Aptenia é uma cobertura sempre-viva nativa da África do Sul. Podemos encontrar esta flor no verão em canteiros, mas mais frequentemente é cultivada em cultura de ambiente como uma planta de ampola, usada para decorar varandas, terraços e interiores de casas. Aptenia é despretensiosa ao sair, para manter a decoratividade e a beleza da floração, ela precisa de certas condições, que serão discutidas neste artigo.
Descrição botânica da planta
De acordo com a descrição botânica, a aptenia é uma suculenta pertencente à família Aizov. Cresce nas regiões áridas da África do Sul, também encontradas na Austrália, Oceania e no continente sul-americano. A planta possui raízes poderosas, embora não muito profundas, que proporcionam forte fixação em solo arenoso seco. As hastes do aptenium são rastejantes, extensas e bastante longas. As folhas são carnudas, com pequenas papilas por toda a superfície, lanceoladas ou em forma de coração, opostas ao caule.
Você sabe A aptenia é freqüentemente chamada de "flor do meio-dia". Ela recebeu um belo nome poético por sua capacidade de abrir totalmente seus botões apenas sob luz forte, o que geralmente acontece ao meio-dia.
Flores suculentas com flores pequenas e brilhantes (até 1,5 cm de diâmetro), localizadas isoladamente nas axilas das folhas ou no topo das hastes. A floração é saturada e longa - da primavera ao meio do outono. As flores são arredondadas, consistindo de muitas pétalas em forma de agulha de escarlate, púrpura, malva e com menos frequência branco. Os botões são abertos no meio do dia. Após a floração, um fruto é formado em seu lugar, que é uma cápsula com várias câmaras, cada uma das quais contém 1 semente marrom escura bastante grande com casca áspera.
Sistema raiz | poderoso, superficial |
Caule | carnuda, rastejante |
Forma de folha | lanceolado ou em forma de coração |
Cor da folha | verde brilhante ou acinzentado |
Forma da flor | rodada plana |
Cor da flor | vermelho, rosa, roxo |
A forma do fruto (semente) | cápsula de múltiplas câmaras |
Cor das frutas (sementes) | castanho escuro |
Espécies
Até o momento, a aptenia continua sendo uma planta pouco estudada. Sabe-se que na natureza sua diversidade é limitada a 4 espécies endêmicas da África do Sul, das quais apenas 2 são comuns - com folhas em forma de coração e lanceoladas.
Na floricultura de interior, esta suculenta é representada pelos seguintes tipos:
- Aptenia é saudável. Perene rastejante, com caules carnudos de até 60 cm de comprimento, com muitos galhos. As folhas são densas, verde brilhante, com cerca de 2,5 cm de comprimento, dispostas em pares. As flores são pequenas, sentadas nas axilas das folhas, principalmente roxas, framboesas, às vezes lilás. A altura da planta não excede 25 cm.
- Aptenia é lanceolada. Esta espécie distingue-se pela forma alongada das lâminas folhosas e brotos mais longos em tom acinzentado, atingindo 80 cm, caracterizando-se por crescimento rápido e em condições naturais forma uma cobertura contínua na superfície do solo. As flores são pequenas (até 2 cm), de cor rosada ou lilás.
- Aptenia variegate. Este formulário é criado por criadores. Os folhetos são em forma de coração, mas menores e mais leves que outras espécies. Há uma borda brilhante nas bordas das placas, o que faz a planta parecer visualmente manchada.
- Atenia Haeckale. Essa variedade recebeu o nome do filósofo e pesquisador Ernest Haeckal, que em seus trabalhos descreveu um apênio incomum com flores na cor bege ou branco amarelado.
- Aptenia é de flor branca. Uma espécie bastante rara que pode ser vista no Jardim Botânico Nikitsky em Yalta. As flores, como o nome indica, são brancas, compostas por pétalas finas que se enrolam no meio, formando um broto solto e muito delicado.
Condições de cultivo
O conteúdo do apêndice é despretensioso. Em um substrato arenoso solto, ele cresce ativamente e floresce a cada estação, se for fornecido com as condições necessárias.
Iluminação
As suculentas brilhantes e com iluminação completa precisam o ano todo. Com a falta de luz, suas hastes são esticadas, expostas e as folhas perdem sua cor intensa. No verão, é recomendável fazer uma petição na varanda, no jardim, onde ela se sentirá bem mesmo sob o sol. No entanto, no peitoril da janela, é melhor proteger a planta dos raios diretos, pois a falta de fluxo de ar pode levar ao superaquecimento e queima das folhas.
Importante! No outono e inverno, quando a planta está em uma fase de dormência relativa, é necessário fornecer iluminação adicional artificialmente, pois sua falta afeta mal a futura floração.
Temperatura do ar
Durante a vegetação ativa, da primavera ao início do outono, a temperatura mais confortável para um apetite é de 22 a 25 ° C, mas normalmente também tolera uma temperatura mais alta. Ele prefere o inverno em condições frias a uma temperatura de + 8–10 ° C. Um local ideal para o inverno pode ser uma varanda aquecida, onde há sol suficiente e, ao mesmo tempo, não faz calor.
Humidade do ar
A aptenia de alta umidade não é necessária - ela se sente confortável em apartamentos urbanos, onde o ar geralmente é seco. E, no entanto, para o inverno, é melhor remover a planta dos aparelhos de aquecimento, pois o efeito do ar quente é contra-indicado a ele. No verão, às vezes a flor pode ser pulverizada a partir de um frasco de spray. Durante o período de descanso, este procedimento é inaceitável.
