Um moinho decorativo é capaz de fazer um enredo pessoal elegante e único. Tendo se tornado a figura central do projeto paisagístico, ela trará o espírito indescritível do país à composição do jardim. Neste artigo, você aprenderá como fazer esse elemento de decoração com suas próprias mãos e quais materiais são melhores para usar, bem como como aplicar uma construção de moinho com uma cachoeira no design do site.
Vantagens e desvantagens de um moinho decorativo
O moinho como elemento de decoração é capaz de transmitir a atmosfera individual do estilo renascentista, popular nas tradições dos povos ocidentais, e também adicionar cor rústica ao seu site. O moinho antigo é um objeto grande que atrai a atenção, independentemente de detalhes adicionais.
Sua vantagem mais importante é a incomum, pois poucas pessoas no jardim verão esse detalhe. Este design e textura conferem ao jardim uma certa autenticidade e pacificação. Complementa perfeitamente os reservatórios. Além disso, o moinho pode ser usado como um pequeno armazém para ferramentas de jardim.
A única desvantagem pode ser o cuidado. Se sua estrutura é de madeira, ela deve ser cuidadosamente cuidada. A árvore pode deteriorar-se devido às condições climáticas, mesmo que seja envernizada, pode rachar com o tempo. O material pode apodrecer devido à umidade, além de ser danificado por besouros. Trate o moinho com soluções especiais e monitore sua condição.
Você sabe Os primeiros moinhos inventados pelos persas apareceram na Holanda por volta de 890 e todos eram água. A estrutura eólica foi construída em 1180.
Onde melhor colocar e o que combinar
Os moinhos de jardim vêm em vários tamanhos. Um objeto desse tipo pode ser colocado, saindo ligeiramente da cerca alta, o que criará o efeito de uma fortaleza. Se o seu jardim tiver um pequeno lago ou lago, a construção do moinho complementará perfeitamente essa composição. Tente não sobrecarregá-lo com elementos grandes.
Um moinho revestido de pedra ficará ótimo, além de que esses projetos podem ser complementados com carros antigos de jardim, bancos sofisticados, mini-pontes sobre o lago ou luzes altas. Figuras de animais de barro também podem ser usadas harmoniosamente para complementar a composição geral.
Ninhos artificiais com filhotes, cegonhas com pernas longas, garças são perfeitas. Os pequenos gnomos localizados na estrutura ou que acompanham o caminho de pedra até ela poderão ser transferidos para a atmosfera de uma floresta fabulosa e também iluminar esse complexo.
No próprio moinho ou nas proximidades, você pode colocar recipientes de madeira para plantar pequenas flores de cores vivas. Assim, você pode obter contraste, especialmente se o design for de cor chocolate escuro. Tons como fúcsia, branco, amarelo são perfeitos, você pode até combinar várias cores.
Como fazer uma fábrica de bricolage
Graças à enorme quantidade de informações, os residentes modernos do verão começaram a aplicar idéias originais para projetar suas hortas. Como resultado, moinhos decorativos começaram a aparecer em cabanas de verão.
Cópias prontas são vendidas em centros de jardinagem, mas seu preço é bastante alto. Quase todo mundo que tem habilidades básicas de construção e carpintaria, e também está cheio de idéias interessantes, pode criar essas criações.
Importante! Independentemente do tamanho da estrutura, um grande peso exerce pressão nas seções de conexão. Em locais onde as lâminas e o teto estão presos, a estrutura deve ser reforçada para evitar danos.
Não existem muitas variedades dessas estruturas de jardim:
- madeira;
- pedra;
- com uma cachoeira.
Seus tamanhos podem variar de 0,5 a 1,5 m. Tudo depende se é apenas um elemento de design ou se deve ser usado para fins comerciais.
Os casos de uso podem ser os seguintes:
- Esconder-se no perímetro do local das torneiras para irrigação, tubulações e outros objetos desagradáveis;
- como um jardim de flores;
- como um chuveiro rural ou um banheiro;
- destacar a área de recreação infantil;
- para preservar ferramentas de jardim.
Muitas vezes, o moinho é erguido na forma de um trapézio. Lâminas rotativas são montadas na fachada do edifício. A construção consiste em uma fundação confiável, um corpo forte, teto e lâminas.
Fazendo um moinho de pedra
Um moinho de vento de pedra durará muito mais tempo que seu equivalente de madeira. E não requer cuidados especiais e caros. É construído a partir dos materiais que restaram após a construção da casa de campo (tijolo, argamassa de cimento e areia, pedra decorativa, trilho e viga para a fabricação de lâminas).
