A treliça no gazebo desempenha não apenas uma função decorativa. Ela desempenha o papel de uma divisória, escondendo as pessoas sentadas nela de olhares indiscretos e luz solar, e também serve como suporte para plantas trepadeiras usadas para decorar o edifício. Esse elemento é fácil de criar com suas próprias mãos.
Tipos de grades
Existem vários tipos de grades para organizar gazebos em uma casa de campo ou enredo pessoal:
- De plástico. Muito fácil de cuidar e fácil de instalar. Sua superfície não precisa ser tratada com revestimentos especiais, pintados. Eles são resistentes às influências ambientais - eles não apodrecem da chuva. À venda, você pode encontrar uma variedade de configurações e cores diferentes. Tais treliças, quando pousam ao lado de trepadeiras penduradas, que serão tecidas ao longo delas, durarão muito mais.
- De metal. As grades de metal são muito confiáveis e estáveis, mas mais pesadas e mais caras no preço. Malhas forjadas com padrões diferentes são muito bonitas. Eles são quase eternos, mas sua superfície deve ser tratada com compostos especiais de corrosão. Combinam bem com madeira e pedra e são mais relevantes se houver outros itens forjados no local (cerca, churrasqueira, lanterna, bancada).
- De madeira. Material de construção completamente natural e ecológico. Eles parecem muito agradáveis e aconchegantes. Para mandris, você precisa escolher madeira mais resistente a fatores externos (chuva, neve, geada). Mais adequado carvalho, freixo, larício, pinho. Essa grade para o gazebo pode ser feita com suas próprias mãos a partir de blocos de madeira adequados. A árvore deve ser tratada com revestimentos especiais que aumentem a resistência à influência de fenômenos naturais. Esta caixa pode ser pintada em qualquer cor com tinta ou envernizada.
As treliças de madeira têm características próprias e podem ser dos seguintes tipos:
- Sob a forma de um losango. Este formulário é fornecido ao produto por ripas montadas na diagonal (geralmente 45 °).
- Chevron. Nesse caso, as treliças formam ripas inclinadas que encostam nas prateleiras da estrutura.
- Square. As pranchas são fixadas vertical e horizontalmente, formando um torneamento decorativo quadrado.
- Moinho. Nesta modalidade, as ripas formam um padrão em forma de leque em um ângulo.
É uma treliça de madeira que é freqüentemente usada para equipar uma variedade de mandris, como a pérgola.
Você sabe Pergola é uma estrutura de cobertura. Os suportes deste projeto são feitos de seções em arco, que são repetidas e interconectadas por barras. Inicialmente, os antigos romanos começaram a fabricá-los para videiras e começaram a usar o design para protegê-los da luz solar no calor e criar sombra.
Trabalho preparatório
A maneira mais fácil de fazer você mesmo é fazer uma grade de madeira. Para criar uma estrutura simples de madeira para um gazebo, você precisa de um determinado conjunto de ferramentas e materiais disponíveis. É ótimo se você já os possui, além de ter experiência com eles. Antes de comprar material e iniciar o trabalho, você deve fazer medições e desenhar desenhos. Neles, é mais fácil calcular a quantidade exata de madeira.
Seleção de materiais
Para fazer uma grade, primeiro, você precisa escolher a madeira certa:
- Faia. Opção mais rara. É bastante resistente à umidade e também parece ser bom.
- Árvore de freixo. Essa madeira tem uma cor mais clara e uma textura mais pronunciada.
- Larch. O material de madeira mais resistente à umidade. Não apodrece e não precisa de capa de chuva.
- Pinheiro. A madeira tem uma estrutura mais flexível. Devido à presença de substâncias resinosas, é mais antibacteriano e bem protegido da umidade.
- Birch. É fácil de manusear, mas não tão resistente a influências externas quanto as opções acima.
- De carvalho. A melhor opção, mas também a mais cara pelo preço. A madeira desse tipo é muito durável e tem uma aparência bonita em termos estéticos.
Para uma treliça de madeira, são adequadas barras em uma seção de 2 × 4,5 cm, bem como tábuas menores de 2 × 1 cm.O pinho será um material mais econômico e aceitável.
Também será necessário comprar materiais relacionados:
- parafusos e pregos autorroscantes para conectar tábuas e barras de madeira;
- verniz ou tinta a seu critério, mas é obrigatório para condições externas;
- adesivo resistente à umidade;
- anti-séptico especial;
- mosquiteiro.
