Criar uma varanda aberta ou fechada implica que você pode desfrutar de todas as comodidades, bem como dentro de casa, mas ao mesmo tempo estar ao ar livre. Tais extensões são de vários tipos e são chamadas de forma diferente - uma varanda, um pátio, um terraço, uma varanda. Mas os princípios de assentar o chão e os materiais usados para eles serão os mesmos. Leia mais sobre o que fazer um piso na varanda de uma casa particular, leia o material abaixo.
Requisitos de piso
Antes de tudo, preste atenção à pequena diferença na compreensão arquitetônica dos diferentes nomes da extensão do terraço da casa de campo:
- Varanda - É um alpendre com telhado, geralmente parcialmente cercado por pilares ou grades. Ela pode estar na rua em frente à casa ou cercá-la.
- Pátio coberto - Esta é uma área de relaxamento pavimentada, saindo de casa por portas francesas ou duplas e localizada ao lado do edifício. O pátio é geralmente coberto com um telhado que se funde com a estrutura principal.
- Pátio coberto - Uma excelente solução arquitetônica para uma área de recreação semi-aberta, que permite proteger os móveis de área externa da exposição à chuva e neve.
- Loggias, com base na arquitetura italiana, são corredores ou galerias que percorrem a casa e são suportados por colunas ou vigas.
O que quer que você chame de uma pequena extensão para uma cabana particular, ela é criada com o mesmo tipo de fundação que todo o edifício. Por esse motivo, é necessário cobrir a impermeabilização para criar uma barreira entre a umidade do solo e a sala. E para a varanda, que será usada no inverno, você precisará de isolamento do piso. Isso impedirá a saída de calor da sala para o chão.
Importante! Não é recomendável usar tecidos e tapetes para cobrir o chão. A cada hora, a pele humana perde 1,5 milhão de flocos de vários tamanhos: a maioria cai no chão e, em um ano, o tapete consegue coletar cerca de 1 kg de sujeira.
Além disso, o piso dos anexos deve ser considerado levando em consideração os seguintes pontos:
- Na maioria das vezes, esse é o primeiro cômodo pelo qual os visitantes passam, o que significa que o revestimento estará sujeito a mais poluição do que em outras partes da casa. Por conseguinte, deve ser fácil de lavar.
- O piso não deve absorver sujeira ou se deformar com a umidade.
- O revestimento deve ser resistente à abrasão mecânica.
- A resistência às mudanças de temperatura no verão e no inverno é necessária a partir do piso.
- Se o piso for atraente, a pessoa que entra na sala cria um clima agradável.
Na varanda
Devido ao fato de que o espaço interno deve ser usado em qualquer clima e em qualquer época do ano, então:
- as paredes devem ser fechadas e isoladas;
- janelas são de vidro;
- o chão está isolado.
A vidraça pode ser permanente ou temporária, projetada na forma de persianas ou tela de abertura. Mas o piso é imediatamente estacionário e isolado. É criado usando as mesmas tecnologias que o piso principal da casa.
No terraço ao ar livre
Se a varanda não possui uma fundação profunda de concreto, o piso deve suportar flutuações de temperatura, pois está em contato direto com o ambiente externo. Por esse motivo, isso deve ser feito com barreira de calor e vapor, que o protegerá em temperaturas e umidade extremas.
A escolha do material para o piso
O piso deve ser projetado em várias camadas. Uma base de asfalto ou concreto separa o solo das vigas do piso, que atuam como suporte de suporte junto com o piso de madeira. Eles vão distribuir a carga diretamente para a fundação do edifício.
Entre as vigas e o piso de madeira, deve haver isolamento, o que impedirá a saída de calor e umidade na sala. A camada isolante deve ser resistente a danos causados por roedores, insetos e umidade.
Quanto ao piso, ele pode ser feito de diferentes materiais:
- tábuas de madeira; tábuas OSB; contraplacado;
- placas de ladrilho, de cerâmica ou de outra decoração
- linóleo ou vinil;
- pedra natural;
- borracha;
- outros materiais.
O material para o piso superior deve ser cuidadosamente selecionado. Devido ao desgaste intenso, ele se deteriorará e deve ser fácil de substituir. Além disso, é desejável que o revestimento tenha propriedades de isolamento acústico.
Você sabe Madrepérola, diamantes e ônix preto estão embutidos nos azulejos mais caros do mundo. Custa cerca de US $ 1.000.000 por m.².
Árvore
Ao decidir que o piso será de madeira, vale a pena procurar opções modernas para esse design. Você pode comprar uma tábua de bordas de piso de madeira dura ou dura, laminada, bambu, cortiça.
