Uma das plantas do deserto mais bonitas e vibrantes é o adenio inchado. Tem a forma de um arbusto ou pequena árvore com uma base espessa (caudex) e cresce lentamente em altura. Apesar do adenium pertencer a plantas venenosas, geralmente é cultivado em casa. Vamos considerar com mais detalhes as características da flor, especialmente sua propagação e crescimento, bem como doenças e métodos para lidar com elas.
Origem da flor
O nome Adenium obeso se traduz literalmente como "rosa do deserto". A pátria da flor é a Arábia Saudita, onde cresce em um deserto quente e encanta os transeuntes com sua forma exótica de tronco engrossado e grandes flores brilhantes. No habitat natural, o adênio também é encontrado no Senegal, Quênia, Sudão e Península Arábica.
Descrição e perigo de plantas de interior
O adenium gordo cresce em condições quentes do deserto. Portanto, é absolutamente despretensioso nos cuidados quando cultivado em condições normais de ambiente. As folhas da flor podem ser brilhantes, de cor saturada ou pálidas e escuras. Graças aos esforços dos criadores, há muitas opções para colorir suas flores. O interior das pétalas é mais claro que a borda. O diâmetro das flores é de 7 cm.
A floração do adenio começa aos 18 meses de idade. Dependendo da variedade e condições de cultivo, a floração pode durar de 2 meses a 1 ano. Normalmente, o adenium agrada ao proprietário com grandes inflorescências da primavera ao outono.
Galeria de Fotos
As principais características da aparência:
Sistema raiz | Poderoso e ramificado |
Caule | Carnuda, com Caudex |
Forma de folha | Extremidades oblongas, redondas e pontiagudas |
Cor da folha | Verde, heterogêneo, branco, vermelho, amarelo |
Forma da flor | Sob a forma de um funil com cinco pétalas |
Cor da flor | Branco, vermelho escuro, bordô, azul. |
O adenium gordo pertence à família da alta costura e é uma flor venenosa. O veneno está contido no suco da planta; portanto, ao podar o cultivador, você precisa usar luvas e, após a interação, lave as mãos com sabão. O veneno da planta causa intoxicação alimentar em humanos. Você não pode cultivar uma flor em uma casa onde animais de estimação vivem ou crianças pequenas.
Você sabe Os aborígines africanos processam as pontas de suas flechas com suco do caule do adenium, para que seu veneno atue na presa ou no inimigo.
Métodos de criação
Adenium pode ser propagado em casa. A tecnologia de reprodução é simples e até um cultivador inexperiente pode lidar com a tarefa. Considere duas maneiras simples de propagar uma flor.
Sementes
Você pode cultivar adenium gordo por conta própria a partir de sementes compradas. É importante preparar adequadamente as sementes e o solo.Descrição do processo:
- Mergulhe as sementes em água morna algumas horas antes da semeadura. Adicione estimulante de crescimento da loja.
- Prepare o solo: misture a turfa com areia grossa ou argila expandida na proporção de 1: 1.
- Pegue um recipiente pequeno para o pouso, com pequenos orifícios no fundo para drenar o excesso de água.
- Primeiro, uma camada de drenagem é colocada, então - solo. As sementes são dispostas na superfície do solo e pressionadas levemente para dentro. Em seguida, são cobertos com filme plástico ou parte cortada de uma garrafa de plástico.
- As sementes são fornecidas com rega moderada; você pode borrifá-las com água de um pulverizador.
- A temperatura na sala com sementes não deve ser inferior a +25 ° C. As sementes devem ser ventiladas regularmente.
- Quando as sementes brotam, a panela é colocada em uma sala quente e com boa luz solar.
Uma flor cultivada a partir de sementes começa a florescer após 2 anos. Durante os primeiros 12 meses, ele precisa ser replantado cerca de 3 vezes, dependendo da taxa de crescimento das mudas.A desvantagem deste método de propagação é que é impossível determinar quão adequadas as sementes são adequadas para o cultivo de uma nova planta.
Estacas
Este método de reprodução é o mais simples. Na poda, uma das mudas é usada para cultivar uma nova planta. Seu comprimento deve ser de pelo menos 10 cm e o corte deve ser bem seco por dois dias e tratado com um estimulador de crescimento radicular.
Enraize o caule de duas maneiras:
- em água morna (cerca de +24 ° C);
- no solo a partir de uma mistura de areia, perlita e carvão vegetal, o pedúnculo é coberto para manter a umidade e mantido a uma temperatura de +25 ... + 35 ° C e boa iluminação.
Quando novas folhas se formam no cabo, este é um sinal de que a reprodução foi bem-sucedida.
A principal desvantagem desse método é que a nova muda não forma caudex durante o crescimento.Importante! O processo de enraizamento leva 2 semanas a 2 meses.
