Tornou-se moda equipar chalés particulares e espaços de verão de restaurantes com locais para recreação ao ar livre aconchegante. Para fazer isso, construa ou instale varandas e terraços de vários projetos. Para que você possa passar um tempo neles confortavelmente quando escurece na rua, mas não quer entrar na sala, eles deixam a luz entrar. Como organizar a iluminação da varanda em uma casa particular, uma foto e uma descrição do trabalho são fornecidas abaixo.
Para que serve a iluminação da varanda?
Uma varanda de rua é uma extensão adicional, que executa a função da entrada principal da casa. O design do tipo aberto é sempre complementado pela iluminação durante o desenvolvimento e a instalação do design em uma casa de campo.
A luz de fundo é necessária para os seguintes propósitos:
- cria boa visibilidade na varanda e garante a segurança do movimento nas escadas;
- torna-se um elemento da decoração de terraços de jardim;
- torna possível passar confortavelmente tempo na cabana;
- confere ao edifício uma aparência bonita e estética;
- serve como parte do sistema de segurança em torno do perímetro da casa e da área circundante.
Hoje, os fabricantes oferecem uma grande variedade de luzes e lâmpadas de rua de várias configurações e métodos de instalação. Dependendo da idéia do projeto, é possível escolher e combinar opções de pendurar, teto e parede. E você pode fazer a luz de fundo você mesmo.
Você sabe O artista Kevin Chempeni criou um lustre da popular geléia de “bebê” em forma de filhotes, que pesa cerca de 50 kg.
Regras de iluminação
A condução de luz em uma varanda aberta é um tipo de iluminação externa e é realizada de acordo com certas regras:
- A instalação das lâmpadas deve ser realizada em uma área segura para movimentação.
- Crie uma aparência elegante e estética na varanda, tenha um grau suficiente de brilho.
- O brilho deve ser confortável para a percepção dos olhos no nível ideal, para não causar irritação durante uma longa estadia ao lado dele.
- Um tipo de dispositivo de iluminação com alta classe de resistência à umidade e boa resistência a temperaturas extremas. Tais dispositivos reduzem o risco de um curto-circuito quando a água entra na estrutura e inflama, especialmente em varandas de madeira.
O espaço interior da estrutura é multifuncional, por isso é natural usar diferentes tipos de lâmpadas ao mesmo tempo. Tiras de LED, guirlandas e cabos coloridos de fibra óptica também oferecem originalidade especial. Com esta solução, é mais conveniente e funcional fazer versões portáteis de dispositivos de iluminação próximas a cadeiras de balanço e espreguiçadeiras, e não usar estacionárias.
Importante! A potência da lâmpada deve corresponder à área da varanda e ao número total de lâmpadas que estão instaladas nela.
Escolha dos equipamentos
Ao escolher produtos de iluminação para uma área aberta, deve-se prestar atenção à energia, espectro de radiação, vida útil mínima, custo e temperatura de cor. Além disso, os dispositivos devem ser fáceis de instalar e, se necessário, dar a oportunidade de realizar cabos.
É importante escolher o tipo certo de lâmpada. A fonte de luz neles é luminescente, halógena, com um filamento e LED. As lâmpadas halógenas brilham intensamente com um fluxo luminoso estável, são compactas, mas raramente são usadas na organização de terraços. As lâmpadas incandescentes típicas são baratas, facilmente combinadas com qualquer elemento do dispositivo de iluminação. Sua principal desvantagem é o forte aquecimento do balão durante o uso, fragilidade.
Você sabe As luzes LED geram pulsos de alta frequência que interferem e podem afetar a operação de aparelhos elétricos. Portanto, as televisões, rádios e outros equipamentos precisam estar localizados a uma distância de 40 cm deles.
Para áreas externas, são utilizados vários modelos de luminárias:
- Lustres - instalam com pouca frequência e apenas modelos de teto de tamanho pequeno, pois as versões suspensas limitam o movimento no espaço. O melhor lugar para ela está acima da porta da frente.
- Arandelas (montado na parede). Dispositivo de iluminação conveniente para iluminar a varanda. Eles estão localizados nas laterais da porta ou entre as aberturas das janelas. Os candelabros de fachada são geralmente feitos na forma de lanternas que olham organicamente nos suportes dos degraus.