O laminado é feito comprimindo várias camadas:
- estabilizante, que consiste em resinas e celulose;
- o transportador é de placas de fibra de vidro;
- decorativo - é formado pela aplicação de um revestimento de película protetora sobre as camadas restantes, que imitará a estrutura de madeira, pedra ou outro material.
Existem várias classes de laminado na rede de distribuição - de 21 a 34. Elas diferem na carga que podem suportar. O dia 31 é usado em salas com pouca carga, e o dia 34 é usado em restaurantes, clubes esportivos, ou seja, onde um grande fluxo de pessoas passa durante o dia.
- Entre as vantagens deste material:
- facilidade de instalação;
- falta de tratamento no chão após a cama;
- simplicidade em sair;
- incombustibilidade;
- resistência à abrasão.
Piso laminado É um revestimento econômico que suporta o desgaste. Para facilitar a instalação, seus lados são processados de forma a formar uma trava devido à entrada da saliência em uma placa na ranhura da outra. Ao comprar, preste atenção à resistência ao desgaste, garantia do vendedor e resistência à umidade.
Importante! As áreas em que as placas se conectam são desgastadas com o tempo e o revestimento pode precisar de reparos complexos.
As tábuas de chão são consideradas em duas versões:
- clássico
- maciço, que é o produto final para revestimento, como laminado.
Piso em madeira maciça um clássico. Tem excelente aparência e durabilidade. As pranchas modernas são equipadas, como um laminado, com uma trava de encaixe na ranhura.
Tamanhos típicos do produto:
largura | 90-100 mm |
comprimento | 300-1600 mm |
espessura | 18-22 mm |
Observe que a placa com arestas não possui uma trava de “lingueta e ranhura” e terá que ser processada após a instalação: lixada, tratada com manchas, envernizada ou pintada para protegê-la do contato com a umidade. Dependendo do tipo de madeira, algumas tábuas serão mais resistentes ao desgaste.
Portanto, quanto mais dura a madeira, menos ela será danificada por arranhões. A madeira decídua tende a inchar com a umidade, portanto não é recomendada para uso na varanda. Os preços para o conselho variam de acordo com o tipo de madeira.
Confira
- Vantagens de uma placa de madeira:
- respeito pelo meio ambiente;
- durabilidade - até 50 anos.
- Desvantagens:
- exposto à umidade;
- medo de mudanças de temperatura;
- deforma e diminui com o tempo;
- pode ser danificado por parasitas.
Conselho de engenharia - Este é um produto de duas ou três camadas, no qual as camadas são coladas. A madeira compensada está contida no interior e a superfície é coberta com folheado de madeira preciosa. Em suas propriedades, é semelhante ao parquet, mas, ao contrário, possui uma maior resistência ao desgaste.
E tem um sinal de menos - a placa não pode ser usada na varanda aberta devido ao fato de que a camada estabilizadora absorve ativamente a umidade e será deformada.
Placa do terraço (deck) foi especialmente projetado para uso em áreas externas. É feito de madeira-polímero composto (WPC).
- Tem:
- força;
- durabilidade;
- resistência à umidade, ultravioleta, fungos;
- bons dados externos.
A diferença entre esse tipo de revestimento e outros tipos é que sua superfície é equipada com ranhuras, nas quais a umidade pode escorrer do chão durante a chuva. Se você usá-lo ao ar livre, precisará de cuidados regulares para que o revestimento permaneça bonito. Você também precisa varrer o pó e lavá-lo periodicamente.
PVCou telha de vinil - Este é um revestimento artificial de piso feito de cloreto de polivinila (PVC). Feito na forma de tiras de até 1 m de comprimento e até 18 cm de largura.
O ladrilho também consiste em várias camadas, como um laminado:
- base;
- balanço;
- principal;
- decorativo;
- protetor (de um filme com proteção UV).
Você sabe Os pisos de madeira foram usados pela primeira vez em 1683 no Palácio de Versalhes. Somente as pessoas mais ricas podiam pagar por sua instalação, porque os pisos eram feitos à mão e eram muito caros.
Este é um material universal para qualquer tipo de quarto, incluindo uma varanda, um banheiro, um banheiro, ou seja, locais em constante contato com a umidade. Ele tem muitas vantagens.
- Entre eles estão:
- inércia à umidade;
- resistência à sujeira;
- não exposto a fungos, mofo, roedores, insetos;
- alta resistência ao desgaste;
- a capacidade de usar em qualquer tipo de piso;
- variedade de tons.
