As rosas de escalada há muito ocupam os primeiros lugares no paisagismo. Além de botões luxuosos, as flores preenchem o espaço com um aroma agradável e delicado. Uma dessas variedades incrivelmente belas e perfumadas de rosas, chamada Jasmine, será discutida em nosso material.
Você sabe O roseiral mais antigo tem cerca de 1000 anos. Cresce na Alemanha, na cidade de Hildesheim, perto das muralhas da catedral.
Descrição e característica
Um arbusto poderoso e frondoso, com um sistema radicular profundo e bem desenvolvido, se estende ao longo de um suporte de até 2 m de comprimento, cílios finos e flexíveis com pontas que formam uma coroa compacta de até 1 m de largura. As folhas são de forma oval, com uma borda esculpida e uma ponta afiada. A placa da folha é dividida por uma veia central. A superfície da folha é brilhante, de cor verde escura.
Cada pincel florido forma até 15 flores grandes, de até 10-12 cm de diâmetro, em dobro. A flor é densamente embalada com pétalas em uma quantidade de até 70 peças. A cor das pétalas varia de rosa pálido a lavanda. As flores em concha têm um aroma forte, mas não pesado, agradável: alguém cheira a jasmim ou lilás e alguém distingue as notas de uma maçã verde fresca.
História de ocorrência
Os criadores da rosa Jasmine são criadores da empresa alemã de seleção de rosas de jardim W. Kordes Sohne. A variedade foi criada em 2005 e, após três anos no concurso internacional de flores, Jasmine recebeu uma medalha de ouro.
Importante! É indesejável plantar uma rosa ao lado de ásteres, peônias, íris, violetas e ervas de cereais. Essas plantas a deprimem.
Características distintas da variedade
Uma das principais vantagens da variedade, ao contrário de muitas, é o florescimento repetido. O primeiro período começa em maio e dura cerca de um mês. O arbusto é literalmente pontilhado de inflorescências, formando mini-buquês. O segundo período começa em agosto e dura de duas a três semanas, no entanto, apenas os pincéis individuais florescem. Uma habilidade distintiva da variedade é a resistência à sombra e ao frio. Onde outras variedades começam a doer e se recusam a florescer, o jasmim mostra resistência invejável e floração ainda mais magnífica.
Características do plantio e cultivo
Apesar de sua resistência a baixas temperaturas, o jasmim tem medo de um vento forte e forte, por isso deve ser plantado em um local protegido por edifícios. Uma boa solução seria a inclinação. Ao plantar, considere a localização das águas subterrâneas. O sistema radicular da variedade vai 2 metros mais fundo, então as águas subterrâneas devem ficar ainda mais profundas para não inundar a planta.
Você sabe Uma variedade incomum de rosas Chameleon foi trazida pelos japoneses. Durante o dia, suas pétalas são vermelhas brilhantes e à noite — branco.
Setembro será o melhor momento para o plantio: o arbusto terá tempo para se adaptar ao inverno. Várias plantas são plantadas à distância, dada a largura sobre a qual o arbusto cresce posteriormente. Ao plantar, o ponto de crescimento é enterrado a 3 cm da superfície do solo. Após o plantio, a planta é regada, gastando até 30 litros de água sob o mato.
Requisitos de iluminação
O desenvolvimento ideal de uma rosa é demonstrado alternando a iluminação brilhante com a sombra. Ao escolher um local para pousar, é dada preferência a um local iluminado pelo sol até o meio dia. A exposição constante à luz solar direta queima as delicadas pétalas e reduz a floração.
Requisitos de qualidade do solo
A composição ideal do solo deve ser leve, solta e nutritiva. O índice de acidez é de 6 a 6,5 pH. Os solos arenosos e argilosos são muito leves.
No solo faça:
- terra de relva;
- estrume podre;
- turfa;
- limão.
Os solos argilosos pesados também requerem correção, são diluídos com a introdução de:
- areia;
- compostagem
- turfa.
Importante! Se chuvas fortes ocorrerem durante o período de floração, poderá ser observado um derramamento de cor. Se possível, forneça abrigo à bush.
Jasmine Rose Care
O cuidado da planta consiste em procedimentos padrão de rega e fertilização e poda. Para garantir o crescimento vertical, você deve cuidar imediatamente do suporte.
Rega
A água para irrigação não deve conter impurezas, sua temperatura não deve ser inferior a + 18 ° C. Espécimes jovens precisam ser regados duas vezes por semana, arbustos adultos - 1 vez. Em clima muito quente, o intervalo entre a rega é reduzido para que as raízes não sequem. Pouco menos de um arbusto, gaste até 20 litros de água. Até o final de setembro, a rega é gradualmente reduzida.
