Se você gosta de inflorescências atraentes de magníficos dicentros, preste atenção na variedade dos Namorados. Seus espetaculares corações de rubi com um centro branco em hastes arqueadas adicionarão um charme único ao seu jardim. Esta planta permanecerá atraente mesmo depois de terminar de florescer. Para mais informações sobre como cultivar Valentina, sua descrição e diferença de outras variedades, leia o material.
Descrição da lareira Valentine
O dicentro (Lamprocapnos spectabilis) é uma das plantas perenes mais antigas usadas na jardinagem em casa. A planta foi descrita pela primeira vez por Karl Linney em 1753. Ele o isolou em um táxon separado (Lamprocapnos) devido à sua dissimilaridade com outras plantas. O termo "spectabilis" no nome significa "magnífico" e reflete as emoções que um dicentro em flor evoca no observador.
Descrição botânica:
- família: sementes de papoula;
- nome: Lamprocapnos spectabilis;
- origem: Ásia Oriental;
- área: sopé da floresta;
- tipo: arbusto, decíduo, perene, de crescimento rápido;
- altura: 90 cm;
- hastes: retas, com hábito vertical de crescimento, espessas, ramificadas;
- hastes com flores - em arco, sem folhas, bordô escuro,
- folhagem: densa, verde escura;
- placa foliar: verde na parte superior, revestimento esfumaçado na parte inferior, liso, dividido em várias partes, parecendo o pé de um pássaro;
- raiz: carnuda, haste, estendendo-se profundamente no solo;
- flores: em forma de coração volumétrico, dispostas em cachos;
- diâmetro da flor: 2 cm;
- período de floração: dependendo do clima e variedade entre maio e agosto, menos frequentemente a partir de abril.
Na primavera, hastes florais em arco longo aparecem nos dicentros. Puffy flores em forma de coração florescem sobre eles. Sua floração dura várias semanas. Algumas variedades podem florescer 2 vezes por ano.. Mesmo em um vaso cortado, eles são capazes de manter sua atratividade por 2 semanas.
Você sabe Se o dicentro cresce em clima temperado (frio), sua floração dura até o início do verão, ou seja, cerca de um mês ou mais.
Como é o Dia dos Namorados
A variedade Valentine (Dicentra spectabilis Valentine) foi obtida como mudas aleatórias de outra variedade por Phyllis e Lyle Sarrazin da Colúmbia Britânica (Canadá). Possui cores vermelhas mais brilhantes. A forma é semelhante a outras variedades de dicentros, com uma altura de 76 a 80 cm e uma largura de até 90 cm.
Valentina é uma planta perene de vida longa. Floresce muito bem em zonas de robustez no inverno com indicadores de 3 a 9 (temperatura mínima no inverno -40 ° C). Após a floração brilhante da primavera, a planta geralmente congela no verão, principalmente se estiver muito quente e seca. Com a falta de umidade, o dicentro pode deixar cair parcialmente as folhas. Mas com boa umidade e temperatura moderada, o arbusto fica verde durante todo o verão até o final do outono.
Na primavera, quando a folhagem aparece, ela tem uma tonalidade roxa e adquire uma cor verde escura mais familiar. No meio da primavera, muitas hastes de flores longas e arqueadas se formam perto do arbusto. Gordo, em forma de coração, vermelho brilhante com uma ponta branca flores florescendo sobre eles irão encantar os olhos até o final da primavera.
Se os brotos que florescerem não forem removidos, desenvolvem-se pequenas vagens. Em um estado maduro, eles abrem e jogam sementes no chão. Novos brotos surgirão a partir deles na próxima primavera. As mudas resultantes são fáceis de transplantar enquanto ainda são pequenas, mas podem não se parecer exatamente com a planta-mãe.
Importante! A variedade dos Namorados, como todos os Dicentra spectabilis, diminui quando cresce. Jardineiros usam estimulantes para obter caules mais longos. Eles não permitem que a planta desacelere e também tornam as flores mais cheias e atraentes.
A variedade pode ser cultivada em campo aberto e em recipientes.. Alguns jardineiros praticam até o cultivo interno. Valentine se propaga vegetativamente com a ajuda de estacas e divisão basais. A variedade é patenteada (USPP22739, COPF) e sua propagação vegetativa para fins de uso comercial adicional é atualmente proibida. Viveiros com permissão do fabricante para vender material raiz com 1 a 4 pontos de crescimento. Plantas menores são oferecidas para cultivo de contêineres, plantas maiores para áreas abertas.