Pavimentos em cortiça - Esta é uma das opções de revestimento mais caras. É criado a partir da casca de uma madeira de balsa colada com resinas. Utilizado para cobrir pisos, paredes e outras superfícies. Pode ser vendido em rolos ou como material de ladrilhos.
- Além do custo, deve-se notar que esse piso:
- é rapidamente desgastado;
- as manchas são difíceis de remover;
- suscetível a mudanças de temperatura e inchará da umidade;
- não é resistente a danos mecânicos.
Entre suas vantagens - bom isolamento acústico e condutividade térmica.
Chão de bambu muito comum na China. São placas feitas de hastes de bambu. Ao contrário da madeira, eles são resistentes à umidade. O revestimento de bambu é mais macio que as madeiras tradicionais e possui propriedades de isolamento acústico.
Tile
Os azulejos estão disponíveis em vários tamanhos, formas, cores e materiais. Proporciona uma aparência atraente ao revestimento por longos períodos de tempo. Este tipo de material de decoração vem da época do Egito antigo.
Existem tais peças:
- clinquer;
- borracha;
- cerâmica;
- grés porcelanato;
- terracota.
Os mais comuns são os azulejos de cerâmica e porcelana.
Eles diferem no grau de absorção de água. A cerâmica é mais adequada para ambientes com alta umidade e o grés porcelanato é adequado para uso ao ar livre. O material é queimado em alta temperatura, a partir do qual se torna resistente a quaisquer influências externas.
Você sabe Os construtores romanos misturavam cal, água e cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio e chamavam sua pozzolana de concreto. Existia em 4 espécies — vermelho, cinza, branco e preto.
- Entre as vantagens dos azulejos:
- abrasão mínima;
- resistência a altas temperaturas;
- durabilidade;
- resistência à umidade.
Ladrilhos de clínquer também são chamados de pedras de pavimentação. É usado para terraços e caminhos de jardim. Também é resistente a fatores adversos. Coloque-o em uma mesa de concreto.
Betão
Um piso de concreto moderno não é apenas uma cor cinza clássica, mas também a capacidade de cobri-lo com tinta ou verniz, projetados para esse trabalho. O revestimento permanecerá igualmente resistente ao desgaste, mas será mais brilhante. Você também pode adicionar lascas de mármore para obter uma aparência mais decorativa.
Algumas fontes sugerem a realização de um trabalho como o polimento do concreto para dar um efeito decorativo. Passe-o com equipamento especial usando abrasivos. O resultado é uma superfície de concreto com o grau desejado de brilho e suavidade.
Você pode polir o concreto com métodos úmidos ou secos. Cada um deles tem suas próprias vantagens. Mas o polimento a seco é usado com muito mais frequência devido à velocidade e conveniência. No polimento úmido, a água é usada para resfriar abrasivos de diamante e reduzir a poeira de moagem.
Piso a granel
Os revestimentos de polímero se tornaram os mais confiáveis e testados pelo tempo, projetados para proteger o piso ao ar livre ou onde há tráfego intenso. Vários tipos de revestimento são feitos.
Eles diferem entre si em composição e propriedades protetoras. Um revestimento semelhante é aplicado sobre a camada de base, por exemplo concreto. A composição da solução é um aglutinante e material de enchimento resinoso. Eles são conectados e aplicados à superfície com uma espátula.
Para um gazebo ou varanda pode ser adequado:
- Cimento polímero. Oferece excelente resistência - térmica, umidade e produto químico. Mas esse revestimento não é decorativo o suficiente.
- Piso em polímero. Pode ser representado por epóxis e resinas poliaspárticas. Uma mistura à base de epóxi é um revestimento flexível que é misturado com pigmento e aplicado ao concreto. E a segunda opção é usada onde há problemas com a umidade. Este tipo de revestimento é caracterizado pela resistência ao desgaste, resistência ao estresse mecânico e exposição a compostos químicos agressivos.
Revestimento de linóleo
O linóleo é um revestimento de piso em chapa. Foi patenteado em 1863 e desde então sofreu várias alterações. A atratividade deste material reside em sua resistência à água, resistência ao rasgo e danos mecânicos. Ele vem na forma de folhas e azulejos colados.
Feito de materiais renováveis naturais, incluindo:
- óleo de linhaça;
- cortiça em pó (que confere elasticidade ao material);
- resinas de pinheiro;
- farinha de madeira.
