Thuja ocidental Sankist ou thuja occidentalis Sunkist, se traduzido do inglês, o nome dessa árvore soa como "um raio solar". Essa variedade seria criada em meados do século VIII pelo botânico e naturalista sueco Karl Linnaeus. Desde então, o evergreen agradou os amantes das áreas e becos do parque com suas agulhas amarelas douradas.
Descrição da nota
Descrição do thuja sankist ocidental:
- tamanho - comprimento 2,8-3 m, diâmetro 1,3-1,5 m;
- formato da coroa - cônico, denso;
- grau - uma característica distintiva são as agulhas de cor dourada ou amarela;
- taxa de crescimento - refere-se a árvores de crescimento lento, cresce 10-12 cm de altura e 5-6 cm de diâmetro por ano;
- casca - muda de cor com a idade, de vermelho ou tijolo para marrom escuro;
- os galhos são densos, encaixam-se confortavelmente na árvore;
- superfície raiz-compacta;
- frutas - cones redondos de até 1-2 cm, marrom escuro;
- agulhas - macias, em forma de escamas, tonalidade amarela ou dourada densa;
- solo - barro arenoso, barro úmido com uma camada fértil, ligeiramente alcalina ou ácida;
- insolação - o Sunkist ama o sol, as agulhas podem desaparecer na sombra;
- relação à umidade - o solo deve estar úmido e não secar.
Em paisagismo
A variedade Sunkist é muito popular no paisagismo. Se for bem cuidada, graças ao formato cônico correto da coroa, no final, você poderá obter uma cerca densa de coníferas ou uma figura única separada. Se você usar essas plantas como esculturas separadas, elas ficarão melhores no cenário de pedras espalhadas.
Você sabe Na França, no ano anterior, o thuja era chamado de "árvore da vida", criado em parques e jardins reais. As agulhas e cascas desta planta, na forma fervida, foram utilizadas no tratamento de doenças pulmonares, parando o sangramento e como sedativo. Os perfumistas fabricam óleos essenciais a partir de agulhas de thuja.
Sankist ocidental combina bem com coníferas e outras espécies de plantas. Com representantes de seu grupo, combinados com essa variedade, devem ser chamados - abeto e preto ou pinheiro da montanha.
Designers experientes recomendam plantar arbustos perto de playgrounds, jardins ou escolas. Desde que a planta libera fitócitos, purificando o ar de elementos nocivos. Além disso, o thuja é mais seguro para as crianças, suas agulhas são muito mais macias do que as de uma árvore de Natal ou pinheiro.
De plantas decíduas ou floridas, os paisagistas recomendam combinar thuja com:
- bérberis;
- Spirea
- weigel híbrido;
- rosas de vários tons;
- magnólia;
- macieira decorativa;
- Florização europeia;
- urze.
Importante! Ao plantar occidentalis Sunkist, vale lembrar que representantes dessa variedade não gostam de "lado a lado" com larício. Ambas as árvores se desenvolvem mal e ficam doentes, ficando próximas uma da outra.
Em princípio, esta planta parece ótima em combinação com qualquer árvore ou flor; o principal é que o solo em que crescem é adequado para ambas as espécies.
Condições de crescimento
Sunkist cresce bem em solo úmido, fértil, ácido ou alcalino. Apesar do fato de a planta normalmente tolerar sombra parcial, ela se sentirá melhor na área ensolarada do jardim. Além disso, esse tipo de thuja é caracterizado pela resistência ao gelo e ao vento, e cresce bem na cidade.
Para um tipo saudável de agulhas, o solo úmido é importante, desde que o solo esteja seco, ele deve ser constantemente regado para que a árvore não fique doente. Não é recomendado saturar o chão com cobertura, a planta pode começar a se esticar rapidamente para cima, perdendo sua aparência decorativa.
Etapas de pouso
O desembarque de Tui Sankist pode ser dividido em várias etapas:
- Seleção de sites. O local de plantio das mudas é selecionado com antecedência, deve ser um canto ensolarado, protegido de correntes de ar pelos próximos anos. Solo úmido não propenso a secas é selecionado. As ervas daninhas são removidas do site.
