Narciso é a espécie bulbosa mais despretensiosa conhecida pelos cultivadores de flores. É por isso que é a principal decoração de parcelas pessoais, tanto no sul como na zona da zona climática média, e nos Urais. No entanto, para obter um canteiro de flores verdadeiramente exuberante, você deve observar cuidadosamente toda a tecnologia de seu cultivo. O artigo discute em detalhes as principais características do plantio de uma planta, bem como todas as sutilezas de seu cultivo nos Urais, bem como no Distrito de Leningrado.
Quando é melhor plantar narcisos
O plantio e propagação de todas as plantas é realizado após o início da estação de crescimento ativo. Atualmente, há um rápido desenvolvimento de células de vários departamentos do organismo vegetal, necessárias para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. Geralmente, o início da primavera ou o meio do outono é adequado para isso, mas o plantio geralmente é realizado no verão.
Na primavera
A faixa do início de abril até o final de maio é considerada um momento favorável para a propagação da cultura na primavera, enquanto a temperatura média diária deve estar na faixa de +5 ... + 10 ° C. Durante esse período, são plantados bulbos e mudas com partes ativas acima do solo. O plantio na primavera geralmente não permite que a planta forme um pedúnculo; portanto, ela pode florescer apenas para a próxima temporada.
Você sabe Na Roma antiga, os narcisos eram uma planta de culto tradicional. Flores amarelas foram dadas a todos os guerreiros que venceram a batalha.
No entanto, o início da estação de crescimento é o melhor período para a propagação de flores no jardim, obtendo novos híbridos e transplantando para um novo local. Além disso, a ausência de uma flor na primeira temporada permite que a planta forme um arbusto forte na primavera e no verão, capaz de suportar qualquer mudança climática e florescer por pelo menos 5 anos. E isso na maioria dos casos é a chave para um canteiro de flores elegante e denso.
No verão
Alguns anos atrás, o plantio de narcisos não era realizado no verão, o calor afeta negativamente o enraizamento das espécies, e muitas vezes essas mudas morrem após alguns dias. No entanto, hoje, o plantio no verão é bastante comum, por isso eles usam flores com um sistema radicular fechado. Eles podem ser absolutamente quaisquer variedades cultivadas em recipientes especiais. Eles são plantados juntamente com um pedaço de raiz do solo, que protege a planta de secar.
Esse procedimento é realizado durante o verão, da primeira quinzena de junho ao final de julho. Seu principal objetivo é plantar as plantas mais ativas e produtivas na fase de floração completa. Assim, no país, você pode formar praticamente qualquer composição de paisagem em apenas alguns dias. Enquanto o método tradicional geralmente requer pelo menos 1-2 temporadas para isso.Outono
O melhor momento para plantar no outono é considerado o período compreendido entre a segunda quinzena de setembro e meados de outubro. Nos climas do norte, o procedimento é realizado no final de agosto. Essa lacuna é a mais ideal para o plantio de todas as espécies bulbosas.
O plantio no outono contribui para o enraizamento do material de plantio antes do início da estação fria, o que permite que a planta floresça com segurança após o inverno. As lâmpadas maiores e mais maduras são usadas para plantar durante esse período.Vídeo: Plantando narcisos no outono
Plantar e cuidar de narcisos em campo aberto
Para cultivar narcisos saudáveis e com flores, é necessário observar não apenas uma técnica especial para cuidar deles, mas também uma tecnologia de plantio específica. Para fazer isso, você precisa escolher o local certo que contribuirá para a iluminação desejada, além de simular o microclima ideal para isso em uma parte separada do site. Isso pode ser feito usando técnicas agrícolas tradicionais.
Preparando o material para o plantio
Na maioria das vezes, a propagação dessa cultura é realizada plantando bulbos, para isso eles levam tanto o material acabado quanto os dividendos. Neste último caso, você precisa desenterrar o maior arbusto e depois dividi-lo em bulbos individuais. Para o plantio, pegue as lâmpadas maiores, pois somente elas têm a maior viabilidade.
Cada bulbo antes de plantar no chão deve ser protegido de fungos. Para fazer isso, é necessário pulverizar com a preparação "Fundazol" ou por 30-40 minutos mergulhar o material de plantio em uma solução a 2% de permanganato de potássio. Depois disso, deve ser seco em temperatura ambiente. Este procedimento será suficiente para proteger completamente as mudas de qualquer infecção no futuro.