- Faixa de LED. As lâmpadas LED são adequadas para qualquer área do terraço. O design permite montar luzes de teto ocultas e executar iluminação ao redor do perímetro das paredes de suporte de carga. O dispositivo flexível da lâmpada LED permite dobrar na direção certa, tomar qualquer forma. Assim, traz uma estética especial ao design do site.
Recentemente, a luz automática, criada usando sensores de movimento, ganhou grande popularidade. O sistema automático acende a luz de fundo quando uma pessoa passa pelo terraço ou um animal corre.
Como fazer a iluminação você mesmo
Para conduzir a luz no terraço da casa, você precisará de:
- ferramentas: martelo, furadeira elétrica, fita métrica, serra de furadeira, furadeiras (cortiça e pluma), alicates;
- marcar a localização dos equipamentos;
- brocas para dispositivos;
- faça um orifício no centro do soquete para a parte traseira do dispositivo de iluminação e estenda a fiação oculta à fonte de alimentação;
- no nicho realizado, primeiro fixe o bloco com os fios e a lâmpada e, em seguida, instale o gabinete;
- passe os fios pelo orifício do soquete e monte a caixa;
- instalar óculos de segurança;
- conecte à fonte de alimentação.
Existem várias maneiras de trazer luz ao terraço. O principal é decidir sobre o design e o tipo de acessórios para instalação.
Vídeo: Instalação de luzes LED para a nova varanda
Iluminação principal
A luz principal é projetada para criar aconchego. É melhor gerada por radiação dispersa suave com um fluxo confortável de luz para os olhos. Na maioria dos casos, esse espectro passa por uma região amarela quente.
O lustre é um "clássico" desse tipo de iluminação. Suas dimensões devem ser compactas, pois podem interferir no movimento. Na maioria das vezes eles são suspensos acima da entrada, mesa e acima da área de recreação. Holofotes - uma opção muito conveniente para áreas externas. As lâmpadas são selecionadas levando em consideração os requisitos técnicos e o design da forma arquitetônica.
Importante! Os dispositivos de iluminação com sensores de movimento consomem eletricidade de maneira extremamente econômica.
Itens adicionais
Se a área externa tiver uma estrutura complexa com luz insuficiente da fonte principal, ela será compensada pela instalação de elementos adicionais.
Estes incluem:
- luminárias de chão;
- guirlandas;
- arandelas de vários tipos;
- iluminação oculta (cabo ou fita LED);
- luz de fundo sem fio.
Você pode decorar o espaço com a ajuda de um arranjo de dispositivos em vários níveis, com abajures de uma escala de cores de tons diferentes. Essa abordagem de design criará uma luz agradável para os olhos, chata e expressiva.
Luz de fundo e luz decorativa
Com a ajuda do destaque, eles se concentram em determinadas áreas e as distinguem das demais no contexto geral do design. Por exemplo, canteiros de flores e decoração original. Deve haver uma iluminação obrigatória dos reservatórios localizados perto da varanda, para fins de segurança no território adjacente.
Você sabe As lâmpadas economizadoras de energia afetam a psique humana, reduzem o desempenho, aumentam a fadiga, alteram os biorritmos e os níveis hormonais. Portanto, é melhor equipar a luz de fundo com dispositivos LED.
A luz decorativa sempre torna o design de uma área externa único. Para fazer isso, defina guirlandas, tiras de LED e luzes coloridas. Fitas de LED decoram ou delineiam as bordas e formas de terraços e varandas, decoram os degraus da varanda e dos trilhos. Guirlandas são penduradas para decoração e como iluminação auxiliar.
Lanternas coloridas complementam organicamente vários estilos de locais.
Medidas de segurança
A instalação de dispositivos de iluminação em áreas abertas requer o cumprimento de certas medidas de segurança:
- os dispositivos devem ser instalados em locais inacessíveis para crianças e animais;
- a presença de proteção contra poeira, sujeira e umidade, para que não ocorra um curto-circuito;
- use apenas modelos de lâmpadas ambientalmente corretas e seguras.
Hoje, os equipamentos do tipo LED são considerados os mais seguros devido às suas características técnicas.
A varanda do país pode ser lindamente decorada com vários tipos de luminárias. Com a ajuda de lâmpadas, transforme visualmente o espaço, altere visualmente sua configuração. A composição final é criada pelo contraste de zonas iluminadas e imersas no crepúsculo de outras. Várias soluções extraordinárias e experiências ousadas ajudarão a distinguir uma área de lazer aberta de uma casa particular.