Dracaena pertencem à família Asparagus e parecem pequenas árvores ou arbustos suculentos. Hoje, de acordo com várias fontes, são conhecidas até 150 espécies. Apesar do fato de que no ambiente natural uma parte significativa deles cresce na África, como planta de casa, a dracaena pode ser encontrada em praticamente qualquer lugar do mundo. Um dos tipos mais populares é a dracaena perfumada, que será discutida em nosso artigo.
Descrição de dracaena
A dracaena perfumada, ou a árvore da felicidade, é uma planta ornamental perene que pode se tornar um ornamento de qualquer interior. Na natureza, pode crescer até 6 metros, em ambientes fechados, seu crescimento máximo é de até 2 metros.As folhas são especialmente bonitas. O comprimento dos folhetos grandes e ao mesmo tempo longos, com uma superfície brilhante, é de cerca de 60 cm, a largura é de cerca de 10 cm, pintados em uma sombra verde clara, podem ter listras ou bordas. A veia central é claramente definida no centro, as bordas são levemente onduladas.
Os tipos mais populares de dracaena perfumada são os seguintes:
Os benefícios e danos ao lar
- Dracaena é dotado das seguintes qualidades úteis:
- neutraliza os efeitos de produtos químicos;
- facilita sensações com mudanças de temperatura;
- ajuda a limpar o corpo de toxinas;
- remove dor nos músculos e ossos;
- promove a cicatrização de feridas;
- mantém os dentes em boas condições;
- ajuda a restaurar a paz de espírito;
- promove resistência a estados emocionais.
Na ausência de uma alergia individual, o dracaena não pode causar nenhum dano enquanto estiver dentro de casa.Importante! Dracaena indispensável no escritório, pois possui a capacidade de neutralizar o formaldeído, que geralmente prevalece em salas com equipamentos de escritório.
- O único problema é o suco, que é pouco tóxico e se ingerido, pode levar a problemas semelhantes:
- distúrbio digestivo;
- diarréia
- tremendo
- fraqueza.
Isso é especialmente perigoso para bebês e animais de estimação que podem comer folhas acidentalmente.
As regras básicas do crescimento
Apesar do cuidado despretensioso, a flor ainda precisa criar condições confortáveis:
- deve haver uma quantidade máxima de sol, mas ao mesmo tempo a luz solar direta deve ser evitada;
- no verão, é melhor levar a flor para fora, a principal coisa ao mesmo tempo é protegê-la de correntes de ar;
- recomenda-se umedecer a planta periodicamente da pistola de pintura;
- o vaso deve ser vários centímetros mais longo que as raízes, mas não muito largo;
- o pote é melhor tomar cerâmica ou plástico.
Você sabe Sangue de Dragão — suco de dracaena, foi descoberto nas cavernas funerárias encontradas dos habitantes pré-históricos das Ilhas Canárias.
Características do atendimento domiciliar
Uma planta com uma aparência elegante irá adicionar brilho a qualquer interior. No entanto, para apreciar sua beleza, você precisa saber como cuidar adequadamente de uma flor e quais recursos ela possui.
Condições ideais
Para que a dracaena seja bonita e saudável, é importante conhecer as condições necessárias para isso:
- Temperatura. O indicador ideal é + 19–25 ° C. No inverno, o indicador não deve cair abaixo de + 14 ° C.
- Humidade do ar. Dracaena pode transportar ar seco por um curto período de tempo. O melhor indicador de umidade é de 60%, caso contrário, a planta exige pulverização constante da pistola. Tais manipulações, além de aumentar o nível de umidade no ar, removerão a poeira das folhas.
- Iluminação. Dracaena, independentemente da espécie, precisa da quantidade máxima de sol, mas sem raios diretos. Na estação quente, recomenda-se levar panelas na rua.
- Solo. O solo adequadamente selecionado é uma condição importante para o crescimento das plantas. Se você não pode comprar uma composição pronta, pode fazê-lo. O principal é que ele contém nutrientes especiais. Para esse propósito, os seguintes componentes são tomados em quantidades iguais - terra do gramado, composto, turfa e areia. Tijolos quebrados são usados como drenagem.
Rega e fertilizantes
Hidratar o solo deve ser limpo, é proibido encher a flor. Entre a rega, a terra deve secar cerca de 3 cm. Para melhor aeração, recomenda-se afrouxar o solo. Em clima quente, a rega é realizada com mais frequência. No inverno, recomenda-se pulverizar as folhas do frasco de spray adicionalmente.
Quando uma crosta de sal se forma por cima, ela é removida e um substrato fresco é adicionado.
Você precisa alimentar a planta ao longo do ano. Da primavera ao outono, eles fazem isso a cada 2 semanas e, durante o resto do tempo, reduzem o número de procedimentos para 1 vez por mês. Para fertilizantes, são utilizados compostos complexos especialmente projetados para palmeiras e dracaena.
