Este ano, não foi permitido vender 210 kg de vegetais nos mercados de Khmelnitsky devido ao excesso de nitrato. Substâncias nocivas foram encontradas em tomates e rabanetes.
Comprar hortaliças precoces nos mercados da região de Khmelnitsky não é um problema. No entanto, os médicos dizem que os primeiros vegetais nem sempre são úteis e, às vezes, também podem ser perigosos.
“Existe um laboratório em todos os mercados de alimentos da região que realiza exames veterinários e sanitários de produtos. Os primeiros vegetais são verificados quanto ao teor de nitrato. Este ano, na região de Khmelnitsky, não foi permitido vender 20 kg de tomate e 100 kg de rabanete devido ao excesso de nitrato ”, disse Alexandra Titarchuk, chefe do departamento de segurança alimentar da Diretoria Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Khmelnitsky.Antes de comprar repolho jovem, rabanete, tomate, pepino e outros vegetais precoces, os especialistas aconselham a seguir várias regras.“Faça compras apenas nos mercados de alimentos, onde opera um laboratório que verifica o teor de nitrato dos produtos. Cada vendedor deve ter uma opinião especializada do laboratório estadual de exames veterinários e sanitários, no qual você pode encontrar todas as informações necessárias sobre a origem do produto, incluindo os resultados de estudos sobre o conteúdo de nitratos ”, diz o médico de higiene alimentar do departamento da cidade de Khmelnitsky da instituição estadual“ Khmelnitsky Regional Laboratory Center Center Ministério da Saúde da Ucrânia ”Valentina Schavinskaya.
O médico lembra que é importante adiar o consumo de vegetais precoces o mais rápido possível, aproximando-o da estação da maturação natural.
“Lave bem os legumes e as frutas antes de comer. Descasque a casca dos vegetais, porque a maioria das substâncias nocivas está contida na casca do feto e, na primavera, é um local de acúmulo de nitratos. Isto é especialmente verdade para pepinos, abobrinhas, rabanetes e maçãs. Mergulhe a fruta em água - em água fervida, é possível com a adição de sal marinho ou suco de limão, em várias passagens por 15 a 30 minutos.
Coma uma salada feita com legumes frescos imediatamente, porque quando fica na geladeira por pelo menos um dia, oxida e nitratos menos prejudiciais se transformam em nitritos mais perigosos ”, aconselha Valentina Schavinskaya.