Uma das formas eficazes de propagação de flores e arbustos decorativos é a estaca. Este método não requer muito esforço físico ou despesa financeira. Para alcançar um resultado positivo, é necessário agir de acordo com as recomendações de especialistas experientes. Como realizar o cultivo de hortênsias em casa usando estacas - mais adiante no artigo.
É possível cortar hortênsia
A hortênsia pode ser cultivada por vários métodos: sementes, estratificação, divisão do mato e mudas. O último deles é o mais ideal e dá alta germinação. Este método é bastante simples, mas requer conformidade com algumas características. Ou seja: o material de plantio deve ser selecionado corretamente, é necessário aderir às tecnologias e condições para o plantio de mudas, tempo de plantio, local etc.
Importante! As estacas colhidas devem ter 15 a 20 cm de comprimento, não mais de 7 mm de espessura, com 4 gemas bem desenvolvidas.
Quando é melhor cortar hortênsia
Hortênsia de corte é melhor na primavera ou no verão. O período da primavera é adequado, pois nesse momento começa um intenso fluxo de seiva nos troncos das plantas. Graças a esse processo, todos os brotos de arbustos recebem a quantidade máxima de nutrientes e, consequentemente, o sistema radicular cresce rapidamente nas mudas. O período de verão (antes da floração) é preferível pelas razões pelas quais os brotos lignificados se enraízam melhor neste momento. E você também pode ver que tipo de futuro arbusto de hortênsias será.
Como fazer certo
Para cortar corretamente a hortênsia, é necessário levar em consideração os seguintes requisitos:
- as estacas devem ser cortadas de arbustos saudáveis e bonitos, com idade entre 10 e 12 anos;
- para a colheita do material de plantio, os galhos laterais inferiores localizados no lado ensolarado são mais adequados, pois os brotos maiores se desenvolvem neles sem sinais de doença;
- os brotos precisam ser cortados mais cedo, devido à qual a umidade é retida ao máximo
- um mês antes da seleção do material de plantio, o arbusto no qual os galhos serão cortados, é necessário interromper a alimentação com fertilizantes nitrogenados, pois essas substâncias aceleram o processo de decomposição;
- os brotos para cortar estacas não devem ter mais de um ano de idade e com uma área mínima de lignificação.
Como preparar o caule
Para obter o efeito máximo, o plantio de hortênsias deve ser adequadamente preparado de acordo com as recomendações de especialistas.
Ou seja:
- os topos dos galhos com 2-3 pares de folhas são adequados para estacas;
- o par inferior de folhas precisa ser removido;
- o corte inferior da manivela deve estar em um ângulo de 45 °, o superior direito;
- encurte o restante par de folhas pela metade;
- as estacas devem ser embebidas de acordo com as instruções do estimulador de crescimento "Epin Extra", "HB101" e outros;
- depois disso, trate a extremidade inferior com o agente de tratamento radicular Kornevin.
É possível enraizar hortênsia com estacas
O material de plantio preparado a partir de brotos de hortênsia pode ser colocado em uma solução aquosa de nutrientes em um recipiente de vidro transparente para formação de raízes ou pode ser plantado em uma mistura de solo preparada. O segundo método é mais confiável, porque com o primeiro método existe o risco de deterioração da parte inferior da alça. Enquanto o segundo criará as condições mais aproximadas para o transplante subsequente em campo aberto, e a planta poderá rapidamente se adaptar a um novo local.
Como fazer root hortênsia
Depois que as estacas estiverem preparadas, você poderá prosseguir com o processo de enraizá-las.
Você sabe Hortênsia traduzida do grego significa «vaso com água».
Consiste nas seguintes etapas:
- É necessário preparar antecipadamente os recipientes em que as mudas serão plantadas.
- Prepare uma mistura nutritiva de areia e turfa no solo na proporção de 1: 2.
- Arrume a mistura em recipientes, umedeça com um frasco de spray, nivelado.