Poda
Com o tempo, a dracaena se estende para cima, enquanto as folhas inferiores secam e caem. Como resultado, a planta se assemelha cada vez mais a uma palmeira. Para evitar que a flor perca seu efeito decorativo, a poda é feita de tempos em tempos.
Para fazer isso, remova o topo da dracaena, passando do final para 7 folhas. O barril aparado é colocado em um saco e deixado quente. Após cerca de um mês, os rins laterais despertam, o que leva à formação de brotos laterais. O resultado é uma planta reduzida, mas mais exuberante.
O topo não é jogado fora, mas usado para reprodução.
Transplante
O primeiro transplante de jovem dracaena é realizado após 2 anos. Isso deve ser feito por meio de transbordo. Nos próximos e em outros anos, o período aumenta para 3 anos. O solo para isso pode ser adquirido, mas adicione uma pequena quantidade de areia, carvão e lascas de tijolo fino. É melhor realizar essas manipulações na primavera.
Importante! Para que a planta não sofra estresse após o transplante, é recomendável escolher um novo vaso, cujo tamanho é ligeiramente maior que o anterior.
A drenagem é colocada na panela, a areia é colocada em cima e a planta é transplantada no centro, adicionando terra para encher o tanque inteiro. A terra é ligeiramente compactada e molhada. O recipiente com a planta é deixado quente, o fertilizante é aplicado somente após o aparecimento de uma nova folha central.
Vídeo: Transplante e características do cuidado com Dracaena perfumado
Quando e como as dracaena perfumadas florescem?
Uma característica distintiva da fragrância dracaena é o aroma que as flores exalam. Nesta planta, as flores aparecem com mais frequência do que em outras espécies, lembrando externamente o florescimento de uma castanha, enquanto são pintadas de branco ou verde claro. Os botões florescem em pedúnculos de até 90 cm de comprimento, localizados nos centros de pontos de venda.
Você sabe Na América do Sul, as cordas são feitas de grandes folhas de dracaena.
Reprodução
Tais manipulações são recomendadas na primavera.
Sementes
É importante saber que esse método de propagação é adequado apenas para dracaena com folhas totalmente verdes.
Para obter novas plantas, é necessário executar as seguintes manipulações:
- As sementes antes do plantio são embebidas por 24 horas em uma solução para estimular a germinação.
- A temperatura neste momento deve estar em + 30 ° C.
- Em seguida, as sementes são plantadas no chão, enquanto o recipiente é coberto com um filme ou uma tampa.
- Os primeiros brotos começarão a aparecer após 1,5 meses.
- Durante esse período, recomenda-se realizar pelo menos um curativo e rega sistemática.
- Depois de atingir uma altura de 5 cm, as mudas são transplantadas para uma panela sem falhas.
Estacas apicais
Este método é adequado para dracaena, que imita palmeiras com um tronco comum e vários galhos no topo. Na maioria das vezes, os cortes apicais são removidos quando interferem no crescimento um do outro.
A reprodução é realizada da seguinte forma:
- A ponta é cortada com uma lâmina afiada até 15 cm de comprimento.
- O topo é colocado em um recipiente com água, no qual um comprimido de carvão ativado é previamente dissolvido. É importante que o sol não caia na haste.
- De cima, o recipiente é coberto com polietileno para criar um efeito estufa.
- Irrigue regularmente com água morna.
Vídeo: Propagação de Dracaena por estacas apicais
Estacas de caule
A reprodução é realizada da seguinte maneira:
- Um caule de 6 cm de comprimento é cortado, é importante que tenha pelo menos 2 botões.
- O tanque está cheio de terra e um pedúnculo é colocado nele.
- Uma camada de areia é derramada por cima.
- A estrutura é coberta com uma jarra ou uma garrafa e guardada em um local quente e escuro.
- A cada poucos dias o solo é regado.
Vídeo: Propagação de Dracaena por estacas de caule
Doenças e Pragas
Dracaena é bastante resistente a doenças e pragas, mas, apesar da boa imunidade, pode ser afetada pelas seguintes pragas:
- pulgões;
- ácaro;
- cochonilha;
- viagens;
- glândula tireóide.
Além disso, a dracaena pode ficar doente:
- manchas marrons claras;
- alternariose;
- filosticose.
A falta de luz solar é a causa do aparecimento de manchas nas folhas, bem como alterações na cor ou na secura. Para se livrar do problema é simples - basta reorganizar o pote em outro lugar.
A dracaena perfumada é uma planta fácil de cuidar, com um grande número de propriedades benéficas. Siga estas recomendações e não haverá problemas com o seu cultivo.