Home Care
Para manutenção doméstica, é aconselhável tentar criar condições próximas ao ambiente natural para o aptenium, mas, em geral, cuidar dele é bastante simples.
Você sabe O nome flor Aptenia recebeu devido ao amadurecimento das sementes sem asas após o florescimento. Do grego, a palavra "apten" é traduzida como "sem asas".
Rega
Você precisa regar a planta regularmente, mas com moderação, usando água limpa à temperatura ambiente. A frequência da rega deve ser tal que o substrato tenha tempo para secar completamente. A aptenia, como todas as suculentas, acumula umidade nas folhas e, portanto, normalmente tolera a seca temporária. A umidade estagnada, pelo contrário, é perigosa, pois leva à deterioração das raízes. No verão, a flor pode ser lavada sob um banho quente. No inverno, raramente é regada, apenas para manter o turgor (pressão intracelular) das folhas.
Top vestir
Durante a estação de crescimento ativo, que dura do início da primavera ao meio do outono, a aptenia deve ser alimentada com uma frequência de 1 vez por mês. As plantas com flores são fertilizantes complexos de micronutrientes adequados para suculentas ou cactos. As misturas minerais que contêm nitrogênio devem ser aplicadas às plantas jovens apenas no início da primavera, pois contribuem para o crescimento das mudas em detrimento da floração. No outono e inverno, a alimentação não é realizada.
Poda
A poda de formação não é vital para a aptenia, mas como hastes longas são expostas o tempo todo, esse procedimento ajuda a manter a decoratividade da planta. É melhor cortar os brotos no outono, pois durante a poda da primavera, a floração ocorre mais tarde. Partes de brotos cortados podem ser usadas para maior propagação da flor.
Transplante
As raízes da aptenia são bem desenvolvidas e enchem rapidamente todo o vaso, motivo pelo qual, uma vez por ano, ele deve ser transplantado para um recipiente grande. É melhor fazer isso no início da primavera, antes do início do crescimento ativo das mudas. Para o plantio, é necessário preparar um substrato a partir de folhas, solo relvado, húmus (1 parte cada) e 2 partes de areia. Você pode usar uma mistura de loja pronta para suculentas. Para desinfetar o solo, recomenda-se adicionar pedaços de carvão.
A drenagem deve ser colocada no fundo da panela - pode ser argila expandida, pedra britada, fragmentos de tijolo ou o mesmo carvão. Para que as raízes não sejam danificadas durante o transplante, o solo da panela deve ser bem regado, após o que a planta deve ser removida junto com o solo e colocada em uma nova panela, coberta com substrato preparado. A primeira rega é realizada após 4-5 dias, já que as raízes já estão bastante úmidas. No verão, a aptenia florescente pode ser plantada em canteiros de flores, slides alpinos, mas no outono deve ser transplantada de volta para a panela e mantida em casa.
Reprodução
Esta flor pode ser propagada de duas maneiras simples e eficazes.
Estacas
As estacas podem ser usadas em: caule, partes apicais ou folhas. Antes do enraizamento, eles precisam ser secos por várias horas em local escuro e seco e depois colocados em um substrato umedecido de areia ou vermiculita. Um tanque de água com a adição de um comprimido de carvão ativado também é adequado para esse fim. Após cerca de 2 semanas, os brotos terão raízes e poderão ser transplantados em vasos separados.
Sementes
Para este método, é necessário preparar um substrato leve de terra e areia. As sementes são distribuídas na superfície (não enterradas) e depois polvilhadas com uma fina camada de solo. Em seguida, o recipiente é coberto com vidro e colocado em um local quente e iluminado, onde a temperatura é mantida em + 20-21 ° C. Quando brotos aparecem, o abrigo é removido e, após um mês, as mudas mergulham em vasos separados. Como as plantas são altamente suscetíveis à decomposição nessa idade, a rega é rara, pois o solo seca.
Dificuldades crescentes
Todos os problemas que surgem durante o cultivo de aptenia estão principalmente associados a cuidados inadequados:
- Folhas caindo. A causa desse fenômeno pode ser a secagem de um coma de terra ou vice-versa, a estagnação da umidade. O problema é resolvido ajustando o modo de irrigação. Além disso, a planta pode perder folhas se hibernar no calor.
- Perda de placas foliares de turgor. Isso acontece se o solo for excessivamente ácido ou a planta for deixada sem rega por um longo tempo. Se o assunto estiver molhando, ele deverá ser restaurado o mais rápido possível. Você pode melhorar a qualidade do solo adicionando areia - para a aptenia, o solo arenoso é ideal.
- Falta de floração. O inverno quente ou a iluminação fraca são os culpados. Para a formação de botões de flores, a aptenia requer uma temperatura baixa (cerca de + 8 ° C) e boa iluminação mesmo durante a dormência.
- Apodrecimento das raízes. A causa pode ser rega excessiva ou excesso de fertilizantes nitrogenados. Existe apenas uma saída - a planta precisa ser transplantada para outro vaso com um novo substrato, e as raízes apodrecidas devem ser cortadas e tratadas com um fungicida.
Importante! Se por algum motivo os brotos de aptenia forem nus no inverno, é permitido aparar, mas o mais tardar em fevereiro.
O Aptenia é bastante resistente a várias doenças e não exige condições de detenção, mas se for cultivado para fins decorativos, atenção especial deve ser dada ao inverno da planta. A temperatura fria e confortável e a iluminação adequada são os principais fatores que contribuem para a postura dos brotos e o florescimento abundante na nova estação.