Importante! Antes de propagar a flor, é dada especial atenção à qualidade do material de plantio. Para isso, as lâmpadas de aproximadamente o mesmo tamanho são selecionadas, elas devem ser desprovidas de vestígios de fungos e pragas e também devem ser densas e elásticas ao toque.
Seleção do local e preparação do solo
Para cultivar um narciso completamente saudável, certifique-se de que as futuras camas estejam localizadas em uma área aberta e iluminada, com sombreamento fácil. Os maiores caules de flores se desenvolvem em sombra parcial, e o florescimento da cultura é adiado por várias semanas. Ao mesmo tempo, o local sob o futuro canteiro deve ser protegido de correntes de ar e ventos fortes.
A espécie é despretensiosa para o solo, de modo que uma flor pode crescer em praticamente qualquer solo. No entanto, as flores mais refinadas e estéticas são formadas em substratos argilosos ou argilosos bem fertilizados. A umidade do solo também é importante para os narcisos amarelos, é melhor plantá-los em áreas com solos moderadamente intensivos em água.A preparação de um local para o plantio de um jardim de narcisos deve começar no meio do verão. Durante esse período, o solo deve ser fertilizado com húmus (15 kg / 1 m²) e depois lavrado a uma profundidade de pelo menos 30 cm.
Em seguida, aproximadamente 2 semanas antes do desembarque, as seguintes etapas devem ser concluídas:
- Limpar o solo de todos os tipos de detritos de plantas, ervas daninhas e detritos.
- Por 1 m², adicione 30 g de nitrato de potássio e 50 g de superfosfato.
- Arar bem o solo a uma profundidade de cerca de 30 cm.
Aterragem
Esta espécie é plantada em fileira, de maneira escalonada ou em ordem aleatória. Plante as lâmpadas de modo que a distância entre um e os outros orifícios seja igual ao diâmetro duplo da lâmpada do meio. Se a flor for plantada como planta principal por pelo menos 2 a 3 estações, a distância entre as plantações deverá ser de aproximadamente 20 cm; caso contrário, o canteiro precisará ser plantado no final da próxima temporada.
O material de plantio não deve ser densamente coberto com o solo, após o qual o local deve ser bem regado. Para proteger as mudas que se desenvolvem no solo do congelamento, os canteiros devem ser cobertos com folhas caídas, húmus ou palha, uma camada de pelo menos 10 cm, após o que o canteiro é deixado sozinho, até o degelo da primavera.
A planta não deve ser plantada em profundidade, a profundidade do material de plantio no canteiro deve estar entre 8 e 12 cm, caso contrário, a planta germinará por várias semanas.
Cultivo do solo e cobertura
O primeiro afrouxamento do local é realizado imediatamente após o início de um degelo completo da primavera, assim que a temperatura média diária do ar subir para + 5 ° C. Antes disso, eles removem a cobertura morta e outros poluentes do canteiro. Afrouxe o substrato com cuidado para não danificar o sistema radicular do broto jovem, a uma profundidade de 5-7 cm.
No futuro, o procedimento deve ser realizado cerca de um dia após cada irrigação ou chuva, mas pelo menos 1 vez por semana.Esse tipo de planta requer necessariamente pelo menos 3-4 curativos por temporada. Na primeira vez em que o solo é fertilizado cerca de 2 semanas após o primeiro afrouxamento, durante esse período são adicionados cerca de 100 g / 1 m² de nitroammophoski ao solo.Você sabe No território da Letônia, é costume colocar capelim ou espadilha salgada em cada cova antes de plantar um narciso. Eles fazem isso para proteger a planta jovem de uma deficiência de potássio e fósforo.
Posteriormente, até que a floração seja concluída, essa taxa é reduzida para 60 g / 1 m², enquanto o procedimento é realizado não mais do que 1 vez por mês. O último curativo superior é feito 1-2 semanas após a floração do canteiro. Para isso, uma mistura de 40 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio é adicionada a 1 m² de leitos.
Rega
O narciso é uma flor que ama a umidade e, portanto, a rega dos canteiros deve ser feita regularmente, caso contrário, não funcionará para cultivar uma flor sem problemas. A seca, em regra, afeta negativamente o crescimento dos pedúnculos, bem como o tamanho das flores e a duração de sua floração.
Importante! A rega é feita mesmo após a floração da planta, antes que a massa acima do solo comece a ficar amarela e seca. Caso contrário, a lâmpada não será capaz de acumular as substâncias necessárias para um inverno seguro.