Cuidados e condições de cultivo
O adenium gordo não exige condições especiais para o cultivo, exceto para manter a temperatura e regar moderada. Mas as recomendações gerais para cuidar desta planta ainda devem ser seguidas.
É melhor plantar adenium em fevereiro ou março. Com o início da primavera e do verão, isso proporcionará à planta jovem luz solar suficiente e uma temperatura confortável do ar. Dicas de cultivo de flores são fornecidas abaixo.
Seleção do pote
O sistema radicular da planta precisa de muito espaço. Para adenium gordo, você precisa preparar uma panela redonda e larga com uma profundidade rasa. Se a flor é pequena, pode ser plantada em uma panela larga e profunda. A presença de orifícios de drenagem no tanque é importante, quanto mais houver, melhor.O material da panela não importa, mas a cor da panela deve ser clara. O adenio precisa ser mantido ao sol, e as panelas escuras ficam muito quentes sob a luz direta do sol. Todo o calor é transferido para o sistema radicular, o que é ruim para o crescimento e desenvolvimento do adenio.
Solo e fertilizantes
A flor precisa de solo solto através do qual a água e o ar penetram livremente. Para o crescimento, suas raízes precisam de um solo nutritivo de acidez neutra ou fraca.
Uma porcentagem aproximada do solo fica assim:
- fibra de coco - 50%;
- terra decídua - 20%;
- perlita - 10%;
- argila expandida - 20% (é melhor usar pequenas).
O primeiro elemento da lista não é fácil de encontrar nas lojas; portanto, na prática do adênio, use o solo comum para cultivar cactos. Para que a água desse solo não fique estagnada, é preciso adicionar pedaços de tijolos quebrados.
Para estimular o crescimento e a floração do adenio, você precisa alimentá-lo com fertilizantes. Compostos orgânicos e minerais pré-fabricados que contenham:
- nitrogênio - para a construção de massa vegetativa;
- fósforo - para floração magnífica e de longo prazo;
- potássio - fortalecer o sistema caule e raiz.
Fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados no início da primavera. Durante o período de crescimento e vegetação, os fertilizantes fósforo-potássio podem ser aplicados até duas vezes por mês.Você sabe O diâmetro do caudex do adenium gordo pode alcançar 1 metro.
Temperatura e umidade
A umidade no ambiente não desempenha um grande papel na flor. No verão, você pode borrifá-lo com água. Mas você precisa fazer isso com pouca frequência e verifique se a umidade não entra nas inflorescências.
O adenio reage ao solo muito úmido, apodrecendo o sistema radicular, como resultado do qual a flor pode morrer.
Ao regar no verão, você precisa garantir que o solo da panela esteja completamente molhado. Durante esse período, o adenio entra na fase ativa de crescimento, portanto você não pode permitir a secagem completa do solo em um vaso de flores. Mas zeloso demais com a rega frequente não vale a pena. Mesmo durante o calor, as raízes das plantas podem começar a apodrecer em solo muito úmido.No inverno, o adenium entra em estado de repouso, portanto é suficiente regar uma vez por mês, se houver clima quente e ensolarado. Você pode parar completamente de regar no inverno, se você mantiver a flor em uma temperatura mais baixa. Nesse caso, na primavera, você primeiro precisa garantir que o adenium acorde. Para fazer isso, você precisa colocá-lo em um local iluminado e observar o despertar dos rins. Regue a flor com pequenas porções de água 2 semanas após deixar o estado inativo.
Para o crescimento e a floração na primavera e no verão, o adenio precisa de uma temperatura do ar de +24 ... + 35 ° C. Com o início do outono, a flor hiberna gradualmente e pode deixar cair parte das folhas. No inverno, pode ser mantido em uma sala com uma temperatura de +10 ° C. Mas regar a flor não é recomendado, para não arruinar suas raízes.Importante! Se o adenio for regado pela primeira vez após o inverno antes de acordar, ele poderá morrer.
Iluminação
A flor está acostumada a crescer sob o sol brilhante. Portanto, para o adenium, você precisa destacar um local bem iluminado. Graças à luz solar direta, ele poderá ganhar força para a formação de brotos e flores. O adenio é constantemente atraído pela luz solar. Para que seus galhos não se dobrem, você pode virar a flor periodicamente para o sol em diferentes direções.
Muitas vezes, a planta no peitoril da janela fica de modo que parte de seu caule fica constantemente à sombra. Nesse caso, não é recomendável girar o vaso durante o período de crescimento ativo do adênio. Se áreas anteriormente escuras do caule forem fortemente colocadas sob luz solar direta, poderão ocorrer queimaduras.Os arbustos jovens têm uma haste mais fina que as plantas adultas. Portanto, suas hastes devem ser protegidas da exposição à luz solar, especialmente no outono e primavera. Para isso, a base da flor é coberta com um mosquiteiro.
