A arte de cultivar árvores em miniatura em casa também é chamada de bonsai. (a palavra significa literalmente "cultivada em uma bandeja"). O plantio de plantas em vasos e a criação de cópias em miniatura de árvores começaram na China antiga no século VIII. Hoje, há um grande número de áreas desse tipo de arte, uma das quais é o cultivo de pinheiro japonês em casa.
Descrição da árvore botânica
Muitas vezes, as árvores de bonsai decorativas são plantadas como bonsai em casa, a saber, o pinheiro japonês. Existem 4 variedades principais dele que são usadas nesta arte: preto, montanha, comum e branco. A altura de uma árvore adulta pode variar de 5 a 100 cm. O cultivo de espécimes minúsculos com até 10 cm de altura é considerado o mais alto grau de domínio da arte do bonsai, uma vez que essas plantas têm galhos bastante frágeis e uma coroa.
O pinheiro japonês (Pinus thunbergii) é em forma de cone, bem como um tronco alto com uma casca lisa de cor vermelho-marrom. As agulhas da planta são escuras, com um tom prateado, têm a forma de um arco. As agulhas estão localizadas no galho em pares.
Na natureza, a árvore é encontrada principalmente no Japão, menos comumente em outros países asiáticos. Mas, como bonsai, esse tipo de pinheiro se espalhou por todo o mundo, porque tolera condições adversas e cuidados mínimos.
Importante! Se um fio é usado para moldar um bonsai, ele deve ser removido todos os anos; caso contrário, ele crescerá até a casca e danificará a planta.
A copa da árvore é bastante ampla e se presta bem ao corte encaracolado. O pinheiro japonês também possui um tronco forte e uma parte inferior maciça, o que permite à planta ganhar uma boa posição no solo.
Os jardineiros preferem cultivar essa árvore como um bonsai, porque os galhos se encaixam perfeitamente na composição geral, olhando através das agulhas grossas.
Devido ao fato de o pinheiro japonês ser considerado sempre-verde despretensioso, pode ser plantado com igual sucesso, tanto em áreas bem iluminadas quanto na sombra. Esta planta é especialmente usada no paisagismo como decoração de jardins de pedra, muito populares na cultura japonesa.
Onde posso obter sementes
Você pode obter as sementes de pinheiro japonês durante uma caminhada no jardim botânico ou em locais onde a árvore cresce naturalmente. Mas sua capacidade de germinação pode ser extremamente baixa. Além disso, existe o risco de que a árvore seja infectada com um determinado vírus e o material de plantio também seja infectado.
Para comprar sementes de qualidade, você deve procurar pontos de venda especializados: barracas (apenas com licença), shopping centers, lojas on-line.
Plantio de sementes
Ao plantar sementes de pinheiro japonês, familiarize-se com as regras da tecnologia agrícola que se aplicam especificamente a esse tipo de planta. Isso ocorre devido a diferenças no método de semeadura, dependendo do tipo de revestimento e do peso do material de plantio. A observação exata de todos os requisitos de plantio ajudará a obter uma muda saudável.
O que você precisa para pousar
Para que as sementes não morram nas primeiras semanas após o plantio, você precisa escolher os materiais certos e todas as ferramentas disponíveis para realizar esse processo.
Confira
Os principais incluem:
- Líquido de Bordeaux;
- container
- solo fertilizado;
- drenagem (pedra britada, tijolo, cascalho);
- areia;
- turfa;
- prensa (madeira suficiente);
- filme ou agrofibra.
Antes do plantio, é importante processar as sementes para aumentar sua germinação e impedir o desenvolvimento de doenças. Para fazer isso, você deve primeiro colocar o material de plantio por 3-4 dias na água, quebrando levemente o revestimento duro das sementes. Depois disso, as sementes são removidas, secas e processadas com o fluido Bordeaux.