Para a variedade de pedras, você precisará de materiais:
- tijolo;
- areia, cimento;
- pedra para decoração;
- ripas para lâminas e grampos de cabelo;
- material de cobertura;
- pregos, porcas, parafusos;
- madeira compensada;
- madeira;
- cola resistente à umidade.
As ferramentas são padrão para qualquer tipo de construção, apenas um misturador e uma caçamba para misturar cimento ainda são necessários. Para decoração em pedra natural, aplicada sobre uma cola resistente à umidade. Nas proximidades, todos os tipos de plantas ficarão lindas.
O processo de construção de um moinho de pedra decorativa consiste em várias etapas principais:
- Colocação de fundações. Para esta espécie, é necessário, porque a estrutura, embora tenha uma função decorativa, é, no entanto, capital e completa. Cavar um poço com cerca de 50 cm de profundidade, largura e comprimento, colocar reforço e despejar argamassa. Em seguida, é necessário suspender a construção adicional até a fundação secar completamente.
- Montagem direta de uma base de moinho. Usado para este tijolo e argamassa. É imperativo verificar se a estrutura está nivelada com a ajuda de um nível de construção. A forma do moinho será trapezoidal. Você não deve esquecer o suporte, onde o pino da lâmina será posteriormente inserido. Ele precisa ser soldado na placa, com a qual será mais fácil fixá-la na parede.
- A construção da hélice e as asas do moinho. Para construir esses elementos, é necessário cortar um círculo a partir de uma folha de compensado, no meio do qual um furo para o prisioneiro deve ser perfurado. Além disso, as asas do moinho são feitas das ripas, nas extremidades das quais as lâminas são pregadas pela viga. Trate os elementos de madeira com impregnação e tinta.
- O telhado pode ser feito de madeira compensada ou ferro.. Vai parecer organicamente empena. Coloque o ladrilho por cima.
- De frente para o edifício com pedra decorativa ou azulejo. Eles colocam esse ladrilho em um adesivo à prova d'água especial, aplicado em uma camada espessa para evitar a formação de vazios sob o material de revestimento. Lembre-se de prender as lâminas no gancho de cabelo.
- Decoração do local perto do moinho de vento. Quanto mais bonita a vegetação plantada ao redor do moinho, melhor ela se encaixará na paisagem circundante. Além disso, a iluminação especial realizada no moinho pode parecer incomum; quando a escuridão cair, as janelas brilharão.
Fazendo um moinho de madeira
Antes de construir um moinho de madeira, deve-se considerar o seguinte:
- Para a construção da estrutura, é melhor usar um pinheiro.
- Um desenho preliminar ajudará, é conveniente observar as etapas de construção concluídas nele.
- É necessário tratar todos os elementos com impregnação resistente à umidade especial.
- Um moinho de vento é instalado em pavimentos de pedra, porque seu fundo pode começar a apodrecer com o tempo.
O conjunto de ferramentas necessário é padrão para a construção de estruturas de madeira:
Confira
- serra;
- moedor;
- gancho de cabelo;
- broca;
- chave de fenda;
- roleta.
Os seguintes materiais são necessários:
- madeira compensada;
- madeira;
- Reiki
- cantos de madeira;
- materiais de revestimento;
- conjunto de parafusos, porcas, parafusos.
Depois de preparar todos os materiais e ferramentas para o trabalho, você pode começar a defender o caso. Serra 2 bases de diâmetros diferentes de uma folha de madeira compensada. Prenda as ripas com os parafusos nos cantos da base maior e mais baixa. Embale a armação com material preparado para isso.
Para construir um telhado, são cortados 2 triângulos de uma folha de madeira compensada, para que se ajustem ao tamanho da estrutura do moinho. Em seguida, conecte os triângulos com trilhos uns aos outros para obter um telhado. Anexe-o ao corpo do moinho. Faça um furo na frente do telhado, para que posteriormente uma hélice montada com pás possa ser montada nela. No lado, o teto também é revestido de forma independente.
Você sabe Em 2019, uma escultura de baleia de plástico reciclado foi criada nos Estados Unidos. O material para criação foram garrafas plásticas, brinquedos, embalagens e outros tipos de lixo, o comprimento do produto foi de 25 m e a altura de 4 m.
Para a construção das lâminas, duas ripas são dobradas com uma cruz, conectadas e um furo é perfurado na interseção com uma broca, um pino é inserido nela e fixo. Em seguida, você precisa pregar o material preparado para as lâminas nos trilhos.
Insira a hélice resultante no orifício preparado para isso no teto e conserte-o. As juntas nas nervuras devem ser fechadas com cantos especiais. Após a construção, o edifício pode ser pintado, envernizado. Para que pareça harmoniosamente no site, você pode plantar flores e arbustos ao redor.