- Preparação. Um buraco deve ser cavado com uma profundidade de 0,6 a 0,8 m; na presença de água subterrânea, a drenagem deve ser feita (10 a 20 cm de pedra britada).
- Aterragem As mudas do recipiente devem ser cuidadosamente transferidas para o centro do poço, sem danificar o sistema radicular. Em seguida, é coberto com uma mistura de solo - 2 partes de relva, 1 parte de areia e 1 parte de turfa.
- Molho e rega. Você pode adicionar "Nitroammofosku", cerca de 100 g ou fertilizante mineral 5 g / l por muda. Na primeira semana após o plantio, a planta deve ser regada constantemente - um balde de água a cada dois dias.
Cuidado
Ao cuidar do thuja, atenção especial deve ser dada:
- rega;
- cobertura superior;
- mulching;
- preparação para o período de inverno;
- luta contra doenças e insetos nocivos.
Se tudo for feito corretamente, a planta não perderá sua magnífica coroa, parecerá fresca e saudável.
Rega e alimentação
Uma muda Sankista recém-plantada ou uma planta transplantada recentemente deve ser regada 2-3 vezes por semana, 1 balde, dependendo do estado do solo. Em seguida, a rega pode ser reduzida para 1 vez em 7 dias. Mas se o verão estiver seco, será necessário aumentar novamente.
Importante! Uma árvore como o thuja pode crescer em solo seco, mas, devido à falta de líquido, sua copa diminui rapidamente e perde a aparência saudável.
Eles estão alimentando esta planta desde a primavera. No final de março ou início de abril, assim que a neve derrete, o thuja é fertilizado com aditivos de nitrogênio. Então, em junho - fertilizante potássico. Para solos pobres, os especialistas recomendam a cobertura com fosfato.
Para proteger as coníferas das pragas, antes que os botões floresçam, ela é tratada com Karbofos ou Aktellik. Se o thuja for afetado por uma doença fúngica, ele deve ser pulverizado com uma substância contendo fungicida (Topsin ou Hom).
Capina, cultivo e cobertura morta
As ervas daninhas são portadoras de algumas infecções fúngicas nocivas que amadurecem e depois infectam coníferas. Portanto, não deve haver ervas daninhas ao lado do thuja. O afrouxamento do solo deve ser feito durante a estação de crescimento, isso não deve ser feito profundamente - de 7 a 10 cm.
Para a cobertura de thuja, a casca seca ou a serragem são mais adequadas. O material natural retém a umidade do solo e proporciona respirabilidade às raízes da planta. Você também pode usar turfa ou adubo. A camada de cobertura morta deve ser de 10 a 15 cm.
Abrigo para o inverno
Thuja occidentalis Sunkist é uma planta resistente, mas as árvores jovens no início da primavera podem sofrer queimaduras solares. Isso ocorre porque o solo ainda não derreteu e a árvore sofre de desidratação até o final do inverno. Portanto, é melhor cobrir o degelo durante o inverno com agrofibras ou algum outro material de proteção.
É possível libertar uma planta de “roupas” depois que a neve finalmente derreter. Além disso, os especialistas recomendam amarrar uma coroa de árvore no inverno. Essa manobra simples ajudará a manter a forma decorativa dos galhos para o próximo ano.Você sabe Thuja do grego antigo é traduzido como "incenso". Nos feriados da Roma e da Grécia antigas, eles queimavam a casca dessa árvore para apaziguar os deuses.
Aparar e modelar
A poda afundada pode ser:
- formativo;
- sanitário.
O corte sanitário da coroa é realizado a cada primavera. Galhos secos e doentes são removidos da planta. A formação de poda é necessária se você deseja trair uma determinada figura para a planta, projetada para o projeto do jardim.
Mas os jardineiros recomendam não cortar mais de 1/3 do crescimento do ano passado em uma estação. Tal passo pode levar ao enfraquecimento e à doença dos thuja. Após qualquer uma das mudas, a árvore deve ser alimentada com fertilizante para coníferas, para o crescimento uniforme de novos galhos.
Sankist é um dos representantes clássicos das espécies ocidentais de thuja. É resistente ao gelo, não é caprichoso e é perfeito para qualquer uma das composições de paisagismo concebidas pelo proprietário do jardim.