As condições ideais para o cultivo da variedade dos Namorados:
- iluminação: sombra parcial ou sol pleno;
- tipo de solo: jardim, areia e até argila;
- acidez: neutro ou alcalino;
- umidade: moderado, mas persistente;
- cuidados exigentes: moderado;
- destinado a: registro de fronteiras, cultivo em contêineres e para corte.
Vídeo: Flor de dicentro - plantio e cuidados, cultivo de dicentros a partir de sementes
As geadas noturnas podem ser um problema para as plantas jovens. Especialmente se houver folhas e brotos jovens. Se houver geada na primavera, os arbustos precisam ser isolados com folhas secas ou uma camada grossa de cobertura morta.
Quais são as diferenças de outras variedades
A variedade varietal de dicentros varia principalmente pela cor da flor. Por exemplo, Valentina é um coração inchado vermelho escuro com uma ponta branca. Orvalho dourado - dourado e mais estreito. Além disso, o Golden Dew é 2 a 3 vezes maior que o Valentina, pois pode atingir 3 metros de altura.Um coração partido tem um tom mais rosado de flores. A variedade Alba na primavera será decorada com corações brancos.
Características comparativas de algumas características dos dicentros:
Grau | Flores / estação de florescência | Resistência / iluminação no inverno | Dimensões máximas (altura / largura) |
Amore rosa | rosa / primavera e re durante todo o verão | 5 (-29 ° C) / sol parcial | 60 x 60 cm |
Aurora | branco / primavera e re durante todo o verão | 3 (-40 ° C) / sol parcial | 60 x 60 cm |
Corações ardentes | vermelho escuro / primavera e re durante todo o verão | 5 (-29 ° C) / sol parcial | 30 x 60 cm |
Alba | branco / final da primavera ou início do verão | 3 (-40 ° C) / sol parcial | 90 x 90 cm |
Valentine | vermelho brilhante / final da primavera ou início do verão | 3 (-40 ° C) / sol parcial | 90 x 90 cm |
Como plantar em campo aberto
No habitat natural, o mato cresce sob a proteção de outras árvores.. E isso deve ser lembrado ao aterrá-lo no site. Um espaço brilhante com sombra parcial é perfeito para isso. Ao contrário do sol escaldante, os raios deslizantes não são um problema. Mas uma estadia sistemática em uma área aberta pode causar queimaduras e murchos.
Plante arbustos em locais protegidos de ventos fortes e geadas precoces. Pode ser nos arredores dos jardins, onde outras árvores cobrem o vento do centro de windsurf. Perto dos edifícios, é recomendável plantar um arbusto no lado norte ou leste.
Importante! Todas as partes dos dicentros, quando ingeridas, causam dor abdominal intensa. E as próprias folhas podem causar uma reação alérgica da pele.
O solo rico, solto, uniformemente úmido, mas bem drenado, combina com Valentina.. Durante o plantio, para melhorar a nutrição, é recomendável adicionar adubo, húmus ou turfa em grandes quantidades, a fim de melhorar a capacidade do solo de reter a umidade e aumentar a nutrição. O solo argiloso muito pesado precisa ser diluído, porque não é totalmente favorável ao desenvolvimento de arbustos.
O plantio de raízes adquiridas no viveiro é realizado no início de maio ou no final de abril. O local de desembarque é cavado até a profundidade da pá de baioneta. Então prepare o poço. Seu tamanho pode ser de 0,4 a 0,5 m de largura e profundidade. Ao plantar várias plantas, a distância entre elas será de 0,5 m. A mesma distância é deixada entre o mato e as paredes dos edifícios ou outros obstáculos.
Instruções de desembarque:
- No fundo da drenagem do poço é colocada. Pode ser pedra triturada, tijolo quebrado, seixos.
- O solo removido é misturado com turfa, composto ou húmus. Isso é importante para aumentar a folga do solo e aumentar seu valor nutricional. Se o solo for muito pesado e argila, você poderá adicionar areia.
- Parte da mistura é derramada sobre a camada de drenagem.
- De cima de estabelecer uma planta.
- Adicione a mistura do solo.
- Selar ao redor do tronco. Regada.