Em alguns tipos de linóleo, o pó de calcário está presente para dureza e durabilidade. As tintas pigmentadas dão cor e criam padrões. Alguns fabricantes aplicam uma camada de revestimento protetor sobre ele, o que ajuda a proteger o piso contra arranhões e exposição à luz solar.
Importante! Ao trabalhar na colocação de pisos, certifique-se de usar luvas, pois algumas soluções, incluindo concreto, podem causar irritação na pele.
Sem esse revestimento, o piso deve ser limpo e encerado a cada dois ou três anos para manter o brilho. As folhas de linóleo são frequentemente confundidas com o piso de vinil. No entanto, é muito mais resistente que o vinil, o que dificulta a instalação e torna os revestimentos de vinil mais atraentes.
- Os benefícios do linóleo:
- longevidade, com garantia de até 25 anos. Com os devidos cuidados, pode durar 40 anos ou mais;
- É fabricado com materiais renováveis, biodegradáveis e não poluem o meio ambiente;
- não emite fumaça prejudicial;
- mantém uma aparência atraente, porque os pigmentos estão localizados em toda a espessura do material, e não apenas na superfície, como nos revestimentos de vinil e laminado. Isso ajuda a esconder arranhões e amassados;
- não requer cuidados especiais, apenas varredura periódica e limpeza úmida.
- Desvantagens:
- pode ser mimado por saltos altos e pernas de móveis. Objetos pontiagudos deixam cortes nele;
- pode ficar mais escuro ou amarelado quando exposto à luz solar;
- suscetível à umidade (condensação) sob o revestimento. Não recomendado para instalação em ambientes com alta umidade e ao ar livre;
- está escorregadio depois da chuva.
Cerâmica
Telha cerâmica pode ser usado para terminar o chão no mirante ou na varanda. É feito de barro queimado.Parece granito e, portanto, algumas empresas usam esses termos de forma intercambiável, mas na realidade eles são diferentes.
A telha cerâmica não é tão densa e possui uma taxa de absorção mais alta, o que significa que não é protegida do congelamento e é mais facilmente danificada que o granito. Apesar disso, esse ladrilho é um tipo muito popular de revestimento para pisos, bancadas e paredes.
É coberto com um revestimento especial que a protege e sela, o que protege a superfície da absorção de várias substâncias e aumenta a durabilidade do revestimento. O esmalte também confere à superfície uma sombra ou padrão.
Porcelain Tiles - Este é um tipo de ladrilho, caracterizado por maior resistência, dureza e resistência à água do que a cerâmica convencional. Este efeito é conseguido queimando argila com substâncias adicionais que lhe conferem dureza.
- Vantagens do grés porcelânico:
- Pode imitar de maneira muito convincente todos os tipos de revestimentos tradicionais, como mármore, granito, madeira ou até aço, bambu ou cortiça.
- Longevidade. É resistente à maioria das cargas de choque.
- Resistência a líquidos devido à alta resistência. Por conseguinte, é resistente a manchas.
- Resistência ao fogo. Não queima sob nenhuma condição normal.
- Manutenção. Se um pedaço de ladrilho se quebrar, é fácil removê-lo e substituí-lo.
As desvantagens dos grés porcelanato são as mesmas das telhas comuns. Entre eles estão pesados e altos preços. Também é importante que não haja marcação unificada nos grés porcelanato, o que pode complicar a compra.
Pedra natural
O termo "pedra natural" refere-se a vários minerais de origem montanhosa. Materiais para pisos: ardósia, mármore, calcário, travertino, granito e arenito, cada um com propriedades diferentes. Ao comprar ladrilhos de pedra, é importante considerar essas propriedades.
Os parâmetros pelos quais você precisa avaliar o material:
- Classificação de aquisição. Quanto mais absorvente, mais suscetível a manchar a pedra será. Por conseguinte, esse material é suscetível a rachaduras quando ocorre geada. O granito é mais resistente à umidade, mas o arenito é o mínimo.
- Grau. O primeiro são materiais homogêneos de alta qualidade. O segundo consiste em materiais lado a lado com pequenos defeitos, como lascas, arranhões ou superfícies irregulares. O terceiro apresenta sérias falhas no tamanho e formato da superfície.
- Coeficiente de atrito - Mostra o quão escorregadio o ladrilho ficará. Quanto maior essa proporção, maior a aderência. Para a varanda, o valor mínimo deste indicador é 0,6.
Piso de pedra natural é ótimo para uso ao ar livre. Eles parecem bons e são extremamente duráveis.
Importante! Deve-se lembrar que, com exceção do granito, as pedras restantes são porosas e, de uma maneira ou de outra, requerem tratamento periódico com um selante para manter sua aparência.
