Uma tendência ascendente nos preços da cebola tem sido observada nos mercados ucranianos desde os primeiros dias de abril.
Agora, o preço das cebolas é 6 vezes maior que na mesma data de 2018. Após o próximo salto nos preços, as cebolas de alta qualidade nos mercados ucranianos oferecem 22-25 UAH / kg (US $ 0,82-0,94 / kg), que é 26 % mais caro do que nos últimos dias da semana passada.
Os preços da cebola estão subindo, principalmente devido a um declínio acentuado nas importações, que a Ucrânia tentou salvar a situação causada pela falta de vegetais locais. Os principais fornecedores de cebola para os mercados ucranianos nesta temporada são Uzbequistão, Azerbaijão e Cazaquistão. Mas mesmo esses países quase esgotaram os estoques de cebolas de qualidade em seus estoques. Os países vizinhos que poderiam corrigir a situação com suprimentos de cebola têm preços bastante altos devido ao baixo rendimento de cebola em 2018.Muitos especialistas e produtores fizeram previsões sobre a situação atual no mercado de cebola da Ucrânia. A produção de cebola em 2018 diminuiu não apenas na Ucrânia, mas também em vários países europeus devido à quebra de safra. Nesta temporada, os principais fornecedores de vegetais para as prateleiras da Ucrânia são os países da CEI oriental.
Mas eles estão gradualmente vendendo todas as suas ações. A única maneira de estabilizar os preços da cebola é através das entregas por atacado do vegetal de colheita de 2019 do Egito, Tajiquistão e Azerbaijão. Agora, a nova safra é vendida no Tajiquistão a um preço de atacado de US $ 0,16-0,19 / kg, diz o porta-voz da EastFruit Alexander Khorev.