Cortar e moldar a coroa
Para que a coroa do adenium gordo fique bonita, é necessário apará-lo. Geralmente, os galhos jovens começam a crescer depois que a planta floresce ou quando a base do caule se torna espessa o suficiente. Você precisa comprimir os galhos das flores no final de fevereiro ou no início de março, antes do início do período de crescimento ativo. Novas ramificações aparecem no local de corte após 1,5 a 2 meses.
Não encurte demais o caule principal da planta. Isso contribuirá para o crescimento de um grande número de galhos finos e estragará a aparência da coroa. As amostras adultas são cortadas a seu critério, dando à coroa a aparência desejada.
Para dar exotismo ao adênio, também é realizada a poda das raízes. Só pode ser realizado em cópias adultas.Uma maneira de aparar as raízes lindamente é usar um prato redondo. A muda é colocada nesta placa e as raízes são dispostas em círculo, cortando-as no comprimento desejado. Então eles são fixados com palitos de dente. Nesta posição, o sistema radicular do adenium lembra os tentáculos de um polvo e fica lindo.Você sabe Sob condições naturais do deserto, o adenium gordo pode crescer até uma altura de 5 metros.
Transplante
A planta precisa de muito espaço e precisa ser transplantada frequentemente. O sistema radicular do adenium cresce rapidamente, portanto, dois transplantes podem ser necessários durante o ano. O primeiro transplante é recomendado aos 3 meses de idade.
Recomendações para transplante de plantas:
- A flor precisa ser replantada na primavera, quando começa a estação de crescimento.
- É melhor transplantar à noite ou com tempo nublado.
- Tendo retirado as raízes da planta do tanque antigo, é preciso inspecioná-las para apodrecer.
- Uma camada de drenagem e o solo são colocados no fundo de uma panela nova e, em seguida, uma muda é colocada, enchendo suas raízes com o solo de cima.
- Dentro de 2 dias após o transplante, é melhor colocar o adenium em um local escuro.
- Para que as raízes não comecem a decair, após um transplante, é melhor não regar a flor por 2-3 dias.
- Se durante o transplante estiver ensolarado ou com muita luz, você precisará regar a flor após o transplante.
Vídeo: Transplante de Adenium
Características do cultivo ao ar livre
Adenium gordo é usado para crescer em condições quentes do deserto. Ele precisa de uma temperatura do ar estável e de um solo não muito úmido. Portanto, nas condições do nosso clima com baixas temperaturas no período outono-inverno, é impossível cultivar adenium obeso em campo aberto.
Às vezes a planta é transplantada para o campo aberto durante o verão. Nesse caso, é necessário cobrir a flor e parte da terra ao seu redor durante a chuva. Isso ajudará a evitar a podridão das raízes em solos muito úmidos. Também é importante monitorar a temperatura noturna.Importante! Mesmo no inverno, quando o adenium entra em estado de hibernação, não deve estar a uma temperatura inferior a +10 °C.
Principais doenças e pragas
Se o adenium for tratado adequadamente, a flor não irá doer. Mas, às vezes, as pragas podem começar em uma panela com uma planta. Nesse caso, é importante tomar medidas a tempo de salvar o adenio da morte.Problemas que surgem com mais frequência:
- Queda de folhas. O adenio descarta a folhagem na hora errada, apesar de regar moderadamente e manter uma temperatura confortável. O motivo é pouca iluminação ou falta de fertilizante. A falta de luz solar causa amarelecimento e, em seguida, queda de folhas. Para resolver o problema, a planta é colocada em um local iluminado e alimentada com fertilizantes nitrogenados.
- As folhas enrolam nas bordas ou crescem mal. No entanto, eles parecem secos, letárgicos e fracos. A razão para esse fenômeno pode ser a falta de fósforo no solo. Para restaurar a força das folhas e torná-las novamente, o adenio é regado com fertilizantes fosfóricos.
- Sem-fim pulverulento. Um sinal de que o adênio é afetado por esta praga é o crescimento fraco, um revestimento ceroso branco ou pequenos pontos pretos no caule e nas folhas. No estágio inicial, para controlar a praga, basta lavar as áreas com um revestimento branco com um cotonete embebido em água e sabão. Depois disso, eles são pulverizados com uma solução de álcool ou infusão de ciclâmen. Com um grande número de pragas, inseticidas são usados. Para evitar o aparecimento de vermes em pó, as folhas e o tronco do adenio são tratados periodicamente com uma solução alcoólica ou infusão de alho.
- Ácaro. Estabelece-se na parte inferior das folhas. Sinais da aparência da praga são pequenos orifícios visíveis no topo da folha e uma fina teia no fundo. A folha afetada começa a ficar amarela, depois seca e morre. Uma solução inseticida é usada para controlar a praga. Para prevenção, você precisa pulverizar periodicamente as folhas de adênio com infusão de casca de cebola e desinfetar regularmente o equipamento com uma solução de soda cáustica.