Aplicação de fertilizantes
O primeiro fertilizante é aplicado no plantio por 1 m²: 8 kg de húmus, 20 g de superfosfato e sal de potássio, 200 g de cinza de madeira. À medida que o arbusto se desenvolve, a cobertura é feita da seguinte maneira:
- no final de maio, a composição de nitrogênio é adicionada: 20 g / 1 m²;
- no final de junho - nitrofosco: 20 g / 1 m²;
- em julho, os arbustos são pulverizados com sulfato de magnésio: 20 g / 10 l de água;
- em agosto - superfosfato (40 g) e sal de potássio (20 g / 1 m²).
Poda
Toda primavera, a poda é realizada antes do movimento dos sucos. Remova brotos fracos e congelados, galhos secos. Corte em ângulo agudo em relação ao 5-6º rim localizado do lado de fora do ramo. No outono, ramos danificados ou fracos também são removidos e, além deles, o arbusto é afinado. Remova sem comprometer ou nocauteado os cílios da coroa. As manipulações são realizadas com uma ferramenta desinfetada afiada.
Transplante
As rosas do jardim geralmente crescem em um só lugar a vida toda, dependendo da variedade, isso pode durar de 20 a 25 anos. Um transplante pode ser necessário se este site for inadequado por qualquer motivo. Outro motivo pode estar salvando a planta da doença. Recomenda-se executar o procedimento no final do verão, até que a planta comece a se preparar para o inverno, ou na primavera antes do início do fluxo de seiva.
A tecnologia de transplante é a seguinte:
- Cavar um círculo de tronco, remova cuidadosamente a planta.
- Remova os processos radiculares danificados ou secos. Fatias tratadas com carvão ativado em pó.
- Prepare o local de pouso: aplique fertilizante (os componentes estão descritos acima).
- Ao plantar, endireite as raízes da planta, despeje a terra no buraco.
- Compacte suavemente o solo e a água.
Vídeo: como transplantar uma rosa
Como preparar plantas para o inverno
Se o arbusto cresceu o suficiente, ele deve ser removido do suporte e dobrado no chão. O tronco é geralmente esticado até uma altura de 40 cm. É desejável cortar a folhagem. As rosas são cobertas com agrospan ou outro material de cobertura. Em um clima particularmente frio, as plantas são cobertas com agulhas e, depois que a neve cai, ela é jogada sobre as agulhas.
Métodos de criação
Todos os caracteres varietais do Jasmine podem ser preservados apenas quando propagados por estacas. O tempo para o procedimento é o período de formação de brotos. Como material, faça brotos anuais, desenvolvidos e moderadamente grossos, cortando-os em ângulo agudo a partir dos cílios floridos semi-lignificados. Uma fatia é feita sobre o rim a uma distância de 1 cm, as fatias na parte dos pais e a alça são tratadas com carvão.
Tecnologia de enraizamento:
- O corte inferior das mudas, que criará raízes, é tratado com um estimulador de crescimento (Epin, zircão).
- O solo é derramado com uma solução rosa claro de permanganato de potássio.
- As mudas são enterradas 2 cm em ângulo, formando fileiras com uma distância de 10 cm, entre as estacas - 6 cm.
- As mudas de topo são cobertas com uma estufa de vidro ou plástico.
- Um recipiente com futuras rosas é colocado em um local quente (+ 22 ... + 25 ° С), com um indicador de umidade de 80-90%.
- A terra não é regada, mas umedecida por pulverização. Ventile regularmente a estufa.
- Quando as primeiras folhas aparecem, as plantas são temperadas, removendo o abrigo com um aumento gradual no tempo.
- As mudas enraizadas com folhas desenvolvidas são transplantadas para um local permanente.
Vídeo: como torcer uma rosa
Dificuldades crescentes
Se todas as condições para a escolha de um local adequado forem atendidas, o regime de rega e alimentação for observado, não haverá dificuldades no cultivo de uma roseira. No entanto, existem situações imprevistas devido às quais o mato pode ficar doente ou ser atacado por pragas. Os principais problemas e métodos para resolvê-los:
- Ferrugem - manchas alaranjadas brilhantes no interior da folha e manchas laranja acastanhadas no exterior. A doença fúngica pode ser evitada por pulverização regular do mato durante a estação de crescimento, usando o líquido Bordeaux (100 g / 10 l). O tratamento em todas as etapas do desenvolvimento é realizado com o medicamento biológico Alirin-B, regando a área ao redor do arbusto com uma solução na proporção de 2 comprimidos por 10 litros de água.
- Manchas pretas - manchas escuras nas folhas com uma borda amarela. Como profilaxia na primavera, eles são pulverizados com sulfato de cobre (1%). Para o tratamento da doença, é utilizado o medicamento biológico Bactofit, com uma solução da qual o mato é regado na proporção de 3 ml / 1 litro de água.
- Pulgões, tripes - "Akarin" é eficaz contra insetos. Dos pulgões, use uma mistura para pulverizar na proporção de 6 a 8 ml / 1 l, dos tripes - na proporção de 8 a 10 ml / 1 l de água.
Para jardinagem vertical, a variedade de rosas Jasmine é ideal. Seu cultivo é simples, e cuidar dele não é difícil. Também é digno de nota que as flores recém cortadas ficam em um buquê por até duas semanas.