Hoje, o abeto pode ser encontrado em muitos lugares. Esta bela planta é plantada para decorar campos, terrenos pessoais, em jardins, parques, praças, becos. A cultura de coníferas está crescendo a um ritmo moderado e não requer muita atenção. No entanto, apesar da despretensão da árvore, algumas medidas devem ser tomadas para cuidar dela. Um dos procedimentos necessários é o corte.
Por que eu preciso de um corte de cabelo
A poda ou corte está incluída na lista de procedimentos obrigatórios para o cuidado de árvores e arbustos. E se nem todos os tipos de plantas precisam da formação da coroa, devem ser realizados procedimentos regulares para cortar brotos problemáticos para fins sanitários em todas as culturas.
- As coníferas são podadas para alcançar vários objetivos:
- formar uma certa forma da coroa;
- dar à planta uma aparência bem cuidada;
- limitar crescimento;
- acelerar o desenvolvimento;
- impedir o desenvolvimento de doenças e danos causados por pragas;
- facilitar o cuidado da coroa;
- rejuvenescer a planta;
- faça a coroa mais magnífica.
Você sabe O abeto mais antigo da Europa tem seu próprio nome - Old Tikko. Uma árvore de 9550 anos cresce no território do Parque Nacional Fulufjallet, na Suécia.
Dependendo da finalidade para a qual o corte é realizado, vários tipos são distinguidos:
- Sanitária. Durante esse procedimento, são cortados galhos doentes, congelados, secos, danificados, amarelados e com crescimento incorreto. O objetivo desse corte de cabelo é impedir a propagação de doenças, estimular o crescimento de brotos jovens, remover galhos que dão à coroa uma forma irregular.
- Formativo. É realizada para dar à coroa uma forma concebida, decorá-la e deixá-la fofa. No decurso, também são cortados galhos e brotos que se cruzam.
- Anti-envelhecimento. O procedimento é necessário para aumentar o crescimento de brotos jovens.
As espécies também se distinguem pelo grau de corte: forte, moderado e fraco.
Quando executar o procedimento
A primeira poda da árvore deve ser feita imediatamente após o plantio. Nesse momento, a coroa é cortada para que seu tamanho corresponda ao tamanho do sistema radicular. Se for realizado corretamente, no futuro esse procedimento não terá que ser utilizado com muita frequência e, talvez, as guarnições de formação (se não for necessário dar uma certa forma à coroa) não serão necessárias.
Confira
Se o abeto crescer em uma área pequena e for planejado dar-lhe uma certa forma no futuro, a poda poderá substituir a poda - um procedimento no qual brotam jovens brotos. Isso diminui o crescimento da planta.
Ao plantar abetos em sebes, eles têm a oportunidade de crescer de maneira natural até os dois anos de idade. Somente após esse período, começa a formar uma coroa.
O corte de abetos com o objetivo de formar uma coroa pode ser realizado em agosto. Neste momento, o crescimento das filmagens pára. Um corte de cabelo sanitário é feito na primavera, antes do início do crescimento dos rins.
No final do outono e inverno, este procedimento é proibido. Isso pode causar sérios danos à árvore, levar ao fato de que ela sofrerá geadas e até morrerá. Recomenda-se que o procedimento seja realizado não mais que 2 vezes por ano. Hora - o dia em que não há sol.
Para realizar a poda, você deve ter em mãos essas ferramentas especiais de jardim, como:
- tesouras de podar;
- tesoura;
- serra;
- uma faca;
- escaladores.
Antes do trabalho, é necessário afiar bem as ferramentas e desinfetá-las.
Processar com um desinfetante também é o local de cortes após o corte. Para esse fim, o sulfato de cobre é mais frequentemente usado. E aqui o uso de preparações para cicatrização de feridas, por exemplo, var de jardim, pasta RanNet para abetos não é necessário. Essas árvores secretam alcatrão, que envolve as feridas, evita a penetração de infecções e promove uma cicatrização mais rápida.
Importante! O corte deve ser feito apenas com dispositivos higienizados. Após o corte de uma única planta, é necessário expor as ferramentas de desinfecção, por exemplo, com álcool medicinal, bem como a altas temperaturas, por exemplo, calcinação.
É possível aparar a copa para que a árvore não cresça
Muitas vezes, os proprietários do abeto recorrem ao corte da coroa para impedir seu crescimento. No entanto, essa não é a melhor opção para limitar o crescimento. Nesse caso, os galhos que permaneceram abaixo do corte da serra começam a dobrar e crescer ativamente.
Como resultado, um desses galhos “corre” para a frente, tentando substituir o topo da cabeça. No entanto, não está no centro, o que distorce a forma da coroa. Para restringir o crescimento e melhorar a aparência, tornar o abeto mais macio, permitirá o corte de cabelo usual, no qual o crescimento anual a cada ano é reduzido de maneira uniforme em um terço.
Vídeo: poda de abeto azul para fofo
Esquemas para a formação de abetos comuns
O abeto da Noruega, ou europeu, é mais frequentemente cultivado em sua forma natural ou plantado em sebes. Neste último caso, após as plantas estarem no solo por 2 anos, seus rebentos laterais são encurtados em 2/3, e o ápice em 1/3.