Para isso, cal (150 g por 1 litro de água) e sulfato de cobre (100 g por 1 litro de água) devem ser dissolvidos em água quente em diferentes vasos. Em seguida, os componentes são misturados e a água fria é adicionada até o volume total de líquido ser de 5 litros. Esta solução pode ser usada para tratar não apenas sementes, mas também o solo em que serão plantadas.
Você sabe Os bonsais, como um movimento artístico separado, surgiram 1300 anos atrás na China antiga.
Outro método de tratamento também pode ser usado para esterilizar o solo. Consiste em congelar o solo em profundidade total e é usado em novembro ou no início de dezembro. O solo que será usado no plantio das sementes é despejado em um saco e deixado na rua ou na varanda até a primeira geada. Depois disso, o solo é trazido para uma sala quente para que derreta.
Para acelerar esse processo, você pode derramar com água derretida se a neve já tiver caído. Depois disso, a bolsa é novamente descartada por cerca de uma semana. É desejável que a temperatura na rua esteja na faixa de -15 a 20 ° C.
Você pode repetir o procedimento 2-3 vezes para obter o congelamento completo de ervas daninhas e microorganismos nocivos.
Processo de pouso
Plantar sementes é melhor no final da temporada de verão ou já no outono. Como recipientes, recomenda-se o uso de vasos de turfa especiais nos quais uma mistura de turfa e areia é pré-cheia. Eles podem ter qualquer forma e cor, embora recomendem a escolha de tons neutros para não desviar a atenção do próprio bonsai.
Além disso, para uma única árvore em miniatura, um vaso redondo ou quadrado é escolhido com mais frequência e, para composições em cascata, um design retangular estreito. Às vezes, para o plantio de pinheiro japonês, é usada areia grossa especial ou terra comum para cactos.
Ao plantar sementes, você deve aderir ao seguinte algoritmo de ações:
- Misture a turfa com areia nas proporções 1: 1. Despeje em um recipiente para plantar. Vale lembrar que você não pode encher a mistura até as bordas da panela: é preciso deixar cerca de 3 centímetros de indentação.
- Em seguida, despeje um relvado especialmente preparado para plantas coníferas com uma camada de 1 cm de espessura. Para as coníferas, a proporção entre terra e areia é 6: 4. O solo encharcado precisa ser digitado no prado, removendo cerca de 20 cm da camada superior. Esse substrato será muito fértil e aumentará as chances de rápido desenvolvimento da planta.
- Coloque as sementes e polvilhe-as com areia (camada de 0,5 cm).
- Pressione a areia com uma prensa de madeira, despeje e cubra com um filme. Isso cria o efeito do cultivo de plantas em condições de estufa, e a probabilidade de crescimento de sementes aumenta tanto quanto possível.
- Este projeto deve ser colocado em uma sala com temperatura não superior a + 15 ° C.
- De tempos em tempos é necessário remover o filme e verificar se o solo está seco. Se você precisar adicionar um pouco de água, limite-se a 80 ml por vez.
- Em alguns meses, os primeiros brotos devem aparecer. Assim que isso aconteceu, o filme precisa ser removido e o próprio recipiente deve ser colocado em um local bem iluminado, para que as mudas fiquem expostas à luz solar durante a maior parte do dia.
- O tronco da planta pode começar a se formar após seis meses. Quando a altura atingir 10 cm, você pode transplantar em outro vaso. É extremamente importante remover cerca de 2/3 da raiz principal.
Cuidados com o pinheiro durante o crescimento
Para que a planta se desenvolva sem desvios, algumas regras devem ser observadas. Um deles é o transplante oportuno de pinheiro japonês. Isso deve ser feito a cada três anos no início da primavera (março - primeira quinzena de abril).
Confira
É importante entender que não é necessário separar o solo antigo das raízes, pois isso pode causar danos aos processos e, como resultado, à secagem da planta.
Ao escolher um local onde será instalado um pote de pinheiro, deve-se ter em mente que a luz ambiente deve cair constantemente sobre ele, e não a luz solar direta.
Ao mesmo tempo, deve cobrir todos os galhos da planta, caso contrário, se desenvolverá de maneira desigual e não será possível criar um bonsai figurado bonito.