- Plante as estacas a uma profundidade de 2-3 cm e a uma distância de 5 cm uma da outra.
- Eles não devem tocar as folhas um no outro e no chão.
- Umedeça as mudas com água de um borrifador.
- Cubra com filme plástico ou outra tampa transparente.
- Coloque os recipientes em um local pouco iluminado e quente, com uma temperatura do ar de +18 ... + 25 ° C.
- Regue as mudas regularmente, evitando que o solo seque.
- Após cerca de 1 mês, novas folhas aparecem nas estacas.
- O material de cobertura pode ser removido.
- As estacas enraizadas precisam ser plantadas em vasos separados, cheios de uma mistura de terra, turfa e areia na proporção de 2: 2: 1, e escondidos em um local sombreado.
- As mudas cultivadas podem ser transplantadas para um local permanente somente na próxima primavera, desde que as plantas sejam saudáveis e altamente desenvolvidas.
Tempo de corte
As hortênsias podem ser propagadas por estacas no verão, outono, inverno e primavera. Tudo depende de qual variedade é cultivada (tipo árvore, paniculada, folha grande, escalada etc.) e em quais regiões. Também deve-se ter em mente que diferentes épocas proporcionarão diferentes germinações de mudas, uma vez que a primavera e o verão são considerados os períodos recomendados para mudas de cultura decorativa.
No verão
Para o verão, o momento ideal para a colheita de estacas é o período de floração dos arbustos. Ela cai de aproximadamente meados de junho a meados de julho, quando as filmagens ainda não estão lignificadas.
Outono
Para cortar o material de plantio de mudas no outono, é melhor fazer isso do final de setembro até o início de outubro. Durante esse período, os brotos já estão cobertos de casca e enraízam-se ainda mais. Além disso, os recipientes com mudas precisam ser mantidos em casa.
No inverno
No inverno, as estacas podem ser cortadas apenas nas regiões onde não há geadas fortes e invernos quentes. Nesse sentido, no inverno não há mês específico para esse procedimento. No entanto, vale considerar que o percentual de enraizamento de mudas colhidas nessa época do ano é de apenas 10%.
Na primavera
O material de plantio da primavera é colhido de abril a maio, quando o intenso fluxo de seiva nas hastes começa. Este processo pode ser combinado com a formação da coroa.
Hortênsia plantando em campo aberto
As mudas de hortênsias estabelecidas e desenvolvidas em clima quente estável e na ausência de geadas noturnas podem ser plantadas em campo aberto.
Importante! Se os botões de flores se formaram nos brotos colhidos, as inflorescências devem ser cortadas.
Para fazer isso, você precisa:
- cavar bem a área preparada;
- cavar um buraco, fertilizá-lo;
- mova a muda de hortênsia junto com o pedaço de terra para dentro do buraco;
- encurtar a planta após o plantio em 2/3 para uma melhor sobrevivência.
Vídeo: plantio de hortênsias
Por que plantar
O plantio e o cultivo de hortênsias em campo aberto são recomendados principalmente para que as plantas cresçam e se desenvolvam em condições naturais. Além disso, os arbustos com flores vão decorar qualquer horta com sua aparência e floração exuberante.
Você sabe Hydrangea Lepot recebeu o nome da cientista francesa Madame Nicole-Rhine Lepot, que foi capaz de calcular a trajetória do vôo do cometa celeste de Júpiter a Saturno.
Quando plantar
O plantio de mudas de hortênsias é melhor realizado na primavera ou no outono, dependendo da variedade e região de crescimento. Para áreas frias, o período ideal de primavera será a primavera, porque as plantas poderão se adaptar melhor a um novo local e normalmente sobreviverão ao inverno frio. Para áreas quentes, o outono e a primavera são adequados.
Hortênsias podem se reproduzir de várias maneiras. Mas o mais eficaz deles é considerado estacas. Este método fornece uma alta porcentagem de germinação e não requer muito tempo ou trabalho.