O cedro siberiano raramente é cultivado em jardins particulares, mas alguns jardineiros gostam muito de diferentes tipos desta árvore do que de abetos, pinheiros ou thuja decorativos. Se uma muda for usada no projeto paisagístico, no futuro ela precisará definitivamente não apenas de sanitários, mas também de poda, proporcionando uma alta cultura decorativa. O que você deve saber sobre a execução desse procedimento, quão apropriado será ao cultivar cedro e que características de um corte de cabelo o jardineiro deve prestar atenção antes de tudo - continue lendo.
É possível cortar cedro
Os brotos de cedro são muito sensíveis a qualquer dano mecânico, razão pela qual muitos jardineiros experientes não recomendam o corte da planta. No entanto, não há proibição definitiva de executar esse procedimento; portanto, para uma maior decoratividade, é necessário remover galhos individuais ou limitar a altura do cedro em altura, você pode usar as tesouras de poda.
Você sabe O cedro é uma das poucas plantas que podem regular independentemente o movimento de sucos nos tecidos e outros processos biológicos, dependendo de fatores externos. Tais habilidades da árvore deram às pessoas nos tempos antigos uma razão para acreditar que ele tem uma alma.
Obviamente, para não atrapalhar o desenvolvimento do cedro e não provocar o desenvolvimento incorreto de seus galhos, todas as ações devem ser executadas com o maior cuidado possível, evitando a remoção de galhos grandes (os locais de suas fatias podem se transformar em feridas enormes e pouco cicatrizantes ao longo do tempo). Também vale a pena considerar que, com um pequeno número de brotos em plantas jovens, cada instância será valiosa; portanto, em vez de excluir o broto que cresce incorretamente, faz sentido apenas prendê-lo com arame na direção certa e permitir que continue crescendo.
Quando começar a moldar
Nos primeiros cinco anos de cultivo de cedro, é melhor evitar a poda e, para plantas mais antigas, é recomendável planejar esse procedimento no início da primavera. Só é possível recusar um corte de cabelo se, após o plantio em uma parcela de uma muda de dois ou três anos nos primeiros 3-5 anos de cultivo, interromper regularmente os botões laterais em uma brotação axial. Como resultado, todos os nutrientes entrarão no mesmo broto central da parte axial, cujo crescimento em uma estação aumentará de 2 a 2,5 vezes, e a necessidade de podar os ramos laterais no futuro geralmente desaparecerá.
Quebre os brotos laterais ou remova os ramos que crescem para o lado para formar a copa da planta, de preferência no outono-inverno, antes do início dos processos vegetativos nos tecidos. A cor verde-escura das agulhas e o aumento da brotação axial nos primeiros anos de cultivo, na faixa de 5 a 10 cm por ano, atestam o bem-estar da árvore e sua adaptação ativa no novo local.
Vídeo: Formação da Coroa de Cedro
Por que eu preciso de um corte de cabelo
Como no cultivo de qualquer outra espécie de árvore, galhos quebrados, afetados indevidamente ou afetados por doenças e pragas podem aparecer no cedro, que deve ser removido durante a poda sanitária regular (realizada anualmente, no início da primavera). Além disso, esse corte de cabelo também é relevante para dar à coroa da planta a forma decorativa desejada, de acordo com os requisitos gerais do projeto paisagístico de um território específico.
A opção mais eficaz e popular para a formação de cedro será a criação de uma coroa de pelos baixos e espalhados e com vários vértices, devido à colocação de botões femininos principalmente na parte periférica superior do cedro.
Importante! Para plantas doentes e fracas, qualquer poda é contra-indicada, pois pode levar à morte.
Como moldar e aparar adequadamente
As nuances do procedimento de poda de cedro dependem do tipo de corte de cabelo que está sendo realizado. Por exemplo, você só pode limitar o crescimento de galhos em largura ou altura, realizar uma poda rasa ou remover áreas mortas e danificadas, redirecionando nutrientes para as partes em desenvolvimento da árvore. Para não se enganar nas ações tomadas, vale a pena aprender mais sobre cada opção possível para o corte de cedro.
Removendo os ramos inferiores
Os cedros sem círculo parecem majestosos e poderosos, graças em grande parte aos ramos inferiores densos. No entanto, quando crescem em uma área pequena, isso pode criar um obstáculo para as pessoas se moverem ao longo do caminho do jardim ou limitar o acesso de veículos, e é por isso que os jardineiros precisam remover brotos individuais da planta.