Atenção especial deve ser dada à rega. Se a umidade for insuficiente, a planta começará a desacelerar seu crescimento. Quando a rega é muito abundante, o sistema radicular apodrece, o que também leva à morte do pinheiro.
Rega e alimentação
Ao cuidar de um pinheiro japonês em miniatura, a principal atenção deve ser dada à questão da rega. Como o bonsai é cultivado em vasos relativamente pequenos, as raízes das árvores ficam muito deformadas ao longo do tempo, o que reduz significativamente a eficácia do procedimento de irrigação.
Para umedecer o solo e saturar o pinho com umidade, duas tecnologias principais são usadas:
- irrigação - as folhas e a parte da raiz são regadas com água de um bule de chá especial (é melhor usar água da chuva ou água da torneira, que se estabilizou por 2-3 dias);
- imersão - o recipiente no qual o pinheiro cresce é abaixado por vários minutos em uma tigela de água (no fundo da panela existem pequenos orifícios através dos quais a água penetra no solo e o hidrata).
O bonsai precisa ser regado assim que a zona das raízes ficar seca. Não se concentre na cor e condição das agulhas: geralmente há casos em que é verde brilhante e o sistema radicular já secou.
Você sabe Acredita-se que o bonsai combina a essência de duas religiões — Zen e budismo, como é o desejo de minimalismo e regeneração através da opressão da vitalidade.
Também é muito importante alimentar o bonsai a tempo, a fim de acelerar seu crescimento e aumentar a densidade da coroa. O pinheiro japonês deve ser fertilizado uma vez por mês adicionando potássio, fósforo ou nitrogênio ao solo.
Cada um desses componentes tem seu próprio objetivo:
- fósforo - responsável pela divisão celular, acelera o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, resiste a doenças;
- nitrogênio - estimula o desenvolvimento de agulhas, acelera a produção de proteínas;
- potássio - Ajuda a planta a combater patógenos, melhora a frutificação.
Ao escolher o pronto para alimentar em lojas especializadas, às vezes é bastante difícil escolher um medicamento, no qual as proporções necessárias do conteúdo desses componentes serão observadas.
Os especialistas recomendam comprá-los separadamente e depois misturá-los em casa, com base no resultado desejado.
Ao criar fertilizantes, as seguintes regras devem ser levadas em consideração:
- Na primavera, a planta se desenvolve mais intensamente, então você deve se concentrar no nitrogênio e adicionar um pouco menos de fósforo e potássio (na proporção de 12: 6: 6).
- O período de verão requer uma dieta mais equilibrada, para que todos os componentes possam ser misturados em proporções iguais (8: 8: 8).
- No outono, é necessário menos nitrogênio que o potássio e o fósforo, à medida que a árvore entra gradualmente na fase do sono (na proporção de 3: 9: 9).
Não há necessidade de fertilizar bonsai de pinheiro no inverno, pois durante esses três meses a planta está em repouso. Note-se também que os bonsais jovens e velhos precisam de uma quantidade diferente de cobertura. Se para mudas de um ano de idade vale a pena fertilizar até 1 vez em 2 semanas, então plantas a partir de 7 anos precisam de fertilizante a cada 1,5 meses.
Transplante
O transplante regular de pinheiro japonês anão é extremamente importante. Isso permite que você libere espaço no vaso de uma quantidade excessiva de processos radiculares (se isso não for feito, o bonsai enfraquecerá e secará gradualmente). Assim, o principal objetivo do transplante não é preservar o tamanho da árvore, mas melhorá-lo e acelerar o crescimento.
O pinheiro japonês precisa ser replantado a cada 2-3 anos. Para árvores antigas (a partir dos 20 anos), é adequado um cronograma de plantio a cada 5 anos. Você pode determinar se precisa executar o procedimento examinando cuidadosamente as raízes da planta.
