Um dos mais fáceis de cuidar, ocupando pouco espaço no peitoril da janela e ao mesmo tempo impressionando com sua floração exótica - esses são cactos. Entre eles, a posição de liderança em popularidade é ocupada por ferocactus. Sobre que tipos de plantas são, como cuidar de ferocactus em casa e se propagar - leia em nosso material.
Descrição botânica da planta
Ferocactus é uma planta suculenta que pode ser encontrada nos desertos do México, Califórnia, América do Sul. O caule é redondo ou oblongo, carnudo. As raízes atingem um comprimento de 20 cm, brancas e grossas. Às vezes, uma haste única atinge 4 m de altura e 80 cm de largura e sua superfície é nervurada, com uma seção triangular. Nas costelas existem áreas planas das quais crescem maços de agulhas com uma pistola. No topo, há um recesso suave.
Cada pacote contém cerca de 13 agulhas de comprimentos diferentes. As flores nas plantas atingem mais de 25 cm de altura. Eles podem ser brancos, amarelos ou rosa, formados nas laterais e na parte superior. Os Ferocactus têm fígado longo e podem viver até 100 anos em condições naturais. Em casa, eles não conseguem criar suas condições habituais, portanto raramente ultrapassam a marca dos 10 anos.Você sabe No passado distante, médicos latino-americanos esterilizavam agulhas de cacto suturavam as feridas dos pacientes.
Tipos principais
Ferocactus tem mais de 30 espécies, mas nem todas podem ser cultivadas em casa. Abaixo estão os mais comuns.
De olhos arregalados
É também chamado de latispinus. Tem uma haste cilíndrica de até 40 cm de largura, de cor verde-azulada, com nervuras altas. Graças à cor dos espinhos, que podem ser rosa ou brancos, esse visual parece atraente mesmo sem flores. As agulhas são coletadas em feixes em um círculo, e algumas são espessadas e achatadas. Por sua forma interessante, é chamada de "linguagem maldita". No topo existem vários botões vermelhos.
Ford
Esta espécie tem uma haste verde-acinzentada em forma de bola. Possui 20 costelas, espinhos leves, que no centro têm formato de gancho. Flores roxas.
Poderoso
Tem um nome por seu tamanho impressionante. Este ferocacto atinge uma altura de 1 me um diâmetro de 3 m. Possui 8 arestas e pequenas flores amarelas brilhantes.
Garganta reta
Tem uma haste em forma de cilindro com até 1 m de altura e 30 a 35 cm de diâmetro. Os espinhos são muito longos - até 25 cm, com pontas rosadas. As flores são amarelas.
Cilíndrico ou asástico
As hastes têm formato cilíndrico, crescem individualmente, até 3 m de altura e 50 cm de diâmetro. O caule é dividido em 30 costelas retas com tubérculos. As flores desta espécie são amarelas ou alaranjadas.
Imari
Este representante tem costelas raras, a altura de seu caule atinge 1,5 m. Espinhos até 8 em um cacho, são brancos ou vermelhos. Flores manchadas são vermelhas com amarelo.
Porco-espinho
O caule se parece com uma bola de cor verde-azulada e possui 24 costelas cobertas de espigas marrons. As flores têm a forma de um sino com pétalas amarelas.
Home Care
Ferocactus são plantas despretensiosas e, com os devidos cuidados, também agradam com flores incomuns. Cuidar deles não é difícil.
Você sabe Os Cereuses da Califórnia são os cactos mais altos do mundo. Sua altura pode atingir 20 m e seus caules podem conter até 2 toneladas de água doce que podem ser bebidas.
Seleção de localização e iluminação
Como esta planta é habitante de países quentes, no apartamento ele precisa destacar o peitoril da janela mais leve e mais quente. O lado sul é ideal para isso. Em dias nublados, o ferocactus precisa de iluminação adicional.
Modo de temperatura
No período de primavera-verão, o cacto precisa de calor e ar fresco. Ele está bastante satisfeito com a temperatura de até + 35 ° C. A planta pode ser levada para a varanda ou para a rua. Durante o descanso, a temperatura deve ser mais baixa - +10 ... + 15 ° C. Rascunhos não devem ser permitidos.