Piso em borracha
Os pisos de borracha podem ser feitos de madeira de borracha natural ou de materiais sintéticos reciclados de pneus de carros. Eles são apresentados em uma variedade de opções de diferentes fabricantes. Há azulejos e chapas de diferentes tamanhos e cores.
A borracha é extremamente resistente ao deslizamento, por isso é ideal para academias de ginástica e para a criação de revestimentos externos.
- Vantagens do piso de borracha:
- durabilidade
- resistência a qualquer derrapagem;
- resistência à água.
Regras de instalação DIY para pisos
Antes de colocar o chão na varanda, você precisa cuidar da impermeabilização. Sua tarefa é deixar a umidade sair e não permitir que ela penetre de volta. O piso deve ser colocado em cima. Eles são diferentes, portanto, as regras para sua instalação também serão diferentes.
Você sabe A palavra "varanda" vem da Índia e significa "um lugar que leva para fora".
No entanto, existem vários pontos em comum:
- Verifique o nivelamento do subsolo e repare rachaduras ou inchaços.
- Antes de iniciar o trabalho, leia atentamente as instruções de instalação. Deve estar na embalagem do material adquirido.
- Lembre-se de que certos tipos de revestimentos têm a propriedade de encolher e expandir, o que significa que eles não devem ser montados perto da parede.
- A superfície sobre a qual o revestimento é aplicado deve ser limpa com uma solução de lavagem e deixar secar bem.
- Se o uso do material envolver a aplicação na superfície do primer ou solução adicional, essa etapa deverá ser executada. A função de tais soluções é a vedação da superfície.
- Coloque o revestimento de acordo com as instruções e mantenha com precisão o tempo alocado para a secagem das camadas.
Características de acabamento do piso da varanda e terraço
Ao escolher um revestimento de piso para uma varanda, vários fatores devem ser considerados. Deve ser forte o suficiente para suportar o clima severo do lado de fora. No verão, os raios ultravioletas do sol caem no chão da varanda o dia todo, e os meses de inverno trazem geada com neve e gelo.
O revestimento requer resistência a todas essas manifestações climáticas. O piso deve ser facilmente limpo de qualquer influência externa. Para revestimentos de filme ou azulejo, basta varrer e lavá-los periodicamente.
Você sabe Como elemento do estilo arquitetônico, a varanda começou a se espalhar na década de 1850 em edifícios coloniais. O termo significava uma longa galeria coberta que corria ao longo de uma das paredes de um prédio residencial, incluía uma varanda e destinava-se a receber visitantes ao ar livre.
Como cobrir um piso de madeira
Se já houver um piso de madeira no gazebo ou no terraço, para protegê-lo das intempéries, é necessário cobri-lo com tinta ou verniz. Observe que a variedade de tintas modernas é bastante ampla. Assim, por exemplo, o epóxi é feito com base em resina. Após a aplicação, não seca, mas polimeriza, ou seja, endurece. O revestimento se transforma em um filme que sela o material de origem.
Para evitar que as manchas apareçam através do revestimento, o piso é primeiro limpo e as manchas removidas com ácidos. Em uma superfície limpa, lavada e seca, a tinta é aplicada em 2 camadas. O tempo de secagem de cada um é de 12 a 24 horas. O resultado é um revestimento resistente à abrasão e à umidade.
Borracha ou tinta de borracha também forma uma proteção. Espessura da camada - 20 mm. O piso resultante é durável, resistente a quaisquer influências e muito estético. Além disso, a tinta de borracha fornece isolamento contra ruídos e pode durar até 10 anos.
Preste atenção quando você não puder trabalhar com tintas:
- a temperaturas abaixo de + 5 ° C, acima de + 35 ° C e umidade relativa acima de 70%;
- se houver geada dentro de 2 dias antes do trabalho ou se for esperado nos próximos 2 dias.
O verniz é aplicado de acordo com as mesmas regras da tinta. Mas há uma diferença - por causa da transparência, você não pode aplicá-lo em uma superfície não purificada ou deformada: ele mostrará todas as suas falhas.
Qualquer que seja a opção de revestimento escolhida, lembre-se de que ao mesmo tempo você precisa comprar todos os materiais relacionados: soluções adesivas, primers, etc. Certifique-se de seguir as instruções para o material fornecido pelo fabricante. Mesmo materiais semelhantes, mas produzidos por empresas diferentes, podem ter diferenças no tempo de secagem e nos recursos da aplicação.