Para fazer isso, remova-o cuidadosamente da panela. Se os processos radiculares começarem a se torcer, cobrindo as paredes internas do recipiente, é necessário um transplante.
Se as brotações não ultrapassarem o coma da raiz principal, você poderá esperar mais um ano.
É necessário transplantar no início da primavera, quando a árvore ainda não acordou após a fase de repouso. Isso ajudará a minimizar o estresse do procedimento e também acelerará a recuperação dos danos resultantes no sistema radicular.
Para o transplante, você precisa escolher a mistura certa de solo misturando acadama, pedra-pomes e lava na proporção de 1: 1: 1. Você precisa abordar seriamente a escolha do recipiente: ele deve se ajustar ao tamanho do sistema radicular dos bonsais para que a planta possa se desenvolver normalmente.
O transplante é realizado da seguinte forma:
- Remova o bonsai do recipiente usando o gancho de raiz.
- Remova o solo antigo dos processos radiculares usando varas de bambu. Apenas 1/2 do solo deve ser removido para não danificar a micorriza.
- Cubra as aberturas de drenagem do recipiente com uma malha e fixe-a com arame.
- Adormecer em uma panela. Pode ser cascalho, lava, acadama.
- O substrato preparado é coberto com uma camada fina.
- Coloque o bonsai em uma panela, fixe-o com arame.
- A parte restante do substrato é derramada, distribuindo-a uniformemente entre os processos radiculares com a ajuda de varas de bambu. Todos os bolsos de ar devem estar cheios.
- Regue a árvore com 80 ml de água morna.
Vídeo: transplante de bonsai de pinheiro
Corte e modelagem
A poda de um pinheiro japonês é bastante difícil: embora o processo de poda em si não seja praticamente diferente da formação de outros bonsais, todas as intervenções devem ser realizadas gradualmente e com um grande intervalo para não danificar a árvore.
Para evitar um atraso no desenvolvimento do pinheiro japonês, você precisa seguir estas regras:
- Nunca deixe uma fatia grande sem tratamento. Para o pinheiro, um processo é característico quando a resina se projeta no local da poda. Este processo pode ser interrompido apenas tratando os pontos de corte com vaselina. Também ajudará a proteger a árvore de bactérias patogênicas.
- Você não deve cortar mais da metade da altura da árvore em um ano. É melhor realizar a formação em etapas, caso contrário, o bonsai poderá não se recuperar após a poda e a secagem.
- Árvores com mais de 25 anos de idade podem não suportar mais de uma poda por ano. Se, por exemplo, os galhos da coroa foram removidos, você terá que esperar uma forma encaracolada.
Importante! Ao formar o tronco, vale a pena observar uma regra simples: 1/3 de sua parte deve permanecer sem galhos.
Luta contra possíveis doenças e pragas
O pinheiro japonês requer não apenas manutenção regular, rega e cobertura, mas também controle sobre se é afetado por doenças ou pragas. A árvore é bastante sensível a doenças; portanto, se você pular o início da infecção, o bonsai poderá secar facilmente.
As principais pragas incluem os seguintes insetos:
- Pulgão vegetal - um parasita que se alimenta do suco da planta. Como resultado de sua atividade, a aparência das agulhas muda, as hastes torcem. Para remover esta praga, basta embeber uma almofada de algodão com uma solução de sabão em pó e tentar remover todos os insetos, cortar e queimar as áreas afetadas. Depois disso, você pode tratar o pinheiro com os inseticidas "Aktara", "Aktofit" de acordo com as instruções.
- Lagartas - Essa praga geralmente aparece em plantas decíduas, embora às vezes possa infectar o pinheiro japonês, consumindo rapidamente agulhas de pinheiro. As lagartas são fáceis de detectar nos bonsais; além disso, sempre deixam vestígios de atividade, como teias de aranha ou brotos comidos. Após a detecção das lagartas, elas devem ser removidas, os brotos afetados devem ser cortados e tratados com cinzas.