Você sabe Entre os eslavos, o carvalho simbolizava força e era considerado a árvore do deus pagão Perun. Eles o chamavam assim - Árvore Perunovo.
Ferramentas necessárias
Para criar uma treliça com suas próprias mãos, você precisará de uma ferramenta:
- chave de fenda;
- um martelo;
- serra e cinzel;
- lima ou quebra-cabeças;
- régua e quadrado
Madeira de baixa qualidade é lixada com lixa ou uma máquina especial. Todos os detalhes precisam ser tratados com um anti-séptico para proteger das pragas dos insetos e da umidade.
Construção passo a passo
O primeiro passo é montar os quadros e, em seguida, fazer os sulcos e a caixa. Ao mesmo tempo, suas conexões e tramas são importantes em um determinado ângulo, portanto a marcação não deve ser negligenciada. É importante escolher a tinta ou verniz certo que seja mais adequado para o design.
Criação de quadro
A estrutura da treliça é montada a partir de uma barra com uma seção de 2 × 4,5 cm. Para ela, corte os pedaços de tamanho necessários. Suas extremidades são cortadas com uma serra em ângulo e interligadas por pregos. Dessa forma, todos os quadros são montados para o número desejado de grades. No processo, é imperativo garantir que um ângulo reto seja obtido nas articulações.
Fresagem e serragem
Na estrutura montada, são feitas ranhuras (dobras), nas quais os trilhos de uma seção de viga mais fina serão inseridos. Eles devem ser feitos com base no tamanho das tiras pregadas e em sua localização. As guarnições da grade do mirante podem ser fixadas ao longo das paredes laterais ou transversalmente em ângulos retos. Para isso, as marcações são marcadas com lápis nas articulações. Os sulcos são melhores na máquina, pois o processamento manual nem sempre fornece a precisão necessária. Em seguida, corte as ripas do tamanho desejado.
Importante! A mesma distância deve ser mantida entre os racks da grade, caso contrário eles não terão uma aparência particularmente elegante.
Todos esses trabalhos podem ser simplificados pregando tiras de corte no tamanho niveladas à estrutura, cortando seus ângulos a 45 ° (para fixações cruzadas).
Montagem da grade
Uma coleção de grade adicional é simples. Isso é feito passo a passo:
- Pranchas de pequena seção transversal (1 × 2 cm) são presas à estrutura em locais preparados e marcados com pregos. As ripas devem estar em ângulo reto entre si.
- As arestas coladas são cortadas.
- Os quadros preenchidos são presos entre si ou nos locais de instalação com parafusos.
Pintura
Estruturas de madeira montadas devem ser pintadas. Isso aumentará significativamente o tempo em que são usados. Geralmente use tintas e vernizes para madeira. Eles são aplicados em várias camadas. Muitas pessoas preferem envernizar estruturas de madeira para enfatizar a beleza natural do material. Para um uso mais econômico de corantes, é recomendado primeiro tratar a árvore com óleo de linhaça.
Decoração em grade
O engradado em forma de cruz das tábuas já dá um efeito bonito. É aprimorado por um tom bem escolhido de tinta ou verniz. Também existem impregnações especiais que aprimoram o padrão natural da madeira. Às vezes, certos equipamentos antes de pintar nas bordas formam elementos padronizados na forma de dentes ou ondas. Se você não tiver como fazer isso sozinho, entre em contato com a oficina de carpintaria ou processe as guarnições antes da montagem. Muitas vezes, redes mosquiteiras são inseridas no gazebo para impedir a entrada de insetos na estrutura.
Para o design mais bonito, mandris com treliça são plantados com trepadeiras ao lado deles. Muitas vezes, o caixote é colocado precisamente por causa deles, pois as videiras são bem usadas nessas estruturas. Na maioria das vezes, as uvas são plantadas nas proximidades (cultivares de solteira ou arborizada), hera, rosas trepadeiras, clematis, lúpulo. A planta mais despretensiosa, quase livre de manutenção, de crescimento rápido e de crescimento rápido, é considerada uma uva para meninas.
Importante! O tipo de planta é selecionado com base no clima da área em que o mirante está instalado, suas características de crescimento e capacidade de crescer. Às vezes, o principal objetivo de plantá-las não é a decoração, mas a obtenção de uma sombra espessa.
A grade é um excelente elemento decorativo do mirante. Pode ser comprado ou fabricado com as próprias mãos, decorado com tinta ou verniz bem escolhido, e as plantas encaracoladas plantadas nas proximidades darão à estrutura a aparência mais vantajosa.