Humidade do ar
Succulent do ar da sala seca é completamente apropriado. Além disso, a planta pode ser pulverizada em dias quentes no verão e, mesmo assim, apenas para reduzir a poeira. No inverno, o ar deve estar seco.
Como regar no inverno e no verão
Na estação quente, o ferocactus deve ser regado quando o solo na superfície da panela já estiver completamente seco. Para isso, apenas a água sedimentada à temperatura ambiente é adequada. Durante a dormência (outono-inverno), a rega é minimizada.
Importante! No inverno, o ferocactus é melhor não regar do que com frequência. Durante o período de descanso, ele praticamente não precisa de água.
Aplicação de fertilizantes
O que é bom no ferocactus é a sua exigência para o solo. Na natureza, cresce na areia e entre pedras, por isso não precisa de nutrição adicional. Se desejar, você pode fertilizar a planta com preparações especiais para suculentas, mas a dosagem deve ser reduzida pela metade.
Transplante
Enquanto o exot espinhoso é jovem, nos primeiros anos é transplantado a cada primavera. Ao mesmo tempo, o vaso é selecionado um tamanho maior (2-3 cm mais largo e mais profundo). Plantas com mais de 3 anos podem ser transplantadas a cada 3-4 anos - elas serão beneficiadas. O vaso é escolhido largo e baixo, com grandes orifícios de drenagem. Deve haver uma boa drenagem no fundo.Argila expandida ou tijolo quebrado é ótimo para isso. O solo é coletado com uma acidez de até 8 unidades. A mistura pode ser comprada em uma loja especializada ou preparada independentemente da terra do relvado, areia, cascalho, carvão vegetal na proporção de 2: 1: 1: 0,5.
Métodos de criação
O Ferocactus pode ser facilmente propagado em casa de duas maneiras: vegetativamente e por sementes.
Propagação vegetativa
Para propagação por estacas, elas são cortadas a partir de cactos adultos, a partir dos processos laterais. Fatias polvilhadas com carvão ativado moído ou cinzas e mantidas no ar por 3 dias. O desembarque é realizado em uma mistura de areia e carvão moído. O solo é umedecido, as estacas são abaixadas e as plantações são cobertas com frascos de vidro transparente ou polietileno. Quando eles se enraízam, estão sentados em recipientes separados.
Sementes
As sementes antes do plantio são mantidas em água morna por 24 horas. O solo suculento é misturado com areia, desinfetado e umedecido. A profundidade de semeadura é de até 0,5 cm O recipiente coberto é mantido em uma sala a uma temperatura de +25 ... + 28 ° C. As mudas de arejamento e umedecimento devem ser feitas todos os dias. Os primeiros brotos aparecem em cerca de 3-4 semanas. Após sua aparição, o filme deve ser removido e após 3 semanas, as plantas jovens são plantadas em vasos separados.
Como cuidar imediatamente após a compra de uma planta
O Ferocactus trazido para casa está determinado a ficar em quarentena por 2 semanas, porque pode estar infectado com doenças ou ter pragas e infectar outras plantas de interior com eles. Outra regra importante é não colocar a flor diretamente no peitoril da janela ensolarada, pois nas lojas a luz é geralmente artificial e uma transição acentuada para o natural pode prejudicar.
A próxima etapa é um transplante em um novo solo. Você pode simplesmente transferir a planta, juntamente com o antigo pedaço de terra, para um novo recipiente ou pode lavar completamente a terra de suas raízes e plantá-la em um novo substrato. Após o transplante, o ferocactus não deve ser regado por várias semanas.
Como lidar com doenças e possíveis pragas
Os cactos sofrem mais com a rega pesada. Em baixa temperatura e excesso de umidade, eles são afetados por fungos, por exemplo, podridão das raízes. Às vezes, os pulgões atacam a planta.
Importante! Se a planta estiver doente com podridão das raízes, não poderá curá-la e terá que ser destruída.
Nesse caso, ele deve ser tratado com produtos químicos, como Actara, Decis, etc. Se você gosta de plantas exóticas, mas não quer se preocupar com elas por um longo tempo, o ferocactus é apenas para você. Também é ideal para quem costuma ficar longe por muito tempo em casa.