- Nematóides - São pequenos vermes que frequentemente aparecem nas hastes ou no sistema radicular de uma árvore em miniatura.Sua aparência leva ao fato de que os brotos dobram e secam, os brotos começam a apodrecer e a planta muda de cor. Para combater os nemátodes, é necessário realizar uma série de ações: reduzir a rega, transplantar a planta (remover a terra antiga das raízes ao máximo), desinfetar o pinheiro com o agente Entocid, de acordo com as instruções.
- Moedor de besouros - encontrar esse inseto entre agulhas de pinheiro não é tão simples. Tem uma cor verde-amarela e um tamanho muito pequeno. Reconhecer os traços de sua atividade é muito mais simples: as agulhas serão trançadas por uma teia, e as agulhas começarão a se desfazer bruscamente e a perder cor. Se o carrapato apenas começar a bater na árvore, é suficiente começar a umedecer a terra com mais força sob o bonsai e pulverizar a teia de aranha. Se uma área grande for afetada, vale a pena tratá-la com Actellik (2 ml por 2 litros de água).
Além das pragas, os bonsais também são ameaçados por bactérias e fungos patogênicos, que podem facilmente provocar derramamento de folhas ou até secar o tronco e todos os sistemas radiculares.
As principais doenças incluem o seguinte:
- Ferrugem - manchas amarelo-avermelhadas começam a aparecer na casca da planta, as agulhas também ficam amarelas. Em alguns casos, o fungo pode ser marrom ou preto. A doença progride muito rapidamente: crescimentos com esporos estouram e se espalham para outras partes do tronco e ramos. Para evitar isso, é necessário cortar e queimar completamente as partes infectadas da casca e dos galhos, além de tratar a planta com Oxychomum (10 g por 5 l de água).
- Podridão da raiz - Esta doença é facilmente reconhecida pelo aparecimento de um revestimento esverdeado na superfície do solo e no tronco da planta. As agulhas estão ficando escuras e desmoronando. Se a ação da doença não for interrompida a tempo, o sistema radicular amolecerá rapidamente e a planta secará. É melhor transplantar a planta, substituindo o solo e a capacidade, além de reduzir a quantidade de rega.
- Clorose - Uma doença que se manifesta na perda da cor do pinheiro. A planta fica maçante e começa a desaparecer. Este fenômeno é explicado pela falta de luz solar e fertilizantes. A cura da doença é muito simples: basta mover o bonsai para um local mais iluminado e alimentá-lo com fertilizantes à base de nitrogênio e potássio.
Pinho anão crescente
O cultivo de pinus anão possui muitas nuances, uma das quais é o manuseio adequado da planta no inverno. Muitas vezes, há uma situação em que jardineiros iniciantes decidem levar um bonsai para o inverno em uma sala quente, para que não congele durante uma queda acentuada de temperatura.
É esse erro que muitas vezes leva ao fato de que a árvore começa a secar, ficar amarela e retardar seu crescimento. Privar uma planta de sua fase natural de descanso leva ao fato de que ela precisa crescer e se desenvolver constantemente, o que esgota seus recursos.
É por isso que o cuidado adequado implica que o pinheiro permaneça no inverno na rua ou na varanda, mas deve estar preparado para a estação de geada:
- É necessário remover todos os galhos secos, bem como tratar a planta com agentes de controle de pragas.
- Se o bonsai for deixado no jardim, verifique se este local está em uma colina, bem iluminado e não exposto a correntes constantes.
- É importante garantir que o solo no recipiente com a planta não esteja muito úmido, pois durante as geadas, isso pode provocar um congelamento completo do sistema radicular.
- Se a temperatura na rua cair abaixo de –15 ° C, o bonsai pode ser trazido para a sala, mas não deve ser aquecido (adega, varanda, garagem).
Criar cópias em miniatura de árvores não é apenas uma arte, mas também um trabalho árduo, que exige muitos anos de esforço. Se o cuidado da planta estiver correto, o pinheiro japonês agradecerá ao proprietário por seu rápido crescimento, agulhas densas e formas interessantes.