estação e frequência
O momento ideal para transplantar ficus sem prejudicar a planta é o final de fevereiro - o começo de março. Durante este período, as flores gradualmente começam a emergir de um estado de descanso. Ficus com idade inferior a 3-5 anos são transplantados uma vez por ano, mais de 5 anos - uma vez a cada 2-3 anos. No outono e inverno, o procedimento não é recomendado, enquanto há situações em que o transplante é permitido, independentemente do horário.As datas dos transplantes também dependem de:
- condições de cor - na presença de doenças do sistema radicular, é realizado um procedimento urgente;
- condições de crescimento - se os ficuses são mantidos em salas quentes no inverno e não entram na fase de repouso, o procedimento é aceitável em qualquer época do ano;
- taxa de desenvolvimento da raiz - se o sistema radicular de uma planta adulta trançou todo o pedaço de terra, ele é transplantado não uma vez a cada 2-3 anos, mas se necessário.
Pote
O tamanho e a forma do vaso dependem do objetivo do cultivo. No cultivo padrão de ficus, um vaso com os mesmos parâmetros de diâmetro e altura é selecionado. Ao cultivar ficus bonsai, use recipientes planos com uma altura de pelo menos 10 cm.
Outro fator a considerar ao escolher um vaso é o tamanho do sistema radicular. A capacidade não deve ser muito espaçosa: a distância entre o fundo do vaso e o final da raiz principal deve variar entre 3-5 cm.Em relação ao material a partir do qual os contêineres são feitos, não há requisitos especiais. O principal é que é forte o suficiente e não retém a umidade.Você sabe Em 1781, em Buenos Aires, um dos mais antigos ficus plantados sob o nome "árvore de Homero" foi plantado.
Solo
Para que o ficus desenvolva uma linda coroa com uma atraente massa verde, precisará de solo fértil que passe bem no ar e não retenha umidade nas camadas inferiores. A acidez do solo deve variar entre 5 e 6 pH.
Para ficuses, que na natureza crescem em terrenos rochosos, migalhas de tijolos são adicionadas ao solo. Além disso, a composição do solo irá variar dependendo da idade das mudas. Amostras jovens precisam de um substrato mais solto. Isso é alcançado aumentando a porcentagem de areia e carvão ativado.
Para mudas jovens, o solo é misturado nas proporções 1: 1: 1, combinando:
- turfa;
- areia;
- substrato de folha-grama.
- compostagem
- substrato de folha-grama;
- a areia
Para melhorar a qualidade e a aeração do solo, além de impedir o desenvolvimento de fungos e a propagação de pragas, vários micronutrientes são adicionados ao solo:
- carvão - 20% da massa total para enriquecer o solo com potássio, fósforo e nitrogênio;
- carvão ativado - 20%, se necessário, desinfetar o sistema radicular e enriquecer o solo com potássio, fósforo;
- argila expandida - 10%, dispostos no fundo da panela para garantir a drenagem do solo;
- farinha de dolomita - 5% da massa total do solo, se necessário, reduzem a acidez e enriquecem a composição com cálcio.
- assar no forno a uma temperatura de 50 ° C;
- substituindo a aplicação de carvão, derramando o solo com uma solução quente de cinza de madeira - para 5 l de água, é necessário adicionar 200 g de pó, ferver por 5 minutos e despejar quente no solo.
Importante! Ao cultivar ficuses, não use cal para lixiviar o solo - isso pode levar à queima do sistema radicular.
Instruções passo a passo
Instruções para transplante de ficus:
- Regue a planta 24 horas antes do transplante.
- Desinfecte o novo recipiente com solução a 1% de sulfato de cobre e seque-o.
- Coloque 3-5 cm de drenagem em um novo recipiente.
- Coloque areia em cima de uma camada de drenagem de aproximadamente 2 cm.
- Empurre as paredes da panela com a planta com as mãos, toque levemente no fundo.
- Inclinando a panela para o lado, despeje cuidadosamente o ficus junto com um pedaço de terra.
- Mova a flor para um novo recipiente.
- Nivele a planta para que o colo da raiz se ergue 5 cm acima da superfície do solo.
- Preencha os vazios com solo nutritivo.
- Regue a planta com água limpa à temperatura ambiente (+ 20–25 ° C).
Vídeo: Transplante de ficus
Como cuidar após o transplante
Após o procedimento, a intensidade da umidade do solo é reduzida, abandonando a rega por 1-2 semanas. Umedeça apenas o ar ao redor da flor e das folhas - pulverizando. O regime de temperatura é mantido dentro de + 20–25 ° C. É melhor diminuir a luz da sala ou usar phytolamps especiais.
Após 2 semanas, você pode aumentar gradualmente o grau de iluminação e retomar a rega. O primeiro fertilizante após o procedimento é melhor aplicar após 6 semanas, observando claramente a dosagem.
Importante! O período de adaptação do ficus ao novo tanque dura 1–2 semanas. Durante esse período, a planta pode perder várias folhas - esse é um processo natural e, portanto, nada precisa ser feito.
Preciso de um transplante após a compra
As cópias vendidas nas lojas são cultivadas no solo, que, em composição, é projetado para manter a aparência comercializável da massa verde por um curto período de tempo, para que as plantas precisem ser replantadas com uma substituição completa de um coma de terra.
Quando transferir ficus após a compra - depende das condições da planta. Como padrão, um ficus deve passar um mês em um novo local antes de um transplante: ele levará tanto tempo para se adaptar ao microclima da sala. Porém, se houver sinais de doenças do sistema radicular ou disseminação de pragas, o transplante é realizado com urgência.Ficus comprado no final de agosto pode ser transplantado no outono. Ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para garantir um microclima completo após um transplante próximo ao verão, para que a árvore possa se desenvolver durante a estação fria:
- iluminação difusa - pelo menos 12 horas;
- temperatura do ar - cerca de + 25 ° C;
- umidade do solo — 50%;
- umidade do ar — 70%.
Você sabe O ficus selvagem que cresce na África do Sul tem raízes de cerca de 120 m de comprimento.
Erros frequentes durante o transplante
Os erros mais comuns que os produtores cometem ao transplantar ficuses:
- transplante de plantas imediatamente após a compra;
- o uso do solo da loja sem desinfecção prévia;
- molhar com água fria;
- fertilização imediatamente após o transplante;
- colocação de recipientes com plantas transplantadas em uma sala bem iluminada.