Como resultado, ocorre ramificação adicional. O procedimento é repetido anualmente até que a “cerca viva” atinja a altura desejada. No futuro, só é necessário realizar o corte de apoio, encurtando os brotos salientes com tesouras de jardinagem.
Muitas vezes, ao criar composições decorativas de paisagem, a coroa de abeto é modelada em uma forma geométrica simples, por exemplo, uma esfera, cone, pirâmide, cilindro, cubo. Sem certas habilidades, é bastante difícil fazer isso. No entanto, você pode usar as instruções e os padrões dos cortes de cabelo.
Importante! Antes de decidir plantar um abeto comum em um local, formar uma esfera, uma pirâmide ou um cone a partir dele, observe outros tipos e variedades dessas coníferas. Hoje, muitos espécimes varietais foram criados, que no processo de crescimento formam formas interessantes por si próprios, sem poda.
Coroa esférica para fofo
A coroa da forma geométrica é formada usando uma moldura de arame ou madeira. Ele precisa dar a forma desejada e fixá-la no porta-malas. Sem moldura, apenas paisagistas experientes trabalham. Tais projetos podem ser feitos de forma independente ou adquiridos em uma loja especializada.
Depois de fixar a esfera de arame, faça o seguinte:
- Em uma planta jovem, antes de atingir os dois anos de idade, o topo deve ser cortado.
- Em seguida, você precisa aparar os galhos extras em um arco de um lado, começando do topo da cabeça e passando para os brotos mais baixos.
- Agite os galhos para determinar que outros lugares precisam ser cortados.
- Vá para o outro lado e faça um corte de cabelo com o mesmo princípio.
- A parte inferior da coroa deve ser arredondada.
Um corte de poda deve ser usado para aparar plantas jovens. Árvores mais maduras são cortadas com um cortador de escova. Dá um corte uniforme. A próxima vez que o procedimento for repetido após 4-12 meses.
Para simplificar o processo de formação da bola, primeiro você pode fazer um cubo e depois arredondar os cantos. Deve-se lembrar que a principal regra da poda é remover no máximo 1/3 da massa verde de cada vez. Árvores de corte encaracolado requerem fertilização intensiva com fertilizantes minerais.
Vídeo: Formação de abetos de Glauka
Cone
A forma cônica é alcançada respeitando a proporção entre a altura da coroa e o diâmetro da base. Deve ser de três a duas. Assim, é necessário que, para uma árvore com 1,5 m de altura, o tamanho dos galhos inferiores seja de 1 m. Para isso, é necessário instalar uma estrutura de arame.
Em seguida, proceda da seguinte maneira:
- Apare a parte superior para que o condutor central não fique com mais de 2 m de altura.
- Continue cortando os rebentos que se estendem além do cone, no lado norte, movendo-se gradualmente da coroa para a base, criando linhas suaves.
- Inspecione cuidadosamente a árvore e corte brotos salientes que não se encaixam na forma.
Pirâmide
Esta figura pode ter um número diferente de faces - de três ou mais. Dependendo da forma planejada para cortar a coroa, é necessário desenhar um polígono no círculo do tronco.
Em cada canto, instale um trilho e prenda-o no topo, formando o topo da pirâmide. Portanto, as bordas laterais da figura geométrica serão marcadas. No futuro, é necessário aparar todos os galhos que se projetem além dos limites dos trilhos.
Vídeo: a formação da coroa da pirâmide de abeto
Cilindro
Um cilindro ou cone é feito como uma pirâmide, apenas na base não desenha um polígono, mas um círculo. Ao longo de todo o diâmetro, na posição vertical, paralelo um ao outro, instale trilhos que atinjam a altura desejada da figura.
Para que eles mantenham uma posição reta acima e abaixo, horizontalmente eles podem ser conectados por fio. A poda é feita gradualmente, movendo-se dos ramos superiores para os inferiores.
Você sabe O mundialmente famoso mestre italiano de instrumentos de cordas, Antonio Stradivari, cortou o convés superior de seus violinos únicos da madeira de abeto comum.
Cubo
Para formar uma figura cúbica, é necessário desenhar um quadrado no chão ao redor do tronco do abeto. Na parte superior, é necessário instalar verticalmente os trilhos que limitarão as nervuras laterais. De cima, eles devem ser conectados por quatro barras horizontais marcando a face superior.
O cisalhamento deve ser cortado com aparadores de cerca viva. Primeiro, os galhos precisam ser cortados a uma altura de alguns centímetros mais alto do que o quadro marcado com trilhos. Em seguida, arme-se com tesouras de podar e alise as faces. No futuro, é necessário realizar o cultivo de apoio, ajustando as laterais do cubo verde.
Assim, o abeto de poda é um importante evento de cuidado realizado para diversos fins. Tem um efeito positivo sobre a saúde e a decoratividade da árvore. Ao executar o procedimento, é importante considerar a variedade e a idade da planta de coníferas. Se você possui as habilidades e ferramentas necessárias, pode-se fazer um corte de cabelo de forma independente. Se não houver, você deve procurar a ajuda de especialistas.