Vídeo: fazendo um moinho de madeira
Moinho com uma cachoeira
Anteriormente, os moinhos eram usados para moer grãos em farinha. Para fazer isso, o grão foi levantado no moinho e, através da vala, entrou em um compartimento especial - uma pedra de moinho. Se o moinho é água, então a água que sai do lago gira a roda e as pedras começaram a moer o grão. Para moinhos de vento e moinhos de água, a energia da natureza é usada, apenas no primeiro caso é vento e no segundo é água.
Os moinhos decorativos não têm essa tarefa. Eles desempenham apenas função estética. É lógico que para esta variedade na trama você precisa de água corrente, mas como na melhor das hipóteses existe um reservatório fechado no território do jardim do país, uma bomba pode ser resgatada. Com ele, a água fluirá para a roda e ela girará.
Importante! Se a construção for grande, a fundação deve ser erguida primeiro. Deve ser forte e estável.
Um moinho de água sempre consiste nos seguintes elementos:
- uma casa decorativa ou apenas uma moldura que apoiará a roda;
- roda com pás;
- calha;
- eixo para rotação da roda.
Você precisará de um certo conjunto de materiais:
- madeira compensada;
- viga de madeira;
- vareta;
- material para a calha (corte do tubo, ladrilho);
- um conjunto de parafusos, pregos, porcas, cavilhas de tamanhos diferentes;
- verniz ou tinta;
- impregnação.
Antes de começar a construção, você deve cuidar do sistema de abastecimento de água. Se houver um reservatório no local, você deverá escolher um local próximo à costa. Se o arranjo do reservatório artificial é apenas planejado, é necessário pensar em um local para ele e para a futura usina.
Para iniciar o moinho em operação, é necessário fornecer um fluxo constante de água ou construir uma visão que funcione apenas durante as chuvas.
Existem várias maneiras de inflar água:
- Coloque a estrutura sob a calha da chuva.
- Devido ao relevo do local, você pode construir um moinho, cuja água será fornecida a partir do ponto mais alto do local.
- Em um jardim plano, a água pode ser bombeada.
- Se houver um corpo de água com água corrente, a roda do moinho se moverá devido ao fluxo.
Os estágios da criação são os seguintes:
- Criar um desenho o ajudará a calcular as dimensões de todas as peças.
- Fazer rodas de madeira compensada ou outros meios improvisados. As lâminas são construídas a partir de uma viga de madeira. A roda do moinho consiste em dois círculos idênticos, interconectados por lâminas, que estão localizadas a uma distância igual uma da outra, e também é necessário fazer um furo no centro do eixo para que a roda gire.
- A construção de uma casa em miniatura decorativa. Recomenda-se usá-lo como uma sala para armazenar ferramentas de jardim. A base de uma casa dessas pode ser derramada com argamassa e, em seguida, erguer uma moldura de ripas de madeira, embainhar as paredes com tábuas. O telhado pode ser colocado com telhas colocadas em madeira compensada.
- Como o moinho de água constantemente envolve contato com a água, portanto, é necessário tratar todos os seus elementos com um revestimento protetor, o tratamento deve ser repetido uma vez a cada vários anos.
- Na parede da casa, você precisa fazer o furo necessário para fixar a roda, fixar a roda no eixo. Posicione a estrutura na margem da lagoa, enquanto a roda do moinho deve cair sob o fluxo de água. Agora, através da sarjeta, a água é fornecida às lâminas do moinho.
- Você pode plantar plantas higrófilas perto de um lago, traçar caminhos de pedra e colocar espreguiçadeiras nas proximidades.
Vídeo: fazendo um moinho de água
Resta instalar o moinho no local escolhido e decorá-lo como desejado: abra-o com verniz ou tinja-o com tinta. Ao lado de um prédio assim, todos os verdes e flores parecem benéficos. Decorar esse tipo de moinho é, na maioria das vezes, decorar a própria casa, aqui você pode mostrar toda a sua imaginação.
Além disso, plantas e pedras naturais servirão como elementos decorativos. Diretamente, um reservatório também pode servir como objeto de decoração: vários tipos de vegetação aquática, pontes de madeira, caminhos de pedra, várias figuras.
Assim, os moinhos decorativos podem ser uma ótima decisão de design em seu site. Ao escolher os materiais dos quais esse elemento é feito, você pode dar preferência a pedra ou madeira, além de instalar a estrutura junto com uma cascata. Entre as principais vantagens, destaca-se a aparência atraente. Com uma figura tão central, seu jardim não ficará sem atenção.