- A zona da raiz é coberta com cobertura morta. Pode ser serragem, agulhas, lascas de madeira, palha e outros materiais. Essa camada evita a rápida evaporação da umidade do solo e o crescimento de ervas daninhas.
Vídeo: Plantio e manutenção do centro
Que horas para pousar
O plantio de arbustos é melhor planejado na primavera. Há várias razões objetivas para isso:
- primeiro, você não conhece a qualidade do material que será recebido do berçário;
- segundo, as raízes não só terão tempo para criar raízes, mas também começarão a desenvolver a planta antes do inverno;
- Além disso, a flor é muito sensível às geadas noturnas do solo.
O plantio no outono é realizado apenas em regiões quentes, em que o sistema radicular tem um período de desenvolvimento mais longo e consegue se desenvolver bem no início do inverno.
Você sabe Em grego, o nome da planta significa "esporo duplo": "Dis" — dois, kentron — espora. As pétalas de corola são dobradas e se assemelham a uma espora.
Cuidados com as plantas
A planta pode ser plantada em campo aberto ou cultivada em vasos para decorar terraços e varandas. O centro é despretensioso, no entanto, há vários pontos que você precisa ter em mente para que a muda se transforme em um arbusto magnífico.
A planta precisará de:
- rega periódica;
- aplicação de fertilizantes;
- afrouxando o solo e removendo ervas daninhas;
- prevenção e controle de pragas e possíveis doenças;
- cuidado de arbustos de outono com remoção de folhas caídas e escavação do solo.
E quando se torna muito grande, pode ser necessário um transplante com divisão simultânea em dois ou mais arbustos pequenos.
Rega
O solo para Valentina não deve ser excessivamente molhado ou seco. Portanto, a rega é realizada levando em consideração a rapidez com que o solo seca. Se você vir visualmente que a terra não contém umidade - água. Evite inundar para descartar a possibilidade de podridão das raízes.
Fertilizante
Adicione 5-7 kg de composto para cada arbusto no início da primavera. Não esqueça que, após a aplicação de fertilizantes, você deve definitivamente regar abundantemente a terra. Os curativos orgânicos são de liberação lenta, portanto basta aplicar uma a duas vezes por temporada. Na segunda vez, você pode fertilizar as variedades que florescem duas vezes. Planeje a alimentação para o início de julho ou final de junho.
Poda
Aparar o dicentro é opcional. Isso enfraquece a planta. Uma exceção é a remoção de flores que desapareceram. Eles são cortados quando a folhagem desses brotos está completamente seca. Se as partes do ramo ainda estiverem verdes - não toque. Isso significa que a planta ainda recebe das folhas os nutrientes que precisa para se preparar para o inverno. O comprimento da peça cortada é de cerca de 15 cm.
Você sabe O Japão é considerado o berço do centro. É daí que vem a maioria de suas variedades.
Cuidados após a floração
Um momento especial no ciclo anual do arbusto é que suas folhas podem morrer após o arbusto desaparecer e um verão quente chegar. Portanto, juntamente com ele, as plantas são plantadas no jardim de flores que apoiarão a aparência apresentável do local. Pode ser plantas perenes de baixo crescimento. Por exemplo, samambaias. Eles também adoram sombra parcial, como a planta principal, e são adequados para o cultivo em zonas de inverno de 3 a 9.
Se houver um desejo de se propagar para o dicentro, os galhos cortados após a floração podem ser colocados na água para que deixem as raízes. E então plante em vasos cheios de uma mistura de areia e húmus. No começo eles vão crescer dentro de casa. E na primavera eles podem ser transplantados para o jardim.
Faz inverno e como se preparar para o inverno
No final da temporada, no outono, você precisa remover as folhas caídas. A zona da raiz é coberta com cobertura morta assim que a temperatura do ar cai abaixo de 0 ° C. Servirá como uma camada isolante. A cobertura morta evita flutuações repentinas na temperatura do solo durante o degelo e o subsequente congelamento.
Coleta de sementes
Quando as cápsulas das sementes começam a amadurecer, elas mudam de cor e tornam-se marrom-amarelo pálido.. Para a coleta, escolha um dia ensolarado e seco. As vagens são arrancadas e dispostas em uma sala para secagem.