Para evitar isso, deve-se manter umidificação uniforme dos leitos, o que requer aproximadamente 20 a 30 l de água / 1 m². A irrigação é realizada uma vez a cada 7-10 dias, durante períodos de seca prolongada, a taxa de irrigação é dobrada.
Preparações de inverno
A preparação para o inverno começa por volta de meados de outubro. Primeiro de tudo, o solo na cama deve ser bem arrancado e limpo de ervas daninhas. Em seguida, o local deve ser coberto com qualquer material natural, uma camada de pelo menos 10 cm (húmus, serragem, agulhas de coníferas, cascas de sementes, etc.). Essa condição é obrigatória, caso contrário, mesmo um arbusto adulto e forte pode congelar.
Cerca de 3-4 anos após o plantio, os bulbos podem ser desenterrados para obter plantas filhas. Até a próxima safra, a quantidade necessária de material de plantio é armazenada em local seco e fresco, a uma temperatura não superior a + 10 ° C.
O que pode ser colocado em um buraco ao plantar narcisos
Todos os anos, milhares de jardineiros plantam narcisos em sua área, mas apenas alguns conseguem cultivar essa planta sem problemas. A principal razão para isso é o aumento da demanda da cultura pelas condições do solo e pelo microclima no jardim, e principalmente pela umidade do substrato.
Para proteger as plantas da estagnação da água nas camadas superiores do solo e, como resultado, apodrecimento da massa subterrânea, o fundo do orifício de plantio deve ser coberto com areia, vermiculita, pequeno cascalho ou cascalho, uma camada de cerca de 10 cm. Todos os tipos de combinações de materiais de melão também são aceitáveis.
Como alternativa, argila expandida pode ser colocada no fundo de um buraco profundo. Além de remover o excesso de umidade, este material possui excelentes propriedades de isolamento térmico, o que pode melhorar ainda mais o microclima do solo, incluindo sua permeabilidade ao vapor. Para isso, também é permitido misturar argila expandida com solo fértil (1: 2) e depois usar a mistura para preencher os buracos.
Com o que você pode plantar narcisos
Ao cultivar uma colheita, você definitivamente deve planejar a localização dos narcisos no canteiro. Nem todas as plantas são capazes de neutralizar essa espécie e, em alguns casos, o co-crescimento com espécies individuais próximas umas das outras pode inibir o crescimento umas das outras.
Para evitar isso, não é recomendável plantar narcisos ao lado de espinheiro e uma tulipa. Além disso, não é recomendável sentar-se ao lado de todos os tipos de híbridos de narcisos. Isso levará à polinização cruzada e à perda conjunta de características varietais valiosas.
Recomenda-se plantar uma flor perto de culturas com propriedades aromáticas aprimoradas. Isso ajudará a assustar a mosca da cebola - a principal praga de todas as plantas bulbosas e representantes da família Amaryllis.Estes incluem:
- mostarda branca;
- chagas;
- calêndula
- malmequeres.
Características do plantio e cultivo na região de Leningrado
Muitas vezes, a técnica agrícola do cultivo de narcisos não muda, dependendo da região de cultivo da colheita. No entanto, ao cultivar uma flor no Oblast de Leningrado e regiões adjacentes, é importante levar em conta que esse território é um pouco mais frio que a zona climática média da Rússia.
A este respeito, o tempo de pouso será diferente. Primeiro, o plantio de outono nesta região começa em agosto, a partir de meados do mês. Nesse caso, o plantio de primavera é realizado 1-2 semanas depois.
Características dos cuidados ao ar livre nos Urais
Os Urais são uma região climática muito mais complexa do que a descrita acima. Aqui, observa-se uma mudança acentuada nas condições climáticas, o que cria dificuldades especiais para o cultivo de narcisos amarelos. Muitas vezes, nesta região, a cultura é plantada ao longo de setembro ou abril-maio. As datas exatas do período desejado são determinadas individualmente, com base em condições climáticas específicas.
Na primavera e no outono, para isso, o regime de temperatura deve começar entre +5 ... + 10 ° C, caso contrário, a flor plantada pode morrer. A principal tecnologia para plantar e cultivar nos Urais é realizada de acordo com o procedimento padrão (descrito acima).
Muitos tentam cultivar narcisos em casa, mas não por tudo isso acaba em sucesso. A causa mais comum de todas as falhas é o não cumprimento das datas de plantio, bem como a falta de um regime de cuidados específico. Por isso, antes de plantar esta flor, é necessário estudar exatamente as características de seu crescimento, bem como todas as sutilezas da formação do microclima desejado.