Lentinula edodes, comumente conhecido como cogumelos shiitake chinês ou japonês, é uma droga nos países asiáticos. Acredita-se ser um forte imunomodulador. No artigo, você encontrará uma descrição deste produto, além de informações sobre suas propriedades e custos úteis no mercado russo.
Descrição do cogumelo
O Shiitake é um fungo de árvore que cresce nos troncos de faia, castanha e carvalho, álamo, eucalipto, amieiro, bétula e também na madeira morta de árvores de folha caduca. Este pequeno cogumelo marrom parece muito interessante. É considerado semelhante ao champignon, que cresce na floresta. Shiitake tem um aroma pronunciado de cogumelos e um sabor neutro.
Importante! O Shiitake pode ser confundido com um floco (Pholiota destruens), que difere dele apenas porque possui uma cor marrom de esporos e um chapéu mais leve.
As seguintes características do fungo podem ser distinguidas:
- O chapéu tem uma largura de 5 a 15 centímetros. Sua forma é ligeiramente convexa e aveludada ao toque. O topo do chapéu é marrom escuro, com a sombra ficando mais clara na direção da borda.
- As placas na parte inferior são muito finas, principalmente brancas, mas também podem ser bege pálido em amostras maduras. Se você pressioná-los com o dedo, eles escurecerão.
- A perna é densa, de tamanho médio, não muito fina (1,5 cm de diâmetro). Tem uma forma cilíndrica e é ligeiramente expandida a partir do fundo.
- O pó de esporos é branco.
Shiitake dá frutos nas ondas: o ciclo de desenvolvimento começa na primavera, assim que o termômetro mostra + 10 ° C. Boas condições de crescimento também implicam alta umidade. Assim, assim que o tempo estiver adequado, após 2 semanas os primeiros cogumelos começarão a aparecer. A frutificação será repetida após 2 meses e nos mesmos intervalos durará até novembro. No ambiente natural, o shiitake forma esporos na primavera e no outono. Certamente germinarão se o tempo ainda estiver úmido o suficiente e o ar estiver quente.
Propriedades nutricionais
Shiitake é um produto alimentar muito saboroso e saudável. É rico em proteínas (18%), vitaminas B e minerais:
- potássio;
- niacina;
- cálcio
- magnésio
- fósforo.
Pode ser frito em óleo, assado, grelhado ou marinado. Cogumelos frescos são ótimos para ensopados, sopas ou caçarolas. Eles também são adicionados a saladas e pratos de vegetais. Ao mesmo tempo, a perna de fibra deve ser removida e somente os chapéus devem ser usados. Se o shiitake cresce em uma área ensolarada, eles acumulam muita vitamina D, o que é uma vantagem adicional.
Você sabe A melhor maneira de armazenar shiitake — em uma caixa de madeira, em um local escuro, frio e seco.
Onde está crescendo
A terra natal do shiitake é a Ásia, de onde se espalhou para outros países. Ele é mais conhecido na China, Japão e Extremo Oriente. A palavra japonesa "xiita" indica o nome da árvore na qual geralmente cresce. O fungo pertence à família de Negniyuchnikovs.
O Shiitake se adapta muito facilmente às condições ambientais e pode crescer onde houver madeira decídua, calor e umidade. Por exemplo, empresas agrícolas e agricultores cultivam em estufas, galpões convertidos ou sob árvores em parcelas pessoais.
Você sabe Shiitake é o terceiro maior cogumelo do mundo.
Preço de Shiitake na Rússia
Na China, eles acreditam que o cogumelo adora música (clássica e rock and roll), além de companhia e lanternas. Pelo menos isso decorre do feedback dos agricultores envolvidos em seu cultivo. Eles também argumentam que se você colocar vários micélios em uma sala, o rendimento será significativamente maior.
O fungo é um afrodisíaco forte, portanto, em EUA custa US $ 40 por 1 kg. Na Ásia, esse valor aumenta em 2-3 vezes. Na Rússia, o preço de um quilo de cogumelos frescos é de 350-600 rublos e seco - 500-1700 rublos.
Benefício e dano
Shiitake é geralmente seguro se consumido em uma quantidade não superior a 100 g por dia. Não exceda a taxa especificada para não prejudicar o corpo. Algumas propriedades úteis do fungo foram descritas em tratados da Dinastia Ming, mas há várias qualidades que se tornaram conhecidas a partir dos resultados de pesquisas modernas.
- Benefícios de saúde de Shiitake:
- O cogumelo contém uma porcentagem muito pequena de sódio e glicose, sendo uma excelente fonte de fibras. Portanto, é ideal para diabéticos.
- O produto é uma fonte de selênio, um antioxidante que impede a formação de células cancerígenas. Tem fortes propriedades antitumorais, por isso é frequentemente usado para tratar câncer de estômago.
- Os polissacarídeos em sua composição ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, portanto, mantêm a saúde geral.
- Recomenda-se a utilização do produto para reduzir rapidamente o colesterol sérico.
- Possui propriedades antivirais: é capaz de combater o vírus da gripe e infecções bacterianas.
- O extrato de cogumelo é usado para tratar dermatites, doenças da próstata e hepatites.
- Eles também tentam usá-lo como parte de medicamentos para candidíase, tuberculose e vírus do HIV.
Importante! Algumas pessoas são alérgicas a cogumelos, por isso é melhor introduzir o shiitake na dieta gradualmente, acompanhando quantos gramas foram ingeridos em uma refeição.
- Mas, como a maioria das plantas medicinais, o cogumelo chinês não é para todos:
- Sendo um imunomodulador forte, é capaz de melhorar os sintomas de doenças autoimunes. Não é recomendável comer com esclerose múltipla, lúpus ou artrite reumatóide.
- Não existem dados exatos sobre o efeito do produto no corpo das mulheres durante a gravidez ou a amamentação; portanto, é melhor que as mães jovens evitem usá-lo.
- No caso de doenças do sangue, também é melhor não comê-lo, porque o fungo contém anticoagulantes que impedem a coagulação do sangue.
Nos EUA, o shiitake é proibido por muitos anos. A razão é simples: foi confundida com outra cepa do mesmo gênero que parasita a madeira decídua, destruindo-a. O cogumelo teve um efeito destrutivo sobre as árvores usadas na construção de ferrovias.O Shiitake pode se tornar um dos componentes de sua dieta. Dada a variedade de qualidades úteis, não se esqueça de incluí-lo em sua dieta, principalmente porque não é difícil comprar cogumelos na Rússia.