É melhor começar a remover galhos desnecessários do fundo, puxando um pouco antes de cortar. Os galhos grandes são cortados em várias etapas, removendo em cinco anos não mais do que uma espiral. Dentro de 10 a 15 anos, os galhos inferiores devem ser cortados a uma altura de 2-2,5 m da superfície do solo, o que é mais convenientemente realizado com tesouras afiadas. Locais de cortes devem ser tratados com variedades de jardins, o que impedirá que infecções e patógenos entrem nas camadas profundas da planta.
É possível reduzir o cedro
É possível beliscar o cedro para limitar sua altura e envolve a remoção de um ponto de crescimento na parte central, o que, como resultado, estimulará o crescimento de galhos laterais. No entanto, esse método de formação de uma coroa não é relevante em todos os casos, porque para um doente ou recentemente transplantado para um local de planta, essas ações geralmente causam interrupções no desenvolvimento ou até a morte.
Se necessário, você pode beliscar e atirar lateralmente, certifique-se de controlar o comprimento da peça restante. No final de cada ramo cortado, devem permanecer pelo menos 1-2 ramos verdes curtos.Importante! Antes de cada novo corte, a lâmina de serra é preferencialmente tratada com qualquer desinfetante disponível. Em casos extremos, você pode executar um tratamento semelhante entre cortar árvores diferentes.
Poda rasa
A poda rasa de cedro permite cortar seus brotos não mais do que o comprimento dos galhos verdes externos. Se você cortar mais, a planta precisará de muito mais tempo para se recuperar. O denso arranjo dos galhos cria uma "zona morta" perto do tronco, onde os brotos simplesmente morrem e não podem contribuir para o surgimento de novos brotos para o crescimento da árvore. Isso significa que qualquer corte profundo de uma planta adulta deve ser realizado com cautela, e é aconselhável executar o procedimento de formação somente enquanto a planta é jovem e todos os seus rebentos têm muitos brotos saudáveis.
Vídeo: coníferas de poda
Aparar para estrutura
A preservação da estrutura natural de diferentes tipos de cedro, em muitos casos, permite manter uma forma bonita e sólida da planta, o que garante alta decoratividade do local. Em primeiro lugar, trata-se de cedros libaneses e de cetim, que no ambiente natural de crescimento têm a forma de uma pirâmide macia, com um líder de tiro central.
Se, por algum motivo no processo de crescimento da planta, dois condutores se formarem, o mais fraco precisa ser removido, realizando um corte no ponto de saída do tronco. Após o procedimento, não é necessário o uso de bálsamos ou selantes especiais para feridas, a própria árvore deve se curar.
Aparar áreas mortas ou danificadas
A remoção de brotos mortos ou doentes de uma planta é chamada de “poda sanitária” e pode ser realizada anualmente, de preferência no início da primavera ou ao preparar cedro para o inverno. Independentemente da estação, as ações devem ser tomadas apenas em dias claros e secos, pois com um alto nível de umidade na rua, aumenta a probabilidade de infecção de plantas com doenças por fungos.
Se estamos falando sobre a remoção de galhos doentes e danificados por pragas, o material cortado deve ser queimado imediatamente, impedindo a propagação do problema. Obviamente, como em outros tipos de corte, a ferramenta de corte deve ser bem desinfetada.Você sabe Existem registros de cedros em muitas fontes históricas. Essa árvore é mencionada na Bíblia como um material para fazer a arca de Noé.
A frequência do procedimento
Para formar uma coroa de cedro, basta encurtar os galhos inferiores e laterais por vários anos seguidos, depois de beliscar a parte central para limitar a altura da árvore. A poda sanitária do cedro exigirá muito mais, porque no processo de crescimento e desenvolvimento da planta são fracos, danificados por doenças e galhos quebrados periodicamente, que precisam ser cortados quase todos os anos.
O melhor momento para concluir o procedimento é o início da primavera, quando ainda não há fluxo ativo de seiva nas árvores após a dormência no inverno.
A poda de cedro é um procedimento opcional, mas frequentemente útil para o cultivo desta árvore, especialmente se a planta for cultivada para fins decorativos. Ao se preparar adequadamente para executar as ações descritas, você não o prejudicará, e o jardim do país receberá uma adição magnífica.