Você pode usar um parapeito da janela ensolarado e quente ou um secador elétrico. Seque as caixas de sementes e abra-as e solte-as com cuidado. Deixe secar por mais alguns dias. E depois coloque em um saco de papel para armazenamento.
Não deixe sementes com partes de vagens. Os fitopatógenos, incluindo mofo, podem se depositar nos tecidos das plantas. Recomenda-se que os dessecantes (sílica gel, comprimidos absorventes de umidade) sejam colocados no saco de sementes para remover o excesso de umidade.
Importante! Se você for propagar para o dicentro, é melhor colocar imediatamente as sementes em um recipiente com solo para estratificação, ou seja, à medida que são armazenadas, sua capacidade de germinação diminui acentuadamente.
Dicentros de reprodução
A planta pode propagar-se por estacas ou dividindo o arbusto. As estacas são feitas cortando um dos galhos em um dia gelado de outono. É bem dividido em partes de 5-7 cm de comprimento. Cada um é mergulhado em um promotor de crescimento, por exemplo, em Kornevin, e plantado em um substrato de composto e areia. O solo é regularmente umedecido. O enraizamento leva cerca de 3 semanas. Depois são transferidos para uma sala com uma temperatura de + 12 ° C. Você pode plantá-las na rua em maio.
A divisão do mato é realizada na primavera.. Para isso, é cuidadosamente cavado. Retire junto com parte do solo. Usando uma faca, divida em 2 partes para que cada uma tenha aproximadamente o mesmo número de pontos de crescimento. Para o plantio, 2 novas covas são preparadas e divisões são plantadas lá.
Dicentro também pode ser propagado por sementes. Para fazer isso, eles precisam ser coletados antes que as vagens sejam abertas e secas em uma sala em uma folha de papel. As sementes das plantas precisam de estratificação, isto é, tratamento a frio. Para fazer isso, prepare um recipiente com turfa, umedeça. As sementes são colocadas em cima e deixadas na geladeira na prateleira inferior. O solo no recipiente deve permanecer úmido o tempo todo.
Armazene as sementes dessa maneira por pelo menos 6 semanas. Depois são retirados e semeados em vasos com composto e areia. Os vasos são deixados em ambientes fechados a uma temperatura de + 12 ° C ... + 15 ° C. Assim que as mudas germinam, a temperatura é aumentada para + 20 ° C. Após 2-3 folhas verdadeiras aparecerem, a temperatura é novamente ligeiramente reduzida. Durante todo o período, a umidade do solo é necessariamente controlada. As mudas são plantadas nos canteiros quando chega a primavera.
Importante! Os jardineiros recomendam dividir as raízes das variedades com folhas com franjas no início da primavera e com flores vermelhas — depois que eles desaparecem.
Doenças e pragas
O principal problema que surge nos dicentros é a podridão das raízes.. A doença contribui para a falta de drenagem de água das raízes e a rega muito abundante. A planta doente tem raízes suaves e escuras que emitem um odor desagradável. Essas raízes são removidas, o sistema radicular é tratado em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio por 30 minutos e depois em "Kornevin", que é diluído de acordo com as instruções do medicamento. Então plantada em um novo local.
O clima quente e úmido contribui para os pulgões do jardim. Esses insetos infectam qualquer planta. Eles se estabelecem em colônias em brotos jovens. No processo de alimentação, o pulgão emite um revestimento doce e pegajoso. Fungos com fuligem podem aparecer mais tarde. Eles formam um revestimento preto nas folhas, o que é perigoso porque impede o processo de fotossíntese. Sob ele, partes da planta podem morrer. Os pulgões são destruídos pulverizando o arbusto com uma solução de sabão inseticida (15 g / 1 l de água). Essa ferramenta também ajuda com trips, que também não toleram essa ferramenta.
Camundongos ratazanas não são menos perigosos para o mato.Para se proteger, plantas jovens são plantadas dentro de uma cesta de malha. O diâmetro das células deve ser tal que os camundongos não possam atravessá-las até o mato
Com o plantio adequado e a criação de condições ideais para o desenvolvimento do centro, você ficará satisfeito com lindos cachos de flores a cada primavera. Cresce bem tanto em contêineres quanto em campo aberto. Dada sua alta decoratividade e condições pouco exigentes de desenvolvimento, podemos recomendar a planta para crescer em qualquer lugar, em qualquer solo e na maioria das regiões climáticas.